Michael Campos

Saiba o que é KPI’s para SEO e sua importância

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Entender sobre os KPI’s para SEO é essencial caso você possua um site ou blog na internet e deseje utilizá-lo como meio para captar mais clientes para o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca no mercado.

    O SEO é uma estratégia muito utilizada para quem possui um site e deseja utilizá-lo para captar mais clientes, pois é uma ação bem avaliada pelo Google e versátil, podendo ser usada tanto por uma distribuidora de calçados de segurança quanto por uma clínica de estética.

    SEO é a abreviação para o termo Search Engine Optimization, que significa Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, trata-se de um conjunto de estratégia que possui o objetivo de ajudar os sites a conquistarem um bom posicionamento dentro dos buscadores.

    Sendo assim, o SEO é uma ótima maneira para fazer o seu negócio crescer no meio digital, independentemente se for um serviço de transporte de veículos ou até mesmo uma marca que venda produtos para pets.

    Entretanto, é importante saber se as estratégias em questão estão entregando o resultado esperado, por isso, entender sobre os KPIs para SEO fará toda a diferença, e é justamente sobre isso que iremos falar hoje.

    Entenda o que são KPIs e a sua importância

    KPI é a abreviação para o termo Key Performance Indicator, que em português podemos entender como Indicador-chave de Performance, ou seja, são maneiras com as quais conseguimos medir e avaliar os resultados positivos ou negativos de uma estratégia.

    Esse conceito surgiu justamente para ajudar as pessoas a analisarem os seus resultados e verificarem se as estratégias de SEO aplicadas estavam entregando os resultados que elas esperavam.

    Isso porque nem sempre uma estratégia será boa para todos os tipos de negócio, muitas vezes a estratégia em questão pode ser ótima para uma marca de projetos de automação industrial, mas nem tanto para um e-commerce de eletrônicos, por exemplo.

    E os KPIs se tornaram extremamente importantes, pois auxiliam na análise dos resultados para ajudar as empresas a verem quais estratégias devem ser mantidas no escopo e quais devem ser excluídas do planejamento.

    Afinal de contas, o objetivo principal de uma empresa ao aplicar uma estratégia é obter ótimos resultados com ela, não é mesmo? Sendo assim, é extremamente importante contar com os KPIs para te ajudar nesse processo.

    Conheça os principais KPIs

    Assim como diversos outros conceitos dentro do marketing digital, os KPIs também possuem diversas vertentes, e por isso selecionamos alguns dos principais para que você comece a analisá-los dentro do seu negócio. Confira:

    Sessões orgânicas

    As sessões orgânicas nada mais são do que os blocos de tempo que os usuários gastam dentro do seu site após conhecê-lo de uma forma totalmente orgânica, ou seja, sem que fosse necessário o investimento em propagandas ou divulgações para isso.

    Se o usuário em questão procura por caixas de papelão ondulado embalagens, encontra o seu site de maneira natural e passa mais de 20 minutos nele, essa é uma sessão orgânica que é muito válida, pois mostra como ele se interessou pelo que você oferece por lá.

    Visitantes únicos

    Um dos indicadores mais importantes para quem possui um site é justamente o número de visitantes que ele possui, mas além disso é importante também verificar o número de visitantes únicos, ou seja, os novos.

    Nem sempre os cinco mil visitantes do seu site são pessoas diferentes, muitas vezes a mesma pessoa pode ter acessado ele mais de uma vez, por isso é importante controlar esse indicador para saber quantas pessoas novas estão conhecendo o seu negócio.

    Número de visualizações de página

    Por mais útil que muitas pessoas possam achar esse indicador, visualizações são importantes para qualquer estratégia, pois das visualizações nascerão possíveis clientes e clientes fiéis à sua marca.

    Seja na sua empresa de reforma de fachada ou até mesmo no seu negócio de limpeza comercial, se atentar às visualizações do seu site é essencial para que você saiba se elas estão aumentando ou não, pois essa métrica é essencial para o aumento das suas vendas.

    Número de backlinks conquistados

    Os backlinks dentro do universo do SEO nada mais são do que links que levam os usuários para outros sites, que podem ser seus parceiros na jornada da conquista de um bom posicionamento dentro dos buscadores.

    Por isso, avaliar o número de backlinks dentro do seu site e que levam os usuários para sites de seus parceiros e vice-versa é extremamente importante, pois os algoritmos do Google avaliam muito bem essa estratégia e o seu site possui ainda mais chances de crescer com isso.

    Número de domínios linkando para o seu site

    Por fim, assim como receber links de parceiros dentro do seu site, é importante fazer com que o link do seu domínio vá para outros sites, fazendo com que ainda mais pessoas conheçam o seu produto ou serviço.

    Quando falamos de domínio, nos referimos ao endereço do seu site. Por isso, fazer com que outros sites desse segmento apontem para o seu faz com que o número de visualizações e visitantes dentro dele seja ainda maior, e sabemos que essas também são métricas importantes.

    Aprenda a como criar um KPI

    Além de todos esses KPIs que mencionamos acima, que são apenas alguns dos principais, ainda existe a oportunidade de criar uma personalizada para o seu negócio, seja ele uma marca de máquina de gravação a laser em metal ou uma escola.

    Existem duas maneiras de criar esse KPI, e iremos explicar logo abaixo como fazer isso das duas maneiras para que você tenha uma que seja ideal para o seu tipo de negócio. Confira:

    Baseado no funil de vendas

    O funil de vendas é uma espécie de caminho que o seu usuário percorre até fazer a compra do seu produto ou serviço. Ele possui três estágios que são utilizados para levá-lo à ação de compra e também são usados para criar o seu KPI.

    O estágio de descoberta auxilia na construção de uma audiência que se interesse pelo produto ou serviço que você oferta, sendo assim, o primeiro passo para criar o seu KPI é conhecer bem o seu público e criar uma audiência fiel.

    O segundo estágio é o engajamento, que foca na criação de um relacionamento saudável com o seu público, que foi definido no estágio anterior, e trabalha para obter engajamento com sua marca, ou seja, interação e comunicação com o público.

    Por fim, chegamos ao estágio de conversão, que é a geração de tráfego voltada diretamente para a conquista de novos clientes para a sua marca e aumento das suas vendas, seja um produto como piso para tenda ou serviço como consultoria de finanças.

    Baseado em volume, qualidade, valor e custo

    A segunda maneira de se criar um KPI para o seu negócio é através de quatro pilares que não podem ficar de fora de um negócio, que são:

    • Volume;
    • Qualidade;
    • Valor;
    • Custo.

    O volume diz respeito ao número de visitantes únicos, a quantidade de visualizações de página e outras métricas de acessos que podem parecer fúteis, mas que fazem toda a diferença nos seus resultados.

    A qualidade irá focar no tempo de permanência dos usuários nas páginas por visita e páginas por visitante dentro do seu site, como acontece nas sessões orgânicas que mencionamos logo acima.

    Já o valor é focado no valor real de um visitante no seu site, ou seja, quanto você gasta para conquistá-lo e quanto ele está disposto a gastar dentro do seu site. Por fim, o custo diz respeito à aquisição de um novo cliente e à venda proveniente de uma estratégia de SEO.

    Com base nesses dois conceitos, você consegue criar um KPI ideal para o seu negócio, respeitando o tamanho, segmento, ferramentas, estratégias e cenário que ele possui e se encontra no momento.

    Bônus

    E para finalizar, selecionamos um bônus especialmente para você, mais três KPIs essenciais para o seu negócio de camisetas para uniformes de empresas ou seja qual for o seu segmento. Confira logo abaixo:

    Erros de rastreamento

    O erro de rastreamento acontece quando um usuário tenta acessar um link que não existe mais, seja porque o conteúdo saiu do ar ou aconteceu algum problema com ele. Isso costuma acontecer bastante em casos de backlinks.

    Sendo assim, é importante estar atento ao bom funcionamento de todos os links do seu site e os links que estão em outros, pois problemas como esse podem diminuir o tempo de permanência do usuário no site.

    Taxa de CTR 

    A sigla significa Click-Through Rate (CTR), ou taxa de cliques, em português. Ela indica a relação entre cliques e impressões dentro do site. Isso significa que ela mensura o percentual de cliques em comparação ao total de exibições do link do seu conteúdo.

    Se um conteúdo ou anúncio seu recebeu 100 cliques e foi exibido 1.000 vezes, significa que a CTR é de 10% (100 ÷ 1000). Esse é um KPI que auxilia na análise de novos clientes e usuários que estão conhecendo a sua marca.

    Palavras-chave no top 10 da SERP

    A SERP (Search Engine Results Page) é a página dos buscadores que apresenta os resultados das pesquisas feitas pelos usuários nos últimos tempos. Ela indica a quantidade de palavras-chave do seu site que estão entre as dez primeiras respostas dos buscadores.

    Sendo assim, quanto mais palavras você conseguir indexar, ou seja, colocar nos top 10 da SERP, mais chances terá de ser encontrado pelos usuários que pesquisarem por algo relacionado ao seu produto ou serviço.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade