Uma marca que pretende crescer precisa ter uma presença forte online. Entretanto, não adianta criar perfis na internet e não ter uma estratégia, não entender como funciona as interações, as métricas, os KPIs e o público-alvo. Para solucionar este problema, é possível terceirizar o setor de marketing da sua empresa.
Inclusive, apesar da internet estar acessível para todos, suas técnicas e mistérios ainda se resumem em um nicho muito específico – o dos profissionais de marketing digital, seja para uma empresa de contabilidade ou de outro ramo de atuação.
Assim, a arte de entender como a internet funciona e utilizar todas as ferramentas que ela apresenta é o que diferencia o profissional. Algumas empresas até tentam montar um setor para esta função de marketing – entretanto, é necessário pessoas especializadas nisso.
Cada técnica no marketing digital é única e exclusiva, e vai determinar qual ação você terá, ou qual parte do funil de vendas do inbound marketing você vai atingir seu público. Ou seja, todos os pontos podem ser bem complexos.
Então, se você está divulgando um curso de capacitação online, selecione a equipe mais especializada no assunto para assumir o seu projeto, com análises de público-alvo e ferramentas específicas. Assim, seu curso terá muitas visitas e, consequentemente, vendas.
Por que terceirizar o marketing?
Pode ser um desafio contratar uma empresa em tempo integral dentro da sua organização, fora que os custos podem ser extremamente altos, uma vez que estes serviços estão tendo uma demanda jamais vista.
Para facilitar a vida das empresas, baratear o custo do serviço, bem como para ter mais confiança, a melhor escolha no momento é terceirizar o marketing, assim como muitas instituições já estão utilizando a terceirização de TI.
Inclusive, hoje em dia, o que não falta são agências especializadas em conteúdo para internet. Ou seja, agências que avaliarão seus perfis, traçarão objetivos e metas junto à empresa para chegarem a um comum acordo.
O serviço prestado será de alta qualidade e você terá menos dor de cabeça com os detalhes. Assim, a marca saberá onde seu público para empresa de mão de obra terceirizada, por exemplo, está e montará uma campanha efetiva para isso.
Na hora de terceirizar equipes, é possível especificar por segmentos, tais como:
- CMO terceirizado;
- Equipes de marketing de conteúdo;
- Equipes de redes sociais;
- Equipes de Relações Públicas (RP);
- Equipes de branding;
- Equipe de Publicidade Digital;
- Equipe de Operações de Marketing;
- Equipe de marketing analytics.
Além de diversos outros pontos, caso você veja que são necessários para o seu nicho de atuação, bem como serviço prestado.
Quais empresas podem ter benefícios com a terceirização?
Os principais objetivos das marcas ao optarem pela terceirização do marketing são: obter mais leads, criar brand awareness, chegar aonde seu público-alvo está e produzir conteúdo relevante. Pensando nisso, abordamos essa realidade dentro de alguns cenários:
Empresas iniciantes
Na hora de empreender, é tudo uma loucura, você precisa pensar em capital de giro, caixa, estratégias de vendas, marketing da marca, identidade visual, qualidade dos serviços e muitos outros fatores.
Além disso, precisa estar online, buscar seus clientes e fazê-los descobrir sua presença nas redes. Inclusive, isso é tão importante quanto abrir seu próprio CNPJ. Com tudo isso para pensar, o marketing digital pode não ser a prioridade – mas deveria.
O correto neste momento é contratar uma agência para fazer todo o trabalho de marketing digital da empresa.
Deixe para ela as tarefas de criar o logotipo da empresa, montar os guias de estilo de design e website, especificar o público-alvo, estudar o comportamento, utilizar os KPIs e monitorar resultados.
Lembre-se, mesmo sua empresa de trabalho temporário, ou de qualquer outro ramo de atuação, sendo iniciante, vai precisar de uma campanha efetiva.
Empresas em crescimento
Com lançamentos especiais de produtos de sucesso, algumas marcas começam a crescer exponencialmente, e começam a ter necessidades que antes não tinham, por exemplo, recursos especiais de marketing digital.
Assim, uma agência especializada vai analisar este contexto e criar estratégias em cima desse produto de sucesso para expandir o mercado, com soluções e técnicas de marketing digital efetivas.
Tudo isso por um custo muito menor do que manter uma equipe dentro da própria empresa. Inclusive, com flexibilidade e profissionalismo, mesmo com um aumento da demanda, não tem necessidade de aumentar o time, por exemplo.
Terceirizando este serviço, ficará livre de mudanças ou adaptações caso necessário. As marcas estão crescendo e investindo cada vez mais em redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e iniciativas de publicidade digital.
Empresas com grandes equipes de marketing
Grandes marcas, normalmente, já possuem equipes de marketing, às vezes com um número alto de pessoas trabalhando em período integral. Nestes casos, a terceirização e atuação de agências se dão em situações muito específicas e para serviços essenciais.
Tais como eventos, promover um produto em especial ou criar campanhas revolucionárias. É difícil toda a equipe interna absorver todas as demandas, mesmo sendo especializada e profissional.
Neste caso, até mesmo o custo-benefício fica melhor quando uma agência é contratada para cuidar de tudo, muitas vezes a equipe interna está focada em outras estratégias e não tem tempo hábil para tal.
Empresas muito segmentadas
Algumas marcas possuem segmentos tão complexos que sairia muito caro contratar especialistas de marketing para o nicho deles, por exemplo, uma empresa de terceirização de limpeza, então a saída mais barata é a contratação de uma agência.
Para produzir conteúdo, principalmente, para atrair clientes e gerar leads. Empresas de biotecnologia ou engenharia normalmente possuem assuntos mais densos e um público muito mais específico.
Agências neste caso saem como a melhor opção de escolha, uma vez que diretores não precisam quebrar a cabeça com as técnicas de marketing digital para o seu segmento.
Conheça 5 motivos para a terceirização
Equipes de marketing interno sempre estão cheias de tarefas para cumprir, pois este tipo de serviço acontece de forma recorrente.
Assim, as agências surgem como uma opção segura para que as marcas não fiquem sobrecarregadas e acabem não cumprindo as estratégias direito na hora de divulgar produtos como máquina de café para comércio ou outros itens.
Algumas técnicas demandam atenção e especialização, como é o caso do marketing de conteúdo: analisar o público, definir o assunto e produzir conteúdo relevante leva tempo e disposição. Uma equipe só para acompanhar tudo isso não é o ideal.
1. Experiências diferenciadas em marketing
Não importa qual o seu nicho, segmento ou público-alvo. Uma agência vai ter um profissional capacitado para o seu assunto. Com algumas informações, sua campanha de marketing digital pode sair melhor do que imagina.
Algumas agências possuem equipes especializadas nos nichos que possuem muita demanda. Normalmente são profissionais na área que fazem estes serviços, o que é ótimo e imprime credibilidade.
2. Custo-benefício
Contratar uma agência de marketing sai mais barato do que manter uma equipe interna – e que muitas vezes necessitará de ajuda. Este fato é irrefutável, apesar de muitas marcas ainda se sentirem tão inflexíveis quanto a isso.
Com um orçamento traçado, as empresas precisam, muitas vezes, se adaptar ao que o dinheiro consegue comprar. Algumas campanhas de marketing podem exigir muito mais do que são capazes, em recursos e pessoal.
Muitos imprevistos acontecem, como saída de funcionário, alta demanda ou falha de sistema. Ou seja, empreender é entender que terá que lidar com essas incertezas.
E se o orçamento ficar apertado, pode adaptar para planos mais baratos, escolher se quer projetos de curto ou longo prazo sem precisar abrir mão do serviço
3. Complementar a equipe interna com especialistas
Sua equipe é boa e você gosta de trabalhar com ela – mas a demanda aumentou mais do que era esperado. Nestes casos, a terceirização tem se tornado o caminho para melhorar a relação dos funcionários com o trabalho.
Contratar e treinar pessoas, muitas vezes, não é viável. Além de não ser uma opção barata. Então, com a agência é possível trazer especialistas para auxiliarem em campanhas digitais, absorverem o crescimento das demandas e cuidarem de tarefas maiores.
4. Suporte
Uma agência sempre estará ali para suas necessidades. Com equipes grandes – que às vezes você nem conhece – algumas agências disponibilizam pessoal especializado para cuidar das demandas de uma empresa.
Após montar o projeto, as marcas podem dialogar com as agências a respeito de toda estratégia e ter atendimento integral.
As dores de cabeça com o marketing vão diminuir – você não ficará se perguntando se fez certo ou não, se aquela ação será efetiva. Tudo isso ficará na mão da agência, que cuidará do projeto de forma contínua para sua empresa de planejamento tributário.
5. Expanda suas possibilidades
O marketing é fundamental para qualquer marca, de qualquer segmento. Não é possível levar uma empresa sem pensar em sua campanha de marketing, principalmente no mundo digital. Manter uma equipe interna, muitas vezes sai caro e os recursos são limitados.
Cuidar de uma demanda, uma campanha e aplicar algumas estratégias digitais é importante, entretanto, durante a caminhada de uma empresa, novos desafios vão surgindo e a necessidade de mais recursos também.
Um bom marketing atrai não só clientes, como também aumenta vendas e mostra ao mundo sua marca. Ao contratar uma agência, não precisará se preocupar se eles possuem os recursos suficientes ou pessoal capacitado, apenas fique tranquilo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.