Michael Campos

SEO para Instagram: saiba como usar e obter destaque

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    As redes sociais cada vez mais ocupam uma importância maior no que se trata da gestão de um negócio, principalmente em relação a divulgação do mesmo, sendo importante saber como utilizar as melhores estratégias e ferramentas, tal como o SEO para Instagram.

    Ele é um sistema responsável pela melhor posição de uma página da internet, o que é válido tanto para um site em relação a uma plataforma de busca, como também para a presença de um perfil específico, dentro da pluralidade disponível nas redes sociais.

    Pois um sucesso de um negócio ou projeto dentro dessas redes não é definido apenas pela presença de um perfil em tais plataformas, até porque todas as facilidades associadas à gestão de um comércio estão disponíveis para todos que procuram acessar a internet.

    Criando desta forma um alto nível de competição entre os perfis digitais, acompanhando a concorrência presente no ramo de serviços gerais, entre uma empresa de recepção e seus competidores diretos, mas ampliando também essa disputa para outros campos.

    Até pelas plataformas digitais colocarem os próprios usuários, aos quais uma empresa busca conquistar atenção, como também possíveis concorrentes do seu negócio, já que ambos se encontram presentes na internet, compartilhando seus conteúdos.

    E o Instagram, por se tratar de uma das redes de maior popularidade hoje no cenário digital, acaba sendo também um dos campos mais almejados pelas companhias. Em busca de realizar um bom trabalho em tal plataforma, para assim se conectarem com seu público.

    Tal como uma empresa de jardinagem que usa do seu perfil digital no Instagram como um canal para não só se aproximar dos seus possíveis clientes, como também para divulgar o trabalho realizado por tal companhia. Fazendo do seu perfil uma espécie de vitrine digital.

    Com esse sendo apenas um dos motivos relacionados ao uso cada vez maior do Instagram pelas empresas. Existindo uma série de benefícios que explicam a importância para que um negócio trabalhe com o propósito de se posicionar com destaque dentro dessa rede social.

    A relevância do Instagram para um negócio

    O uso adequado de um perfil no Instagram pode fazer com que um empreendimento consiga ter acesso até mesmo a melhores resultados em termos de venda, por se tratar de um dos principais instrumentos em relação à divulgação dos serviços de uma empresa.

    Sendo importante para um negócio ir em busca do seu público, para que seja possível contar com a consideração de compra dessa audiência.

    E se tal público encontra-se principalmente na internet, com destaque para o Instagram, é preciso então ir ao encontro desses usuários, por meio de um perfil de destaque dentro dessa rede social, o que possibilita o início de uma relação com esse público.

    Algo que tornará possível para que uma empresa que atue na prestação de serviços de terraplanagem conseguir aumentar sua faixa de clientes, sendo preciso apenas destacar-se junto de um perfil específico de público que pode estar presente no Instagram.

    E para garantir com que sua conta comercial consiga ter toda essa relevância, capaz de influenciar até mesmo na lucratividade, é preciso ter atenção à posição que o seu perfil se encontra nas buscas a serem feitas no Instagram, adaptando o sistema SEO para tal rede.

    Como funciona o SEO no Instagram?

    A configuração SEO (Search Engine Optimization) trata-se de um conjunto de estratégias a fazerem com que um site ou página consiga se destacar dentro de um serviço de busca, tal como o Google e o Bing.

    A questão é que esse mesmo tipo de organização também pode ser adotado em relação às redes sociais, principalmente no Instagram, que conta com um número crescente de perfis e conteúdos, diante da popularidade alcançada por essa rede em específico.

    Sendo importante citar as hashtags a serem utilizadas por uma empresa de locação de guindaste, tornando possível com que as suas publicações cheguem até a tela dos usuários que possuam algum tipo de interesse na frase ou termo escolhido.

    Na própria aba de pesquisa do Instagram é possível encontrar diferentes formatos associados à pesquisa ao qual um usuário pretende realizar, existindo opções como:

    • Resultados principais;
    • Contas;
    • Locais;
    • Tags.

    Cada uma dessas opções pode estar associada a um resultado almejado pelo indivíduo que faz sua busca no Instagram, sendo importante para quem administra um perfil nessa rede saber como lidar com essa citada configuração SEO para aumentar sua visibilidade ali.

    Como usar o SEO no Instagram?

    Enquanto esse conceito é muito trabalhado por quem já administra um site na internet, esse tipo de configuração também deve ser visto com atenção para quem busca conquistar uma posição de destaque no Instagram. Algo a ser garantido a partir das seguintes ações:

    Descrição adequada do seu perfil

    Uma das seções mais importantes na configuração de um site está associada à área de descrição da empresa e dos serviços executados pela mesma. O mesmo é válido para um perfil no Instagram, com tal relevância sendo direcionada para a estrutura do seu perfil.

    É importante para uma empresa de projetos elétricos apresentar uma biografia concisa, que sintetize as ações de tal companhia, com destaque de palavras-chaves que podem estar associadas às buscas realizadas pelo público atrás de tais serviços.

    Localização sempre disponível

    Outra técnica relevante para que um perfil se destaque, principalmente em relação a certo público, é por meio do sistema de localização, que deve ser usado em todas as suas publicações.

    Permitindo assim uma melhor distribuição de conteúdos para quem se encontre próximo dessa posição, possivelmente uma audiência de maior relevância para esse negócio.

    Perfil sempre aberto

    No Instagram existe a possibilidade de trancar o seu perfil, deixando suas publicações disponíveis apenas para usuários que receberam permissão para te seguir. Contudo, isso não é muito positivo para quem busca justamente ampliar sua presença na rede.

    Logo, mantenha sempre o seu perfil comercial aberto ao público.

    Uso estratégico de hashtags

    Um elemento que ajuda na maior visualização de uma postagem é o uso de hashtags no texto de apoio desta publicação. Como um profissional que atua com a instalação de câmeras de segurança para empresas, que pode usar de hashtags como #vigilância, #segurança, entre outras.

    Só é preciso ter um certo cuidado, pois o uso excessivo de hashtags pode resultar em algo contrário, tornando difícil para um conteúdo chegar a um público específico, diante de uma estratégia tão ampla.

    É preciso casar tais hashtags com uma legenda bem estruturada, capaz de chamar a atenção dos usuários presentes no Instagram.

    Diversidade de posts e horários

    Por se tratar de uma rede social de bastante competitividade, com um alto número de informações a circular em uma frequência cada vez maior, é importante acompanhar esse ritmo, apresentando também um número constante de publicações.

    Existe uma pluralidade de conteúdos que devem ser trabalhados por uma empresa. Como por exemplo uma que atue com um projeto de iluminação industrial, podendo falar de características dos seus serviços, destaque a clientes anteriores, entre outras variações.

    Junto dessa diversidade de postagens, é importante também definir um horário específico para essas postagens. De acordo com os níveis de engajamento apresentados pelo público em relação ao seu perfil.

    Adote o marketing de influência

    De nada adianta fazer com que essas postagens cheguem ao público se não existe um engajamento por parte dessa audiência. Nesse caso é indicado adotar ações voltadas ao marketing de influência, estratégia voltada em convencer o seu público a algo.

    E não só a adquirir um produto, mas também a compartilhar dos benefícios destacados por uma empresa, entre outros propósitos que podem estar sendo almejados pela mesma.

    Atenção à qualidade visual dos seus posts

    Por se tratar de uma rede focada no formato visual, é importante para uma empresa que busque se destacar no Instagram ter atenção a qualidade dessas publicações, tanto para imagens como vídeos.

    Até porque uma postagem em baixa qualidade pode não só prejudicar a visibilidade desse perfil, como também prejudicar a imagem de uma companhia de limpeza que é vista como líder em seu mercado, a qual o público procura para uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.

    E se essas são ações positivas, existe também aquilo que deve ser evitado.

    Técnicas inapropriadas para o SEO do seu Instagram

    Existem certos atalhos que podem até promover uma melhor performance para o seu perfil, mas as consequências podem ser desastrosas para o seu negócio, podendo ser reprovado tanto pelo público como pelo próprio Instagram.

    Sendo assim, entre as práticas a serem evitadas é possível citar:

    • Cópia de conteúdos terceiros;
    • Uso de bots;
    • Inserção de múltiplas hashtags irrelevantes ao negócio;
    • Compra de seguidores;
    • Seguir outras contas muito rápido.

    Todas essas sendo ações capazes de prejudicarem o seu SEO à longo prazo, justamente o contrário do que um negócio busca ao abrir o seu perfil no Instagram, cujo maior objetivo é destacar o seu negócio na rede social, alcançando assim novos públicos.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade