Michael Campos

Saiba como produzir conteúdos para B2B

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    Para que sua empresa seja encontrada por clientes em potencial, é fundamental produzir conteúdos para B2B. Esse é um dos principais desafios e objetivos do marketing de conteúdo, afinal essa não é uma tarefa simples, mas pode representar grandes avanços para seu negócio.

    Neste artigo vamos abordar esse tipo de produção de conteúdo, dando várias dicas para você aprimorar suas estratégias.

    A diferença entre o B2B e B2C

    No marketing B2C (business to customer, empresa para consumidor) você se comunica com o consumidor final. Já no B2B (business to business, empresa para empresa) o seu consumidor são outras empresas.

    Como o público muda em cada uma das estratégias, é fundamental adaptar seus esforços e ações no que tange o marketing digital para alcançar o público-alvo.

    Estratégias de marketing digital para B2B

    Empresas B2B têm certas particularidades que envolvem questões como um ciclo de venda mais longo devido ao processo de compras envolver mais de uma pessoa.

    Na compra de camisas de silicone amarelas por uma empresa, é possível que a tomada de decisões englobe diversos níveis de hierarquia, como analistas, coordenadores, gestores e diretores.

    Isso ocorre porque as negociações envolvem decisões mais complexas, com um alto valor e que demandam um comprometimento do serviço ou produto mais duradouro.

    Dessa forma, para acertar em sua estratégia de marketing de conteúdo B2B é preciso produzir materiais qualificados que trabalhem de forma assertiva cada etapa do funil de vendas.

    Como construir uma presença de marca no B2B?

    Primeiramente é fundamental produzir materiais que sejam diferenciados. O marketing de conteúdo precisa ser relevante, ter dados atualizados, ser atrativo, adicionando valor na vida de cada lead.

    Em sua empresa fabricante de máquina empacotadora, na hora de produzir material você deve focar na conquista do lead e no estímulo de sua conversão tanto para a próxima etapa do funil ou para a venda em si.

    Separamos a seguir algumas dicas para você construir e fortalecer a presença da sua marca B2B.

    Fazer pesquisas e montar uma estratégia

    Para que suas ações de marketing de conteúdo B2B tenham sucesso, é preciso a criação de uma estratégia sólida, baseada em pesquisas sérias e bem direcionadas.

    Objetivando uma visão clara sobre o que sua empresa deseja alcançar, quatro elementos principais precisam ser levados em consideração:

    • Posicionamento de marca;
    • Proposta de valor de mídia própria;
    • Caso de negócio;
    • Plano estratégico.

    Para suas ações, é preciso diferenciar estratégia, que é o que você vai fazer da tática, que se relaciona a como você vai fazer.

    O uso da estratégia de conteúdo é a razão para usar essa tática de marketing, e você pode analisar a situação por esse ângulo. Contar com uma boa estratégia para sua empresa de serviço de limpeza de colchão o impede de trabalhar às cegas.

    Uma estratégia de marketing de conteúdo sólida ajuda a direcionar suas ações, justificar o investimento e a ter um plano claro que pode ser executado e mensurado.

    Identificar e entender suas personas de cliente

    É fundamental identificar e entender suas personas, criando-se a partir de uma amostra representativa de seu público, baseando-se na pesquisa de clientes reais.

    Assim você pode construir uma imagem bem detalhada do cliente ideal, incluindo informações de fundo emotivas como motivações pessoais, quais são os pontos valorizados em uma marca, qual o tipo de comunicação é preferido, entre outras.

    Ao conhecer em detalhes quem é seu consumidor final e ter consciência dos diferentes grupos que eles formam, é possível construir uma estratégia própria para cada um deles.

    Compreender o funil de vendas

    Outra questão fundamental para ter sucesso com o marketing de conteúdo B2B é entender como seu conteúdo se encaixa nos diferentes estágios do funil de vendas, que geralmente é mais complexo devido ao tempo que se leva para nutrir cada lead e ganhar um cliente em potencial.

    Sua fábrica de camisetas promocionais deve reservar um tempo para trabalhar com sua equipe de vendas e outros departamentos para entender realmente as especificidades do seu funil.

    Assim você pode usar essas informações para mapear com maior eficácia uma estratégia para direcionamento dos leads em cada estágio.

    Definir metas para seus esforços de marketing de conteúdo

    A criação de conteúdo precisa ter um propósito claro e definido, de forma que você saiba a razão para a criação de cada conteúdo, definindo metas e formas de mensuração. A produção de conteúdo tem as seguintes finalidades:

    • Ter um bom ranqueamento;
    • Direcionar o tráfego orgânico;
    • Ganhar links;
    • Passar os leads pelo funil de vendas;
    • Obter engajamento nas redes sociais;
    • Aumentar a visibilidade.

    Dessa forma, as metas que você definiu para seu marketing de conteúdo podem incluir parâmetros como:

    • Quantidade de leads gerados;
    • Tráfego orgânico;
    • Alcance e engajamento nas redes sociais;
    • Posições nas SERPs;
    • Quantidade de links de qualidade;
    • Impacto na visibilidade da marca.

    As metas e sua mensuração final são essenciais para saber direcionar ações e esforços com maior assertividade.

    Saber de conteúdo que funcionam para empresas B2B

    Existem diversos formatos que você pode aplicar em sua estratégia de conteúdos, entre eles estão:

    • Blog posts;
    • Estudos de Pesquisa Originais;
    • Whitepapers;
    • E-books;
    • Vídeos;
    • Webinars;
    • Podcasts;
    • Estudos de caso;
    • Templates, checklists, simuladores;
    • Ferramentas;
    • Newsletters.

    Sua empresa fabricante de crachá de identificação pvc deve ter o cuidado para não cair na armadilha de exagerar em apenas um formato, diversificando suas ações.

    Saber táticas de promoção para distribuir o conteúdo

    Além de um bom desempenho na criação do conteúdo, é essencial saber distribuir e promover suas produções para ter bons resultados. Alguns canais que podem ajudá-lo na apresentação do seu conteúdo para seu público são, por exemplo:

    • LinkedIn;
    • Promoção paga;
    • E-mail marketing;
    • SEO;
    • Parcerias e colaborações.

    Existem uma série de benefícios que uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer para sua empresa de filmagem com drone profissional, estando na vanguarda de muitas campanhas de negócios.

    Como produzir conteúdos para B2B?

    Listamos a seguir uma série de dicas para você produzir conteúdo B2B com foco e assertividade. Confira.

    1. Estruturar quais são os objetivos do seu negócio

    Para estruturar seu marketing de conteúdo é preciso focar nos objetivos que sua empresa quer alcançar. Os objetivos variam, como:

    • Atrair novos clientes;
    • Trazer mais confiança entre na relação B2B;
    • Atrair novos parceiros;
    • Marcar presença em pesquisas orgânicas;
    • Aumentar suas vendas.

    Para definir seus objetivos, pense no que está alinhado com as metas de sua empresa de capacho personalizado para comprar para que seus esforços façam sentido.

    • Fazer o planejamento 

    A partir dos objetivos, o planejamento será um ponto-chave para que sua estratégia funcione.

    É essencial que os conteúdos sigam uma linha de raciocínio, tenham a linguagem certa, sejam divulgados nos canais certos, entre outros detalhes. A organização de um calendário editorial pode ser de grande ajuda nesse momento.

    • Definir o público alvo

    Faça uma análise criteriosa sobre quem são seus clientes ideais, pensando em suas necessidades, dores, hábitos e quais as soluções eles buscam, de forma a direcionar sua produção de conteúdo.

    • Fazer uma análise sobre seus concorrentes

    É importante analisar concorrentes diretos e indiretos ao seu negócio, sabendo o que eles estão fazendo quanto à produção de conteúdo e demais estratégias de marketing.

    • Fazer excelentes textos

    Durante a criação de seus conteúdos, é importante focar na linguagem empregada, adequando-a sempre ao público. Aconselhamos investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), como o uso das melhores palavras-chave nos locais mais adequados.

    Isso pode ajudar você a criar um conteúdo compartilhável, além de poder contar com empresas especializadas na produção de conteúdo.

    • Definir os canais para distribuição do conteúdo

    É preciso pensar em como seus conteúdos chegarão até seus clientes, como postagens nas redes sociais, blogs, e-mail marketing, entre outros canais.

    Com um bom planejamento consegue-se efetividade na hora de conversar com seu público, por isso é tão importante saber fazer a escolha dos canais certos.

    • Construir uma boa relação com os leads

    O ponto principal de uma estratégia de marketing de conteúdo é a criação de uma boa relação com seus leads para que eles caminhem naturalmente no funil de vendas. Tenha foco para criar estratégias de atração e nutrição dos leads, bem como em cada etapa do funil.

    • Mensurar os resultados

    É fundamental que uma empresa de corte a laser de chapas metálicas saiba como mensurar os resultados de seus esforços. Só assim você saberá se suas ações estão dando certo ou se precisa de ajustes, abrindo possibilidades para que seja melhorada dia a dia.

    Algumas formas de mensurar resultados são analisar se houve compartilhamento do conteúdo, se houveram interações e comentários, qual foi o tempo de permanência em seu site, a taxa de cliques, se os e-mails foram abertos, entre outros.

    Os principais desafios para o conteúdo B2B

    Entre os principais desafios para o marketing de conteúdo B2B estão a necessidade de inovar constantemente e entender que essa é uma estratégia que precisa ser revisitada com frequência.

    Se você parar de desenvolver novos conteúdos, não se dedicando ao fluxo do funil de vendas, certamente seu negócio ficará ultrapassado. Invista na produção de conteúdos diversificados, acompanhe as tendências do mercado e do perfil do seu público.

    Produza conteúdos ricos e relevantes, aproveitando para inserir formulários para captação de leads. Jamais deixe de alimentar seu blog e suas redes sociais, pois esses são canais importantes para sua marca.

    Garanta também que seu material conte com um bom design, além de produzir conteúdos que possam ser acessados tanto por desktops, quanto por smartphones ou tablets.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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