Michael Campos

Saiba como otimizar textos para seu site

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Administrar e gerenciar um site é uma tarefa mais difícil do que muitos pensam, principalmente quando são tantas frentes e problemas que precisam ser diariamente resolvidos. Dessa forma, otimizar textos é mais uma das muitas tarefas.

    Para que um site consiga maior visibilidade e espaço dentro do meio digital no segmento onde atua e até mesmo com o seu próprio público, é preciso saber escrever textos relevantes e que agreguem valor para o usuário.

    Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar como otimizar esses textos para o seu site, explorando as estratégias e práticas mais utilizadas para atingir os objetivos, mostrando também a importância das palavras-chave e em entender sobre essa parte mais técnica.

    Seja um site ou página que escreve sobre sistema de gerenciamento de transporte ou outro assunto qualquer, a internet e a tecnologia são essenciais para que as páginas começassem a ter mais destaque para que de fato as pessoas encontrassem novas e poderosas formas de consumir conteúdo.

    As pessoas estão na internet justamente por isso: para consumir conteúdo, independentemente se ele é profissional, para estudos ou por puro lazer. A realidade é que, de uma forma ou de outra, a internet é um lugar onde tudo pode ser encontrado.

    Por isso, esse é mais um motivo dos textos escritos em páginas, sites, redes sociais ou até mesmo blogs, mesmo que falem sobre sistema de monitoramento em nuvem, sejam bem escritos e revisados.

    Isso sem mencionar o SEO que pode ajudar e muito para que ele seja mais indicado para outras pessoas.

    Uma realidade que muitos esquecem nos dias atuais é que as pessoas perdem o interesse na mesma velocidade que ganham.

    Portanto, é necessário tentar prender a atenção dos usuários e leads ao máximo, fazendo com que eles se interessem cada vez mais pelo conteúdo criado pela sua marca.

    Um simples erro de português no começo do parágrafo, assuntos curtos que se estendem demais ou falta de concordância verbal pode afastar as pessoas, fazendo com que seu site, blog ou até mesmo conteúdo empresarial relacionado à aviação comercial acabe não indo para frente e ganhando destaque.

    Sendo assim, os tópicos a seguir irão te contextualizar melhor sobre as diferentes maneiras de otimizar seus textos para o seu site, mostrando e explorando a ferramenta de SEO, seu impacto na internet e algumas dicas importantes. 

    O conceito de SEO

    Para que os textos sejam devidamente otimizados e consigam o apoio da plataforma e dos mecanismos de pesquisa, é preciso que esteja totalmente de acordo com as diretrizes e regras do SEO, mostrando que vale a pena investir e ler suas publicações relacionadas a tradução de sites, por exemplo.

    Pensando um pouco mais do ramo empresarial, nenhuma organização quer investir na criação de conteúdo para não colher os resultados.

    Afinal, além de muito dinheiro também é colocado muita energia e tempo nessa demanda, recursos que, se não forem bem utilizados, causam prejuízo para a marca, tanto econômico quanto produtivo.

    O SEO nada mais é do que o Search Engine Optimization, que em uma tradução direta para a nossa língua, se torna a Otimização dos Mecanismos de Busca. 

    É uma ferramenta de algoritmos de mecanismos como Google, Bing e Yahoo! para indicar os melhores sites e páginas de acordo com a pesquisa do usuário.

    De forma simples e direta, ele é responsável por ranquear o seu site por relevância e importância ao leitor. Quanto mais influente, mais próximo da primeira página ele estará.

    Como é possível enxergar, mesmo empresas de alimentação precisam ter cuidado com esse algoritmo, pois através dele que os mecanismos indicam seu site, página ou blog, facilitando que mais pessoas o encontrem, aumentando o tráfego de usuários e, potencialmente, o número de vendas de um negócio.

    Diversos fatores podem afetar a indicação da sua página para os mecanismos, como:

    • Otimização do texto;
    • Conteúdo das publicações;
    • Forma como as ideias são organizadas;
    • Palavras-chave utilizadas;
    • Qualidade do conteúdo criado.

    Em outras palavras, quanto melhor a publicação for otimizada, maior a chance de seu negócio de sistema de software para restaurante conseguir expandir-se pela internet, atraindo um público maior e ganhando mais relevância, autoridade e se tornando referência.

    Otimizando seus textos

    Agora que ficou mais claro como é importante a otimização de textos e como o SEO impacta no seu site, é importante entender como realizar e aplicar tal otimização, facilitando o trabalho da marca e fazendo com que a mesma consiga desenvolver um bom conteúdo.

    Os tópicos abaixo melhor exemplificam isso, portanto, confira.

    1. Palavras-chave

    Como o próprio nome já diz, as palavras-chave são o tema ou assunto que as pessoas mais buscam no Google ou em outro qualquer buscador. É através delas que a maioria dos sites ou páginas consegue atrair o público e mostrar o conteúdo que foi desenvolvido.

    Seja para uma empresa de consultoria e treinamento ou uma grande logística, as palavras-chave são vitais para que uma publicação seja mais facilmente encontrada na internet, sendo esse o principal objetivo do marketing de conteúdo.

    Com isso, pode-se dizer que para escolher a ideal, pense no assunto e qual a essência do mesmo, aquilo que mais chama a atenção do mesmo, podendo ter uma lista delas que sejam exatamente o que se busca e o que as pessoas mais procuram.

    A partir disso, pense em como cada uma delas se encaixa no funil de vendas, orientando a publicação para o objetivo da empresa, que pode estar no início, meio e final do funil, facilitando em transformar aquele lead em cliente da sua empresa de comércio de sistema para controle financeiro.

    1. Defina o objetivo do texto

    Entender qual o propósito do seu texto, o objetivo do mesmo e saber quem ele quer atingir são perguntas que devem ser feitas antes de escrevê-lo, para assim, evitar palavras ou assuntos desnecessários ao momento e otimizar ao máximo o seu texto.

    Com isso, se torna muito mais fácil de trazer apenas assuntos relevantes aos leitores, fazendo com que o conteúdo criado pela marca realmente agregue algum valor a eles e não pareça apenas, como o termo popular diz, “encheção de linguiça”, enrolação.

    Antes um texto um pouco mais simples e objetivo, mas que traga reflexões e seja útil para os usuários do que um gigantesco com informações repetidas e que de nada acrescentam para o mesmo. O ideal é utilizar no máximo 2000 palavras.

    1. Cative os leitores na introdução

    Os usuários devem ser convencidos que o restante do texto é útil para eles logo em sua introdução. Como dito anteriormente, as pessoas perdem o interesse de algo na mesma velocidade que ganham e, portanto, isso deve ser utilizado a seu favor.

    Quando a introdução não é interessante, as pessoas não terminam de ler ela e partem em busca de outra coisa que melhor atenda às suas necessidades e, perder um lead que estava interessado por não ter desenvolvido uma boa introdução é um grave erro.

    Por isso, atice a curiosidade dos usuários e faça com que eles sintam que precisam saber o que tem ao longo do texto e porque tais informações são tão importantes para a vida deles. Porém, realmente entregue o conteúdo relevante e que faça diferença.

    Dizer que algo será entregue quando era completa enganação ou só parcialmente verdade, causa uma certa frustração nas pessoas, fazendo com que elas não voltem para o seu site, portanto, se atente e tome cuidado.

    1. Utilize links de qualidade como referência

    O link building é uma estratégia de negócios que funciona muito bem em sites e páginas, por criar uma rede de links de qualidade que referenciam-se uns aos outros, fazendo com que os usuários naveguem por diversas páginas consumindo conteúdo de qualidade.

    Utilizar de links para validar argumentos ou mostrar ao usuário que o mesmo pode se informar ainda mais se acessar determinado conteúdo, agrega muito valor ao artigo e faz com que uma sensação de satisfação preencha o leitor.

    Através de links internos, referenciando outros artigos publicados pela sua marca no site, ou links externos, artigos publicados por outras marcas e outros sites, é possível melhorar o ranqueamento do site e fazer com que mais pessoas conheçam o trabalho.

    Apenas tenha certeza de que o link é de um site confiável e que tenha bons conteúdos. De nada adianta encher a publicação de links se eles de nada agregam.

    Considerações Finais

    Através das informações e orientações ao longo do texto, é possível ter uma boa ideia e um norte de como funciona o SEO, como é importante otimizar os textos para o seu site e como a utilização dessas ferramentas pode ser vital para que encontrem sua página.

    Utilize as palavras-chave adequadas e organize-as no funil de vendas de forma a conquistar seus leads e convertê-los em clientes, sabendo atrair caso esteja no começo do funil, mantê-lo caso esteja no meio, e saber atendê-lo caso esteja no fim.

    Portanto, busque mais informações e continue estudando, buscando adaptar tudo que aqui foi disponibilizado de forma que converse com a realidade do seu negócio.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade