O Instagram é a rede social mais poderosa no Brasil hoje em dia. Com uma média de aproximadamente 2 bilhões de usuários em todo o mundo, a ferramenta se mantém atual e relevante para qualquer um que queira ser visto na internet.
Todos têm a ganhar usando corretamente as redes sociais para o seu negócio, de influencers digitais a fabricantes de caldeiraria industrial. Não é à toa que as estratégias de marketing digital têm foco pesado nesses aplicativos.
O universo de possibilidades que se abre com essas ferramentas é gigantesco, e pode trazer resultados definidores para seus usuários. Mas quem não sabe os caminhos escondidos para crescer bem nas redes sociais corre o risco de acabar pior do que estava.
A internet é generosa, mas também pode ser cruel. Um post mal feito é suficiente para mudar a percepção que o público tem da sua marca. Isso para não falar do temido cancelamento.
Tomar o cuidado de separar a pessoa pública da pessoa privada é muito importante, principalmente em relação a temas sensíveis. A forma como se fala com o público deve considerar sempre o impacto que isso pode gerar para a marca.
Percebe-se aqui a importância de ter um perfil bem-planejado e produzido no Instagram. Sendo uma rede social utilizada para fazer negócios, trazer o humano para o seu perfil é uma boa tática para atrair público, mas sem deixar de ser profissional.
Essa mistura de descontração com conteúdo relevante é chamada de infotenimento, mistura de informação com entretenimento, e é a chave para um bom engajamento nas redes sociais.
Combine isso com um design atrativo, músicas populares e criatividade e você terá uma das ferramentas mais poderosas do mercado digital funcionando perfeitamente em suas mãos.
Pode-se dizer que o Instagram é como o cardan caminhão. É a peça na estratégia de marketing que vai impulsionar o seu negócio com toda a força para a frente.
Como melhorar seu perfil no Instagram?
Nem todo mundo pode investir em uma agência especializada para produzir conteúdos para as redes sociais, isso é verdade. Mas também é verdade que você não precisa desse investimento para começar.
Estudar as diversas opções de conteúdo que o Instagram oferece demanda um pouco de dedicação, pois são várias. Porém, o resultado vale a pena.
Se você está iniciando sua vida profissional na internet, seja oferecendo um serviço, como assistência na declaração de rde rof, ou um produto, como peças de crochê, é possível cuidar das suas redes sociais sem auxílio de outro profissional.
Existem no mercado diversas ferramentas para te ajudar com as variadas funções do Instagram. De editores de vídeo a gerenciadores de métricas e programadores de postagens, todas servem para facilitar a vida do produtor de conteúdo.
Cada aplicativo tem um objetivo próprio e específico, o que garante que sejam efetivas no que se propõem. Portanto, reserve um espaço na memória do seu celular para ter o seu “kit Instagram” sempre ao seu alcance.
E para te ajudar a construir esse império virtual, neste artigo você encontra uma lista de 18 aplicativos essenciais para o Instagram.
Aplicativos indispensáveis para usar com Instagram
Como você já sabe, um perfil no Instagram tem várias áreas que precisam de atenção. Abaixo, os aplicativos listados foram divididos em grupos:
- Criação de arte para feed e stories;
- Edição de fotos;
- Edição de vídeos;
- Compartilhamento de postagens;
- Gerenciamento e planejamento.
Todas as ferramentas podem ser usadas por marcas de qualquer setor, seja um fabricante de exaustor industrial ou um comediante.
Algumas são mais complexas e completas do que outras, mas todas vão entregar o resultado desejado. As mais simples costumam exigir menor conhecimento técnico do usuário, também!
Apps de criação de arte para feed e stories
Quem abre essa lista é o queridinho Canva. Com versões para celular e computador e planos para todos os bolsos (incluindo uma versão gratuita super completa), o Canva é uma plataforma de edição rápida e fácil de usar.
O aplicativo possui uma biblioteca enorme de templates para várias redes sociais e diversas finalidades. É possível fazer um post sério e instrutivo sobre o uso do álcool isopropílico 70 utilizando os designs pré-criados da biblioteca, por exemplo.
Da mesma forma, pode-se encontrar templates mais despojados e vibrantes, também. A única dificuldade é escolher um só, pois todos são incríveis.
Outros dois aplicativos semelhantes ao Canva para testar são o Adobe Express e o Crello, conhecido hoje como VistaCreate.
Ambos possuem versões para celular e computador. Em relação aos planos, o Crello segue o modelo do Canva, enquanto o Adobe Express oferece um período de teste de 14 dias antes de passar a ser pago.
Apps de edição de fotos
Um bom projeto de identidade visual deve estar presente no design dos seus posts, mas também na edição das suas fotos. Manter um padrão por todo o seu feed ajuda o seguidor a identificar uma postagem sua antes mesmo de ler o seu arroba.
Dos inúmeros aplicativos de edição de fotos do mercado, alguns dos mais conhecidos e recomendados são o VSCO, o Snapseed, o Huji Cam e o Lightroom (outro aplicativo da família da Adobe).
Com diferenças nos planos de adesão, o VSCO, o Snapseed e o Lightroom possuem propostas parecidas.
Neles, é possível editar coisas como saturação e contraste, fazer pequenos ajustes nas imagens, correções e aplicação de filtros, além de fazer montagens.
Criar presets, ou seja, um filtro personalizado que seus ajustes favoritos, também é uma possibilidade e permite que as suas fotos fiquem padronizadas.
Uma companhia de análise de água pode definir que todas as fotos tenham um tom azulado e bem saturado. A aplicação desse preset agiliza o processo de edição e economiza tempo do criador.
Já o Huji Cam oferece outro atrativo interessante como destaque: filtros artísticos, como texturas e molduras, que podem ser bem legais para o seu feed.
Apps para editar vídeos
Um vídeo bem sincronizado com a música tem mais retorno do que um vídeo mal feito. Por isso é importante tomar cuidado com a edição do conteúdo mais compartilhado no Instagram.
Aplicativos como o Capcut, Inshot e Filmora tornam fácil a criação de reels e stories divertidos e com transições elaboradas.
A junção de imagens e vídeos com um áudio viral é intuitiva e o resultado final pode ser exportado diretamente para o Instagram.
E ainda considerando a inclusão digital, nesses aplicativos é possível inserir rapidamente uma legenda nos seus vídeos para que o seu conteúdo alcance todos os públicos.
O Capcut e o Inshot possuem versão gratuita, enquanto o Filmora é pago, mas possui ferramentas mais completas de edição de vídeo, competindo com líderes do mercado como o Adobe Premiere.
Apps para compartilhamento de postagens
Prova social é um dos gatilhos mais usados no marketing digital. Consiste em convencer um novo cliente a partir da boa experiência de um cliente anterior. A melhor forma de utilizar essa técnica no Instagram é através do repost de fotos e stories.
O aplicativo Repost for Instagram é um velho conhecido para republicar imagens do feed de um cliente no seu próprio perfil, enquanto o Story Saver for Instagram (android) ou Repost Stories (iOS) focam no compartilhamento de stories.
Uma transportadora pode usar esses recursos para mostrar que atende clientes de diversos setores, como fabricantes de climatizadores rotoplast e donos de pequenos comércios.
Apps para gerenciar e planejar
Além da parte técnica da produção de conteúdo, otimizar o seu tempo com um planejamento bem feito também faz parte do trabalho.
O Instagram não é a rede social mais amigável aos planejadores e programadores de postagens. Ainda assim, algumas ferramentas conseguem entregar resultados incríveis.
O Estúdio de Criação, do próprio Facebook, tem integração total com o Instagram, uma vez que é desenvolvido pela mesma empresa. A plataforma é gratuita e permite agendar posts, verificar métricas, ver comentários, etc., tanto para Instagram quanto para Facebook.
O MLabs e o Etus são aplicativos similares que incluem outras redes sociais, como o Twitter. São aplicativos terceiros, portanto, pode haver algum problema pontual com a aceitação do Instagram.
Conclusão
Apesar de serem verdadeiros anjos da guarda, nenhuma dessas ferramentas faz milagre. É preciso usar de muita criatividade e planejamento estratégico na hora de se lançar nas redes sociais.
Ao publicar sobre a renovação do licenciamento ambiental cetesb, a prefeitura de uma cidade pode fazer um vídeo destacando os espaços públicos ou até mesmo dar dicas de passeios para a família em meio à natureza.
Além de informar aos cidadãos sobre um dado importante para a cidade, a publicação gera interação com o público. Um número alto de compartilhamentos desse post pode se refletir em mais turistas visitando a cidade e movimentando a economia local.
Conhecer bem o seu negócio e os interesses do seu público é fundamental para alimentar a sua criatividade e gerar posts de alto retorno. Tire o máximo dos diferentes formatos que o Instagram oferece com os aplicativos listados aqui e impulsione o seu negócio na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.