Michael Campos

Técnicas para atrair o cliente para a loja física

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Embora saibamos que é através da compra que as empresas lucram, atrair o cliente para a loja física é um grande desafio nos dias de hoje, principalmente com o e-commerce bombando com tantas variedades e preços acessíveis, sem mencionar a comodidade.

    Continua após a publicidade..

    Diferente de antigamente, onde as modalidades de negócios eram mais restritas e aconteciam para atender um público de uma região, o e-commerce consegue utilizar da internet e atender ao mundo todo, sendo um difícil concorrente a ser batido.

    Com isso em mente, o texto de hoje ensinará como atrair seus clientes e demais interessados para a loja física, mostrando dicas e possibilidade de se realizar essa tarefa, assim com vantagens e benefícios, mesmo que o produto seja acessórios para bolsas.

    São diversos os motivos que levam clientes a preferirem lojas virtuais. Alguns acreditam que as variações de preço podem ser maiores, outros que a variedade é bem mais atrativa, e existem também aqueles que preferem não sair de casa para receber suas compras.

    Eles tem razão no que dizem, esses são apenas alguns dos vários benefícios que o e-commerce proporciona. Mas uma coisa que muitos esquecem é que as lojas físicas não são apenas vitrines bonitas, mas sim um lugar cheio de possibilidades também.

    Continua após a publicidade..

    Desde serviços de alimentação até a compra de um sapato, as lojas físicas contam com o simples fato de você poder ver e saber a qualidade do produto antes da compra, sem mencionar que pode negociar com o vendedor ali, naquele momento, e evitar possíveis golpes.

    Sem mencionar que, através do comércio físico, você consegue ter o contato humano e, muitas vezes, conseguir um desconto ou até mesmo aquele vale brinde da loja, ou um tour para conhecer melhor as instalações da empresa e o quanto ela se preocupa com o comércio.

    A vida é muito feita de relações com outras pessoas e a internet vem tirando esse vínculo, mesmo que faça parecer que estamos mais perto do que nunca das outras pessoas. 

    Profissionais que trabalham com curso de capacitação online, por exemplo, entendem que esse modelo pode sim atingir mais pessoas, mas ter o instrutor junto, ensinando você e mostrando onde errou é muito melhor. É muito mais humano e menos automático.

    Continua após a publicidade..

    Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar algumas das vantagens de se investir em técnicas para atrair os clientes para a sua loja física, assim como dicas essenciais que podem ser a diferença entre mantê-la de portas abertas ou fechadas. Confira.

    Porque atrair clientes para a loja física?

    Existem estilos e métodos de negócios que sim, conseguem se destacar melhor no modelo online, como por exemplo, empresas que comercializam e vendem, oferecem suporte e fazem seu nome através de software de gestão financeira.

    Mas, isso não significa que elas não possuem espaço em lojas físicas ou que essa medida já está ultrapassada. Como dito anteriormente, quando se está junto ao vendedor, dentro da loja, as relações com a empresa e com o vendedor tem muito a ganhar, se tornando menos frias e superficiais.

    Portanto, destacam-se como principais vantagens de se investir em trazer os clientes para o estabelecimento físico da empresa:

    Continua após a publicidade..
    • Maior contato com o vendedor;
    • O estabelecimento se torna referência na cidade;
    • Oportunidades únicas que só podem ser encontradas na loja;
    • Atendimento diferenciado;
    • Relações mais humanas e menos automatizadas;
    • Maior chance de fidelização do cliente.

    Isso sem mencionar que a sua empresa pode utilizar a mão de obra qualificada e especializada para colocar vendedores melhores, atendentes melhores e até profissionais de gestão mais capacitados para fazer com que o sucesso da loja se alavanque.

    Não apenas isso, mas para compensar a não possibilidade de atender todos os públicos que o e-commerce entrega, seu estabelecimento então deve buscar métodos e maneiras para atrair as pessoas para ele, compensando o tempo de viagem e o tempo que passarem dentro dele.

    Dicas e métodos para atrair seus clientes

    Assim como foi compreendido até o momento desse artigo, uma das vantagens da loja física é a possibilidade de ser a única vendendo determinado tipo de produto ou oferecendo algum serviço na região, fazendo com que mais pessoas se interessem por ela.

    Continua após a publicidade..

    Esse serviço pode variar sendo desde contabilidade para empresas ou uma simples loja de tênis. Mas, diferente do meio online, caso use apenas o estabelecimento como métrica, você não precisará competir com a enorme quantidade de concorrência que o e-commerce tem.

    Pensando nisso, os tópicos a seguir irão abordar alguns métodos e dicas para que você consiga atrair cada vez mais clientes para a sua loja física e conseguir ter sucesso. Confira.

    01 – Faça campanhas

    As campanhas são excelentes maneiras de atrair clientes para a sua loja física porque elas movem uma grande quantidade de leads e clientes. Para isso, será necessário contratar bons profissionais para conseguir atender a demanda, assim como um bom sistema de automação comercial.

    Apostar em descontos e fidelização, assim como eventos e o aproveitamento de épocas mais sazonais, mesmo que antigos, são métodos que ainda funcionam muito com os clientes, assim como faz com que eles se interessem pelos produtos e serviços oferecidos.

    Portanto, se planeje e entenda quais os produtos e principais épocas do ano que mais podem atrair clientes para o seu negócio, fazendo com que todo o investimento na loja física te traga o retorno esperado e crie bons frutos para a organização.

    02 – Ofereça exclusividade

    Para as pessoas preferirem sair do conforto de suas casas e se dirigir até determinado local para comprar algo, a viagem tem que valer muito a pena. Em outras palavras, elas têm de ir sabendo que é um bom negócio e que, apesar do deslocamento, receberão algo que realmente agregue valor e seja útil.

    Para isso, deve ser muito bem pensado em ofertas únicas e descontos especiais para as pessoas que comprarem os produtos na loja física. É possível até mesmo utilizar as redes sociais para promover tal ideia, atraindo ainda mais pessoas e aumentando seu lucro.

    Também é possível vender alguns produtos somente no modelo físico ou em maior quantidade para aqueles que forem até a loja. Tenha certeza de ter um bom sistema para controle financeiro, pois as vendas podem até mesmo ultrapassar a quantidade esperada.

    Quanto melhor forem as campanhas, melhor forem as ofertas, e mais exclusivas, maior a probabilidade da sua loja se destacar e muito na região, afinal, muitas das concorrentes insistem em um modelo que não se aproveita da tecnologia e de boas ideias.

    03 – Ofereça diversos meios de pagamento

    O cliente entende o marketing feito e decide ir até a sua loja, ele se depara com ofertas exclusivas e viáveis para o seu bolso, mas na hora de pagar, a organização oferece apenas 2 formas de pagamento e nenhuma delas é compatível com a que o lead busca.

    Já se tornou um pouco mais difícil tirar o cliente de sua casa para comprar em um estabelecimento físico, portanto, a loja não pode correr o risco de não oferecer opções de pagamento que condizem com o que o cliente pode pagar.

    Existem diversas bandeiras de cartões, sem mencionar que sempre podem ser pagas através de dinheiro. Busque abraçar o máximo possível, mas principalmente, pense no PIX e como ele atrai as pessoas, sendo um dos meios de pagamento mais essenciais nos dias de hoje.

    04 – Ofereça um excelente atendimento

    Se tem uma coisa que é muito frustrante é uma loja onde os atendentes e vendedores não sabem conversar ou são grossos ou simplesmente parecem estar sem vontade de trabalhar. Sua loja não pode ser isso de maneira nenhuma.

    Um dos maiores chamarizes de clientes de lojas físicas é o atendimento humano e, caso o estabelecimento falhe nisso, ele está desperdiçando uma das suas maiores cartas na manga e transformando uma de suas forças em um enorme defeito.

    Treine sua equipe com bons profissionais e utilize de mentorias e formas de capacitá-los cada vez mais. O atendimento online nunca conseguirá se aproximar de uma negociação olho a olho com outra pessoa e esse deve ser um dos seus super trunfos.

    Considerações finais

    O texto de hoje mostrou como ainda vale muito a pena investir em lojas físicas e como elas podem ser extremamente atrativas e bem vindas quando o assunto é atrair clientes e mostrar o seu verdadeiro valor para eles, com bons produtos e boas ofertas.

    Busque sempre estudar cada vez mais para melhor conseguir implantar suas estratégias e métodos, mostrando como é possível negociar quando se tem um bom planejamento, bons profissionais, serviços interessantes, bom uso da tecnologia e um excelente atendimento.

    Comece então a pesquisar e cogitar em como montar a loja da sua empresa, utilizando o artigo de hoje como guia e orientação.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade