Michael Campos

Aprenda o que é e como aplicar o mobile marketing

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    O ser humano passa cada vez mais tempo conectado à internet, muito graças a acessibilidade trazida pelos aparelhos móveis. Em busca de identificar as melhores estratégias comerciais nesse sentido, o mercado desenvolveu o mobile marketing.

    Esse novo cenário, no qual todos os indivíduos estão imersos ao campo digital, é um resultado dos avanços tecnológicos, permitindo que o acesso a essas plataformas se tornem gradualmente mais acessíveis, devido o barateamento desses aparelhos.

    Se antes os computadores eram grandes máquinas, ganhando um certo destaque na vida do consumidor comum com o lançamento das máquinas domésticas, hoje um computador cabe diretamente no seu bolso, com a internet sendo integrada a diversos aparelhos.

    Na época do design inteligente e do conceito conhecido como IOT (Internet of Things, internet das coisas em português), é possível encontrar os mais diversos aparelhos eletrônicos, definindo até quais enfeites de natal comprar, visto a tecnologia presente.

    A possibilidade de customizar os aparelhos de decoração é apenas um exemplo de como os avanços tecnológicos estão modificando a relação do indivíduo com os seus objetos de casa. Até porque o acesso à internet atualmente pode ser encontrado em casa através de:

    • Notebooks;
    • Celulares;
    • Televisores;
    • Tablets;
    • Relógios inteligentes (smartwatches);
    • Fechaduras eletrônicas (smart locks).

    E se a internet está modificando a maneira com a qual nos relacionamos com o nosso lar, o mesmo acontece com outros espaços de convívio, sendo uma consequência da difusão dos meios eletrônicos na sociedade, mostrando-se presentes em todos os momentos.

    Uma realidade que permite com que um usuário conecte-se com seus amigos por meio das redes sociais, se informe através dos portais digitais de notícias e utilize um sistema de monitoramento em nuvem para acompanhar a entrega de uma mercadoria.

    Todas essas atividades podem ser feitas ao mesmo tempo, através de um único aparelho, capaz de caber no bolso do seu usuário. Dessa forma, diversos procedimentos sociais se modificam, incluindo as atividades de comércio.

    E para acompanhar os novos desafios e oportunidades do mercado, é preciso estar atento aos avanços trazidos por essas tecnologias, principalmente quando se pensa nos aparelhos móveis, sendo essa a principal função do mobile marketing.

    A função do mobile marketing para o mercado

    Uma vertente razoavelmente nova dos estudos de marketing, o mobile marketing busca trabalhar e desenvolver benefícios relacionados a portabilidade dos aparelhos móveis, que atuaram para a proliferação cada vez maior do acesso à internet.

    Por serem dispositivos de custo mais acessíveis em relação aos computadores tradicionais, e também de fácil acesso à internet, por meio das operadoras móveis e pelas redes gratuitas ou domésticas de conexão via wi-fi, é possível entender o seu ampliamento.

    Além disso, essa relação permite que o consumidor modifique os seus comportamentos de compra, adaptando-se ao mercado digital, assim como encontrando de maneira rápida um produto específico na internet, como um bloco de anotações com caneta personalizado.

    Com base nessa realidade é possível compreender um poucos dos novos comportamentos sociais dos indivíduos, que se mostram adeptos a novos métodos de compra, de sociabilidade, e até mesmo a novas atividades de lazer, com o aumento dos jogos mobile.

    Um novo tipo de associação à internet, mais assídua e constante, dando a mesma importância do mundo físico ao ambiente virtual, o que para o mercado representa um novo conjunto de possibilidades, tanto para grandes empresas como para pequenos negócios.

    Além do disparo de mensagens, o uso das redes sociais também permite uma nova modalidade de se atingir o seu público, unificando a configuração dos seus anúncios na internet aos aplicativos e instrumentos disponíveis nos dispositivos móveis.

    Como uma empresa de brindes corporativos, que usa o GPS do celular dos usuários para informar o endereço da sua loja, e o quão próxima ela está da localização desse cliente em potencial.

    E se o mobile marketing apresenta tantas possibilidades, diante o uso frequente desses aparelhos na sociedade, é importante para quem atua no mercado comercial conhecer a fundo todas essas oportunidades de se lucrar junto a internet.

    Disparo de mensagens SMS

    A maneira mais tradicional de se realizar alguma publicidade por meio dos aparelhos móveis, é através do disparo de mensagens de texto. Antecedendo o uso da internet e das redes sociais, o envio de torpedos surgiu como um forte meio de comunicação.

    Permitindo um contato além dos serviços de ligação, o disparo de SMS (Short Message Service, um serviço de mensagens curtas), foi por muito tempo o principal meio de comunicação realizada através dos aparelhos móveis.

    Para o comércio, esse meio se apresentou também como um importante meio de conexão com o público, divulgando os seus produtos e serviços através de uma lista de contatos previamente alcançada, como clientes e usuários cadastrados nessas listas.

    Junto ao SMS, o comércio também se beneficia do chamado MMS (Multimedia Message System, um serviço de mensagens multimídia), no qual o disparo de mensagens pode contar com imagens ou vídeos.

    Esse serviço pode ser usado por uma fábrica de uniformes personalizados, apresentando alguns produtos do seu catálogo de vendas para possíveis compradores.

    O envio de mensagens é até hoje utilizado por empresas de telefonia, que possuem um acesso direto aos números de contato dos usuários dessas linhas, além de usar desse meio como um auxílio para serviços de informações sobre recargas e validade dos créditos.

    O contato via redes sociais

    As plataformas virtuais ganham um número maior de usuários a cada dia, multiplicando também os seus meios de atuação, com redes sociais voltadas a diferentes propósitos, como vendas, contatos profissionais, conteúdos e até relacionamentos.

    Diante dessa pluralidade de estilos, junto ao crescimento do acesso à internet, hoje é possível afirmar que grande parte dos usuários de internet encontram-se presente em uma dessas redes sociais, muitas vezes possuindo perfis em diversas plataformas.

    E com os aparelhos móveis tornando-se o principal meio de acesso à internet, é importante realizar estratégias comerciais que utilizem essas redes, assim como as suas particularidades disponíveis para os dispositivos móveis.

    Um escritório que realiza serviço de digitalização de documentos pode criar um perfil nessas redes tanto para se conectar ao público, como para oferecer o contrato dos seus serviços, tornando-se um grande aliado das atividades comerciais.

    Fora as redes tradicionais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, os aplicativos de mensagens, tais como WhatsApp, Telegram e Messenger, também apresentam-se como boas ferramentas de auxílio para a comercialização de produtos e serviços.

    A partir das informações disponíveis nessas redes também é possível customizar os conteúdos e mensagens direcionadas a sua audiência. Uma prática também útil para os serviços de e-mail marketing, com mensagens comerciais enviadas via e-mail.

    E se os e-mails estão sendo acessados com uma certa frequência por meio de um aparelho celular, é importante garantir que essas mensagens tenham uma boa visibilidade na variedade de telas acessadas pelo usuário.

    Sites aprimorados para o mobile

    Cada vez mais os aparelhos móveis se tornam a principal forma de acesso a um site, substituindo assim a relevância dos endereços virtuais desenvolvidos para a navegação em computadores, com um destaque maior para o modelo mobile.

    Para garantir o sucesso das suas plataformas pessoais, é preciso contar com um design responsivo, no qual toda a estrutura do seu site se adapta aos aparelhos e navegadores utilizados durante esse acesso, acompanhando a diversidade de modelos de celular.

    Além das páginas responsivas, outras opções são os sites mobile, aplicativos e os recentes web apps, sendo uma espécie de aplicativo que não precisa ser instalado no aparelho, podendo ser acessado via internet.

    São um conjunto de possibilidades que podem ser utilizados pela indústria de embalagens de papelão ondulado, atuando também com o compartilhamento de informação via QR Code, no qual os endereços desses sites podem ser acessados por meio de um código visual.

    A partir dessas estratégias, a comunicação da sua empresa com o público contará com um ambiente aprimorado, trazendo não só um contato mais ágil com a sua audiência, mas também sendo possível otimizar suas atividades comerciais, via aparelhos mobile.

    Como investir no mobile marketing?

    Assim como em outras modalidades de comércio, o mobile marketing possui características próprias, que irão facilitar a conexão entre as marcas e o público, garantindo um  melhor resultado em seu número de vendas.

    Para que isso ocorra, no entanto, é preciso seguir alguns certos procedimentos, tais como:

    • Explore as redes sociais;
    • Foque nos benefícios que pode entregar;
    • Seja honesto em sua comunicação;
    • Otimize a experiência do consumidor;
    • Não seja intrusivo.

    A partir dessas técnicas, uma empresa de locação de impressora multifuncional poderá contar com um contato especializado com o seu público de potenciais consumidores, que não só serão apresentados aos seus serviços, como podem concluir o contrato via celular.

    E assim como as tecnologias avançam, os próprios aparelhos móveis se modificam, sendo necessário um constante estudo do mercado por parte das empresas, caso queiram ter sucesso com o uso desses dispositivos e plataformas digitais a eles ligados.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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