Michael Campos

Saiba quais são os tipos ideais de funcionários para aumentar a performance da sua empresa

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O gerenciamento de desempenho dos funcionários é uma competência essencial que muitas organizações buscam desenvolver para aumentar a performance da empresa. Logo, encontrar os tipos ideais de funcionários é uma tarefa difícil, pois demanda esforço e dedicação.

    Mas certamente toda empresa precisa encontrar uma maneira de encontrar os melhores talentos para compor o time, bem como saber gerenciar o desempenho e garantir que os principais marcos e objetivos sejam alcançados.

    Mesmo as organizações mais experientes estão constantemente melhorando seus programas de recrutamento de novos funcionários e encontrando novas maneiras de se conectar com os destaques.

    É algo essencial tanto para uma empresa de montagem de painel elétrico, como para uma empresa de consultoria empresarial.

    Ou seja, independente do segmento, é essencial que a empresa esteja em constante busca pelos melhores profissionais para fazerem parte da história da empresa.

    Tipos de perfis de funcionários essenciais

    A gestão do desempenho dos funcionários é um assunto complexo que requer a atenção da equipe de RH.

    Ou seja, quando os funcionários estão engajados em seu trabalho, é mais provável que tenham o melhor desempenho e agreguem valor significativo à empresa, ao mesmo tempo em que alcançam maior sucesso individual e de equipe.

    Por sua vez, o sucesso dos funcionários motiva os membros da equipe a fazer mais, assumir mais responsabilidades e enfrentar projetos maiores, promovendo um ciclo de melhoria contínua.

    Logo, toda essa dinâmica tem a ver com os tipos de funcionários que estão integrados no time. E cada característica conta para alcançar um resultado específico nas empresas.

    Para ajudar seu negócio, preparamos este pequeno guia que mostra as qualidades essenciais que os funcionários precisam ter para que você os contrate. Descubra os principais tipos de pessoas que deveriam estar em sua equipe.

    O visionário: visão clara de crescimento

    Quando os funcionários possuem uma mentalidade clara de crescimento, o desempenho torna-se transparente e a comunicação da empresa torna-se fluida e elevada.

    Ou seja, esse perfil de funcionário contribui para uma estrutura de gerenciamento de desempenho significativa e performance e crescimento da empresa.

    Seja ele um profissional gerente de negócios ou distribuidor de etiquetas adesivas. Nesse sentido, independente do cargo exercido, um funcionário com visão clara de crescimento construirá bastante na empresa.

    O sempre motivado

    Quando os funcionários têm confiança de que suas contribuições serão reconhecidas, isso pode aumentar drasticamente a motivação deles.

    Ou seja, o típico funcionário que está sempre motivado, não vê tempo ruim e sempre enxerga a oportunidade de melhorar suas habilidades, bem como trabalhar ao lado de um grupo diversificado e motivando os colegas é um tipo de funcionário que toda empresa deveria ter.

    Seja uma empresa de manutenção elétrica em condomínios ou um restaurante, um funcionário com esse perfil é como um motor que ajuda a mover a empresa sempre para frente.

    Afinal, a desmotivação e a negatividade nunca foram capazes de levar os negócios a lugar nenhum.

    O criativo

    Esse perfil de funcionário é sempre iluminado com boas ideias e grande carisma. Ele é um criativo nato, portanto nunca para de pensar e realizar novos projetos o tempo todo.

    E traz diversos benefícios para empresa, isso porque ele agrega grande valor a qualquer equipe de vendas ou marketing, afinal em todo negócio é preciso manter os produtos e serviços inovadores e empolgantes.

    Principalmente empresas que demandam sempre de criatividade precisam dessa qualidade em seu time para construir ideais realmente que vendem.

    Por exemplo, uma empresa de capacho personalizado para comprar mais ideias precisa de frases cada vez mais chamativas e criativas, mas na verdade toda empresa necessita de uma boa pitada de criatividade.

    O comunicativo

    Um funcionário que sabe se comunicar pode realizar boas negociações e boas vendas. Ou seja, é um tipo de funcionário focado, que sabe exatamente as palavras certas para falar aos clientes e também aos outros colaboradores.

    Geralmente são carismáticos e possuem liderança, proatividade e agilidade nas demandas. As empresas que sabem a importância dessa característica nos funcionários já sabem identificar quando um funcionário é criativo o suficiente para mover a dinâmica empresarial.

    Se você tem uma empresa de levantamento topográfico, por exemplo, é essencial essa habilidade devido aos clientes em potencial serem empresários, ou seja, é um negócio B2B em que a comunicação se torna o cerne dos fechamentos de contrato.

    O criterioso e empenhado

    Esse é o tipo de funcionário que se preocupa bastante com o desempenho aprimorado, é bastante criterioso, observador e exigente.

    Ou seja, nesse perfil de colaborador, ter suas realizações reconhecidas como parte do alcance das principais metas da empresa é o que o move. No entanto, isso não é nem de longe uma característica ruim.

    Quanto mais um colaborador se especializa, quanto mais ele adquire habilidades, mais ele sobe de cargo trazendo muito resultado para as empresas. Logo, ao mesmo tempo em que eles obtêm a realização pessoal, eles geram valor agregado aos negócios.

    Afinal, eles podem elevar o nível da empresa através de toda sua dedicação exigente. Ou seja, isso gera um aumento do monitoramento e leva a uma melhor medição de desempenho em todos os níveis nas empresas.

    Principalmente em empresas do setor de construção civil, que realizam laudo de engenharia mecânica, por exemplo, é preciso profissionais realmente habilidosos e criteriosos para construírem documentações e laudas com minuciosidade e cuidado, evitando erros e problemas judiciais com a empresa.

    O sábio

    Esse tipo de colaborador já passou muito tempo com empresas e utiliza sua experiência para influenciar positivamente o futuro da empresa em que atua.

    Com a ajuda deles, qualquer empresa, seja uma de instalação de ar condicionado residencial ou de marketing digital, por exemplo, passam a evitar mais problemas e complicações com outros funcionários, ou com exigências extrapolantes de direitos.

    Ou seja, eles estão mais preocupados em contribuir, em promover a empresa, no crescimento pessoal e em construir com outros colaboradores do que exigir e tomar.

    Portanto, é de fato um tipo de funcionário que toda empresa deveria ter em seu time. Logo, se você não tem muitos funcionários, contrate um sábio.

    Se for o caso, ele pode até assumir cargos elevados na empresa, como o cargo de diretor de uma empresa de isolamento acústico para janelas de vidro, por exemplo.

    Pode apostar que será um elemento-chave para o bom funcionamento da sua empresa. E poderá até se surpreender com os resultados que terá.

    O gladiador

    Esse tipo de funcionário é o típico empreendedor, sendo muito leais e naturais. A intensidade e excesso de confiança são simplesmente maneiras de reforçar o que eles precisam para permanecerem fortes sobre os problemas.

    Quando você se sentir desmotivado e sem iniciativa, opte por engajar gladiadores.

    Eles vão fazer o trabalho, não importa o quão difícil.

    O super conector

    O maior diferencial nesse tipo de funcionário é a capacidade de interligar diversos conhecimentos e utilizá-los para alcançar outros por meio de objetivos compartilhados.

    Quando você não sabe o que mais fazer, o conector saberá como direcioná-lo para a pessoa certa para ajudar. Eles sempre procuram desenvolver sua rede pessoal, pois sabem que encontrar pessoas adequadas resolverá mais problemas.

    O hacker

    Destruidores e construtores por definição, eles desconstroem sistemas, removem qualquer coisa desnecessária e reconstroem tudo com uma qualidade excepcional e surpreendente.

    Esse processo é o caminho mais rápido para a empresa se livrar de problemas. Os hackers podem reduzir drasticamente o tempo e a energia que você gasta testando várias partes do processo repetidamente.

    Concentre-se no reconhecimento e incentivo

    Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é não reconhecer as contribuições dos funcionários. Parece simples, mas é muito fácil não perceber o estresse e as prioridades prementes que os líderes empresariais e os profissionais de RH enfrentam todos os dias.

    Criar um programa formal de recompensas para funcionários é uma ótima maneira de permitir que os funcionários se reconheçam e se interessem pelos seus próprios desenvolvimentos pessoais.

    Ou seja, ao incentivar e aplicar essa cultura em sua empresa, isso gera reconhecimento de todas as realizações – grandes e pequenas, individuais e de equipe.

    Outra prática construtiva é revisar regularmente os incentivos de seus funcionários para melhorar ou eliminar práticas que não estejam alinhadas à sua empresa.

    Certamente esses incentivos podem construir para que os funcionários já contratados adquiram essas habilidades citadas que são cruciais para a performance e desenvolvimento de qualquer empresa.

    Como entrevistar para identificar boas habilidades?

    Essa sem dúvidas é uma das alternativas que geram gastos e esforços, mas que é necessário para encontrar os melhores talentos. Afinal, até mesmo treinar os funcionários já contratados também gera gastos.

    Logo, não acaba sendo um critério escolher um método a ouro, e sem realizar os dois processos. Basicamente é importante que os candidatos estejam familiarizados com:

    • Valores a missão da empresa;
    • Deveres e requisitos do trabalho;
    • Características pessoais necessárias para trabalhar com a equipe e gerente;
    • Benefícios que serão oferecidos ao candidato selecionado.

    Todas essas informações não serão divulgadas para o processo de seleção de inscrição.

    No entanto, você precisará avaliar a compatibilidade do candidato com ele durante a entrevista.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade