Michael Campos

Se inspire com os maiores designer gráficos do mundo

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Criatividade é um assunto muito sério e valioso. Ao trazer neste texto, nomes e curiosidades sobre os maiores designer gráficos do mundo, buscamos atiçar a sua criatividade e partir de algumas referências.

    É algo relativamente comum se encontrar sem inspiração e sem criatividade, e isso pode ser um problema se você depende dela para seu trabalho. 

    É possível que você já tenha tido um bloqueio criativo, situação que pode prejudicar muito a produtividade, principalmente se tratando de um profissional como um designer gráfico.  

    Nesse texto, trazemos alguns nomes de profissionais que criaram e recriam as diversas marcas, mensagens e mídias que chegam até nós, sejam pelos meios digitais ou em displays personalizados, todos os dias, para inspirar essa mente brilhante que nos lê.

    Quem é o designer gráfico?

    Quem não é da área de marketing ou produção audiovisual, deve estar se perguntando o que um faz um designer gráfico e de que forma ele pode te trazer inspiração.

    Respondendo a esse questionamento, é esse o profissional que está por trás da linguagem visual com a qual as empresas e marcas se comunicam com seu público.

    Desde os tempos mais antigos, as imagens e símbolos são usados para a comunicação, mas foi com a criação da prensa móvel, pelo alemão Johann Gutenberg, no século XV, que se iniciou a história dos designers.

    Do simples papel até a estampa em camisa de algodão, e nos mais diversos itens e locais, evoluindo ao longo do tempo e da história, a comunicação visual está em todos os detalhes.

    Já o conceito de designer gráfico, como o conhecemos hoje, só aparece no século XX. São os profissionais responsáveis pelo projeto, elaboração e execução da comunicação ao falarmos, por exemplo, de:

    • Propagandas e comerciais;
    • Cartões de visita;
    • Panfletos;
    • Sites;
    • Logotipos;
    • Revistas, jornais e livros;
    • Outdoors;
    • Design de embalagens e produtos, como móveis, vestuário e automóveis.

    Claro que esse profissional ainda pode estar envolvido em muitas outras frentes, como explicaremos na continuação do artigo!

    Imagens, cores, formas e texturas

    O designer precisa se atentar aos diversos detalhes e processos subjetivos do receptor de sua mensagem.

    Bons profissionais são cobiçados: seja para megas campanhas publicitárias ou para investimentos mais pontuais, como brindes personalizados para empresas, e a demanda do mercado continua crescente.

    A formação desse profissional envolve multidisciplinaridade, com elementos de marketing, psicologia, economia, cultura e estética. Com um mercado amplo, não existe uma formação obrigatória, o que o torna altamente competitivo para esses profissionais.

    Eis o que “desempata” a situação: o currículo e as competências de cada profissional. Existem diversos cursos técnicos, tecnólogos ou pós-graduação disponíveis nesta área do conhecimento. 

    Pensando sobre como se comunicar é a base de qualquer atuação na sociedade, inspirar-se em experts no assunto pode ser de grande proveito para qualquer um, desde um empresário do ramo serviço de limpeza profissional até um profissional da saúde.

    Confira nesse artigo, alguns nomes que podem inspirá-lo a produzir trabalhos de excelente qualidade, independentemente de sua área de atuação. 

    Os 7 melhores designers do mundo

    Pois bem, como o título já entrega, pontuamos aqui os 7 melhores designers gráficos e seus feitos. Continue lendo e confira algumas curiosidades:

    1. Paul Rand

    Paul Rand nasceu no Brooklyn, Nova York, em 1914. Atuou como escritor, professor, diretor de arte, designer e consultor de design, em uma série de empresas. Sua principal especialidade são os logotipos e as capas de livros fortemente inspiradas na arte moderna.

    1. Rob Janoff

    Criador do famoso e icônico logotipo da Apple, ele era um diretor de arte no início da carreira quando foi escolhido pelo também jovem, Steve Jobs, para projetar a identidade visual da Apple Computer Inc.

    Nascido em Culver, Califórnia, no subúrbio de Los Angeles, descobriu seu interesse pelo design gráfico após sua formação em Desenho Industrial.

    Passado pelas principais agências de Chicago e Nova York, destaca-se pelo seu primor pela simplicidade. Hoje, Janoff aconselha, atende e responde às perguntas e curiosidades de estudantes ao redor de todo o mundo.

    1. Chip Kidd

    Imagine squeezes personalizados com capas de livros memoráveis como Jurassic Park, ou de escritores como Haruki Murakami’s. Chip Kidd é o responsável por artes como essas.

    Nascido em 1964 em  Shillington, na Pensilvânia, EUA, especializou-se em capas de livros, e hoje mora em Nova Iorque. 

    1. Carolyn Davidson

    Criadora de um logo também icônico: o logotipo da Nike Swoosh, em 1971. Carolyn Davidson uma grande design gráfica: Para essa produção histórica, gastou apenas 17 horas e meia, desde o conceito à criação, recebendo U$35 por ele. 

    Anos mais tarde foi reconhecida pela Nike, presenteada com um montante em ações, comemoração e um lindo anel de ouro com a logo, opta por viver mais afastada dos holofotes.

    1. Peter Saville

    Peter Saville é designer, nascido em 1955, em Manchester, Lancashire, é o grande nome das capas de CDs e vinis, conhecido por capas da Factory Records.

    Camisetas personalizadas com suas capas, assim como imagens compostas por outros grandes designers, são uma ótima opção para um visual original, assim como camisetas para uniformes de empresas.

    1. Massimo Vignelli

    Um destaque na área de design de embalagens é Massimo Vignelli, italiano de Milão, formado pelo Colégio Politecnico di Milano e, posteriormente na Università di Architettura, de Veneza. 

    Conhecido pelo design de produtos como The Big Brown Bag, e New York City Subway Diagram.

    1. Saul Bass

    Designer e cineasta, Saul Bass nasceu na década de 1920, em Nova Iorque. Em sua carreira se destacou pelo desenvolvimento de logotipos de grandes marcas e empresas, como o logo da United Airlines, de 1974.

    Além disso, é reconhecido por sua participação na identidade visual e nos créditos finais de muitos filmes.

    Quem se destaca no Brasil?

    Agora focando no nosso país e voltando os holofotes para os profissionais que surgiram em nossa terra. Terra essa de um povo que se destaca pela criatividade, genialidade para improvisos e expressão artística. 

    Contamos com um time de grandes profissionais, que se destacam no mundo todo por sua originalidade e inovação. 

    Sejam nos detalhes de formas e cores de produtos ou no design de etiquetas para embalagens, muito se tem da contribuição dos designers gráficos brasileiros.

    Finalizando esse artigo com mais 6 grandes nomes, confira quem são os melhores designers gráficos do país e algumas curiosidades sobre suas obras:

    1. Willian Matiola

    Especialista em User Interface (UI) Design, ou Interface do Usuário, Willian Matiola é um dos fundadores do blog Choco La Design, além de também estar envolvido na fundação do UI Lab, uma plataforma de estudos na área. 

    Matiola conta com um estilo inovador, envolvendo muita tecnologia em seus projetos e trabalhos.

    1. Walter Mattos

    Outro grande nome é Walter Mattos, que se auto-define como um profissional apaixonado pela criação de marcas e compartilhamento de conteúdo. 

    Com um trabalho muito objetivo no desenvolvimento de elementos gráficos, também atua no desenvolvimento de identidades visuais, é palestrante e possui seu canal no YouTube.

    1. Ana Couto

    Designer gráfica e empreendedora  de renome, Ana Couto possui sua própria agência de publicidade, abrangendo desde o Rio de Janeiro até São Paulo.

    Atende marcas como Coca-Cola, Buscapé, Youse, o aeroporto Rio Galeão, Dafiti, Old Spice e Arezzo. Ana tem como marca registrada sua pesquisa estratégica para garantir alta personalização de suas obras.

    1. Aloísio Magalhães 

    Com formação em direito e nascido no Nordeste em 1927, Aloísio Magalhães se descobriu como designer em 1960, considerado um dos pioneiros da atuação no Brasil. Com um estilo marcadamente internacional e modernista, busca a integração da arte à vida cotidiana.

    Profissional reconhecido por empresa de letreiro e outras, está por trás de logos como da Caixa Econômica Federal, Petrobras, TV Globo; do design de nossas notas e moedas; e dos símbolos da 4º Centenário do Rio de Janeiro e para a Fundação Bienal de São Paulo.

    1. Ruth Kedar

    Essa designer gráfica de Campinas, é a responsável pelo logo da Google, que foi usado entre 1999 e 2015, e inspirou o atual design.

    Ruth possui um estúdio próprio, o Kedar Designs, onde se dedica às suas obras que conseguem ser, em simultâneo, contemporâneas e atemporais.

    1. Alexandre Wollner

    Alexandre Wollner é paulistano da capital, nascido em 1928. Uns dos pioneiros na introdução da profissão de designers gráficos no país, além de pioneiro do design moderno. 

    Wollner já teve diversos projetos expostos no MASP, e foi presidente da Associação Brasileira de Desenho Industrial.

    Considerações finais

    Cada um desses 12 nomes que citamos carrega uma ampla gama de experiências, além de cases de sucesso. Ao pesquisar sobre o assunto verá como inspiração e transpiração andam juntos, e é somente trabalhando por algo que se cria o novo.

    Como chamamos a atenção desde o início, não há profissional que não possa se beneficiar ao buscar mais conhecimento sobre comunicação, uma vez que essa é a base das relações sociais.

    Conhecer estilos, ideias e técnicas certamente lhe trará vantagens, sejam elas profissionais ou mesmo em relação ao seu círculo de amizades, família e demais convivências.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp