Michael Campos

WordPress 6.0: veja o que você precisa aprender

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O WordPress 6.0 já está entre nós e a nova atualização de uma das melhores ferramentas de gerenciamento de publicações já está disponível para a maioria dos usuários dentro da própria plataforma.

    O WordPress é considerado uma das maiores e melhores plataformas de gerenciamento de publicações em todo o mundo. Através dele é possível publicar seus textos e artigos em sites e até mesmo agendá-los para o dia e horário que quiser.

    Para quem possui um site, seja por hobbie ou por profissão, sabe que essa ferramenta é essencial e traz muita praticidade para a rotina de quem precisa manter o site com conteúdos constantes.

    Além disso, o WordPress é uma das melhores ferramentas quando o assunto é inovação e mudança, pois desde sua origem ele acumula diversas versões que sempre trazem algo de diferente para a vida dos usuários.

    Assim como hoje em dia contamos com uma assessoria financeira online que mudou por completo a maneira de se ter o devido acompanhamento, o WordPress também acompanhou as mudanças do mundo e do mercado.

    Não é novidade para ninguém que a tecnologia mudou o mundo por completo e fez com que muitas ferramentas fossem criadas e recebessem, todos os anos, atualizações para deixar os processos cada vez melhores.

    E não foi diferente com o WordPress, que nos últimos anos recebeu diversas atualizações em ferramentas e opções dentro da plataforma, tudo isso para que o processo de publicação de conteúdos fosse mais prático e otimizado.

    As atualizações funcionam como melhorias dentro da plataforma, onde mudanças são feitas em partes das ferramentas para trazer ainda mais facilidade e acessibilidade para as pessoas que utilizam a plataforma.

    Assim como o processo de produção artesanal de macarrão mudou nos últimos anos para entregar aos funcionários um processo mais enxuto e as clientes um macarrão delicioso, o WordPress não fugiu dessa premissa.

    E para quem possui um site na internet e usa o WordPress como principal plataforma para o gerenciamento de seus conteúdos, precisa acompanhar essas mudanças e atualizações para não ficar para trás dentro do mundo digital.

    O WordPress 6.0, a versão mais atualizada da plataforma, chegou aos usuários este ano e já tem trazido diversas mudanças que, por mais simples que pareçam, fazem toda a diferença no processo, e hoje iremos conhecer ele a fundo.

    Veja o que há de novo no WordPress 6.0

    O WordPress 6.0 traz inúmeras melhorias para a plataforma, são mais de 400 mudanças que prometem fazer com que o processo de criação e publicação de conteúdos seja ainda mais otimizado.

    Através dessas mudanças, torna-se mais prático fazer com que um usuário encontre o seu site com o melhor insulfilm automotivo do mercado, pois na plataforma utiliza-se estratégias de SEO otimizadas para esse processo.

    O SEO é um aliado crucial do WordPress e de quem deseja construir um site de sucesso na internet, que além de trazer bons resultados para a pessoa, também fala com que a marca seja reconhecida dentro dos buscadores.

    As atualizações do WordPress também trazem mudanças úteis para quem usa o SEO com o objetivo de aumentar a relevância de seu site nos buscadores, mas além disso a versão 6.0 traz diversas outras novidades, como:

    • Melhor arquitetura de informação;
    • Melhor experiência de navegação de templates;
    • Melhoria na criação de templates;
    • Novos hooks;
    • Webfonts API;
    • Estilos Globais Alternativos;
    • Novas ferramentas de design;
    • Melhoria do desempenho.

    Mais à frente iremos detalhar algumas das principais delas, mas até aqui já é possível entender que a nova versão do WordPress chegou com mudanças significativas para quem trabalha diretamente com a plataforma.

    Assim como em uma empresa de gerenciamento de frota agrícola que cuida de todos os detalhes da frota desse tipo de produto, o WordPress gerencia todas as publicações de um site para que ele entregue os melhores resultados possíveis.

    Sendo assim, podemos entender que essas mudanças que chegaram com a atualização da plataforma surgiram para tornar o processo de gerenciamento ainda mais otimizado e simples para a vida do profissional por trás de toda a ação de postagem.

    Conheças as principais mudanças no WordPress 6.0

    Como mencionamos acima, diversas mudanças surgiram com a atualização do WordPress e que, se fossemos nos aprofundar em cada uma delas, gastariamos muito tempo e palavras, por isso nos limitamos a algumas das mais significativas.

    As mudanças que detalharemos abaixo são algumas das que mais trouxeram benefícios e praticidade para a rotina dos profissionais que trabalham diretamente com o WordPress, tornando o processo ainda mais otimizado. Confira:

    Editor de blocos

    O editor de blocos já existia na versão anterior da plataforma e era usado para ajudar os profissionais a personalizarem seus conteúdos, fosse ele focado em dicas de como tirar a habilitação para moto ou até mesmo em uma página de vendas.

    Através deste editor de blocos a pessoa conseguia editar desde a fonte da letra do texto até mesmo a cor de fundo da página e a posição de textos e imagens, fazendo com que tudo fosse construído da maneira que ela desejasse.

    Entretanto, ainda na versão anterior, a 5.9, muitos usuários achavam esse processo maçante e difícil, pois muitas vezes era preciso arrastar informações de um quadro para o outro e as áreas não eram bem separadas para uma melhor visão da página.

    Por isso, a atualização trouxe consigo um novo conceito para o editor de blocos e, hoje, é possível fazer a edição com apenas um clique, o que permite a mudança do que se deseja de forma bem mais rápida, otimizada e assertiva.

    Editor de códigos

    Assim como o editor de blocos, o editor de códigos serve para editar todo o código HTML do site ou da página em específico. É uma forma de deixar as páginas mais organizadas, mas é claro que contar com um bom serviço de organização de arquivos online também ajuda nisso.

    Esse quadro serve para que o responsável pelo site consiga editar o código interno da página de maneira mais prática, trocando códigos que façam com que o usuário tenha uma melhor usabilidade durante o acesso.

    Antes da atual versão, esse era um processo maçante e muito difícil para quem não entendia bem sobre códigos HTML, que é o caso da maioria das pessoas, pois se trata de um assunto bem complexo.

    Sendo assim, o WordPress 6.0 conseguiu deixar todo esse processo mais enxuto justamente para que ele fosse simples de ser realizado por qualquer pessoa, inclusive aquelas que não entendiam muito sobre o assunto.

    Exportação de tema

    O tema é uma das partes mais importantes dentro de um site e de uma página, pois ele ajuda na construção de toda a identidade visual daquele espaço e é um dos grandes responsáveis por uma marca de revestimentos de cilindros ser o melhor no mercado, por exemplo.

    Hoje, existem milhares de temas disponíveis no mercado, sejam os pagos ou gratuitos, que a pessoa consegue usar para criar o seu site ou a sua página, mas no WordPress o processo sempre foi mais difícil.

    Isso porque a maioria das pessoas não gostavam dos modelos disponíveis e a plataforma bloqueou a inclusão de temas que vinham de outro lugar que não fossem os da própria ferramenta, o que dificultava e muito o trabalho dos donos de sites.

    Por isso, a versão 6.0 do WordPress mudou isso e atualmente é possível exportar temas, ou seja, trazer um tema de fora para dentro da sua página e usá-la como base para a construção do que você quiser dentro da plataforma.

    Novos modelos

    Por fim, mas longe de ser menos importante, a atualização da plataforma trouxe novos modelos de sites e páginas para seus usuários, modelos personalizados para empresas de instalação de energia solar em residência e diversos outros nichos de mercado.

    Por mais simples que isso possa parecer, é um grande avanço para aqueles que passavam horas atrás de um modelo que gostasse e tinha todo o trabalho de construí-lo do zero dentro do WordPress.

    Hoje ele traz modelos modernos, minimalistas, rústicos e com diversos outros para agradar os mais diversos tipos de negócios e gostos, fazendo com que a construção do site ou da página seja ainda mais tranquila.

    Como mencionamos, essas são as mudanças mais significativas para os usuários, mas existem diversas outras que vale a pena conferir diretamente na plataforma para estar por dentro de tudo.

    A importância do WordPress 6.0 

    Para finalizar, precisamos reforçar a importância da atualização do WordPress para versão 6.0 e da chegada do alternador de estilos globais, mais uma mudança que mudou por completo os processos dentro da plataforma.

    O alternador de estilos globais se trata de um dos recursos mais esperados pelos usuários dentro do WordPress, isso porque ele permite a utilização de variações de estilos de páginas e a alternação entre eles com apenas um clique.

    Esse passo, por mais simples que possa parecer para quem não usa muito a plataforma, fez toda a diferença na rotina de quem trabalha diretamente com o WordPress e muitas vezes passava horas e horas para mudar o estilo de uma página.

    Sendo assim, entendemos que o WordPress 6.0 é muito mais do que apenas uma simples atualização, mas a prova do avanço da tecnologia em prol da otimização de processos e da praticidade para o trabalho digital de profissionais desse ramo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade