Michael Campos

Saiba o que é shopper marketing e suas vantagens

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    É muito comum encontrar pessoas que não saibam o que é shopper, contudo, o seu significado é muito simples. Trata-se de um agente responsável pela compra do produto em seu ponto de venda. Dessa forma, o shopper marketing visa desenvolver estímulos para influenciar as decisões do consumidor. 

    No processo de consumo, a atração dos clientes é uma das partes mais importantes que devem ser trabalhadas, e além disso, saber quais as melhores abordagens é fundamental para não comprometer uma venda. 

    Nesse artigo, você vai entender melhor como essa ferramenta pode ser útil em qualquer tipo de negociação, onde até mesmo em um cenário que o usuário pesquise por “plano de gerenciamento de resíduos sólidos valor” e, posteriormente, pode observar que a empresa possui outros serviços que, em algum momento, podem ser úteis. 

    Quais as diferenças entre o shopper e o consumidor?

    Antes de entender como o shopper marketing pode ser útil para o seu negócio, é necessário saber as diferenças entre o mesmo, e o consumidor. 

    É muito comum as pessoas confundirem os dois, e mais comum ainda, é definirem que os dois são as mesmas coisas. Na verdade, o shopper e o consumidor não são as mesmas coisas, e além disso, não se comportam da mesma maneira. 

    O fato é que eles são distintos, da mesma forma que é quando o monitoramento ambiental da água, executa suas atividades para em outros formatos, ou seja, artificial, subterrânea ou residuária. 

    Por sua vez, o consumidor é responsável por fazer o uso do produto final e por criar um relacionamento com a marca, após ter feito o seu consumo. Em contrapartida, o shopper é aquele que irá adquirir o produto no ponto de venda, e não necessariamente é o consumidor final daquela compra. 

    Para que você entenda melhor, imagine quando alguém pede para outras pessoas, algo como: “compre uma água para mim, te passo o valor pelo PIX”, a pessoa que for fazer essa compra já pode ser considerada como shopper. Contudo, o consumidor é a pessoa que irá consumir a água.  

    O mesmo ocorre quando os pais vão comprar fraldas ou roupas para os seus filhos, ou quando uma pessoa decide comprar algum presente para alguém. 

    Qual a importância do shopper marketing?

    Um shopper, na grande maioria das vezes, não deseja somente ir ao ponto de venda e comprar. Na verdade, ele deseja encontrar comodidade, conforto e, acima de tudo, resolver os seus problemas. 

    Esse anseio é visto, geralmente, em grande parte dos negócios existentes, principalmente em empresas que trabalham diretamente com vendas, como é o caso de companhias focadas em avaliação de imóveis em SP, que devem levantar alguns pontos para saber se o local está adequado para venda. 

    O mais interessante a ser feito nesses momentos, é fazer com o que o shopper aproveite o momento da compra e se sinta da melhor forma possível. É justamente nesse ponto que o shopper marketing atua. 

    Quando um ponto de venda está munido com uma boa estratégia de marketing, a expectativa é que a sua marca fique fortalecida e, além disso, fazer com que o shopper não realize apenas uma compra e vá embora. 

    Quando o cliente está no seu estabelecimento, pense que ele precisa comprar mais coisas além do que ele gostaria. Isso também pode ocorrer em outros casos, como as empresas que prestam serviço de gerenciamento de resíduos, o responsável pode oferecer outros tipos de serviços que possam ser, posteriormente, úteis para o negócio do seu cliente. 

    Dentro de um estabelecimento, o mais difícil é parar de olhar outros produtos, isso acontece nas lojas que aplicam corretamente o visual merchandising. O shopper marketing faz com que as empresas tenham uma noção melhor sobre o perfil dos seus compradores. 

    Conforme uma empresa de aluguel consiga levantar os dados necessários para entender qual o tipo de comportamento do seu cliente, até mesmo alugar galpão ficará fácil, visto que a companhia irá entender quais são os principais problemas que o cliente está sofrendo. 

    No momento em que a empresa sabe quais são as características dos seus clientes, o diálogo entre eles fica ainda mais eficiente. Dessa forma, o momento e a decisão da compra serão impactados de maneira positiva, e os shoppers estarão propensos a comprarem outros produtos. 

    Esse, no caso, é o melhor cenário possível para qualquer negócio, até mesmo em uma companhia de fretamento de vans para empresas, visto que o gestor do empreendimento pode oferecer outros serviços adicionais que podem, em algum momento, serem úteis para os clientes. 

    Em outras palavras, eles estarão dispostos a comprar produtos que, inicialmente, não tinha em mente levá-los. Além do visual merchandising que foi aplicado no ambiente, o cliente irá comprar mais por se sentir mais confortável no local. 

    Como implementar o shopper marketing?

    A maneira mais eficiente para implementar o shopper marketing no seu negócio, é conhecer as características dos seus compradores. 

    Para que isso aconteça, você deve identificar o perfil do shopper, conhecendo seus principais desejos. Outra forma de traçar o perfil do shopper, é fazer as seguintes perguntas:

    • Quem compra?
    • O que compra?
    • Qual o preço?

    Todas essas perguntas são capazes de coletar informações importantíssimas na jornada da compra e, aliás, são indispensáveis para traçar o perfil do comprador para que, posteriormente, táticas sejam desenvolvidas para estimular o consumo. 

    Já no PDV (Ponto de venda) filmagens, entrevistas e observações já são os métodos que podem ser utilizados para traçar a melhor estratégia shopper marketing. 

    Observe que, não faz sentido e não é atrativo para os compradores que uma livraria esteja tocando uma música no último volume e tenha uma iluminação fraca. Todos esses recursos irão dificultar a leitura, portanto, eles não são ideais para o estabelecimento. 

    O fato é que as pesquisas são essenciais para tocar um negócio. É através desse recurso, que muitas vezes, os gestores conseguem identificar problemas, ou até mesmo soluções. 

    Na maioria das vezes, as pesquisas são feitas para que as empresas saibam qual o feedback do atendimento, ou entender quais os motivos que levaram o cliente a se distanciar da companhia. 

    A utilidade da pesquisa é imensa, mas nesse caso, as pesquisas levam os varejistas a perceberem o que atrai e o que distancia os shoppers do seu ponto de venda. 

    Quais são as formas de shopper marketing?

    Na prática, existem várias maneiras de influenciar o shopper no ato da compra, e essas estratégias vão desde a presença de um promotor de vendas, até o posicionamento dos produtos e da sua organização de preços. 

    Promotor de vendas

    Para que os clientes se sintam mais próximos da marca, o ideal é que a loja tenha promotores de venda no PDV. 

    Esses profissionais são essenciais para que os clientes se sintam mais próximos da marca, ou seja, uma loja que vende produtos feitos por uma fábrica de equipamentos de proteção individual, por exemplo, terá suas vendas mais garantidas com um promotor que possa explicar melhor quais são as funções dos respectivos produtos. 

    O promoter tem como principal função realizar as estratégias de marketing planejadas pela empresa, de modo em que os resultados possam ser melhores, criando uma ponte entre a marca e o consumidor. 

    Visual Merchandising

    O Visual Merchandising tem como objetivo otimizar a apresentação dos seus produtos em um ponto de venda. 

    Esse tipo de estratégia é essencial em qualquer negócio, principalmente em lojas que trabalham com uma fábrica de camisetas promocionais, onde os produtos podem estar localizados de forma estratégica, para que os clientes possam adquiri-los rapidamente. 

    Desde o momento em que o cliente pisa na loja, ele é influenciado a todo instante pelo Visual Merchandising. Essa estratégia de shopper marketing existe para atrair e “persuadir” de maneira sútil o comprador com a mercadoria. 

    Posicionamento dos produtos

    A experiência do comprador é um dos fatores mais importantes que a empresa precisa cuidar. Portanto, o posicionamento dos produtos é o que está conectado com as expectativas do cliente. Resumidamente, a organização é a peça chave para que o seu negócio possa ter resultados melhores. Com ele, você verá:

    • Menos problemas;
    • Mais eficiência na reposição;
    • Mais eficiência na limpeza;
    • Mais liberdade para traçar novas estratégias.

    Com a organização, o comprador poderá circular melhor no estabelecimento, de modo que ele encontre rapidamente o que procura. 

    O que fazer para melhorar o shopper marketing?

    A melhor maneira para melhorar o shopper marketing é por meio das pesquisas de satisfação. Outra sugestão que você pode considerar, é contratar um serviço de cliente oculto. Ele irá fornecer uma análise criteriosa sobre todos os pontos de atendimento do seu estabelecimento. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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