Michael Campos

Saiba qual a diferença entre palavra-chave e termo de busca

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    No meio de uma conversação, os termos “palavra-chave” e “termo de busca”, geralmente, são usados como sinônimos. Contudo, há diferenças entre ambas, e você verá neste artigo. 

    Podemos começar com o termo “palavra-chave”, que pode ser usado quando partíssemos de um ideal para encontrar diversos termos de busca. Já o termo de busca, na prática, seriam as palavras, ou conjunto de palavras que os usuários colocam no campo de pesquisa. 

    Ou seja, quando o usuário utilizar um termo de busca parecido com “acabamento em taco de madeira”, logo, o buscador irá apresentar outros termos que estão relacionados com o interesse da pessoa. 

    Imagine que seria como uma aplicação de uma palavra-chave no mundo real, ou seja, pode ser que esteja faltando uma letra, ou algo que foi digitado de maneira errada ou fora de ordem. 

    Por que o marketing digital usa palavras-chave?

    Quando falamos de marketing digital, automaticamente estamos falando de SEO também. As equipes de marketing vão atrás das palavras-chave para otimizar o conteúdo on-page. Na prática, as palavras-chave são utilizadas nas seguintes partes:

    • URLs;
    • Títulos;
    • No meio do conteúdo;
    • Nomes de arquivos de imagens;
    • Meta description entre outros. 

    Em outros casos, é possível notar a estratégia das palavras-chave em outros exemplos, como: links internos em anúncios de textos, e texto âncora. Essas estratégias ficam mais visíveis quando você utiliza termos de busca com a intenção de comprar um determinado produto. 

    Por exemplo, quando você coloca no campo de pesquisa, algo como “comprar piso de borracha”, logo, o algoritmo do Google irá direcionar anúncios relacionados a esse tipo de pesquisa. 

    As palavras-chave também são usadas como uma ferramenta bastante eficiente para campanhas de links patrocinados. A equipe de marketing utiliza as palavras-chave através de lances (building), usando-as em anúncios e Landing Pages. 

    Em outras palavras, esse tipo de ferramenta é essencial, principalmente, para sites que tratam de assuntos específicos, como avaliação de ruído para conforto acústico

    Utilizando a palavra-chave de maneira adequada, logo, o site terá um tráfego de acesso cada vez maior. 

    Por outro lado, temos os termos de busca, nada mais é do que palavras do mundo real, que as pessoas usam para digitar nos campos de pesquisa disponibilizados pelo Google, e encontrar o que desejam. 

    Exemplificando, você deseja pesquisar algo relacionado à jeans, logo, você poderá encontrar todos os termos que os usuários digitam quando aparece anúncios conectados com a sua pesquisa. 

    O mesmo vale para outros assuntos que não tenham ligação com vendas, por exemplo, ao pesquisar por “fábrica de corte a laser” automaticamente o Google irá disponibilizar uma série de termos que podem ajudar a sua pesquisa de acordo com a experiência de outros usuários. 

    Em um outro cenário, onde você está utilizando a correspondência ampla, esses termos podem ser a própria palavra, ou inúmeras variações que podem aparecer, como “calça jeans”, “jeans feminino” ou qualquer outra coisa que esteja relacionado com esse tipo de produto. 

    Caso algum destes termos caia em um padrão de repetição, como “calça jeans”, você poderá criar um grupo de anúncios que correspondam a este termo de busca, e dessa forma, pode ser que a palavra se torne uma palavra-chave. 

    No geral, os termos de busca são grupos de palavras bem maiores em relação às variações dentro das palavras-chave, e ao olhar para estes grupos, podemos nos deparar com novas palavras-chave para incluir em campanhas de marketing.

    Uma ótima maneira para encontrar correspondências negativas sobre as suas campanhas, são os estudos de termos de busca. 

    Resumidamente, os estudos servem para fazer com que uma empresa especializada somente em venda de máquina de gravação a laser em metal, entenda que nessa mesma área, há também, uma outra demanda crescente. 

    Para você entender melhor, imagine que o único produto que você trabalha é calça jeans, mas ao decorrer do tempo, acaba se deparando com uma grande demanda de buscas por “jaquetas jeans”. Neste caso, você iria negativar o termo “jaqueta”. 

    Ou, considerando outras hipóteses, começaria trabalhar com outros tipos de produtos, incluindo jaquetas jeans. 

    Por que pesquisar palavras-chave? 

    Até aqui, você pôde entender que as palavras-chave tem um grande impacto independente da estratégia de marketing utilizada. 

    No geral, trata-se de uma ferramenta de extrema relevância, capaz de fazer com que até mesmo uma fábrica de capachos personalizados, consiga na internet, um alcance muito maior do que as estratégias de marketing tradicionais. 

    Dentro do universo digital, o caminho mais fácil para o seu site ser facilmente encontrado é utilizando as palavras-chave adequadas para cada tipo de conteúdo, serviço ou produto. 

    Dependendo do conteúdo, às vezes, torna-se difícil notar o uso de palavras-chave. Contudo, basta adotar um olhar mais minucioso que as chances para percebê-las aumentam. Observe o uso de palavra-chave no exemplo abaixo:

    Se você tem uma loja online, e intitula o produto com a palavra “bowl”, (tigela em inglês), pode ser que o público que você trabalha não encontre o produto, devido ao uso errado da palavra-chave. 

    Através da análise de palavras-chave, você poderá encontrar quais são os termos mais relevantes para esse tipo de pesquisa. O que é essencial para uma produtora de vídeo comercial, por exemplo, que está buscando aumentar o alcance dos seus serviços na internet. 

    Em outras palavras, trata-se das palavras que o seu público-alvo costuma usar, como por exemplo: vasilha, tigela e recipiente. 

    Tipos de palavras-chave

    Ao utilizar as palavras-chave, saiba que antes, existem três tipos, que são: head tail, middle tail e long tail. Talvez você não tenha notado, mas elas são separadas por especificidade. Veja o exemplo abaixo:

    • Head tail: roupas de corrida;
    • Middle tail: roupas para correr na rua;
    • Long tail: roupas para correr na rua de Campinas.

    Dessa forma, o seu site pode ser encontrado de maneira mais fácil, afinal, você estará mais próximo das primeiras posições do ranking de pesquisa da Google. Com isso, o sucesso se torna apenas consequência das suas estratégias. 

    Vale lembrar também que, as palavras-chave curtas são mais abrangentes, entretanto, a concorrência se torna bem maior. 

    Ou seja, dentro de um cenário tão competitivo que a maioria das áreas enfrentam, optar por palavras como “alugar galpão”, dependendo da sua estratégia, pode não ser a melhor opção. 

    Portanto, para que você possa atrair mais usuários segmentados e próximos do funil de vendas, as long tails podem ter resultados melhores. Tudo isso vai depender da estratégia escolhida pela equipe. 

    Outros fatores que estão conectados com o SEO, são levados em consideração pelo buscador do Google, como o posicionamento da palavra-chave no texto, a frequência que ela é utilizada e o tempo de leitura. 

    Dito isso, caso você queira ser notado pelo seu público, é necessário saber, e escolher a palavra-chave, analisando os termos de busca. Neste artigo, mostraremos também como você pode encontrar as palavras-chave de acordo com a sua área de atuação. Entenda:

    Importância das ferramentas de análise de palavras-chave

    Abaixo, iremos mencionar as informações mais utilizadas por aquelas empresas que precisam de ajuda para encontrar as palavras-chave que são utilizadas pelos usuários. As informações são:

    • Previsões de tráfego;
    • Volume de busca;
    • Impressões;
    • Taxa de cliques;
    • Custo médio por clique.

    Através das informações citadas acima, torna-se mais fácil definir a melhor palavra-chave para a sua empresa. Na internet, há algumas ferramentas que oferecem versões gratuitas para você conhecê-las. 

    Geralmente, essas opções são limitadas por pesquisas ou resultados. Caso você queira ter um acesso mais livre dentro das plataformas, é necessário fazer uma assinatura. Entretanto, há outras opções para pesquisar palavras-chave. Veja abaixo:

    Quais ferramentas usar para pesquisar palavras-chave?

    Caso você queira saber qual é a maneira para pesquisar palavras-chave, saiba que todo o processo é realizado através de softwares. 

    Dessa forma, você conseguirá analisar as palavras-chave com maior potencial para levar o seu negócio ao topo. Felizmente, a Google disponibiliza algumas ferramentas de pesquisa gratuitas. São elas:

    • Planejador de palavras-chave – Google ADS;
    • Google Search Console;
    • Google Trends.

    Contudo, se você quer ter uma análise completa sobre SEO, alguns softwares analisam a sua página e mostram quais são as palavras-chave mais apropriadas para fazer com que o seu site ganhe posições melhores. As ferramentas são:

    • Ubersuggest;
    • SEMrush;
    • Ahrefs;
    • Moz Keyword Explorer;
    • Keywordtool.io;
    • SeoScout;
    • Keywords Everywhere;
    • Wordtracker Scout.

    Esperamos que esse texto tenha sido bastante informativo e que tenha dado um norte sobre a diferença entre palavra-chave e termo de busca. 

    Dessa maneira será possível aplicar essas estratégias na sua empresa e conseguir melhorar o rendimento e a efetividade nesse novo mundo digital que vem cada vez mais tomando mais espaço.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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