O marketing em datas comemorativas é estratégico para cada público-alvo e seus componentes. Isso significa que no dia das mães, por exemplo, cada abordagem será diferenciada mediante os recursos empresariais.
Por isso é normal o número de vendas aumentar exponencialmente nessas épocas do ano, e é cada vez mais necessário quando pensamos em um cenário comercial cuja competitividade torna-se gradativamente maior.
Isso porque, diante da presença de novas ferramentas e equipamentos capazes de facilitar o processo de gestão de empreendimento, as redes sociais também amplificam o compartilhamento de novidades.
Um dos principais setores impactados por essa transformação foi o mercado de vestuários, estética, perfumes, mais uma adaptação para trabalhar mais efetivamente e então alcançar os necessários resultados para sua estrutura.
Ao longo do texto, exemplificaremos empresas que mais utilizam dessas estratégias, entre inovação, necessidade ou desejo, é muito comum uma reação de imediatamente procurar na internet por elementos similares ao que ele precisa.
As estratégias englobadas no marketing digital buscam trabalhar de maneira assertiva essa estrutura de mercado, garantindo assim mais qualidade para suas operações pela internet com um fabricante de casinhas plásticas para cachorro ou outro tipo de produto.
Quanto às ações de marketing, grandes campanhas publicitárias tornam-se mundialmente conhecidas por essas artes e produções audiovisuais, fazendo com que cada data comemorativa, principalmente o Dia das Mães, fique mais marcante na mídia.
É então um artifício relevante para um estudo de mercado, levando a melhor definição de estratégias capazes de otimizar as relações comerciais a serem executadas por uma ou mais empresas, além dos seus parceiros comerciais.
Ações de marketing na prática
Uma rota sem destino é apenas um caminho, e com as ações de marketing acontece da mesma forma. Na prática, um plano de marketing reúne informações de alta importância para o processo de gestão de um negócio.
Entre dados relacionados ao público e aos concorrentes, além das forças e fraquezas específicas de uma empresa ou fabrica de produtos veganos, é importante fazer a verificação dos dados coletados ao longo das pesquisas.
E como em toda empresa é preciso a realização de planejamento de marketing de grande relevância e estruturado da melhor forma possível, falaremos algumas dicas capazes de otimizar esse plano, sendo elas:
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Definição de campanha
Grandes marcas como Boticário, Hering e Natura apostam em campanhas e estratégias que permanecerão por tempo limitado, mas muito marcante na mídia.
Definir uma campanha é muito mais além do que separar depoimentos e investimentos em decoração, ela implica em pensar como seu produto anunciado vai gerar um impacto de necessidade no telespectador e despertar o nível de interesse dele para que efetue a compra.
Seja na produção material de sacolas personalizadas para eventos ou mesmo na elaboração de um cartão diferenciado e personalizado especial às mamães corujas, por exemplo.
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Marketing de referência
Outras campanhas já foram feitas, o que ficou de referência? Por que não fazer semelhante ou encontrar algo que pode ser melhorado para que dessa vez o seu produto seja a referência?
A tendência é um ótimo ponto de partida para referência, todo negócio precisa estar engajado o suficiente para acompanhar as tendências e também produzi-las a fim de relacionar o consumo com o consumidor.
Se o assunto é otimizar de uma vez por todas a sua performance e tornar-se uma referência na internet, dessa forma a sua empresa terá um maior potencial de realizar negócios, o que é muito importante nos dias de hoje para todo empreendimento.
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Organização e cronograma de atividades
E para cada ação é importante definir um tempo previsto para o seu alcance, por meio de metas comerciais que apontem o que é necessário para que um empreendimento passe a dar lucro, por exemplo.
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Análise da concorrência
Além do público, é importante também tratar daqueles que disputam pela atenção dessa audiência, envolvendo no caso as ações tomadas pelos seus concorrentes diretos.
Como uma gráfica de bairro ou uma fábrica voltada ao serviço de pintura de fachadas.
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Destaque no mercado e recursos
Pois bem, outro ponto importante para lidar com as estratégias de ações de marketing para o Dia das Mães é que elas ainda são mais novas.
Em quesito prioridade, cada estratégia exige um certo investimento, logo é importante definir o orçamento disponível para um projeto como um todo.
