Michael Campos

Clipping: como fazer e qual a sua importância

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    Sabemos que o marketing é a alma de qualquer negócio e com o meio digital em alta, é preciso saber trabalhar muito bem a imagem da sua empresa e como as pessoas a enxergam no mercado, e o clipping pode ser o método que você está procurando.

    Claro que cada empresa trabalha a sua marca de maneira diferente e única, e apesar do ramo, produto, serviço, missão e valores mudar bastante a forma como isso é feito, é indiscutível que é preciso saber como se vender para o mercado.

    Sendo assim, no texto de hoje, iremos abordar o que é o clipping e como essa estratégia de marketing ganhou cada vez mais espaço no mercado, abordando a sua importância, dicas de aplicação e algumas vantagens do porquê investir nesse método.

    Desde uma contabilidade especializada em TI até mesmo uma grande logística, é bastante difícil atingir um grande número de público na internet e, mesmo que isso aconteça, fazer com que eles comprem seus produtos e fale sobre a sua marca é ainda mais desafiador.

    Atingir o sucesso é difícil, mas se manter nele é ainda mais, portanto, é preciso analisar constantemente a sua empresa e as decisões que ela toma, monitorando seus avanços e, principalmente, os seus erros.

    Portanto, mesmo que a sua empresa seja iniciante no ramo de declaração de importação, ela precisa estar atenta ao que as pessoas falam sobre ela no mercado, para assim manter o nível de excelência e consertar aquilo que não está tão legal assim.

    Por isso, uma das estratégias que funcionam bastante como análise de dados e que ajudam a tomar decisões corretas é o clipping, afinal, dependendo do que for decidido, o investimento pode ter sido alto demais, causando prejuízos e comprometendo toda a organização.

    E o interessante é que mesmo um fabricante de casinhas plásticas para cachorro pode aproveitar de toda essa ferramenta, pois, informação nunca é demais e quando pensamos no mercado digital, ela é mais do que essencial para o sucesso da marca.

    Para então ficar por dentro do que é o clipping e como aplicá-lo em sua marca, confira o tópico a seguir onde o conceito do termo será explorado e aprofundado, te ajudando a entender as vantagens para usar até mesmo em sua empresa de outsourcing de TI.

    O conceito de clipping

    De forma simples e direta, entendemos como clipping o relatório emitido por ferramentas e softwares que mostram todas as menções de uma empresa na mídia, seja essa em textos, vídeos, blogs, postagens, filmes, entre diversos outros.

    Em outras palavras, é um monitoramento que hoje em dia é feito de forma bastante completa através do meio digital, conseguindo saber a relevância, a qualidade e o quão influente e bem vista está a sua empresa dentro e fora do mercado onde atua.

    É possível então entender que a sua empresa de produção artesanal de macarrão, por exemplo, possui uma certa reputação e, através dela, é possível medir interesse de clientes, leads, usuários e até possíveis investidores.

    Ao aplicar esse tipo de método para conseguir melhores insights sobre a marca, diversos benefícios podem ser aproveitados, como:

    • Medir a eficiência das estratégias de marketing;
    • Ajuda a prevenir crises;
    • Auxilia na tomada de decisões da empresa;
    • Gerenciar a reputação da marca;
    • Melhor percepção da marca no mercado.

    Claro que não é um trabalho simples e mesmo para uma organização focada em fornecer o melhor suporte técnico informática encontrará alguns obstáculos no caminho. Porém, é preciso saber como fazer o clipping para usufruir de tais benefícios ao máximo.

    Criando o seu clipping

    Entendemos então que o clipping irá mensurar uma incrível quantidade de dados presentes na mídia de alguma forma e usar isso a favor da sua marca, usufruindo dos benefícios que ela pode oferecer para você.

    Sendo assim, separamos algumas dicas e passos necessários para que você consiga utilizá-lo de forma eficiente e ainda fazer com que a sua marca de capachos personalizados de porta melhore a sua imagem de forma gradativa. Confira.

    01 – Defina o seu serviço de clipping

    A tecnologia constantemente está avançando e junto da internet consegue nos possibilitar diversas oportunidades, sejam elas para os consumidores ou até mesmo para empresas.

