Michael Campos

Thank You Page: saiba o que é e quais são as boas práticas

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    Quem trabalha com marketing já conhece os benefícios que uma Thank You Page pode trazer para sua estratégia. A internet aumentou as chances de converter leads e também as chances de promover sua presença digital por meio de ações estratégicas.

    Nesse sentido, a experiência do usuário deve sempre prevalecer, e a Thank You Page é uma ótima forma de apostar nisso. 

    Com uma equipe de marketing bem alinhada e com objetivos claros, fica mais simples construir estratégias certas que mostrem táticas que tornam seu serviço adequado ao consumidor.

    O que é uma Thank You Page?

    Uma empresa de serviço de levantamento topográfico, por exemplo, sabe que uma Thank You Page é o estágio final do processo de conversão de visitantes em leads.

    Isso significa que ao visualizar essa página, o usuário não é mais um simples visitante desconhecido e sim um lead com atributos como:

    • Nome;
    • Telefone;
    • E-mail;
    • Cargo.

    Esses são apenas exemplos de dados que podem ser captados em uma landing page de sucesso de sua assessoria contábil para empresas. Dessa forma, a Thank You Page é o primeiro contato com sua empresa após se tornar um lead.

    Um dos principais elementos que não podem faltar nessa página é uma mensagem de agradecimento acolhendo o lead.

    Independente do que foi ofertado para sua conversão, como um e-Book, a demo de um produto ou um seminário, a empresa deve agradecer ao leitor e informar o que vai acontecer em seguida, como se receberá o material por e-mail ou por outro canal.

    Qual é a importância da Thank You Page?

    A instrução sobre o que acontecerá em seguida é um dos objetivos principais de uma Thank You Page, para assim suprir as expectativas do lead. Ainda que isso seja particularmente  importante em todas as etapas do marketing digital, nesse momento se torna decisivo.

    Depois de ter passado por todas as etapas do processo de conversão, sendo atraída pela oferta, realizando a proposta da landing page, não há nada mais justo do que dar à pessoa o que ela está esperando.

    Dessa forma, se sua empresa de crachá de identificação PVC ofereceu um e-book por exemplo, coloque um link para download em um lugar acessível.

    O mesmo vale para uma oferta mais direta, como uma demonstração de produto. Nesse caso não se esqueça de colocar na Thank You Page que dentro de um determinado tempo alguém do setor comercial irá contatá-la, seja via WhatsApp, e-mail ou telefone.

    Quais são as possibilidades de interação?

    Se você tem dúvidas sobre o que inserir na sua Thank You Page, separamos a seguir as opções mais usadas no mercado. Confira.

    Botões para outros canais

    Inserindo botões para seus outros canais na sua Thank You Page, você acaba incentivando o lead a consumir mais conteúdos seus e aprender mais sobre a marca.

    Você pode explicar em poucas palavras, o motivo do visitante seguir suas outras redes sociais, acessar o site ou acompanhar o blog da sua empresa de caixa de papelão para bebidas, mostrando algo positivo que ele ganhe com essa experiência.

    Botão de compartilhamento

    Com o botão de compartilhamento, o próprio usuário pode promover seu material rico em suas redes sociais. Com isso, um lead qualificado passa a recomendar de forma orgânica o conteúdo feito pela sua marca.

    Com tantas conexões nas redes sociais, imagine até onde seu material pode chegar, podendo atingir os mais diversos públicos.

    Realize uma nova oferta

    Você pode oferecer mais conteúdos que completem a experiência do lead, fazendo com que ele caminhe na jornada do consumidor. 

    Por exemplo, sua empresa de plástico bolha pode sugerir vídeos do canal da empresa, webinars, e-books ou até mesmo um teste grátis de algum produto da marca.

    Links para artigos do Blog

    Outra dica é inserir artigos do seu blog na sua Thank You Page, o que ajuda na educação do lead e passa autoridade no segmento de atuação.

    Com acesso a mais artigos direcionados por você, o usuário pode entender mais do negócio, tirar possíveis dúvidas e sanar dores, enquanto caminha para as fases finais da jornada de compra.

    Banner promovendo uma ação

    O espaço da Thank You Page pode ser usado para inserir banners que promovam ações específicas da sua marca de camisetas para uniformes de empresas.

    Aproveite que você tem atenção do lead para direcioná-lo para outra landing page, estimulando sua inscrição para ter acesso a mais materiais exclusivos. Você pode impulsionar webinars, eventos corporativos ou outras campanhas de marketing digital.

    Pesquisa de opinião

    Por fim, você pode usar sua página de agradecimento para fazer uma pesquisa rápida com seus leads qualificados. Aplique perguntas que te ajudem a segmentar os leads e entender melhor em que fase da jornada eles estão.

    Você também pode fazer perguntas relacionadas ao material que foi adquirido e sobre a experiência do usuário até o momento. A pesquisa de opinião é uma ótima forma de ter insights para suas estratégias de negócios e tomadas de decisões.

    Boas práticas para criar uma Thank You Page de sucesso

    Para criar Thank You Pages que aumentem suas chances de conversão é preciso ter planejamento. Você deve definir um objetivo para essa etapa e pensar nos próximos passos do seu lead, para facilitar o processo.

    Visando auxiliar você nesse momento, separamos algumas boas práticas para serem implementadas no seu Thank You Page.

    Insira informações básicas de contato da empresa 

    Deixe números de contato e e-mails importantes bem à vista, colocando-se à disposição caso o visitante tenha dúvidas.

    Tenha um CTA claro

    Você precisa indicar ao lead qual será o próximo passo, para isso use verbos no imperativo, como “clique”, “acesse” e “descubra” para despertar seu interesse.

    Informe aos usuários o que acontece a seguir 

    Você deve informar ao lead qual será o próximo passo quanto a sua proposta de valor: o material rico será recebido no e-mail ou um vendedor entrará em contato nas próximas horas?

    Reafirme o valor da oferta

    Uma empresa de balão de coração metalizado preço, por exemplo, deve aproveitar a Thank You Page para reafirmar o quanto o material rico vai ajudar seu lead, respondendo as dúvidas e dando informações exclusivas ao lead.

    Use provas sociais

    Apresente depoimentos de clientes satisfeitos que indicam os seus produtos e serviços. Isso certamente dará mais credibilidade e pode aumentar as conversões.

    Insira URLs rastreáveis

    Aplicando URLs rastreáveis você consegue identificar e acompanhar o caminho que seu visitante fez a partir de sua Thank You Page, acompanhando os passos do seu lead.

    Disponibilize um campo para assinatura de newsletter

    Para concluir não há nada melhor que sugerir que o usuário receba os e-mails da empresa com todas as novidades. Use a página de agradecimento para essa finalidade também.

    Não se esqueça do Thank You Mail

    Além da Thank You Page, é preciso levar em consideração na campanha de geração de leads o Thank You Mail. É um e-mail enviado ao lead no momento que realiza uma conversão no site da sua empresa de projeto de ar condicionado.

    Neste e-mail de agradecimento se atenha ao necessário, não bombardeando o lead com informação. É interessante que tenha um teor mais pessoal e que seja assinado por alguém da sua empresa.

    Fazendo isso o e-mail não ficará parecido com um e-mail marketing cheio de imagens com “cara de quem quer vender”. Gerando mais confiança, o lead não se descadastra no seu mailing, dando a chance de você enviar novos e-mails de nutrição.

    Tem os mesmo objetivos que as Thank You Pages como suprir as expectativas do lead, agradecendo seu interesse pelo conteúdo e mostrando como seguir o caminho para acessar o conteúdo.

    E outro ponto é indicar o próximo passo, como seguir sua empresa nas redes sociais ou ver novos materiais. O que indicamos é não mandar muitos links, em um e-mail mais curto e objetivo, para que o usuário se sinta acolhido.

    Considerações finais

    Neste artigo você viu várias dicas para a organização da sua Thank You Page e como pode utilizá-la. Siga nossas boas práticas para criar uma Thank You Page de sucesso e aposte no conteúdo indicado para contar em suas páginas de agradecimento.

    Pensei no sucesso da caminhada do usuário pelo trajeto de vendas e que agora ele chegou até você. Ofereça a melhor experiência e um tratamento próximo para criar um vínculo com seus clientes.

    É preciso estar atento às necessidades e às carências do seu público criando mais uma forma de comunicação que são as Thank You Pages ou as Thank You Mail.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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