Michael Campos

Saiba o que são iscas digitais e como criar as suas

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    Conquistar a atenção dos usuários é um dos maiores desafios para uma empresa que atua na internet, diante a alta concorrência ao qual o seu público está exposto, vindo dos concorrentes diretos e dos usuários em si. O uso de iscas digitais pode ser uma solução.

    A proliferação dos dispositivos eletrônicos com acesso à internet aumentou em consequência o número de usuários presentes nas plataformas digitais, tendo um foco maior principalmente nas redes sociais.

    Ambientes esses que tornaram-se mais do que um simples local de troca de informações entre os usuários, permitindo também a comercialização de produtos e serviços, além do seu conceito original de troca de mensagens entre os seus adeptos.

    Não demorou então para que essas plataformas se tornassem os principais meios de comunicação das marcas, com uma empresa de letreiro utilizando dos seus perfis nessas redes para se aproximar do seu público consumidor.

    Os anúncios tradicionais, como aqueles usados em canais convencionais como rádio, TV, jornais e revistas, ganharam adaptações específicas para os meios digitais, sendo comercializados por grande parte dessas redes, de forma a destacar essa mensagem.

    Ao mesmo tempo, é importante notar que o público atual se mostra muito mais consciente sobre o conteúdo que consome, principalmente aqueles de valor comercial, no qual se encontram os citados anúncios, independente da área ao qual se encontram.

    Para de fato conquistar a atenção dos usuários, as empresas precisam trabalhar com o desenvolvimento de conteúdos especializados, que irão conquistar o engajamento do público independente da sua relação de consumo com uma marca específica.

    Como os perfis de uma desenvolvedora de um sistema de gestão para bares e restaurantes, que além de falar das qualidades e vantagens do seu software, usa das plataformas digitais para produzir conteúdos relacionados ao meio.

    Para conquistar a atenção dos seus clientes, além dos seus consumidores em potencial, é importante trabalhar com a confecção de peças que conquistem a concentração do usuário, antes que ele atualize a página principal da sua rede social.

    Uma forma de se fazer esse primeiro contato é através de uma ferramenta conhecida como iscas digitais, que como o próprio nome indica, operam através da conquista de atenção do público, fisgando-os por meio de algo de comum interesse para ambos.

    Como funcionam as iscas digitais?

    As iscas digitais não são muito diferentes dos materiais usados em uma pescaria, de forma a chamar a atenção dos peixes presentes em um lago ou qualquer que seja o ambiente aquático em questão.

    Pode parecer estranho fazer esse tipo de alusão em relação ao seu público, mas é uma associação que funciona, pois antes de contar com a fidelidade de um cliente, é preciso que ele conheça o seu produto ou serviço, de forma a considerá-los como uma opção.

    Uma relação ainda mais primordial quando se fala de uma empresa nova, que se coloca presente em um ambiente já habitado por diversos concorrentes diretos e indiretos, que atuam com um certo histórico e prestígio nesta área em específico.

    Algo que se multiplica quando se pensa em mercados de grande segmentação, como uma companhia que fornece serviços de limpeza de clinica veterinaria ou de outras instituições que trabalhem com animais, utilizando materiais específicos para essa atividade.

    Para se conquistar a atenção dos usuários na internet é preciso contar com ferramentas e estratégias especializadas nessa conquista de concentração do público que navega entre essas plataformas, por meio de obras que levantem o interesse do público.

    O marketing de conteúdo acaba sendo um grande parceiro nesse sentido, que ao lado das atividades de inbound marketing, ou seja, estratégias voltadas à atração do público até uma empresa, trabalham com a aquisição de novos clientes para o seu negócio.

    É justamente nesse momento que entra o papel das iscas digitais, servindo como pontes que fazem a ligação entre as empresas e o público, através de conteúdos que gerem o interesse da audiência, capaz de fazer alguma troca em busca desses conteúdos.

    Sendo o caso, por exemplo, de uma empresa de assessoria contábil que oferecem minicursos gratuitos sobre como organizar a sua vida financeira, exigindo apenas algumas informações pessoais dos usuários, como endereço de e-mail, nome e telefone.

    A partir desses dados, essas empresas de contabilidade conseguem aumentar o seu número disponível de leads, podendo direcionar a eles conteúdos que atuem na conversão desse público, tornando-os de provável consumidores a clientes consumados.

    Os tipos mais comuns de iscas digitais são:

    • E-books;
    • Vídeos;
    • Infográficos;
    • Conteúdos interativos;
    • Palestras e cursos online;
    • Cupons promocionais.

    Um variado conjunto de iscas que levam à algo conhecido como uma win-win situation, o que pode ser traduzido como uma situação de duplo ganho, nos quais ambos os envolvidos em uma atividade, aqui com um propósito comercial, são beneficiados.

    A troca de dados por conteúdos permite que uma fábrica identifique qual é a probabilidade de um usuário específico comprar pulseiras para eventos, com esse estabelecimento apresentando-se como a melhor opção para se fechar um negócio.

    Como criar essas iscas?

    O processo de criação das iscas digitais está associado a técnicas já utilizadas na produção de conteúdo, assim como na otimização das atividades de uma empresa, levando em conta o objetivo comercial por trás da idealização dessas iscas.

    Sendo assim, o processo de criação de iscas digitais trabalha com estratégias comuns para quem já trabalha no setor de marketing ou vendas de uma empresa, como:

    Criar um funil de vendas

    O funil de vendas é uma ferramenta de grande importância para as atividades comerciais de uma empresa, identificando em qual posição do processo de compra se encontra os seus clientes em potencial, já dispostos a fechar uma compra ou conhecendo os seus produtos.

    Agindo exatamente como um funil, essa estratégia direciona o cliente desde o seu primeiro contato com uma marca até a concretização de uma compra ou do contrato de um serviço oferecido por uma empresa.

    Como uma empresa que disponibiliza serviços terceirizados de portaria 24h, que antes de divulgar os seus valores de contratação, precisa informar ao público sobre os benefícios de se contar com esse tipo de serviço, de forma a fisgar a atenção dos usuários.

    Desenvolver boas landing pages

    Outra ferramenta conhecida do marketing que age como uma isca digital são as chamadas landing pages, aquelas páginas encontradas assim que se acessa um site específico, informando alguma promoção ou ação realizada por aquela empresa.

    Para usufruir dos benefícios citados na página, como na disponibilização de um e-book, só é necessário preencher os formulários presentes com os seus dados pessoais, fazendo da landing page uma isca no que se refere a captação de informações sobre o seu público.

    Definir as iscas a serem utilizadas

    Falando especificamente sobre a audiência almejada, é importante que as marcas identifiquem as particularidades do seu público, de forma a escolher pelas iscas que melhor funcionem com esses usuários.

    Além disso, é interessante voltar a alegoria da pescaria, no qual para se atrair a atenção de uma espécie específica, é preciso contar com uma isca especializada para esse peixe. O mesmo acontece com o público presente na internet.

    Como uma empresa que oferece serviços de impressão em madeira, sendo mais positivo para ela trabalhar com iscas que destacam visualmente os seus serviços, como conteúdos em vídeo, por exemplo, adequando-se também ao tom da sua companhia.

    Usar CTAs otimizados

    A ferramenta de Call to Action (CTA), chamada para os seus conteúdos, é uma das estratégias mais claras para se otimizar o processo de aquisição de novos clientes para a sua empresa, conquistando a atenção deles por meio de termos comumente usados.

    Um “Ligue agora”, “saiba mais” e “não perca essa promoção” são apenas alguns dos CTAs utilizados pela comunicação de uma fábrica de papel que trabalha com a confecção de produtos diferenciados, como uma caixa de papelão tipo maleta.

    É preciso somente trabalhar para que as promessas oferecidas de fato estejam presentes em seu site, como informações detalhadas dos seus serviços, otimizando o uso das iscas digitais no mais diversos momentos aos quais elas se mostram necessárias, como:

    • Quando há poucos leads;
    • Quando a empresa quer aumentar o seu potencial de vendas;
    • Quando uma companhia busca melhorar a relação com o público.

    A adoção de iscas digitais pelos serviços de comunicação da sua empresa é uma estratégia importante, de forma a alcançar tanto os objetivos citados, como muitos outros que podem ser descobertos enquanto se implementar tais ferramentas ao seu negócio.

    E para uma confecção ideal dessas iscas é importante que os setores internos da sua empresa, como os times de marketing e vendas consigam trabalhar juntos, de forma que esse processo de atração dos clientes tenha progresso, levando-os até a compra em si.

    Portanto, isso deve acontecer levando em conta que os objetivos das empresas não apenas atrair novos público, mas também garantir que eles de fato estejam consumindo dos produtos e serviços por elas ofertados.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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