Michael Campos

SEO para YouTube: como trabalhar de forma eficaz

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    Você sabia que também existe SEO para YouTube? Exatamente, mesmo ele sendo uma rede social voltada para a produção de conteúdo audiovisual, o SEO também é essencial dentro dessa plataforma. 

    Para quem não sabe, SEO significa Search Engine Optimization, que em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, é um conjunto de estratégias que visam o melhor posicionamento de sites dentro dos buscadores. 

    Até então, a estratégia era majoritariamente usada em sites na hora de se produzir artigos para blogs ou até mesmo textos de venda para produtos, ou serviços como armação de aço para construção

    Existem diversas estratégias que auxiliam os sites a ganharem uma boa posição dentro dos buscadores, principalmente no Google, que é o maior deles na atualidade. Algumas delas são:

    • Link building;
    • Guest Post;
    • Tags;
    • Meta descrição;
    • Palavras-chave, entre outras. 

    Engana-se quem pensa que esse conceito auxilia apenas no aumento dos resultados de um site, pelo contrário, essa estratégia está sendo cada vez mais benéfica dentro de outras plataformas, como o YouTube. 

    O YouTube está entre as redes sociais mais utilizadas nos últimos tempos, por lá é possível encontrar tudo o que queremos e precisamos através de vídeos e áudios que oferecem uma comunicação interativa e dinâmica com os usuários. 

    Não é à toa que até mesmo grandes empresas estão investindo na produção de conteúdo por lá, desde uma fabricante de máquinas especiais automação até profissionais autônomos, estão presentes nesse meio. 

    Por isso, hoje você vai saber como o SEO pode mudar por completo os resultados do seu canal no YouTube, independentemente do tamanho ou segmento dele, trazendo ainda mais relevância para ele. 

    Veja como encontrar palavras-chave para o YouTube

    Antes de qualquer coisa, precisamos ressaltar a importância das palavras-chave dentro do universo do SEO, inclusive quando aplicado no YouTube e como entender bem sobre esse assunto já faz toda a diferença na sua estratégia. 

    As palavras-chave são termos que possuem um determinado volume de busca dentro dos buscadores e que, quando utilizados nas suas estratégias, podem chamar a atenção das pessoas que estão a procura de algo que você oferece. 

    Por exemplo, se uma empresa de climatizador para fábricas possui um canal no YouTube, ela pode pesquisar por algumas palavras-chave que possuem um bom volume de busca dentro deste segmento e utilizá-las em seu vídeo. 

    Isso significa que, se uma das palavras-chave fosse climatizador para escritório pequeno, por exemplo, a empresa já poderia usá-la dentro de um de seus vídeos na plataforma, pois assim, o conteúdo seria entregue justamente aos usuários que buscam por isso.  

    Sendo assim, os melhores lugares para se encontrar palavras-chave eficazes para o seu conteúdo e aplicá-la em seu canal no YouTube são:

    • Google keywords;
    • Semrush;
    • vidIQ. 

    Através dessas plataformas, é possível encontrar as palavras-chave em alta dentro dos mais diversos segmentos de mercado e, então, definir quais serão utilizadas em seus conteúdos.

    8 dicas para aplicar SEO no YouTube 

    Para te ajudar ainda mais nessa jornada, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aplicar o SEO em seu canal do YouTube, seja ele individual ou até mesmo da sua empresa de consultoria e fiscalização de obras. Confira:

    • Crie títulos atrativos

    Os títulos são o convite para que as pessoas acessem o seu vídeo, por isso, merecem uma atenção especial em sua criação, pois um título bem produzido pode atrair mais pessoas do que você imagina. 

    Por isso, pesquise sobre os gatilhos mentais que existem dentro do universo digital e tente aplicá-los em seus títulos, isso chamará ainda mais a atenção das pessoas e, consequentemente, sua relevância na plataforma irá aumentar. 

    • Capriche na descrição

    A descrição do vídeo é justamente um espaço maior que você possui para deixar algumas informações, recados e dados importantes para os telespectadores, quase todos os usuários acessam essa área para ver o que foi deixado por lá. 

    Por isso, use esse espaço a favor da sua empresa de conserto de piso de madeira sp, e divulgue seus serviços ou produtos para que os usuários conheçam o seu trabalho e procurem por ele. 

    • Utilize tags

    As tags são as famosas palavras coringas que combinam com o conteúdo e que a maioria dos usuários utilizam em diversas redes sociais através do símbolo #, trata-se de uma ferramenta ainda muito usada dentro do YouTube. 

    Por isso, use até mesmo as palavras-chave do conteúdo em questão ou crie termos coringas sobre ele e aplique na descrição do vídeo e, principalmente, no próprio espaço de tags disponibilizado no YouTube, isso ajudará o seu vídeo a chegar para ainda mais pessoas. 

    • Peça por comentários

    A vergonha é algo que não pode te impedir de conquistar mais resultados dentro do YouTube, por isso, deixe-a de lado e peça comentários para os telespectadores, pois essa é uma das métricas mais importantes da plataforma. 

    Você pode até mesmo pedir para que eles comentem a própria palavra-chave nos comentários do vídeo, pois muitas vezes os usuários não comentam nada justamente por não saberem o que escrever, então, ajude-os com isso. 

    • Invista em uma thumbnail atraente

    A thumbnail nada mais é do que a imagem de capa do seu vídeo, ou seja, a foto que os usuários viram antes de acessarem o seu vídeo para conhecer a sua marca de caixas de papelão ondulado embalagens ou seja qual for o seu produto ou serviço. 

    Por isso, assim como no título, a sua thumbnail também precisa ser atraente e chamativa, pois é uma parte extremamente importante para os seus resultados, então invista em uma imagem que chame a atenção do seu público-alvo. 

    • Insira links da sua marca 

    Como mencionamos anteriormente, o YouTube possui espaços como a descrição e os comentários, que permitem não apenas a troca entre você e seus usuários, mas também a colocação de links importantes, como o da sua marca. 

    Caso sua empresa possua um site de vendas, não pense duas vezes antes de acrescentá-lo nesse espaço junto à links que levem os usuários para o seu perfil em outras redes sociais para acompanhar de perto o seu trabalho. 

    • Atente-se as curtidas e inscrições

    As curtidas nos vídeos e inscrições no canal também são métricas extremamente importantes para qualquer perfil no YouTube e estão longe de serem métricas de vaidade, mas que fazem toda a diferença no seu escopo. 

    Por isso, seja o seu negócio uma marca de camisas de silicone amarelas ou até um escritório de marketing digital, atente-se a esses números e, caso eles estejam caindo muito e consequentemente, preste atenção em tudo o que faz para saber se está cometendo algum erro.

    • Escolha bem as palavras-chave

    Por fim, mas longe de ser menos importante, escolha bem as palavras-chave que serão usadas em cada um de seus vídeos, não tente usar as mesmas em diversos vídeos, afinal de contas, todos os vídeos não são iguais, não é mesmo? 

    Por isso, escolha as que mais combinam com o conteúdo e combine com os termos que possuem maior volume de busca, conforme foi verificado utilizando as plataformas que indicamos mais acima. 

    Essas são apenas algumas dicas simples, mas que já fazem toda a diferença nos resultados do seu canal, provando que o SEO é um conceito que não se limita mais apenas aos sites e blogs da internet. 

    Monitore seus resultados 

    Assim como uma empresa que vende piso para tenda precisa monitorar seus resultados diariamente, esteja atento também aos resultados do seu canal, desde visualizações, curtidas, impressões, inscrições e diversas outras métricas.

    O próprio YouTube oferece ferramentas que auxiliam no melhor controle desses resultados e podem ser cruciais para te ajudar a enxergar de uma vez como as estratégias de SEO estão aumentando os seus resultados. 

    E também não se esqueça de ficar sempre atento à concorrência, afinal de contas, se algo der certo com você, provavelmente eles irão repetir oque foi feito para sair à frente da sua marca. 

    Sendo assim, fique atento a eles para garantir que estará sempre à frente, inovando e se superando para entregar o melhor aos usuários, aos seus clientes e a plataforma como um todo. 

    Dessa maneira, os resultados chegaram de maneira natural, sem que seja preciso estresse ou investimento de milhões para isso, apenas o conceito e as estratégias corretas para te fazer chegar aonde sempre desejou. 

    Considerações finais 

    O universo digital pode parecer um grande e baita desafio, mas contando com ferramentas e estratégias certas, o processo se torna mais simples e leve do que se imaginava, e foi justamente para isso que o SEO surgiu. 

    Aproveite essa novidade para trazer uma nova era para a sua marca e investir nas redes sociais sem medo, afinal de contas, se existe um lugar onde a maioria dos seus clientes e possíveis clientes poderão estar, esse lugar é nas mídias sociais.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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