    É um mundo de novos horizontes que é aberto com os diversos softwares que são aplicados dentro das organizações para conseguir se manter no mercado.

    Portanto, o primeiro passo para que o seu negócio de câmeras de segurança para empresas utilize do clipping é encontrar um serviço de monitoramento de mídia que melhor reflete o que a empresa busca, existindo vários no mercado.

    Caso a empresa queira, a própria Google oferece ferramentas gratuitas, como o Google Alerts, para ajudar a fazer um bom trabalho, mas assim como outras ferramentas no mercado, possui acesso limitado para a versão gratuita.

    A vantagem é que como muitas coisas nos dias de hoje estão diretamente ligadas às Contas Google, como o seu próprio site junto do SEO e Google Ads, é possível conseguir de forma rápida e integrada as informações que busca ao aplicar o clipping.

    02 – Defina o objetivo do clipping

    É preciso estudar e planejar junto do seu time de análise de dados quais serão as palavras-chave, termos e menções que serão capturados junto a ferramenta, para que assim a coleta de informações seja feita de forma eficiente e de acordo com a necessidade da marca.

    Depois de configurado quais palavras são necessárias, é questão de se programar para a cada certo período recolher os dados, analisá-los e, a partir de então, criar estratégias focadas nisso, facilitando a sua tomada de decisões.

    03 – Analise os aspectos positivos e negativos

    Se tem uma coisa que ajuda muito na hora de qualquer análise é a utilização das informações que o próprio público dá para a sua empresa, ainda mais quando está escrevendo, mencionando ou referenciando de maneira livre e sincera.

    Pense que o feedback é uma das ferramentas mais poderosas que qualquer empresa pode utilizar para melhorar o seu trabalho e desenvolver ainda mais suas estratégias, produtos e serviços, principalmente quando é o cliente que oferece esse “toque”.

    Ao verificar o material coletado e separar os aspectos positivos dos negativos, utilize isso a favor da sua marca e continue exercendo o bom trabalho independentemente das respostas, afinal, sabemos que uma empresa precisa continuar girando e produzindo.

    Em caso de clipping positivo, pegue todas as menções boas, estude elas e entenda o que as pessoas gostam na sua organização, se esforçando para continuar mantendo esse bom nível de qualidade e garantindo a satisfação daqueles que se envolvem com você.

    No caso de acontecer o clipping negativo, é ainda melhor. Pense que essa é uma oportunidade que a sua marca está tendo de melhorar os seus serviços antes mesmo que eles acabem completamente fracassando, podendo tirar algo realmente positivo de tudo.

    Isso significa que é possível adaptar o produto e serviço de modo a ainda ser algo bom para o público, conseguindo mostrar a preocupação da marca em satisfazer o cliente apesar de ter errado em um primeiro momento.

    04 – Utilize as redes sociais

    Já faz um tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um modo de entretenimento e começaram a ser uma excelente ferramenta de trabalho para as empresas e, quando pensamos em clipping, elas são um lugar vital para o seu funcionamento.

    Todos os tipos de pessoas estão nas redes sociais conversando sobre praticamente todos os assuntos e, seja em comentários de postagens ou em grupos específicos, não dá para ignorar a imensa quantidade de pessoas interagindo nelas diariamente.

    Portanto, busque meios de utilizá-la ao seu favor e fazer com que o seu clipping seja ainda mais efetiva e tenha um alcance ainda maior, trazendo mais informações e beneficiando ainda mais a sua empresa.

    Considerações Finais

    O clipping é uma excelente maneira de se destacar dentro do mercado de trabalho e que quando investido de forma inteligente e assertiva, pode trazer diversos benefícios e ajudar a empresa a conseguir se desenvolver melhor dentro do mercado digital.

    Porém, é importante investir nas ferramentas certas para que funcione e seja eficiente com a sua marca e, uma das excelentes maneiras é através do Google Alerts e, dependendo do caso, de empresas terceirizadas que em conjunto de outras demandas podem te ajudar com isso.

    Sendo assim, o clipping é essencial não apenas para o marketing digital do seu negócio, mas também em mostrar a que a empresa veio e como utilizar ao máximo o que os usuários falam dela a seu próprio favor. Experimente e depois nos conte o que achou.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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