Michael Campos

Veja como trazer tráfego e converter clientes

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    No mundo dos negócios, é comum que os empresários tenham dúvidas sobre como aumentar o fluxo de clientes no seu negócio. Trazer tráfego e converter clientes são fatores que andam juntos, afinal, é fundamental mantê-los para que os resultados sejam positivos. 

    Muitos apelam por práticas simples, como melhorar o preço que é praticado pela concorrência, ou focar em um produto diferenciado que possui uma qualidade melhor do que é comercializado por outras empresas. 

    Um exemplo, é uma fábrica de camisetas promocionais que, por sua vez, é um empreendimento específico que tende a não possuir grandes concorrências. Portanto, fica mais fácil possuir um tráfego de clientes sem precisar melhorar preços ou algo do tipo.

    Outro tipo de recurso que é usado por empresas que, geralmente, estão passando por um momento que se vêem em uma necessidade de conseguir novos clientes, é ter um material promocional de empresas, que são usadas para divulgar. 

    A divulgação manual é importante, mas apenas se for aplicada corretamente, e no momento certo. O processo de conseguir um alto tráfego de clientes, e convertê-los para se tornarem fiéis à empresa, é um trabalho que deve ser desenvolvido com muito empenho. 

    Pelo fato do esforço que é necessário para ter um fluxo de cliente, alguns empresários acabam desistindo. 

    As dúvidas, geralmente, começam a surgir após a empresa realizar algum evento para atrair novos clientes. Percebendo o número de consumidores que foram alcançados, logo, surgem as dúvidas sobre como ter um tráfego de clientes e os tornarem fiéis à empresa.

    Nesse momento, é comum ter dúvidas sobre como manter o quadro de funcionários engajados com os objetivos da companhia. Nesse caso, é importante promover eventos internos, distribuir brindes personalizados para empresas ou em confraternizações. 

    No mundo digital, possuir um tráfego positivo de clientes depende muito de como é trabalhado o marketing da empresa. Através das estratégias dos mais diferentes tipos de marketing, um blog ou site consegue estar entre as primeiras opções dos navegadores.

    Mas afinal, qual o verdadeiro conceito do tráfego de clientes, como funciona, e qual a sua importância para um negócio? Veja abaixo, e entenda mais sobre. 

    O que é tráfego e qual sua importância?

    De forma simples, é possível definir que o tráfego é o movimento que é gerado por clientes entre as páginas da internet. 

    Ao falar sobre tráfego, o exemplo mais usado para elucidar melhor o seu significado é fazer uma comparação com o trânsito. Afinal, dentro do trânsito estão os carros que realizam a movimentação. Já na internet, os usuários são como os carros. 

    Porém, diferente do tráfego de veículos que vemos diariamente nas ruas, o tráfego de usuários na internet é o objetivo de qualquer empresário que pretende ter sucesso com a sua empresa. 

    Na prática, o tráfego se baseia fortemente em lojas virtuais. Por exemplo, imagine que você tenha uma loja que é focada em produção, como uma indústria de embalagens de papelão, e que o objetivo no momento é otimizar o lucro da empresa. 

    Para que uma companhia consiga otimizar as vendas, é necessário de um fator fundamental que servirá como base para que a empresa tenha sucesso. Estamos falando do tráfego, afinal, não adianta possuir estrutura se o site não tiver um fluxo de clientes. 

    Ter um tráfego de clientes em uma loja virtual é ainda mais importante quando pensamos que, em lojas físicas geralmente possui um limite de pessoas que podem estar dentro do estabelecimento. 

    Já nas lojas virtuais, a palavra “limite” não existe quando se trata de conquistar clientes. 

    Podemos usar empresas de locação de impressoras que dependem, principalmente, do tráfego de internautas para conseguirem novas vendas. Novamente, vemos como é importante possuir um tráfego de pessoas dentro de um site.

    Para isso, é simples, quanto mais acessos que um site tiver, melhores serão os resultados. Entenda que é através do tráfego que uma loja virtual conseguirá alcançar o seus objetivos, por isso, o tráfego é fundamental para o sucesso de um negócio. 

    Quando falamos sobre possuir estrutura, se trata de uma comunicação visual para empresas, velocidade de carregamento das páginas, suporte para clientes. Não possuir visitas, contextualiza ainda mais a utilidade de gerar acessos. 

    Como trazer tráfego para sua loja virtual?

    Resumidamente, podemos dizer como é feito o tráfego na prática. Para ficar ainda mais fácil, separamos por tópicos os processos que devem ser seguidos para criar acessos em um site. 

    O caminho para ter um  bom fluxo de clientes em uma loja virtual é:

    • Usar redes sociais;
    • Usar e-mail marketing;
    • Gerar conteúdos estratégicos;
    • Interagir com clientes; 
    • Praticar o SEO;
    • Revisar o perfil do consumidor; 
    • Criar histórias de sucesso;
    • Focar na segmentação do site.

    Entenda agora, com detalhes, como os tópicos citados acima são aplicados no processo de trazer tráfego para uma loja virtual. 

    Redes sociais

    As redes sociais, como Facebook e o Instagram, é hoje uma das principais plataformas usadas pelas empresas para divulgar seus trabalhos. Além disso, é uma alternativa que gera uma interatividade constante com os clientes. 

    Apesar de ser uma opção mais acessível para a maioria dos empresários, é necessário ter em mente que as publicações precisam ser diferentes. Cada rede social possui uma linguagem própria para publicação. 

    E-mail marketing 

    O e-mail marketing é outra opção que tem a grande vantagem de lançar comunicados capazes de alcançar várias pessoas. Através de e-mails estratégicos, o site automaticamente irá gerar grandes possibilidades de ter acessos. 

    No e-mail, o conteúdo que geralmente é utilizado são formas estratégicas de trazer o cliente para conhecer o site. 

    Para isso, é usado informativos que mostram a necessidade do consumidor em adquirir o produto, ou a importância de ter o produto ou serviço na vida do cliente. 

    Conteúdos estratégicos

    É impossível falar de conteúdos estratégicos e não falar sobre o marketing digital, que por sua vez, é um tipo de marketing que é voltado diretamente na forma de como os conteúdos dentro de um site devem ser desenvolvidos. 

    O objetivo principal de ter conteúdos estratégicos é educar os clientes, e potencializar as interações entre o site e os clientes. Logo, é importante criar conteúdos diariamente para manter o site ou rede social alimentada. 

    Interação com clientes

    Como citado acima, ter conteúdos estratégicos podem gerar novas interações com os consumidores. Ter interatividade com os clientes é o caminho mais viável para se ter uma ideia de como a persona do público-alvo pensa diante das ideias do site. 

    A interação pode ser feita também com empresas parceiras, para potencializar os resultados da loja virtual. Utilizar brindes corporativos, por exemplo, é uma das alternativas mais usadas para estreitar o relacionamento das parcerias. 

    SEO

    O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização dos mecanismos de busca, é uma das práticas que mais gera tráfego de clientes nos sites. 

    Basicamente, é uma estratégia que tem a grande vantagem de não precisar investir muito, e conseguir aumentar consideravelmente os acessos. 

    Além disso, é fundamental que o empresário saiba as palavras mais usadas na área em que o site atua, estas mesmas palavras servirão como palavras-chave para conseguir um rankeamento no momento de uma busca nos navegadores.

    Como exemplo, podemos usar datas comemorativas, como aniversários com balões para aniversário infantil, que é um tipo de mercado que trabalha diretamente com várias datas festivas, e com isso, a gama de palavras-chave é imensa para serem utilizadas. 

     Além disso, há a divulgação que pode ser paga, ou feita manualmente. 

    Perfil do cliente

    Com o passar do tempo, é preciso entender como os clientes pensam diante de assuntos estratégicos que podem ser úteis para promover algum evento dentro do site. 

    Portanto, é necessário que o site promova interações, e formulários para que os clientes possam participar. 

    Histórias de sucesso

    Nesta parte, o empresário que estiver realmente apto a enfrentar as dificuldades do mundo do empreendimento, deve-se manter focado nos objetivos para conquistar os feitos que a empresa almeja. É através desses feitos que servirão para formar a história de sucesso do site. 

    Focar na segmentação do site

    No meio do empreendimento, é comum que algumas empresas saem um pouco da segmentação que era proposta no início da companhia. 

    Apesar de ser recomendado em alguns casos, ter o foco na segmentação do site é também ser fiel ao que o site realmente oferece. 

    Por fim, entenda agora quais são os tipos de tráfego que existem para serem praticadas. 

    Tráfego direto

    O tráfego direto é quando o consumidor já acessa diariamente o site. Nesse caso, é importante que o domínio do site seja fácil de ser lembrado.

    Tráfego orgânico

    Esse tipo de tráfego anda junto com o SEO, que é quando o consumidor pesquisa pelo assunto e o site aparece naturalmente nas principais opções de busca. 

    Tráfego pago

    É o tráfego que, após o empreendedor efetuar o pagamento de um determinado valor que será condizente com o número de pessoas que serão alcançadas, o seu site aparecerá de uma forma natural nas primeiras opções de busca. 

    Tráfego social

    Um dos métodos mais utilizados, basicamente, é o compartilhamento de um link que direciona ao site. Este link é publicado nas principais redes sociais da marca. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade