Michael Campos

Sustentabilidade e lucro: como trazer para uma empresa

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    No mercado atual, sustentabilidade e lucro podem ser as palavras-chave para quem procura criar uma boa relação com o público e com o ambiente ao qual se encontra, seja comercial ou social, é um termo que ganha cada vez mais espaço na mídia. 

    Um conceito que trabalha com a associação entre uma empresa e o espaço ao qual ela se encontra, principalmente quando se trata de companhia que trabalha com o setor industrial, como na extração de matérias-primas e outros elementos relacionados.

    Algo capaz de causar algum tipo de dano ambiental, caso esse trabalho seja feito de forma irregular. O que faz com que diferentes companhias procurem por licenças ambientais prévia instalação e operação, de forma a regulamentar a sua atuação em uma área.

    Essa preocupação se mostra necessária por uma série de motivos, que partem da atenção dos administradores de uma companhia com a causa ambiental, mas também com questões relacionadas aos valores comerciais desse empreendimento.

    Afinal, com o público e a sociedade encontrando-se em um estado mais consciente, disposto a mudar os seus hábitos de consumo com intuito de diminuir os danos causados ao planeta, é importante que esse mercado saiba como se posicionar nesse momento.

    De forma a se manter conectado com a sua audiência , para conquistar os seus resultados desejos como uma empresa, ao mesmo tempo que se posiciona como uma entidade preocupada também com o futuro do planeta.

    A importância de um desenvolvimento saudável

    Durante muito tempo a sociedade, e respectivamente o mercado, tinha uma relação exclusiva de extração com a natureza, compreendendo a importância do ambiente natural para os seus negócios, contudo, pouco fazendo para protegê-lo.

    Uma relação que felizmente foi se modificando nos últimos anos, levando em conta o destaque que diversas associações voltadas à causa ambiental conseguiram levantar para o tema, fazendo com que governos e empresas passassem a focar nesse assunto.

    Principalmente pelos resultados obtidos por causa de estudos de impacto ambiental, que passaram a apontar uma situação preocupante para todos os ativos presentes na sociedade, sendo um tópico relevante também para as organizações comerciais.

    Pois com uma possível escassez de matérias-primas, as atividades de uma empresa podem ser diretamente afetadas, impactando não apenas na qualidade dos produtos fabricados, mas em alguns casos colocando em risco até mesmo a sua existência.

    Já que assim como os animais entram em extinção, caso sejam caçados de forma indevido, o mesmo acontece com outros recursos naturais, se forem explorados em excesso. Até mesmo recursos tão importantes como a água e o ar ao qual respiramos.

    Logo, adequar as atividades de uma empresa ao desenvolvimento saudável é uma forma de garantir também que uma empresa de automação comercial, por exemplo, tenha acesso a materiais e soluções necessárias para o desenvolvimento das suas atividades.

    Pois se engana quem pensa que um desenvolvimento comercial está diretamente ligado aos métodos de exploração. Um pensamento comum que faz com que as empresas sejam associadas a grandes entidades predatórias do ambiente.

    A realidade é um pouco diferente, já que para que essas companhias consigam ter uma alguma chance de futuro, as mesmas precisam também cuidar do ambiente ao qual se encontram, adequando-se também aos interesses e preocupações da sua audiência.

    E para se adaptar aos conceitos de sustentabilidade, diversas são as soluções ambientais que podem ser adotadas por uma companhia, sendo necessário apenas conhecer a fundo a pluralidade e eficácia delas.

    Como trazer sustentabilidade à minha empresa

    Para garantir que o seu empreendimento seja reconhecido pelas suas suas atividades sustentáveis é importante que essa companhia saiba como implementar esse tipo de comportamento nos mais diferentes setores e atividades dessa empresa.

    Antes disso é preciso conhecer cada uma dessas possibilidades, de forma a se montar um cronograma sobre o tempo ao qual a sua companhia levará para se adaptar a esses novos conceitos, podendo, inclusive, alcançar resultados financeiros maiores.

    Entre os métodos que podem ser executados em sua empresa, visando uma nova atuação da mesma, mais focada nos conceitos de sustentabilidade, destacam-se:

    Transparência na companhia

    Se o objetivo de uma empresa é adotar uma imagem eco-friendly, ou seja, como uma amiga do meio ambiente, é essencial garantir que essas ações sustentáveis de fato estejam sendo implementadas, e não apenas um truque vazio de publicidade.

    Isso porque o público está cada vez mais consciente sobre o tipo de produto e serviços aos quais consome, pesquisando sobre a consistência de uma empresa que oferece mão de obra especializada para eventos é realmente verdadeira.

    E o mesmo vale para as companhias que atuam com atividades de origem sustentável, sendo necessárias aplicá-las realmente, e não apenas divulgarem o seu uso.

    Estar atento aos interesses dos seus clientes

    Essa relação já é comum para quem administra um negócio, tendo que gerenciar as suas atividades aos interesses do seu público-alvo. O que muda com a questão sustentável é o nível dessa adequação, pesquisando pela relação da sua audiência com o assunto.

    Algo que se expande cada vez mais, graças ao trabalho da mídia em esclarecer ao público sobre a importância de se cuidar do meio ambiente ao qual nos encontramos.

    Digitalizar os documentos

    Mas nem todas essas mudanças estão ligadas à gestão macro do seu empreendimento, sendo possível também adotar pequenas ações que podem provocar uma grandes mudanças nos vestígios ecológicos deixados por uma empresa.

    Uma forma de diminuir isso é com a digitalização dos documentos, reduzindo assim os seus gastos com papéis. Ao mesmo tempo que isso pode ajudar também as empresas de contabilidade a terem um maior controle de suas atividades.

    Eliminar certos desperdícios

    Outra forma de ajudar nos gastos da empresa e ainda se adequar aos meios sustentáveis está na eliminação de certos desperdícios, como trocar lâmpadas de alto custo, substituir máquinas antigas, que gastam muita energia, entre outras economias.

    Aplicar uma economia circular 

    Tradicionalmente, as empresas atuavam em um ciclo de exploração da natureza, coletando matérias-primas e depois se desfazendo dos resíduos produzidos. 

    Isso começa a mudar com o chamada economia circular, que adota a seguintes práticas em suas ações:

    • Redução;
    • Reutilização;
    • Recuperação;
    • Reciclagem.

    Esses quatro “R”s são responsáveis pelo melhor manuseio das matérias-primas utilizadas por uma empresa, visando a sua melhor adequação às causas ambientais, ao mesmo tempo que cria um ambiente mais sustentável para a realização das suas atividades comerciais.

    Gerenciar resíduos

    Quando se pensa nas matérias-primas, é preciso se preocupar não apenas com a sua coleta, mas também com o descarte dos seus resíduos, garantindo que esse despejo de elementos ocorra de forma correta, sem causar nenhum dano ao ambiente.

    Gestão eficiente dos fornecedores

    Essa preocupação com a forma na qual esses materiais são descartados também deve ser tida em relação à origem dos mesmos, sendo necessário trabalhar apenas com fornecedores legais, que não extraiam essas substâncias naturais de forma irregular.

    Aplique os conceitos do marketing verde

    O mercado como um todo se mostra preocupado com a questão ambiental, com base nisso, foram desenvolvidas estratégias de marketing que operam justamente com o objetivo de adequarem as atividade de uma empresa aos conceitos ecológicos disponíveis.

    Conceitos que trabalham com os métodos de produção, assim como os métodos de comunicação de uma empresa ligada ao meio ambiente.

    Os tópicos a serem analisados por uma companhia que oferece serviços de abertura de empresa, de forma a garantir aos seus clientes que desde a origem dos seus negócios eles estejam ligados aos conceitos de sustentabilidade.

    Ensinar sobre reciclagem dentro e fora da empresa

    A reciclagem de materiais é uma atividade de grande importância para os métodos sustentáveis, buscando uma forma de reutilizar certos materiais que antes eram dispensados.

    Por isso, essa é uma prática que deve ser incentivada publicamente pela empresa, ao mesmo tempo que deve ser também incentivada para o seu público interno, como aos funcionários de uma fábrica.

    Opte por utensílios reutilizáveis

    Além da reciclagem, também é possível para uma empresa adotar utensílios reutilizáveis em suas atividades, de forma a reduzir o nível de resíduos produzidos em uma companhia.

    Uma opção prática é a distribuição de garrafas d’água para os funcionários, reduzindo assim o gasto financeiro e ambiental com copos plásticos descartáveis.

    Reveja o design dos seus produtos

    Muitas vezes é comum encontrar no supermercado produtos que possuem um excesso de matérias a serem descartados em suas embalagens. Logo, é importante rever esses conceitos, ou até mesmo adotar um empacotamento que traga maior proveitos.

    Como uma garrafa plástica que possa ser reutilizada como um jarro para flores. Ou até mesmo o material utilizado nessas embalagens, com as empresas podendo substituí-los por materiais reciclados.

    Por fim, além de adotar essas práticas, também é importante que as empresas saibam como comunicar aos seus clientes os seus diferenciais ambientais adotados, para que estes consumidores tenham noção maior sobre as preocupações dessa companhia.

    Algo que pode resultar em um crescimento econômico a ser notado pela assessoria contábil dessa empresa, diante os benefícios que adotar práticas sustentáveis podem trazer ao seu empreendimento um maior reconhecimento do seu público e da sociedade.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade