Michael Campos

Veja o que é marketing interativo e como funciona

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    Para garantir a atenção por parte do seu público almejado, uma empresa deve lidar com uma série de estratégias, adotadas justamente para conquistar uma atenção diferenciada por parte de uma audiência específica, como acontece por meio do marketing interativo.

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    Essa é uma prática desenvolvida para conquistar não só a atenção diferenciada por parte dos seus clientes potenciais, mas trabalhando também para garantir uma melhor relação junto a esse público. Algo que permite, assim, uma maior possibilidade de conversão.

    Esse que está entre os principais objetivos de qualquer tipo de empreendimento disponível no mercado, independente do seu setor de atuação, já que o setor comercial como um todo trabalha com as expectativas de um público a ser conquistado para definir o seu sucesso.

    Algo que é válido tanto para quem trabalha com o consumidor final, como também para o setor industrial, como uma comercializadora de insumos químicos que atua como fornecedora para diversos setores da indústria, incluindo a área laboratorial.

    Contudo, a conquista de atenção por parte de uma audiência não é uma das atividades mais fáceis de se garantir no mercado, principalmente diante da alta concorrência que se encontra hoje, no qual novas possibilidades comerciais surgem todos os dias.

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    Uma consequência direta da ampliação do mercado por meio do setor digital, um cenário que através das plataformas digitais é fácil ter acesso aos mais diversos tipos de produtos, serviços e empreendimentos, tudo através de uma simples pesquisa na internet.

    Algo que nos leva a um novo sistema de mercado, no qual o contato com um fabricante de gelo seco, para garantir a encomenda do material a ser usado em uma festa particular, pode ser facilmente realizado através de um dispositivo eletrônico, como um celular.

    Situação benéfica essa que acaba por se expandir para os mais diversos empreendimentos, aumentando assim a sua competitividade através da internet. E para se sobressair nessa disputa de público, algumas estratégias de comunicação e marketing passam a se destacar.

    Incluindo assim o marketing interativo, uma prática comercial que trabalha justamente com o objetivo de garantir uma maior interação por parte de um público a ser convertido como cliente.

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    O marketing interativo e sua função no mercado

    Essa estratégia de mercado funciona principalmente com a oferta de conteúdos, que garantam índices de interação, algo que pode aumentar até mesmo a intenção de compra por parte de um indivíduo, ampliando assim as possibilidades comerciais de uma marca.

    Um tipo de estratégia que não é exatamente nova no mercado, sendo disponibilizando por meio de diferentes formatos no decorrer da história. Entre alguns exemplos é possível citar o programa de televisão Você Decide, exibido na TV brasileira na década de 90.

    Um programa no qual o público poderia definir as decisões dos personagens, assim como o desfecho das histórias que eram contadas. Como se um empresário, dono de uma empresa de piso para tenda, deveria abrir mão do emprego para seguir o seu amor, ou algo do tipo.

    Conceito também nos quadrinhos americanos nos anos 1980, no qual os leitores puderam decidir sobre o andamento de uma história do Batman, optando na época pela morte do seu parceiro Robin, em um arco determinado pelo gosto do público sobre o personagem.

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    Dois exemplos que apontam o conceito de um conteúdo interativo, ou seja, produtos que dependem da interação do público para definirem uma experiência única. Conceito trabalhado hoje pela indústria dos games, com finais variados presentes em seus jogos.

    No entanto, o marketing interativo passou a se expandir mesmo através do processo de ampliação dos canais digitais, como as redes sociais, plataformas nas quais a relação de uma marca com o seu público pode ser melhor desenvolvida, levando a bons resultados.

    Garantindo assim com que até mesmo companhias do setor industrial, como empresas de montagem elétrica industrial, pudessem trabalhar melhor a sua conexão com seus possíveis clientes, conquistando a sua atenção nas redes por meio de conteúdo interativo.

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    Uma tática comercial que cresce na internet justamente por causa de algumas características específicas associadas ao seu funcionamento, como:

    Aproximação com o público

    Um conteúdo interativo pode levar uma empresa a se relacionar melhor com o seu público ao trabalhar justamente com conceitos que permitem uma certa associação entre ambos os campos.

    E quanto mais forte for essa relação, melhores poderão ser os resultados a serem alcançados por uma companhia, conseguindo destacar o nome da sua marca.

    A presença de um diálogo aberto

    Essa conquista por um público mais amplo se dá também pela abertura da sua comunicação. Isso porque um conteúdo interativo abre caminhos para um melhor entrosamento entre uma companhia e o público com que ela busca trabalhar junto.

    Melhor alcance a informações

    A definição de estratégias certeiras por parte de uma empresa de usinagem de peças é algo que depende diretamente das informações em relação ao seu público, como se tal audiência está satisfeita com os serviços apresentados, por exemplo.

    Um conteúdo interativo permite um melhor contato com tais informações, ajudando assim uma empresa a definir as melhores ações a serem tomadas na gestão dos seus negócios.

    Maior chance de conversão

    Conquistar uma maior atenção por parte do público significa alcançar também uma maior possibilidade de vendas, uma relação que permite com que uma marca consiga ampliar a sua lucratividade ao apresentar um conteúdo de valor interativo.

    Nutrição e captação de leads

    Mas para que um usuário se torne cliente, primeiro ele precisa ter sua atenção conquistada por parte de uma companhia. E de fato o modelo interativo pode ser o ideal para que uma empresa de montagem de painel elétrico consiga se relacionar a um público interessado.

    Usando desse tipo de marketing como uma estratégia para não só conquistar novos clientes, mas também para trabalhar com o processo de nutrir os seus possíveis consumidores, agindo para que eles sejam convertidos com o passar do tempo.

    Interação ampla entre canais

    Um dos grandes destaques em relação ao marketing interativo é sobre como essa estratégia consegue se aplicar aos mais variados tipos de canais, garantindo assim a construção de uma campanha de ampla abordagem, a falar com diferentes públicos.

    Uma ação que fortalece a importância entre as empresas hoje de adotarem esse tipo de sistema, para assim tornarem possível uma relação otimizada junto ao seu público desejado.

    Permitindo para uma companhia que trabalha com o serviço de corte a laser acrílico SP, por exemplo, garantir uma melhor interação e consideração por parte de um público presente nessa região e que possa estar a procura na internet sobre tal tipo de ofício.

    Um exemplo que reforça a relevância de saber como trabalhar com esse tipo de estratégia.

    Como implementar o marketing interativo?

    Para que essa estratégia seja aplicada aos seus negócios uma série de atividades devem ser postas em prática. Atividades essas que garantam o funcionamento adequado desse tipo de tática, que funciona por meio de ações como:

    Captação de dados

    Para se certificar de que um público interaja com um conteúdo é preciso apresentar algo que se adeque ao seu perfil. E para essa produção adequada é importante trabalhar com a prática de coleta de dados em relação a essa audiência.

    Uma ação que se retroalimenta, pois a partir da oferta de um conteúdo interativo, torna-se possível também ter acesso a melhores dados em relação ao seu público, levando a produção de conteúdos interativos ainda mais assertivos.

    Fidelização de público

    Um dos principais objetivos em relação a adoção do marketing interativo é a aproximação de uma marca com o seu público, uma ação que deve ser desenvolvida com o foco de fidelizar essa audiência para garantir uma base fiel e segura de clientes para a empresa.

    Nutrição de leads

    Para fidelizar um público é preciso trabalhar com ele desde o primeiro contato. Uma estratégia que conversa com o processo de nutrição de leads, ou seja, oferece um conteúdo específico que trabalhe sua relação com seus possíveis clientes.

    Conteúdos de design responsivo

    Quando se fala em oferecer um conteúdo interativo, é preciso ter atenção também às plataformas onde eles serão compartilhados. Com base nisso, é importante atuar com conteúdos de design responsivo, ou seja, que se adaptam a diferentes dispositivos.

    Sendo possível atuar até mesmo com o processo de reutilização de conteúdos, atuando apenas com métodos de adaptação em cima de tais produções, levando elas a diferentes canais de contato com o público.

    Um número variado de ações que permitem com uma série de benefícios possam oferecidos a um negócio, como:

    • Maior engajamento;
    • Experiência customizada;
    • Melhor contato com o público;
    • Maiores chances de conversão.

    Um conjunto de possibilidades que qualquer fábrica de máquinas empacotadoras ou produtor de conteúdo na internet gostaria de conquistar. Pontos que somente destacam a importância do mercado em ter atenção sobre o método de marketing interativo.

    E é o mesmo tipo de atenção que se espera por parte de um público.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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