Assim como embalagens de papel cartão personalizadas diferentes é uma ação que funciona muito bem na prática, gerando uma memória afetiva através de coleções e brindes sempre para alavancar vendas, significando muito para as datas especiais.
Assim como outros recursos que podem ser úteis para o gerenciamento de um empreendimento, em relação aos seus objetivos no mercado.
Se você pretende alavancar as vendas de sua empresa de maneira digital também fora da época das datas comemorativas, é preciso que o público veja sua empresa e o que você está oferecendo.
Por isso, uma estratégia de marketing possibilita um aumento considerável em sua visibilidade, seja ela através da produção de conteúdo ou uma nova essência concentrada para amaciante com anúncios impulsionados que chegam em um espaço muito maior.
Hoje muito se fala da técnica do SEO (do inglês, Search Engine Optimization) que trata-se de uma série de recursos importantes para você aumentar seu ranqueamento junto a sites de pesquisa.
Ter dúvidas ou problemas é comum, e é importante que todo usuário procure em reconhecidos motores de busca pela melhor solução, digitando uma série de palavras-chave para encontrar a solução para seu problema ou necessidade.
É ativado seus algoritmos e por fim buscam em seus bancos de dados por algum resultado que seja mais relevante para a pesquisa sendo feita, e assim cria uma lista do mais assertivo até aqueles com poucas referências nos textos.
Normalmente, o consumidor de um serviço de manutenção de piscinas encontra o que precisa logo nos primeiros links, então é muito importante estar entre estes primeiros para poder chegar a uma audiência maior.
O SEO é uma forma mais automatizada de criar as práticas e rotinas para deixar uma estrutura melhorada de seu site e por fim lidar com cada tipo de situação aparente.
O impacto das datas comemorativas
No marketing convencional, os anúncios são feitos para atingir a grande massa, e então gerar a expectativa de que seu público precisa no meio desse grupo de pessoas com informações necessárias e adequadas.
Sabemos que é uma lei de oferta e demanda que faz girar o mercado, e de certa forma, enquanto a tecnologia avança, e as novas funcionalidades e maneiras de vender o produto surgem, até mesmo com grandes e médias empresas concorrentes.
Pensar como tornar-se diferente em meio aos tantos nomes já consolidados no mercado e na mídia, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” é uma grande verdade.
Para o desenvolvimento e desempenho de um empreendimento envolve gerar, de alguma forma, retorno. Ou através do capital, renome, reputação, otimização e recursos, ou relevância e autoridade para marca.
- Criar uma página para as compras de Dia das Mães;
- Montar um guia de presentes;
- Oferecer a personalização de produtos;
- Criar promoções;
- Oferecer cupons de desconto;
- Criar conteúdos relevantes nas redes sociais;
- Montar um calendário editorial para a data;
- Buscar parcerias com influencers;
- Disponibilizar frete grátis;
- Criar e-mails de Dia das Mães;
- Oferecer brindes personalizados diferentes.
Conhecer seu público é fundamental. Começando pelo primeiro passo a fim de compreender a técnica, é identificar quem é seu principal público. Em seguida, esse será o grupo de pessoas com mais interesses e gostos em comum com o seu negócio.
Propício para evitar uma série de ações que tornarão um desperdício de dinheiro, tempo e energia, sabendo que a estratégia está de fato funcionando ou precisa de ajustes essenciais para trabalhar com mais efetividade.
Essas demandas são as que requerem muito trabalho de equipe, exigindo mais concentração e pode acontecer de não atingir as metas todas em conjunto, às vezes por não estar em harmonia antes.
Toda elaboração de campanhas de interação com o cliente eleva o nível de satisfação do cliente e mais contente ele ficará, compartilhando a experiência e por fim, indicando sua empresa, acompanhando seu negócio mais de perto, ansioso pelo ano seguinte.
O texto de hoje abordou e se aprofundou em como se preparar para datas comemorativas através de muitas ações de marketing criativas, explorando o impacto que isso pode causar no dia a dia do negócio, além de benefícios e vantagens que podem ser conquistados.
Seja persuasivo quanto à coleta de informações que estão inteiramente disponibilizadas ao longo do texto como forma de orientação, comece a planejar para essas datas, adaptando-se à nova realidade e por fim explorando ao máximo os pontos fortes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.