Michael Campos

Saiba porquê seu blog não aparece no Google

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    Muitos empreendedores investem cada vez mais em marketing e formas de ganhar visibilidade através da internet, mas uma dúvida frequente que eles têm é o motivo do porque o blog não aparece no Google.

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    Existem diversos fatores que podem impactar para que esse tipo de situação aconteça e, embora possa variar muito de empresa para empresa, a verdade é que a estrutura e o conceito permanecem o mesmo, sendo necessárias uma ou outra adaptação.

    Sendo assim, o texto de hoje irá explicar o porquê o blog não aparece durante as pesquisas do Google, mostrando a importância de investimento nesse tipo de situação, além de fazer diversas menções e destaques aos motivos e como resolver.

    Desde empresas de produtos promocionais a grandes logísticas, todo e qualquer tipo de negócio precisa estar atualizado nos dias de hoje e encontrar a melhor forma de se promover na internet e fazer com que outros conheçam o seu trabalho.

    Portanto, ter uma forte presença na internet é essencial para o desenvolvimento dos processos de trabalho e fazendo com que todos encontrem a marca de maneira mais fácil, afinal, os tempos mudaram e todo negócio deve se adaptar aos novos canais de comunicação.

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    Alguns preferem utilizar apenas as redes sociais, já outros gostam de explorar os mais diversos métodos, investindo principalmente em blogs que ainda são um grande sucesso, ajudando até mesmo comércios de máquina de fazer suco de laranja automática.

    Dessa forma, ao investir nessas diferentes maneiras, quando se trata de um blog, é sempre importante que, quando o lead, cliente ou usuário pesquisá-lo no Google, o mesmo apareça entre as primeiras pesquisas, de preferência, nas três primeiras.

    Quanto mais fácil de alguém achar a marca, maior será a probabilidade de convertê-la em um potencial cliente, se tornando mais simples de fidelizá-la e mostrar os benefícios em acompanhar o trabalho da marca de controle de acessos para empresa, por exemplo.

    Porém, esse é um longo trabalho junto às formas de ranqueamento da plataforma, ou simplesmente o empreendedor está cometendo alguns erros que não devem ser cometidos. Erros esses que serão pauta e assunto nos próximos tópicos.

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    Sendo assim, os tópicos a seguir irão mostrar como é necessário o conhecimento de investimento em blogs, melhorando o ranqueamento do mesmo e fazendo com que o mesmo se torne mais influente e impactante.

    A importância da gestão do blog

    Seja um blog que fala sobre serviço de digitalização de documentos ou de soluções logísticas para a sua empresa, manter um blog atualizado e bem gerenciado é essencial para que erros em sua gestão não sejam cometidos, impactando a performance do mesmo.

    Quando se sabe o que está sendo feito, o valor de investimento pode diminuir por conhecer novas soluções e práticas no mercado, além da otimização de tempo e qualidade no blog. 

    Um bom exemplo disso são as diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como:

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    • Google Trends;
    • Trello;
    • Yoast SEO (Search Engine Optimization);
    • Google Keyword Planner.

    Cada uma dessas ferramentas possui a sua própria particularidade, mas um bom exemplo é o Google Trends. 

    Podendo ser usado até mesmo por uma empresa comercializante de display customizado, a ferramenta traz informações relacionadas as maiores buscas dos mecanismos de pesquisa.

    Com isso, já é possível verificar o nível de procura pelo blog da marca, mostrando se as estratégias e práticas na qual a empresa está investindo estão trazendo frutos.

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    Isso sem mencionar o próprio fato da marca sempre tentar estar um passo à frente em todos os quesitos, tanto em planejamento quanto em programação quanto em tecnologia. Quem melhor conseguir prever os passos dos clientes e concorrentes, melhor se desenvolverá no mercado de trabalho.

    Quanto melhor a gestão, melhor será a visibilidade da marca, podendo ela aproveitar de diversos benefícios e vantagens que outras que não buscam o mesmo podem não alcançar, mesmo que a organização tenha como principal objetivo o aluguel de stand para eventos.

    Motivos do desaparecimento do blog

    Agora que já se tornou muito mais simples de compreender a importância de manter uma gestão ativa e constante de um blog e como isso pode impactar em seu desempenho, chegou o momento de explicar o porquê ele pode não aparecer nas pesquisas Google.

    Isso pode variar de marca para marca, mas os motivos mais comuns serão comentados abaixo. 

    Portanto, verifique se eles se encaixam na realidade de cada empresa e realize os ajustes o mais rápido possível, mesmo que o foco do trabalho seja desenvolver software de gestão empresarial.

    1. A idade do blog

    O primeiro passo para criar um blog foi realizado e sempre é necessário a atualização do mesmo, tanto em questão de constância de conteúdo quanto em mudanças visuais no mesmo. Porém, os mecanismos de pesquisa dão prioridade para páginas mais antigas.

    Por isso, não importa o quão bom e bem estruturado é o blog de uma determinada marca, mesmo que ela seja pioneira em métodos inovadores de venda de rótulos personalizados, o tempo que ela está no ar é levado em consideração.

    Mas isso não é motivo para desânimo. O algoritmo do Google é excelente para apontar os motivos pelos quais o site não está sendo ranqueado e essa é uma excelente forma de mostrar ao mesmo o motivo do blog deve ser melhor posicionado, com muito trabalho e dedicação, visando sempre o médio e longo prazo.

    1. Cache desatualizado

    O cache é uma espécie de dispositivo de acesso rápido dentro da área de computação que ajuda a processar informações e levá-las de um lugar ao outro. Talvez um dos motivos do blog não estar aparecendo para os mecanismos de pesquisa é o cache desatualizado.

    Com isso, a página não consegue realizar as atualizações e verificar novas mudanças que talvez tenham ocorrido recentemente ou a algum tempo próximo disso. 

    Portanto, busque sempre manter o mesmo atualizado para não acabar mudando toda a estratégia da empresa por causa de um pequeno erro.

    1. Violação de direitos autorais

    As pessoas acessam e consomem a internet diariamente em busca de conteúdo, o que é comum que todo tipo de coisa seja encontrada nela, porém, para um blog que queira ser bem visto por todos e que traga o devido engajamento e visibilidade da marca, precisa ser original.

    Isso significa que tudo que for produzido pela sua marca, tanto vídeos quanto áudios quanto textos deve ser original para que o Google entenda o valor e o esforço da empresa em criar isso, ajudando na hora do ranqueamento.

    Isso não significa que a marca não pode citar e referenciar ou até mesmo se inspirar nos mais diversos conteúdos, pois a criatividade se baseia em conhecimentos aplicados de maneiras inusitadas e que façam sentido, parecendo que nasceram um para o outro.

    Para que isso ocorra, busque sempre se atentar a isso que o Google não penalizará o blog, muito pelo contrário, o indicará ainda mais.

    1. Site lento ou muito pesado

    A experiência do usuário sempre é levada em consideração quando o assunto é ranquear o blog para os mesmos, afinal, ninguém quer navegar ou ficar muito tempo em uma página que não abre os arquivos, notícias e conteúdo no geral, sem mencionar travamentos e problemas de lentidão.

    Com isso, é extremamente necessário a criação do blog em bons servidores e que funcionem de maneira excepcional, e sem travamentos, fazendo com que as técnicas de SEO sejam bem aplicadas e ajudem no gerenciamento e melhora da página para os usuários.

    Cada segundo que o blog demora para abrir aumenta a taxa de rejeição e, em um mundo onde as pessoas buscam cada vez mais velocidade e praticidade, isso não é nem um pouco aceitável. Caso o blog não cause uma boa experiência, os leads e usuários simplesmente vão para outro.

    Considerações Finais

    O texto de hoje abordou os motivos do porquê um blog pode não aparecer nas pesquisas do Google, mostrando o impacto que isso pode causar, a importância em se realizar uma gestão eficaz e alguns dos principais motivos.

    É importante também que o blog seja constantemente atualizado de conteúdo. Publicações diárias são sempre bem vindas mas, caso ainda não esteja nesse nível de planejamento, no mínimo três vezes na semana pode ser o ideal.

    Caso precise realizar atualizações de design, o ideal é mudar dentro de alguns meses. Algo entre 8 meses e 1 ano pode ser essencial, para sempre trazer aquele tom de renovação sem perder a essência do mesmo.

    Com isso, busque sempre manter as regras do SEO ativas para que o blog consiga se manter bem. 

    Com dedicação e esforço, é possível chegar muito longe e a marca será incrivelmente gratificada e recompensada com um maior número de acessos, alcance e autoridade no mercado.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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