Michael Campos

Saiba como fazer uma campanha publicitária eficiente

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    A publicidade eficaz atinge clientes em potencial e os informa sobre seus produtos ou serviços. Sendo assim, uma campanha publicitária eficiente deve captar a atenção dos clientes em potencial e induzi-los a usar seu produto. 

    Independentemente do método, toda a sua publicidade deve ser clara e refletir de forma consistente a declaração de posicionamento exclusiva de sua empresa. Ou seja, você deve criar o inimaginável a partir de etiquetas em branco.

    A publicidade é a comunicação destinada a informar, educar, persuadir e lembrar as pessoas sobre seus produtos ou negócios. Deve trabalhar com outras ferramentas de marketing e elementos de negócios para ter sucesso. 

    A publicidade deve ser interruptiva – ou seja, deve fazer você parar de folhear o jornal ou de pensar no dia por tempo suficiente para ler ou ouvir o anúncio. Além disso, deve ser confiável, única e memorável para funcionar. 

    As campanhas são como um sistema de entrega, levando conteúdo ao seu potencial cliente, educando-o e o tornando mais propenso a adquirir seu produto.

    Como todo suporte de marketing eficaz, deve ser construído sobre uma estratégia de posicionamento sólida. Por isso, é necessário um bom orçamento para fornecer uma programação de mídia com frequência adequada ao público-alvo.

    Neste artigo iremos lhe apresentar quais os principais objetivos de uma campanha de marketing e como fazer uma de sucesso. Acompanhe!

    Principais objetivos de uma campanha publicitária

    A campanha de marketing tem objetivos em relação ao público-alvo, como:

    • Conscientização da marca;
    • Aumento de tráfego do site;
    •  Aumento do engajamento;
    • Geração e conversão de leads (potenciais clientes);
    • Maior compreensão do público-alvo.

    Entenda em detalhes sobre esses objetivos abaixo.

    Conscientização da marca

    Essa métrica consiste no conhecimento do público sobre sua empresa e de sua capacidade de associar a marca ao produto. A importância da meta varia. Depende da influência que exerce na tomada de decisão do cliente, sendo eficaz nos serviços online.

    Aumento de tráfego do site

    Outro objetivo importante da publicidade online é trazer tráfego para um site que pode elevar a taxa de conversão de sua empresa. Além disso, pode encorajar seu público a se envolver com seu conteúdo.

    Aumento do engajamento

    A publicidade guiada e a segmentação de seu público específico podem ser uma excelente maneira de aumentar sua taxa de engajamento. Essa taxa implica no relacionamento do cliente com seu site a ponto de gerar alguma ação, seja ela compra ou leitura.

    Geração e conversão de leads

    A publicidade online também pode ser direcionada para conquistar clientes e aumentar as vendas. Isso porque as campanhas podem resultar no alcance de muitas pessoas novas e direcioná-las para o seu site. Lá, eles esperam tomar a decisão de comprar um produto.

    Compreender o seu público-alvo

    A publicidade pode ser uma ótima maneira de chamar a atenção para formulários e pesquisas. Isso valerá a pena na forma de um entendimento profundo das necessidades e desejos, bem como da demografia de seus clientes.

    Agora que você sabe quais os objetivos de uma campanha de marketing, saiba como fazê-la e obter resultados de sucesso.

    1) Concentre-se no seu público-alvo

    Certifique-se de selecionar o mercado-alvo que melhor corresponda ao seu negócio. É muito importante que você escolha um grupo específico de pessoas para se concentrar seletivamente em atrair. 

    Esses clientes em potencial obviamente obtêm o máximo uso de seu produto ou serviço. Faça pesquisas para saber exatamente como comercializar seu produto ou serviço de acordo com seu público-alvo por meio de uma publicidade direcionada.

    Não seja um generalista e tente ser tudo para todos. Em vez disso, concentre-se em um mercado-alvo específico para garantir a atenção desse grupo.

    Por exemplo, você pode pensar em fornecer presente para empresas que são seu público-alvo após a compra de determinado produto. Esse é um tipo de campanha publicitária que surte efeitos muito positivos. 

    2) Estabeleça metas definidas e mensuráveis 

    Quem faz campanhas publicitárias deve ser responsável e ter planejamento. Sendo assim, é importante que você estabeleça metas que sejam possíveis de serem alcançadas.

    Além disso, mensurar o andamento de suas metas também pode ser uma ótima ação para modelar a estratégia e atingir os objetivos iniciais.

    3) Identifique as plataformas para atingir o público-alvo

    As chances de criar uma campanha publicitária de sucesso aumentam significativamente quando as escolhas de mídia corretas são feitas. Diferentes públicos-alvo podem usar diferentes mídias e você deve saber qual a mais adequada ao seu negócio.

    Por outro lado, se você vende mochilas personalizadas, por exemplo, e sua mensagem funciona melhor no formato de vídeo do que no formato impresso, isso também pode influenciar as plataformas que você escolher. 

    4) Desenvolva uma mensagem atraente e criativa

    Criar uma mensagem que toque o cliente é um componente crítico de qualquer campanha publicitária de sucesso. É aqui que entram em jogo o design gráfico, a redação de anúncios, a fotografia e outros componentes artísticos. 

    Essas habilidades podem ser aprimoradas em aulas de publicidade em cursos de graduação ou especialização, na qual os alunos podem receber feedback profissional valioso antes de se aventurarem no mercado de trabalho.

    5) Enfatize seu diferencial em relação aos concorrentes

    É fundamental destacar os benefícios que sua empresa traz para seus clientes. Eles devem saber exatamente o que você está oferecendo e a sua vantagem competitiva em relação às outras marcas. 

    Os clientes precisam que você diga exatamente o que oferece e para quê, para que possam investir com segurança seu dinheiro em uma empresa que lhes trará mais benefícios do que qualquer outro concorrente.

    Se você vende copo de papel personalizado, por exemplo, pode usar a customização como uma importante estratégia de marketing.

    6) Não se deixe limitar pelo orçamento

    Se você se restringir a um orçamento fixo para sua campanha, isso pode reduzir sua eficácia. É importante notar que você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro. É vital alocar seu dinheiro para os locais que trarão resultados mais eficazes.

    Vale a pena investir em sua campanha onde realmente importa, porque isso gerará resultados que trarão novos clientes e mais receita. Um orçamento fixo e imutável pode afetar drasticamente o seu resultado.

    7) Use um título poderoso e gráficos cativantes

    Escreva um título que faça sua oferta parecer urgente. Isso passa a imagem de algo necessário ao cliente, sendo visto como algo emergencial e necessário. Desta forma, o cliente tende a entrar em contato e adquirir o produto.

    Certifique-se de que seu título crie percepções positivas sobre sua marca. É importante garantir que os clientes em potencial se lembrem de sua campanha não apenas pela aparência, mas também pelo que diz.

    Por exemplo: se você tem uma empresa de brindes promocionais pode usar fontes legíveis e chamativas, com cores vibrantes para destacar os brindes que oferece e os seus benefícios.

    8) Diversifique sua propaganda

    Certifique-se de que suas campanhas variem ligeiramente a cada vez e sejam uma extensão das anteriores para manter a história em curso. 

    Se os anúncios sempre se parecerem com eles próprios ou com outras marcas, seus anúncios se tornarão tediosos. Faça experiências com a sua campanha e experimente coisas novas para criar uma publicidade mais eficaz. 

    9) Trabalhe o anúncio do modo correto

    É importante saber tudo sobre o seu mercado-alvo. Não se preocupe com um posicionamento que não lhe proporcionará um retorno tão bom quanto os outros. 

    Certifique-se de investir seu dinheiro onde funciona, e não desperdiçar capital em anúncios que seu mercado-alvo não dará atenção. 

    Por exemplo: se você tem uma empresa que produz estampa em camisa de algodão pesquise sobre onde está seu público-alvo. Se ele estiver mais presente nas redes sociais, você saberá que é o local para investir mais em campanhas.

    10) Monitore os anúncios

    Preste muita atenção aos seus anúncios assim que forem a público para ver o que funciona e o que não funciona. Lembre-se de perguntar aos novos clientes onde eles ouviram falar sobre você pela primeira vez, para ver exatamente onde sua campanha foi mais eficaz. 

    Use chamadas para ação (CTAs) rastreáveis, se possível. Isso tornará mais fácil para você desenvolver sua próxima campanha publicitária eficaz, analisando esses resultados para garantir que você não esteja duplicando nenhum erro.  

    A medição é importante em muitos campos diferentes, mas no mundo da publicidade é absolutamente crucial. Se não acompanharmos nossos resultados, não saberemos o que está indo bem ou o que podemos melhorar. 

    Em uma campanha publicitária, as métricas devem ser parte integrante do processo. A única maneira de entender a campanha é rastrear e medir as métricas e os dados. 

    Se você tem uma empresa de cartão de visita e percebe que seus anúncios não têm gerado muitas conversões, por meio das métricas saberá onde está errando para que possa corrigir.

    As dicas que apresentamos hoje são muito valiosas para você que veicula campanhas de publicidade altamente eficiente. Por meio delas você verá os resultados surgirem e o aumento de potenciais clientes em seu site.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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