Michael Campos

Veja as ideias de negócio online para 2022

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    O ano já começou e muita gente quer inovar nas formas de ganhar dinheiro através de um negócio online para 2022, seja para buscar uma fonte de renda extra ou aprimorar um e-commerce já existente. 

    Novas categorias de trabalho digital estão surgindo, e tudo isso se deu devido à pandemia enfrentada, que acelerou a necessidade de consolidar um produto por meio da abertura de empresa com foco em vendas, ou mesmo apostar em um nicho já conhecido.

    O comércio tem tomado caminhos um tanto quanto promissores para certos segmentos, com melhores oportunidades para atuação e grandes chances de rendimento, tendo em vista o aumento das compras e pesquisas pela internet a cada ano que passa.

    Inclusive, uma tendência atual que vem crescendo exponencialmente ao longo do tempo é a compra de produtos usados e bem conservados, acesso muito mais facilitado à inovações e informações, agregando valor às ideias mais sustentáveis e a conscientização.

    Com um aumento significativo do público da terceira idade, isso dá uma vantagem aos comerciantes, ou seja, um grande potencial de compra, visto que o acesso a celulares e internet está acontecendo de modo assertivo. 

    Junto com este nicho, está cada vez mais atraente os produtos voltados ao público infantil, acontece por conta de um fenômeno atual, onde a criança se tornou o núcleo familiar, interferindo mais e mais nas decisões de compras dos pais. 

    Tendo todos esses pontos em vista, no momento de montar o seu sistema de gestão empresarial, é preciso focar em temas que sejam, realmente, relevantes, bem como que tenham sentido com o seu público.

    O que avaliar na montagem de um negócio online?

    Na montagem de um negócio, alguns pontos são bastante necessários, por isso, é exigido saber as novas formas de consumo que estão acontecendo ao redor do país.

    Inclusive, nos últimos anos, lojas virtuais, marketplaces, criação de conteúdos em vídeo, consultorias digitais (design, marketing, implementação) e consultoria contábil vêm ganhando cada dia mais espaço. 

    Por serem nichos com baixo investimento, bem como onde que não é preciso sair de casa ou ter uma grande equipe, tornam-se ideias boas e com retornos rápidos. 

    Entre esses nichos também se encaixa os serviços de alimentação, seja para trabalhar com entregas rápidas, montagem de marmitas fitness/pratos executivos, confeitaria, entre outros.

    Uma estrutura de entrega rápida conta apenas com prestadores de serviços e salas comerciais mais robustas, sem necessidade de grandes investimentos, ou apenas um investimento inicial em consultoria de TI, apenas focando na exploração de mídia.

     A orientação e utilização de ferramentas adequadas para marketing na web oferece suporte para um bom planejamento de ações, dando também implementos aos infoprodutos (produtos digitais) ou seja, é possível citar os seguintes:

    • Criação de infográficos;
    • Cursos online;
    • E-books;
    • Audiobooks;
    • Solidificação na área de gestão de tráfego;
    • Desenvolvimento de software;
    • Entre outros pontos. 

    Ademais, um outro ramo no mercado que vem ganhando força é o de pets, isso porque a pandemia fez com que as pessoas ficassem mais tempo em casa.

    Desse modo, podemos dizer que essa é mais uma ótima opção de investimento, sendo assim, a lista é composta por: banho e tosa, marmitas naturais, acessórios para cães e gatos, adestramento, essenciais para saúde e bem-estar dos bichos de estimação.

    Para qualquer que seja o investimento direcionado ao seu negócio digital, apostar em um serviço de automação comercial é importante para saber identificar o nicho adequado, pois é considerável as questões do seu público-alvo, seus potenciais competidores e as parcerias. 

    Assim, gerando importantes fidelizações e desempenho financeiro, o comércio online está com uma demanda avassaladora e tem uma oportunidade muito promissora de crescimento com o passar dos anos. 

    Melhores ideias de negócio para investir este ano 

    Quanto às atividades comerciais realizadas na internet, todas dependem de determinação, boas escolhas, decisões e, o principal, conhecimento. Desse modo, ao destacar as melhores ideias de negócio para investir neste ano, estão: 

    • Vendas em Marketplaces; 
    • Redator freelancer de conteúdos;
    • Criação de cursos online;
    • Mercado financeiro;
    • Dropshipping;
    • Consultorias digitais;
    • Serviços de tradução;
    • Desenvolvimento de apps;
    • Criação de podcast;
    • Design gráfico;
    • Transmissões pelo Twitch (geralmente utilizado em tempo real);
    • Oferecer consultorias;
    • Bolsa de valores;
    • Venda de alimentos. 

    Para clarear o entendimento, vamos explicar mais detalhadamente sobre alguns dos pontos anteriores.

    Vendas em Marketplaces

    As vendas em Marketplaces são alternativas com um grande diferencial em lojas virtuais ou físicas, lidando, assim, com: produtor, marketplace e comprador. 

    Ou seja, trazendo pessoas que oferecem e compram dentro da plataforma, além de dar mais visibilidade para a marca. Ademais, esse modelo tem tido um bom desenvolvimento no mercado e, certamente, será essencial em 2022 também.

    Redator de conteúdos

    O aumento da procura nas áreas de redação de conteúdos freelancer permite no ambiente virtual uma oportunidade grande de desenvolver as atividades com mais facilidade e independência.

    Inclusive, nessa área é comum a presença de um microempreendedor individual ou trabalhador informal. 

    Serviços de tradução

    Ademais, a situação anterior é igual em empresa de tradução de documentos, que contam com prestadores de serviços de tradução, demandas ideais para quem domina um idioma e quer aproveitar para aprimorar essa habilidade.

    Mercado financeiro

    Sobre o mercado financeiro, estima-se que ele seja mais movimentado esse ano, através de alguns caminhos como: criptomoedas, ações, investimentos a longo prazo. 

    Então, seja para complementar a um negócio ou como única fonte de renda, muitos escolhem essa opção para render mais e lucrar de jeito mais rápido e eficiente.

    Criação de cursos online

    Ao criar cursos online com vídeo aulas, sessões de mentorias, você transforma sua credibilidade em qualquer assunto ou interesse, desde temas específicos de assistência técnica nobreak até a criação de anúncios para redes sociais e sites. 

    Porém, isso acontece desde que haja uma facilitação no fluxo de compra, afinal o cliente deve conseguir chegar ao produto que ele quer rapidamente, com no máximo três cliques, ainda que conte com formulários e pesquisas, que sejam práticos e objetivos.

    Montagem de um e-commerce

    Um e-commerce de sucesso se dá em 5 passos: pagamentos, logística, oferta e procura, design e um bom planejamento de tráfego, seja ele orgânico ou pago. 

    Com esses critérios de sucesso, o desenvolvimento do marketing faz com que portas se abrem e a expansão do negócio aconteça. Logo, exige-se uma política de privacidade, troca e devoluções de produtos.

    Tudo isso é essencial para que não tenha nenhum desentendimento e coloque tudo a perder com o cliente e, claro, a lei. É importante ter o código do consumidor como uma ferramenta muito utilizada com intuito de garantir prazos e trocas em dia. 

    Como todo consumidor possui dúvidas, as certificações de segurança são as respostas. Com o objetivo de deixar o cliente seguro da chegada do seu produto e com clareza sobre qualquer imprevisto que possa acontecer, informando prazo de entrega, código de rastreio. 

    Ao adquirir uma plataforma, é preciso ter atalhos certeiros para a facilidade do cliente na hora da compra, com ícones que facilitarão a navegação, como: 

    • Possibilidade de cálculo do frete;
    • Cupons de desconto;
    • Pontos de fidelidade;
    • Entre outros.

    Dessa maneira, pensando sempre na qualidade e viabilidade. Ademais, o tempo de carregamento da página é importante também, afinal hoje tudo é muito instantâneo, desde a escolha do produto até a embalagem e entrega.

    Aposte em dropshipping

    Com o dropshipping (modalidade de logística para e-commerce) o procedimento é diferente, não há necessidade de um estoque, e sim um fornecedor que faz o envio diretamente para o cliente. 

    Muitas vezes acontece tanto de maneira nacional, quanto internacional, conhecido por ser sem custos de balcões com produtos importados, havendo um bom lucro contínuo e dinâmico juntamente com um custo da intermediação.

    Considerações finais

    Seja qual for seu método de negócio para investir este ano, tenha em mãos e em mente os seus maiores condicionamentos para exercer essa grande função que é empreender no digital. 

    A tecnologia veio para garantir o custo-benefício com mais agilidade na execução de tarefas, com uma logística reversa, padronização, monitorias em cada etapa dos processos, sejam eles executivos ou produtivos, além da segurança das informações.

    Logística essa que consiste em procedimentos simples que permitem ao consumidor o retorno para o seu produto, mesmo após sua vida útil. Esse conceito realiza o total reaproveitamento ou descarte correto, e qualquer empresa pode implementar. 

    Porém, é fundamental que as empresas tenham a disponibilidade de falar sobre o desperdício, a substituição de impressos por totalmente digital, as lâmpadas de LED, promovendo de maneira efetiva a sustentabilidade e a redução de danos no planeta.

    Dentre as mais variadas vantagens de investir nesse campo tecnológico está a vantagem de fazer algo bom pelo meio ambiente no presente, pensando no futuro.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade