Michael Campos

Saiba os principais erros do marketing digital

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    Quando não existe um planejamento eficaz para uma determinada ação, as chances de surgirem erros do marketing digital é grande, podendo trazer impactos negativos para sua empresa.

    Conhecer os principais erros que você pode cometer é essencial, pois ajuda a evitar desperdício de dinheiro e esforço, recursos importantes e escassos.

    Além disso, as tendências online mudam rapidamente, de forma que as organizações precisam se manter atualizadas. Só assim é possível fazer os ajustes certos para melhorar o desempenho das campanhas de sua marca.

    Para ajudar empresas a alcançar um crescimento sustentado e previsível por meio do marketing digital, é preciso analisar recursos de marketing atuais para identificar elementos que podem ser explorados com sucesso, e aqueles que costumam dar errado.

    É preciso ter foco e estudar diversas temáticas para garantir que não irá cometer erros rotineiros, que incluem estudar sobre:

    • O público-alvo;
    • SEO;
    • Estratégias de marketing;
    • Ter planejamento;
    • Ser analítico; 
    • Criatividade para que as ações de marketing digital deem certo.

    No artigo de hoje vamos abordar os principais erros do marketing digital, de forma que você poderá eliminá-los da sua estratégia e garantir resultados cada vez mais expressivos.

    Principais erros do marketing digital

    Para auxiliar sua empresa de produtos para crescer barba, pontuamos a seguir os principais erros do marketing digital.

    • Falta de definição clara de metas

    Muitas organizações não conseguem estabelecer metas realistas para as marcas e sem uma visão e metas definidas, suas estratégias e esforços podem ser inúteis.

    É importante que sua empresa defina de forma precisa as metas de curto e de longo prazo, sendo possível direcionar esforços e recursos no tempo certo. A falta de compreensão do público potencial pode ser a causa de problemas de definição de metas.

    Sem uma compreensão aprofundada de seu público-alvo, sua estratégia global pode ser ineficiente, então defina o quanto antes seu perfil de cliente ideal.

    • Marketing de conteúdo pouco eficiente

    Outro erro comum é ignorar o poder do conteúdo e agir sem a estratégia certa. Aposte em conteúdo gerado pelos usuários, pois essa pode ser uma ótima forma de engajar constantemente os seguidores de sua marca de friabilômetro.

    Outros erros do marketing digital incluem conteúdo de má qualidade, informações pouco relevantes e não se atentar ao formato certo para a rede social utilizada.

    • Não ter um blog

    Dá trabalho ter um blog bem produzido, pois é preciso lidar com os desafios da pesquisa de palavras-chave, pesquisar o mercado-alvo, criar conteúdos de qualidade e rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) utilizando o Google Analytics.

    Mas esse esforço compensa, pois além do importante papel como conteúdo proprietário, ele facilmente pode se tornar a peça central de seus esforços de marketing digital.

    Os blogs são compatíveis com todas as estratégias de marketing, de forma que não importa se você está fazendo anúncios orgânicos, pagos por meio de plataformas de mídias sociais ou uma combinação de técnicas.

    Blogs de qualidade ajudam sua empresa a se classificar bem em mecanismos de busca, sendo a primeira resposta quando alguém pesquisar por “sistema fm 200”, se este for seu segmento.

    O blog também pode atuar como landing pages para seus anúncios e servir como base para seus posts em redes sociais, entre outras ações.

    Então aumente seus esforços em relação ao blog de sua empresa, pois assim você vai melhorar o desempenho de sua campanha de marketing digital.

    • Ser chato

    O fato é que ninguém gosta de anúncios, nem mesmo quem vive disso gosta deles quando está do lado do consumidor.

    Atualmente as pessoas passam muito tempo de seu dia na internet, mas não é por causa dos anúncios, e sim por causa do conteúdo, do entretenimento e do relacionamento.

    Os anúncios são sim importantes, mas devem ser um meio de aproximação, e não a cereja do bolo de uma estratégia que entende o comportamento e os desejos dos consumidores.

    • Ser completamente dependente de mídia paga

    As mesmas estratégias de marketing e vendas que funcionaram no ano passado, certamente não estão funcionando para este ano. A explicação para isso é simples, pois houve um aumento de 47% no Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

    Isso quer dizer que empresas que investiam R$ 10 mil em anúncios faziam cerca de 100 vendas e agora, com o mesmo investimento, consegue apenas 68.

    Visando manter e aumentar as vendas, ou você aumenta proporcionalmente seu investimento ou otimiza suas estratégias, reduzindo o CAC.

    É por isso que ressaltamos para sua clínica para idosos que estratégias 100% baseadas em mídia paga são péssimas.

    É preciso diversificar para diminuir riscos, investindo em SEO que reduz o CAC, aumenta a reputação da marca, diminui ciclos de vendas e atende de forma passiva a demanda existente e proativa.

    • Não investir em SEO

    As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) visam colocar as páginas de sua empresa em destaque na busca orgânica do Google e demais buscadores.

    Isso é essencial porque quanto mais bem posicionadas estiverem as páginas, mais cliques elas recebem, com mais visitantes que podem se tornar clientes.

    Quem não utiliza essas técnicas perde muito. De acordo com dados do Advanced Web Ranking, a primeira posição da busca orgânica recebe 28% dos cliques, a segunda recebe 18% e a terceira, 11%.

    Se você não utilizar o SEO, a página de sua empresa não aparecerá nas melhores posições, perdendo uma parcela muito grande dos negócios que estão ocorrendo no seu segmento.

    Essa é uma questão racional, mas existe um motivo emocionalmente relevante na tomada de decisão do cliente.

    Devido a um fenômeno chamado de efeito HALO, muitas pessoas percebem a empresa de coleta de entulho que está em primeira posição no Google como a melhor opção para compra ou a líder de seu mercado.

    • Não se relacionar com o mercado

    Ao falarmos do comportamento do consumidor, não podemos deixar de falar das redes sociais, pois são nelas que seus clientes em potencial ficam a maior parte do tempo em que navegam pela internet.

    Justamente por isso são tão importantes para aumentar o conhecimento das marcas, se relacionando e se aproximando do seu mercado em geral.

    Mas quem não atualiza as redes sociais, postando novos conteúdos, interagindo com o público e estando presente, certamente não conquista bons resultados.

    • Iniciar uma campanha sem uma estratégia documentada

    Um dos fatores que definem se uma estratégia terá sucesso é sua elaboração, se é bem documentada. A falha na criação e documentação de estratégias impossibilita que a empresa supere seus concorrentes.

    De acordo com uma pesquisa da Hubspot, apenas 32% dos profissionais de marketing B2B estão dispostos a investir tempo na elaboração e na documentação de uma estratégia de marketing.

    Se uma empresa de conserto de aquecedor elétrico que for seu concorrente estiver entre esses 32% e você não, certamente sua empresa está perdendo oportunidades de sucesso.

    • Falha ao se relacionar com seus clientes online 

    O marketing digital depende totalmente da internet, pois graças a ela, tanto clientes quanto profissionais desse ninho podem aproveitar as oportunidades oferecidas pelas plataformas online no que tange o aumento do relacionamento entre cliente e empresa.

    Hoje em dia tudo depende da internet, e ela influencia diretamente na decisão de compra de seus clientes. A maioria das pessoas que usam a internet, pesquisam sobre soluções, produtos e empresas antes de se decidirem pela compra.

    Para que sua empresa de portaria virtual SP tenha uma presença digital robusta, com avaliações e conteúdos relevantes para seus clientes em potencial, é preciso aumentar as chances de sucesso no ambiente online.

    Responda sempre às avaliações e perguntas, independentemente da plataforma, pois é essencial estabelecer um relacionamento online para que as pessoas sintam a atenção que sua empresa dá aos clientes.

    • Não analisar e avaliar os resultados

    Independentemente da estratégia, se você não a mensura, não tem dados suficientes para embasar suas decisões, de forma que as estratégias podem não gerar os resultados esperados por serem embasadas em crenças e achismos.

    Visando não cometer esses erros em suas ações de marketing, faça seu planejamento e mantenha os índices sempre monitorados.

    Esse trabalho aumenta a eficiência dos investimentos de sua empresa de tapete emborrachado rolo, além de possibilitar identificar tendências de marketing com maior rapidez.

    Considerações finais

    É essencialmente importante estar preparado para solucionar os erros e conseguir aumentar as vendas com estratégias inteligentes.

    O mundo digital oferece inúmeras ferramentas e estratégias para que sua empresa consiga acompanhar as mudanças constantes no comportamento dos consumidores.

    Agora que você já conhece os 10 erros mais comuns cometidos no marketing digital, deve estar se perguntando o que fazer para evitá-los. É claro que o ambiente digital traz uma série de benefícios para sua empresa, mas é preciso ter conhecimento.

    Uma boa alternativa é a contratação de uma agência de marketing digital, pois é uma oportunidade de contactar profissionais especializados e experientes, focados em entregar uma campanha de sucesso para sua empresa.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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