Michael Campos

Veja como ganhar dinheiro com NFT

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A tecnologia está presente no nosso dia a dia e agora é possível ganhar dinheiro com NFT e diversificar sua renda. Muito tem sido falado sobre NFT, porém poucos compreendem exatamente do que se trata e qual é sua finalidade.

    Neste artigo abordamos o NFT e as possibilidades de ganhar dinheiro com essa nova modalidade do mercado, que abrange games ou a possibilidade de se criar algo novo.

    O que é um NFT?

    Muitos investidores, como empresa de entregas, podem se beneficiar investindo em NFT, entre suas possibilidades. NFT é a sigla para a expressão em inglês Non-Fungible Token, que podemos traduzir como Token não fungível.

    Resumindo, trata-se de um token criptográfico que representa algo único em suas características. Algo não fungível não pode ser trocado por outra coisa da mesma espécie, pois ele é único, como pontuamos.

    Já itens fungíveis podem ser trocados por respectivos da mesma espécie, por exemplo, uma nota de R$50,00 pode ser trocada por cinco notas de R$10,00. E com isso não perde seu valor.

    Isso diferencia um NFT das criptomoedas, pois estas, tais como o Bitcoin, apresentam vários token utilitários, enquanto os NFT não são intercambiáveis.

    Mas o fato é que ambas as tecnologias funcionam de forma similar, tendo como plano de fundo a tecnologia blockchain.

    Uma empresa de capital de giro para mei que invista em NFT precisa entender que, em síntese, isso significa que a informação da titularidade é algo atribuído à rede e ela pode ser transferida quando seu dono quiser.

    Em ambos os casos, tanto no caso das criptomoedas quanto nas transferências de NFT é preciso que a maioria da rede valide a transação.

    Uma das formas mais comuns de criar um NFT é usando o sistema da rede Ethereum, na qual você paga uma taxa e registra seu item original.

    Como criar um NFT?

    Agora que você que possui seu sistema de automação comercial entendeu o que é um NFT, vamos entender do que ele é feito.

    Em um exemplo, vamos supor que você crie uma arte em seu computador. Existem diferentes plataformas que atuam transformando essa arte em NFT.

    Depois você vai negociar sua NFT na internet, e conseguir dinheiro depende dela ser valorizada no mercado. Se sua arte fizer sucesso, possivelmente aparecerão algumas cópias em ambientes como a própria internet, o que não substitui o valor da original.

    Visando garantir que uma arte é original, faz-se um contrato blockchain que tem como função pontuar essa originalidade.

    Entre os itens que têm potencial para se tornarem NFTs estão as imagens, fotos, vídeos, músicas e afins. Uma criação única de uma impressão adesivo personalizado pode ser comercializada como um NFT.

    Como ganhar dinheiro com NFT?

    Pode ser algo simples criar um NFT, mas apenas isso não significa que você vai ganhar dinheiro com ele. É fato que algumas obras foram vendidas por milhões, o que não significa que todas também o serão.

    Nesse mesmo sentido, ao comprar um NFT não há garantia que no futuro ele fará mais sucesso e passará a valer mais do que o que você pagou por sua aquisição.

    Existem também NFTs que dão direito a participação em eventos e festas, que tendem a ter um valor maior. Pontuamos a seguir as formas de ganhar dinheiro com NFT. 

    1. Entender a instituição financeira que opera com ele

    O mercado de NFT pode ser bastante atrativo para fabricantes de máquinas para indústria de alimentos e trabalhadores dos mais diversos segmentos, mas não é tão simples assim ganhar dinheiro com ele.

    O primeiro passo para começar suas transações é escolher o blockchain que será utilizado para a negociação, ou seja, a instituição financeira que opera com ele. A mais popular entre elas é o Ethereum, mas existem outras opções para você escolher, entre elas:

    • Flow;
    • Tron;
    • Smart Chain;
    • EOS;
    • Cosmos;
    • Polkadot;
    • Entre outras.

    Todas essas são possibilidades de instituições financeiras que você pode escolher na hora de comercializar seu NFT.

    1. Saber comercializar a obra digital em alguns marketplace

    Depois de escolher o blockchain é importante ter uma carteira compatível, para que você possa vender nas plataformas suportadas. Em sequência você comercializará sua obra digital, como um balão de propaganda inovador, em algum marketplace.

    No caso do Ethereum, os mais conhecidos são o Mintable, OpenSea e Rarible, sendo que todos os arquivos passam por uma validação na plataforma.

    Ao cadastrar seu arquivo, ele passa por um processo muito similar ao mercado de investimentos, de forma que ocorrem elevações, quedas e especulações, para manter o mercado aquecido.

    1. Criar e vender artes

    Se você tem dons artísticos, pode criar artes digitais, transformá-las em NFTs e vendê-las na internet. Quanto melhores forem suas artes e mais pessoas gostarem delas, mais elas valerão, de forma que você pode ganhar muito dinheiro.

    1. Revender NFT 

    Outra forma que um empreendedor do ramo da confecção de crachá pode conseguir ganhar dinheiro com os NFTs é por sua revenda, de forma que o lucro vem da diferença do valor pago e do valor vendido.

    Nesse caso é preciso comprar NFTs que tenham bom potencial para se valorizarem. Quem entende de arte consegue facilmente identificar artistas de sucesso.

    1. Jogos de NFT

    Como pontuamos os NFT são itens digitais que não podem ser copiados, substituídos ou destruídos, possuindo um valor único. Indo por essa lógica, existem jogos que utilizam o NFT para se apresentarem como algo único.

    Dentro dos jogos, é possível criar peças exclusivas que são os maiores alvos da aplicação de NFT, pois elas se valorizam e podem ser vendidas entre os jogadores.

    Existem também os chamados in-game NFT, que são itens conquistados dentro do jogo, sendo possível converter o dinheiro virtual em dinheiro real.

    A seguir temos uma lista dos principais jogos NFT que você pode acessar pelo seu smartphone, seja IOS ou Android:

    • Axie Infinity;
    • Plant vs Undead;
    •  Illuvium;
    • Upland;
    • Thetan Arena.

    Todos esses são games com os quais um responsável por sistema comercial pode ganhar dinheiro com as conversões de moeda com NFT.

    Como investir em NFTs?

    Hoje o mercado de NFT é altamente promissor, mas até pouco tempo atrás, a experiência de investir nesses tokens não era muito agradável para os brasileiros.

    A principal dificuldade estava no fato que o investidor precisava encarar uma grande burocracia para abrir uma conta em uma exchange internacional, dependendo exclusivamente do inglês caso precisasse de suporte ou tivesse alguma dúvida.

    A boa notícia é que essa realidade mudou. Visando proporcionar uma experiência cada vez mais otimizada e completa para os investidores brasileiros, foi lançado o Coinf NFT pelo BTG Pactual Digital, o primeiro fundo NFT para o pequeno investidor local.

    Ele é indicado para quem já investe e possui uma reserva de emergência, contando com um perfil de investidor moderado. É importante entender que se trata de um mercado volátil, que pode entregar retornos acima da média.

    Indicado ainda para aqueles que querem diversificar sua renda, com potencial de encontrar grandes valorizações, sem deixar de lado a segurança.

    É seguro investir em NFTs?

    Ganhar dinheiro com NFT é algo recente, mas que tem se mostrado próspero, dessa forma é importante saber sobre investimentos para ingressar neste mercado. 

    Como se trata de negociações online e globais, é fundamental que o usuário analise as consequências jurídicas de suas transações para poder comprar ou vender.

    Antes de começar a investir, procure mais informações sobre o mercado de criptomoedas e seus agenciadores, para fazer as melhores escolhas nas plataformas de NFT.

    Nesse sentido, se faz muito importante e é inalienável que cada usuário conheça seus direitos e saiba como exercê-los.

    A contratação de um advogado especialista em tecnologias de ativos digitais pode ser uma boa pedida para começar os negócios de forma segura.

    É preciso estar ciente de que existe a possibilidade de perder seu investimento, então aconselhamos começar com pouco dinheiro.

    Indo devagar você vai conhecer melhor o mercado de NFT e das criptomoedas, se familiarizando com os termos, tendências e acontecimentos do setor. 

    Com mais experiência, seus investimentos certamente serão mais rentáveis e seguros, e assim você irá evoluindo.

    Considerações finais

    Neste artigo você conheceu mais sobre o mercado de NFT, ou seja, dos objetos digitais que estão se destacando no mercado de investimentos. Essas dicas que demos até aqui são só o início dos estudos em NFT, criptomoedas, bem como no multiverso.

    Procure se informar cada vez mais para que consiga ganhar dinheiro com o NFT e diversificar sua renda. É importante estar atento e não se deixar influenciar também, pois um investimento precisa ser sua decisão.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade