Michael Campos

Saiba o que é pesquisa de marketing e como aplicar na empresa

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    A pesquisa de marketing é uma ferramenta de grande importância para quem atua na administração de um negócio, independentemente do seu setor. Sendo ela responsável por coletar uma série de dados que serão relevantes para a companhia.

    Afinal, para que uma empresa consiga ter uma boa relação com os seus clientes é preciso conhecê-los de forma profunda, identificando suas necessidades e seus hábitos de consumo, de forma a corresponder a essas demandas levantadas por esse grupo.

    Contudo, conhecer essas características específicas não é algo muito simples de resolver, pois não é como se o cliente andasse com uma plaquinha informando seus dados, seus interesses comerciais e outras informações que são relevantes para o processo de compra.

    Dados esses que uma empresa de terceirização precisará caso queira direcionar os seus anúncios e campanhas comerciais especificamente para um grupo que se mostre interessado nos seus serviços a serem fornecidos.

    Com a ampliação do mercado digital essa realidade até passou a se modificar, diante da necessidade dos clientes de criarem perfis de cadastro para realizar algum tipo de pedido nas lojas virtuais, um modelo de comércio que cada vez mais se torna comum.

    Diante as praticidades que esse tipo de transações trazem aos clientes. Retirando a necessidade de se locomover até um estabelecimento físico, recebendo o seu produto direto em casa, através de uma plataforma de fácil acesso e navegação.

    Modelo bastante popular nos serviços de entrega de alimentos, que adotam um sistema para controle de delivery, e que agora se expande também para outros setores do mercado, como lojas de departamento, vestuário, aparelhos eletrônicos, entre outros.

    No entanto, é importante para as empresas compreenderem também como são os hábitos de compra desse cliente que consome através dos canais digitais, que muitas vezes difere do perfil tradicional do cliente acostumado a consumir nas lojas físicas.

    Ou seja, tanto no comércio digital, como no físico, ou até mesmo no híbrido, que complementa as ações desses dois métodos de mercado, mostra-se preciso conhecer o seu cliente, sendo essa a principal função de uma pesquisa de marketing.

    O que é uma pesquisa de marketing?

    O propósito de uma pesquisa é esclarecer uma dúvida específica ou qualquer que seja a questão que motiva a sua realização, sendo uma das pesquisas mais comuns do país aquela executada por meio do Censo nacional.

    Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com o intuito de conhecer a realidade demográfica do país, em relação ao número de habitantes, o perfil social de cada região, além de outros dados que ajudem no conhecimento do país.

     Informações que serão relevantes para a definição de obras e decisões necessárias para corresponder o crescimento populacional de uma área, a distribuição de verba entre os estados e municípios, junto a ações que permitam o controle social de cada região.

    No mercado comercial a situação não é muito diferente, com uma fábrica de bolsa térmica personalizada precisando conhecer a realidade dos seus clientes, junto às tendências culturais adotadas, de forma a definir o melhor produto a ser elaborado.

    Descobrindo os gostos do seu público consumidor, ou até mesmo o poder aquisitivo dessa audiência, de forma a definir o preço ideal das suas mercadorias, de forma a alcançar uma taxa positiva de lucro, sem perder um bom posicionamento no mercado diante desse valor.

    Essa acaba sendo então a principal função da pesquisa de marketing, uma sondagem do setor ao qual uma empresa atua, de forma a identificar as melhores estratégias que podem ser adotadas para se relacionar melhor com os seus clientes, e aumentar seu rendimento.

    Algo a ser definido por uma coleta de dados, para que em conjunto com o recolhimento dessas informações seja possível cruzar informações e assim se chegar a uma conclusão que ajude uma empresa a definir as suas estratégias comerciais.

    Para que uma companhia consiga lidar da melhor maneira possível com os seus negócios, respondendo sempre às necessidades do público, que se modificam de forma constante, impedindo assim que algo mais drástico, como encerramento de empresa ocorra.

    Existem diversas formas de se fazer esse tipo de pesquisa, por meio de formulários, enquetes, entrevistas pessoais, mas cada uma dessas possibilidades se adequa também ao propósito por trás dessa coleta de dados, que costuma se dividir em:

    • Exploratória (define o problema da pesquisa);
    • Conclusiva (trabalha com a conclusão de uma tese);
    • Descritiva (busca respostas para um problema específico);
    • Casual ou Experimental (mede a intensidade de um fenômeno).

    Independentemente do tipo de pesquisa escolhido, em um processo de adequação dos objetivos de uma pesquisa com a realização desse tipo de averiguação, uma verdade que vale para todas é a de como uma pesquisa de marketing pode trazer benefícios aos seus negócios.

    Os benefícios desse tipo de pesquisa

    Conhecer o seu público é algo essencial para se definir o tipo de ação que deve ser adotada em uma companhia, visando a melhor satisfação desse público, e junto a isso sendo correspondido com uma retribuição econômica por parte desse grupo.

    Junto a diversos outros benefícios que podem ajudar uma empresa voltada aos serviços de projeto de controle de acesso, ou até mesmo uma confeitaria, diante a pluralidade de negócios que podem conquistar vantagens com a realização dessas pesquisas.

    E alguns desses benefícios são:

    • Gerar leads qualificados;
    • Verificar as necessidades do mercado;
    • Ajudar na tomada de decisões;
    • Estimular a empresa a gerar bons resultados;
    • Aumentar o prestígio da marca;
    • Auxiliar na criação de conteúdos;
    • Servir como ferramenta de Sales Enablement;

    Para quem não conhece, o Sales Enablement é um conceito que lida com um conjunto de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais de vendas, de forma a otimizar suas ações comerciais, identificando os interesses de um público.

    Uma pesquisa de marketing ajuda nesse sentido, permitindo que as empresas encontrem os seus públicos especiais, como um usuário que esteja em busca de cabine de fotos para alugar, a ser utilizada em uma festa de aniversário.

    Para se ter acesso a todas essas vantagens comerciais só é preciso saber a forma correta de realizar esse tipo de pesquisa, por meio de etapas que facilitem essa execução.

    Realizando uma pesquisa de marketing em 5 passos

    Funcionando quase como um manual, ao seguir essas seguintes etapas a sua empresa terá mais facilidade no que envolve a realização de uma pesquisa de marketing, sendo necessário apenas se ter atenção a cada uma dessas fases:

    1. Defina o problema da pesquisa

    O problema da pesquisa é algo que se refere ao motivo que está causando algum tipo de dúvida em relação à gestão de um empreendimento, como uma loja de uniformes personalizados para eventos que encontra as suas vendas estagnadas.

    1. Defina o objetivo da pesquisa

    Já o objetivo da pesquisa parte de um conceito melhor estruturado, ainda usando o exemplo dessa loja de uniformes, com ela querendo descobrir quais são as tendências que impactam os seus clientes, de forma a adotar tais técnicas e aumentar suas vendas.

    1. Escolha o método da coleta de dados

    Após a definição dos tópicos anteriores é chegado o momento de colocar essa pesquisa em prática, sendo necessário apenas escolher qual será o seu método, como uma pesquisa de campo, um formulário online, ou o que melhor chegue ao seu público alvo da pesquisa.

    1. Analise os dados

    Tendo os dados coletados em mãos é preciso saber como estudá-los, através de diferentes análises que permitem a essa empresa chegar a uma conclusão referente ao que motivou a realização dessa pesquisa em primeiro lugar.

    O que para um fornecedor de balões para aniversário infantil pode ser o desejo de conhecer as cores e os estilos de balões que mais chama atenção dos seus clientes, aumentando assim o nível de produção desses modelos.

    1. Apresentar a pesquisa

    Por fim, é preciso saber como apresentar essa pesquisa aos administradores de uma empresa, principalmente se ela for feita pela equipe de marketing e contar com diversas variáveis que podem ser complicadas de se entender aos ouvidos fora da área.

    Abusar de recursos visuais pode facilitar esse tipo de apresentação, sendo essa uma das etapas mais importante durante a realização desse tipo de pesquisa.

    Afinal, essa coleta de dados é feita com um objetivo, e esclarecer esse propósito se torna essencial para que outros setores da empresa consigam direcionar melhor suas atividades a partir até do tamanho da pesquisa, de acordo com o número de público que busca atingir.

    A importância de uma pesquisa de marketing

    De uma forma geral, uma pesquisa de marketing pode se tornar uma ferramenta essencial, ao definir a criação de um documento que servirá de base para as ações que serão tomadas dentro da administração de um negócio.

    Elevando o seu prestígio comercial ao corresponder diretamente às necessidades levantadas pelo público, e descobertas com a ajuda de uma pesquisa de marketing.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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