Michael Campos

Saiba como sua empresa pode obter destaque com o marketing proativo

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    Atualmente existe o marketing proativo e uma série de canais a serem considerados pelo público e pelas empresas, no que se refere à interação com outros usuários, diante das diferentes possibilidades que cada plataforma apresenta, em uma experiência multiplataforma.

    Sendo possível para um grupo de amigos começar a falar de um assunto em uma rede aberta, como o Facebook e continuar essa conversa em um aplicação mais privada, como um grupo de comunicação no WhatsApp.

    O que faz com que as próprias precisem se adaptar a esse cenário de multiplataformas, oferecendo diferentes serviços para os seus usuários, como faz o grupo meta, responsável não só pelas redes sociais citadas, como também pelo Instagram e Messenger.

    Uma realidade a ser observada não apenas pelo mercado de tecnologia, mas também por qualquer tipo de setor do comércio que busca se expandir em sua área, como uma loja de decoração para festas, que faz a venda de balões latex em diferentes canais.

    Fazendo esse caso uma oferta desses produtos tanto em sua loja física como também em seu site devidas, podendo trabalhar também com a encomenda dessas mercadorias através das redes sociais, assim como a negociação direta dos seus serviços.

    Algo que hoje é possível através das aplicações comerciais presentes nessas plataformas, que permitem a realização de transações de negócio, junto aos seus serviços de troca de mensagens, acompanhando assim as mudanças presentes no mercado.

    Uma realidade que permite ao usuário que navega na internet por não só pesquisar por “máquina automática de suco de laranja preço”, mas também fazer a encomenda desse tipo de equipamento para a sua lanchonete que está em processo de construção.

    E muitas dessas mudanças comerciais a serem realizadas por plataformas digitais acompanham um processo de modificação do mercado, agora de forma mais descentralizada.

    Isso tudo através de ações que não só reagem ao comportamento dos clientes em seu mercado, mas também como forma de antever suas novas necessidades, dentro de uma modalidade que pode ser definida como marketing proativo.

    Como funciona o marketing proativo?

    O marketing proativo está ligado a outras estratégias de mercado, com a maior diferença sendo a aplicação dessas técnicas de forma proativa, ou seja, atendendo às mudanças do mercados, respondendo aos anseios do seu público, antes mesmo que ele os conheça.

    O mesmo tipo de comportamento que as empresas buscam ao contratar um novo funcionários para sua companhia, estando à procura de um profissional que consiga responder de forma rápida e eficaz aos desafios do mercado.

    Ao focar especialmente no setor de negócio, é possível citar com um mercado proativo um sistema para controle financeiro que frequentemente é atualizado com novas funções, antecipando algumas práticas e análise que se encontra em expansão no mercado.

    Sendo práticas essenciais para a área de tecnologia, por exemplo, que deve apresentar em sua nova linha de produtos não apenas uma renovação dos seus dispositivos, mas trazer também novas aplicações aos mesmos, garantindo a atenção dos seus clientes.

    Com o mesmo tipo de situação que fez com que hoje a grande maioria dos celulares sejam equipados com ferramentas, tais como uma câmera e acesso à internet. Enquanto algumas empresas se adaptam à nova realidade, outras a preveem.

    Sendo justamente essa última a ganhar um maior destaque no mercado, ao trazer novidades frequentes para o seu setor, sendo atrelada justamente ao conceito de inovação, ao apresentar aos clientes produtos que eles ainda não conhecem sobre sua necessidade.

    Como um controle de estoque e compras para um empreendimento que acabou de abrir suas portas, e ainda não conhece certas necessidades do setor, como a precisão de organizar de forma assertiva os produtos presentes em seu estoque.

    Dessa forma, ao se falar de uma empresa proativa, existem certas aplicações que podem ajudar o seu negócio a se agir de forma avançada nesse sentido, sendo preciso antes adotar táticas reativas, observando as ações e demandas do seu público.

    Para que em um ponto futuro seja possível para o seu negócio antever o tipo de necessidade apresentada pelo seu público almejado.

    Práticas relacionadas ao marketing reativo

    O marketing proativo encontra um parceria ideal que são nas técnicas reativas, sendo preciso saber quando e como reagir aos hábitos de consumo da sua audiência, ou quando antecipar as mudanças de comportamento desse público apresentando novos produtos.

    Por isso, ao focar especialmente no marketing reativo, existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa realização.

    Anúncios em ferramenta de busca

    Ao procurar na internet por curso de comissário online, o usuário espera encontrar resultados positivos relacionados ao seu interesse em ingressar nesse tipo de curso. Sendo uma oportunidade para as empresas se destacarem, com quem procuram tais serviços.

    Com isso, é interessante trabalhar com anúncios nessas plataformas de busca, levando os seus serviços diretamente a quem busca por eles.

    Sites de diretório

    Os sites de diretório estão diretamente ligados ao sistema de buscas, fazendo com que um usuário que busca por passagens de avião seja direcionado a um site que opera justamente com pesquisas relacionadas a voos e serviços de hospedagem.

    Sendo possível identificar os interesses do seu público por um destino específico, e assim apresentar ao mesmo resultados relacionados aos seus interesses de viagem em momentos posteriores.

    Clubes de vantagens

    Um sistema de benefícios aos clientes, como um programa de fidelidade, pode ser uma estratégia essencial para que uma empresa de importação aérea consiga fidelizar seus clientes, passando a conhecer quais são os interesses comerciais dessa sua audiência.

    Após a implementação dessas e de outras soluções associadas ao seu mercado é possível conhecer melhor o seu público, e a partir disso mudar para estratégias de perfil proativo, antecipando as melhores decisões comerciais a serem tomadas em seu negócio.

    Como se destacar via estratégias proativas

    As táticas proativas de negócio estão associadas ao fato de apresentar soluções eficazes aos seus clientes, antes mesmo dele saber sobre a sua necessidade sobre tais produtos e serviços, sendo muitas vezes preciso ensiná-lo sobre a função de uma nova ferramenta.

    Existindo uma série de táticas que devemos revisitar com atenção, para amplificar o perfil produtivo da sua empresa.

    Trabalhar o marketing de conteúdo

    A produção de conteúdos pode servir como um caminho para que um negócio consiga se aproximar do seu público, e dessa forma consiga apresentar novas soluções de negócios a eles. 

    Por meio de conteúdos de formatos diversos, podemos destacar:

    • Publicações em redes sociais;
    • Vídeos;
    • Matérias em sites e blogs;
    • Podcasts.

    Entre outros formatos que permitam um escritório de contabilidade e consultoria a associar-se melhor ao seu público, iniciando um contato com medidas proativas no mercado.

    Opere com dados em tempo real

    Para que um negócio atue de forma aprovativa ele precisa estar conectado a todos os processos de mudança que ocorrem no mercado, inclusive de forma diária, sendo indicado analisar seus dados frequentemente, para evitar pontos que possam passar despercebidos.

    Antecipe a rotatividade do mercado

    A rotatividade de seu mercado pode ser uma prática danosa ao seu negócio, com a  saída não só dos clientes como também de funcionários. Por isso, é importante antecipar esse tipo de movimento, de forma a criar ações que respondam a tais situações.

    Esteja presente em diferentes canais

    Frequentemente surgem novos canais de comunicação, e cabe aos seus negócios estar presentes em todos eles, para que seja possível se associar de forma otimizada aos seus clientes.

    Mas além dos canais digitais, aqueles de perfil mais amplo, como os tradicionais rádio e televisão, segue sendo de grande importância, principalmente quando se trata em se conectar com seu público de forma proativa ao apresentar um novo produto.

    Marque presença no cenário digital

    Por mais que não seja o único formato a ser considerado, as plataformas digitais cada vez mais se destacam com uma forma de interação entre as empresas e seu público, e quando seu foco é apostar em estratégias proativas, elas acabam sendo a de maior destaque.

    Sendo importante focar na sua presença nas redes sociais, assim como com o disparo de e-mails inteligentes, customizados para o perfil de público ao qual eles estão sendo enviados, para que seja possível trabalhar com essas novas necessidades de modo eficaz.

    Encontre as melhores possibilidades

    Por fim, é preciso ter uma mente aberta em relação à administração do seu negócio, pois só assim será possível para uma empresa que oferece serviços de terceirização de mão de obra, por exemplo, encontrar práticas inéditas que possam melhorar seu mercado.

    Como a adoção de planos mais flexíveis de serviço, ou a aplicação dos meios eletrônicos como uma forma de contratar esse tipo de atividade.

    Sendo essa uma das principais defesas do marketing proativo ao tradicional, onde o objetivo não é somente apresentar ao público boas opções no mercado, mas sim, antecipar as necessidades desse público, oferecendo algo inédito, capaz de resolver seus problemas.

    Criando assim uma relação de confiança com essa empresa de perfil proativo, aumentando a sua relevância no setor comercial.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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