Michael Campos

Saiba o que é bullet points e como fazer seu artigo ser lido

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Para escrever um bom texto é preciso usar de uma série de técnicas, que foram sendo desenvolvidas pelos escritores e roteiristas com o passar do tempo. Tudo para tornar um texto em algo de boa leitura, com a presença de bullet points, títulos e outros artifícios.

    Uma série de instrumentos que permitem com que uma construção textual seja melhor absorvida por parte do leitor, independente de qual seja o objetivo por trás desse texto, sendo algo comercial, com intuito de informar ou de entreter, com uma leitura de ficção.

    E no caso das produções literárias, ainda existe a questão do gênero, com cada estilo trabalhando com uma estrutura associada a tal modelo. Como o esqueleto de um conto de terror e o de uma peça teatral de romance, contendo características distintas.

    Por mais que existam tais diferenças, de uma forma geral, o gênero textual precisa conter certos pontos, que ajudem com que os leitores consigam realizar essa leitura da melhor forma possível. De uma enciclopédia até o panfleto de uma empresa de software.

    Existindo um trabalho inicial de conquistar a atenção desse leitor, por meio de estratégias como um título atrativo ou a presença de imagens coloridas e chamativas, que ajudam a  destacar a mensagem presente dentro de um informativo ou obra escrita.

    Após essa conquista de interesse, é importante se certificar de que o conteúdo em si tenha uma boa visibilidade, com a escolha de uma fonte correta e de tamanho ideal, para que a leitura a ser feita por quem foi impactado por tal peça ocorra da melhor forma possível.

    Para que assim as manchetes de um jornal conquistem a atenção dos visitantes de uma banca, convencendo-os a comprar o tal informativo para se inteirar sobre o assunto presente, sem usar desse material apenas para forrar a casa do seu cachorro.

    Ou então como um material similar ao serviços de uma máquina para embalar, com a utilização desse jornal para embalar peixes em uma peixaria. Mas para que isso seja evitado, é preciso que o conteúdo ali escrito tenha sido escrito com grande qualidade.

    Algo que pode ser conquistado a partir da atualização de elementos que foram sendo naturalizados pelos profissionais da área de escrita, como a presença dos bullet points como uma ferramenta de otimização do texto a ser apresentado.

    Como funcionam os bullet points?

    Os bullet points se trata de artifícios  serem usados dentro da construção de um texto, ajudando a destacar conteúdos específicos que possam estar presentes no mesmo. Permitindo que o leitor absorva de maneira correta o que ali está escrito.

    Vindo do inglês, esse termo pode ser traduzido como “ponto de bala”, algo bastante significativo, já que a função dos bullet points é justamente atingir de forma direta os leitores, a partir de elementos que ajudem a melhorar a leitura do conteúdo ali presente.

    Ajudando a desdobrar um texto de grande comprimento, que traga diferentes informações que possam ser importantes para quem o lê, mas que precisam ser repassadas de forma adequada, para que não haja uma confusão a quem é destinado esse conteúdo.

    Pois da mesma forma com que um livro é dividido em capítulos, ou até mesmo o manual de atuação para quem acabou de ser contratado por uma empresa de segurança do trabalho, é importante garantir que o seu conteúdo textual também com tal divisão.

    Já que a presença de um conteúdo em blocos quebrados permite com que o leitor se sinta menos cansado enquanto realiza sua leitura, com esse estilo segmentando sendo mais fácil de ser consumidor do que com a presença de um conjunto interminável de palavras.

    Sendo inclusive o motivo pelo qual os serviços de diagramação são tão importantes para quem atua no mercado editorial. No qual junto da qualidade do material escrito, é preciso garantir uma boa visibilidade em cima dessa combinação de palavras e letras.

    Nesse sentido, os bullet points surgem como opções de grande destaque, servindo para introduzir novos assuntos dentro desse conteúdo, apresentar um respiro no estilo de leitura, ou então introduzir algumas informações de maneiras diferentes.

    Sendo possível identificar a presença desses termos em produtos como:

    • Blogs;
    • Jornais digitais;
    • Posts em redes sociais;
    • Infográficos;
    • Apresentações em slides.

    De forma similar a qual essa bullet list foi utilizada logo acima, tratando-se de uma lista de bullets, que pode ser útil na apresentação otimizada de alguns conteúdos específicos, como exemplos de uma alguma situação específica, no lugar do texto corrido.

    Essa construção visual das palavras pode ser importante para os mais diferentes formatos, de embalagens de papel para alimentos, contendo todos os dados nutricionais desse produto, ou então uma produção de origem digital, como blogs e redes sociais.

    Principalmente em relação a importância do formato digital, que cada vez mais se expande como o principal meio de consumo por parte dos usuários, no lugar de materiais físicos, como jornais e revistas.

    A importância do conceito de escaneabilidade

    Escaneabilidade é um conceito relacionado a maneira com que um leitor visualiza um texto, facilitando dessa forma a sua leitura, com a utilização de ferramentas que ajudem a tornar esse conteúdo em algo mais fluido, facilitando a experiência durante essa leitura.

    Principalmente na internet, no qual a alta variedade de conteúdos pode fazer com que um usuários seja mais seletiva em cima daquilo que ele irá consumir, com base na sua identificação com as matérias e publicações que encontra em suas redes sociais.

    Como a divisão correta desse texto em parágrafos, além da utilização de links e imagens consiga fazer de uma produção técnica como uma publicação em uma revista científica sobre a função de uma assessoria para exportação dentro do mercado internacional.

    Logo, seja na internet ou por meio de um formato físico, é importante trabalhar para que um texto conte com a melhor produção possível, facilitando a leitura do mesmo em relação a quem se destina esse conteúdo.

    Como fazer um leitor ler um texto até o final

    Para se certificar de que um texto contenha uma boa possibilidade de leitura, é importante adotar uma série de práticas em relação à construção desse conteúdo. E seguir as seguintes dicas pode ser uma forma de se garantir isso:

    Atenção ao tamanho do conteúdo

    Uma matéria jornalística aprofundada normalmente contém um grande número de informações. Contudo, na internet um texto muito grande pode ser difícil de ser lido, logo é importante apresentar conteúdos menores.

    Se possível, dividir esse conteúdo em mais de um texto, dentro de um formato diferenciado.

    Tenha uma sequência lógica

    Independente do tamanho desse conteúdo, é importante passar ao leitor a impressão de que se trata de uma leitura leve e uma divisão em parágrafos facilita nesse sentido.

    Como uma matéria pega de um serviço de contabilidade, que pode dividir os temas trabalhados neste texto em cada bloco de palavras. Sendo importante usar de conectivos, para que exista uma construção lógica junto das informações presentes nessa matéria.

    Títulos e subtítulos

    Além do conteúdo em si, é importante destacar outros elementos essenciais para que um texto tenha uma boa visibilidade, como a presença de um título chamativo, além de subtítulos dentro do conteúdo, que ajudem nessa divisão de ideias ali presentes.

    Elementos além do texto

    Fora o conteúdo em si, a presença de alguns elementos não textuais podem ajudar com que esse texto tenha uma melhor visibilidade. Como a presença de imagens e gráficos.

    Principalmente quando se trata de um texto comercial, como um panfleto de uma agência gráfica que oferece serviços de impressão adesivo personalizado, onde o visual é tão importante quanto a disposição de palavras.

    Palavras destacadas

    Outra opção para chamar a atenção do leitor em cima de uma mensagem específica é com uma diferenciação da fonte utilizada no texto. Algo possível com o uso do negrito e do itálico. Principalmente quando for colocado algum link no seu conteúdo textual.

    Pirâmide invertida

    Assim como um funil de vendas reúne um grupo de possíveis clientes, até a chegada do público convertida. A construção de um texto pode fazer o mesmo em relação aos conteúdos ali presentes, a conquistar o leitor já durante a introdução.

    Após isso as mensagens ali apresentadas podem ser melhor trabalhadas no decorrer do texto. Sendo importante utilizar de elementos que levem o leitor a continuar nessa leitura, como a presença de frases curtas, bullet points e termos mais imperativos.

    No fim, o mais importante para garantir uma boa leitura é que exista uma história de qualidade por trás desses textos, o que só pode ser otimizado a partir da utilização dos pontos citados durante o decorrer deste texto.

    Para que uma matéria de fofocas de celebridades, um manual de instruções sobre um relógio de ponto, assim como uma matéria no jornal sobre política internacional contenham boa visibilidade por parte dos leitores, o mais importante é a qualidade do texto.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade