Michael Campos

Saiba o que é nômade digital

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Pois bem, para começarmos esse artigo, é importante reforçarmos que estamos em uma era cada vez mais digital. Ou seja, consequentemente surgiram novas formas de trabalhar, sendo assim, o nômade digital, por sua vez, acabou sendo uma delas. 

    Inclusive, você alguma vez já ouviu falar sobre o nômade digital? Ou já pensou em seguir esse modelo de carreira? Se a resposta foi ‘não’ para ambas as perguntas, não se preocupe, pois o foco deste material é te explicar mais sobre isso.

    Entenda o conceito de nômade

    O conceito de nômade digital, como o próprio nome já diz, vem do estilo de vida nômade, onde a pessoa não tem um lugar fixo para ficar. 

    Historicamente, o nomadismo está ligado diretamente com a necessidade de sobreviver, incluindo também, a mudança de habitat para encontrar um lugar com condições melhores de viver e sobreviver. 

    Então, com isso em mente, para que um nômade pudesse considerar um novo local como um bom lugar, ele levava em consideração a alimentação e a periculosidade, bem como diversos outros fatores. 

    Voltando para os tempos atuais, temos o nômade digital, que obviamente, é bastante diferente do que os primeiros nômades. Hoje, até mesmo um profissional de design que trabalha em uma fábrica de placas de sinalização pode trabalhar como nômade digital. 

    O que significa ser um nômade digital?

    Ser um nômade digital, resumidamente, significa ser uma pessoa que trabalha online e, por esse motivo, consegue ter uma liberdade maior para exercer a sua profissão em qualquer lugar, desde que o local tenha uma boa conexão de internet. 

    Desse modo, é possível dizer que o nômade digital não está ligado diretamente com a necessidade de sobreviver, como era tido no conceito principal, entretanto, ele adotou novas maneiras de levar a vida. 

    Ou seja, trata-se de uma rotina onde esse profissional aproveitará ao máximo os novos lugares e, ao mesmo tempo, exercerá o seu trabalho normalmente, mas de forma totalmente online. 

    Atualmente, considerando que muitas empresas precisam de um suporte tecnológico, até mesmo uma fábrica que faz corte a laser de chapas metálicas, por exemplo, pode precisar de um nômade digital para os seus setores. 

    Inclusive, dependendo da área que você for entrar, a única coisa que precisará é ter um notebook e uma boa conexão com a internet. 

    Isso, naturalmente, abre brecha para muitos profissionais nos dias de hoje, especialmente aqueles que trabalham de forma autônoma, ou empresas que adotam a modalidade de trabalho remoto. 

    Uma gráfica para impressão de apostilas, por exemplo, pode se adaptar para o nomadismo e começar a ver algumas diferenças na rotina e, principalmente, nas condições financeiras da empresa. 

    No que o nômade digital se diferencia?

    A principal diferença de ser um nômade digital, principalmente perante a outros empregos tradicionais, é não precisar estar presente em um escritório com um endereço fixo para sempre. 

    Pensando nisso, hoje, até mesmo um distribuidor de molduras de isopor pode contar com a modalidade de trabalho para executar certas tarefas que não precisam ser feitas no local do trabalho.

    Quando o profissional está trabalhando como um nômade digital, naturalmente ele tem mais flexibilidade com os seus horários. Dessa forma, a profissão permite que eles possam continuar exercendo as suas atividades, enquanto viajam para o destino. 

    Portanto, podemos perceber que, até mesmo, as operações de uma empresa fabricante de etiquetas, por exemplo, que atualmente precisa de um suporte, pode ter isso vindo de um profissional que trabalha com o nomadismo digital. 

    Para ser mais direto, podemos definir que o trabalho de um nômade tem dois pontos fundamentais, são eles: o trabalho ganhando dinheiro a partir da internet, e a possibilidade de se mudar para outra cidade ou país. 

    É importante ressaltar esses pontos, isso porque muitas pessoas podem confundir profissionais que trabalham remotamente com os próprios nômades digitais. No caso, isso seria o digital, sem a parte do nômade. 

    Outro ponto que é importante levantar, é que ser nômade digital não significa que o profissional está em uma férias integral. 

    Na verdade, um empreendedor que possui uma loja virtual que vende copo de chopp personalizado, por exemplo, precisa lidar com as demandas, ou seja, a responsabilidade está sempre presente. 

    Você como nômade, provavelmente, não vai conseguir fazer as suas atividades estando em uma rede ou, até mesmo, em uma praia. 

    Na prática, independentemente do que você estiver fazendo, todas as suas responsabilidades ainda continuam, mas a única coisa que muda é estar trabalhando em cidades ou países diferentes. 

    Automaticamente, isso nos leva para uma das grandes vantagens de trabalhar como nômade digital, que é a possibilidade de conhecer novos lugares, incluindo idiomas e culturas.

    Como a modalidade está cada vez mais popular?

    Até agora você já deve ter entendido, ou pelo menos ter tido uma noção sobre como é esse estilo de trabalho, e como ele pode ser vantajoso para o dia a dia do profissional. 

    Contudo, quando falamos sobre uma mudança de cenário que não é muito comum acontecer, o modelo de nomadismo digital se torna ainda mais relevante. 

    Em 2020, por exemplo, muitas empresas tiveram que adotar o modelo home office, para seguir com as suas atividades respeitando o isolamento social provocado pelo COVID-19 e suas restrições. 

    Nesse período de pandemia, houve também uma grande ascensão para empresas que trabalham com serviço de segurança para festas, bem como de diversos outros segmentos que partiram para o online.

    Por mais que o trabalho em home office tenha suas limitações por conta da pandemia, o nomadismo digital começou a ser um dos assuntos mais pesquisados por conta dessa possibilidade de não precisar estar presencialmente na empresa. 

    Aliás, esse também foi um despertar para os profissionais e empresas que sempre seguiram com o modelo tradicional de trabalho. Ou seja, atividades presenciais e horários rígidos. 

    Outro ponto que merece ser levantado, é que as pessoas estão buscando novas formas de conciliar o trabalho com a qualidade de vida, e o nomadismo digital é um estilo que dá a liberdade de conhecer novos lugares sem abandonar a carreira. 

    Outra característica que faz parte do perfil do nômade digital, é usar a tecnologia ao seu favor. Atualmente, está cada vez mais fácil ir para qualquer lugar e trabalhar normalmente. 

    Essa facilidade ocorre devido a qualidade da internet, que por sua vez, consegue estar hoje em vários pontos do mundo. 

    Outro motivo do nomadismo digital está cada vez mais popular, é devido a empresa conseguir se beneficiar também, já que os custos são bem menores quando comparados com o trabalho presencial. 

    Pois bem, siga a leitura e confira os principais benefícios dessa prática que vem ganhando cada vez mais espaço. 

    Vantagens do nomadismo digital

    Até aqui você já pode observar as principais características que o profissional tem quando decide trabalhar como nômade digital, visto que o profissional pode atuar, por exemplo, com vendas de sacolas personalizadas para eventos, fazendo o seu lucro de onde estiver. 

    Como já foi citado no artigo, uma das vantagens do nomadismo digital está relacionado às empresas, que automaticamente ficam com custos menores, pois o trabalho remoto dispensa qualquer tipo de espaço físico, energia elétrica, água ou outros custos. 

    Trabalhar em qualquer lugar

    Como já é de se imaginar, trabalhar como nômade digital também envolve a descoberta de novos lugares, isso inclui culturas e idiomas diferentes. Ou seja, a partir do momento em que esse profissional tem contato com outros espaços, ele expande a sua vivência.

    Desse modo, isso pode ajudar, inclusive, no próprio trabalho, pois cria novos vínculos e faz networking em variados locais do mundo.

    Autonomia

    Na grande maioria dos casos, os nômades trabalham como freelancers ou empreendendo, por esse motivo, eles possuem mais autonomia sobre os melhores horários e rotina de trabalho. 

    Isso faz com que as ações não sejam cansativas, bem como que ele tenha mais prazer e vontade de trabalhar, independentemente de qual seja o segmento.

    Realização pessoal

    Muitas pessoas possuem conceitos diferentes sobre o que é ser bem-sucedido. Na verdade, ser bem-sucedido vai muito mais do que ter dinheiro, a liberdade em si é outro fator que leva uma qualidade de vida melhor. 

    Portanto, a outra vantagem de trabalhar como nômade digital, é não estar preso a um lugar. 

    Como seguir com esse tipo de carreira?

    Na prática, existem várias formas de trabalhar como nômade digital. Muitas profissões permitem que o trabalho seja feito de forma totalmente online e remota, sem precisar, necessariamente, estar presente dentro de um escritório. Por fim, as profissões são:

    • Trabalhar em empresas remotas e internacionais;
    • Social media;
    • Redatores;
    • Escritores;
    • Programadores;
    • Professor de idiomas;
    • Especialista em SEO;
    • Fotógrafo;
    • Designer gráfico;
    • Profissional de marketing.

    Portanto, podemos concluir que o trabalho como nômade digital não é, na prática, para qualquer um. Contudo, para a grande maioria das pessoas, a modalidade é infinitamente melhor que a tradicional, e por esse motivo, o nomadismo tende a crescer cada vez mais. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade