Michael Campos

Saiba como criar um conteúdo autêntico para sua empresa

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    Produzir um conteúdo autêntico é fundamental para qualquer produtor que deseja aumentar seu engajamento e ter um instrumento de comunicação relevante. 

    Para as empresas de soluções audiovisuais, significa a diferença entre o público se interessar ou não pelo que você tem a oferecer.

    O mundo está passando pelo fenômeno conhecido como era da informação. Todos os dias, o usuário comum é bombardeado com milhares de notícias sobre os mais variados assuntos, mantendo-se o tempo todo informado e atualizado.

    Infelizmente, com esse processo surgiram também as Fake News, notícias enganosas que tem como principal função diminuir ou prejudicar a imagem de uma pessoa ou instituição. Estas informações não tem absolutamente nenhum compromisso com a realidade.

    Um site autêntico busca se distanciar desse tipo de conteúdo, apresentando um material ético e honesto, com fontes fiáveis de pesquisas e informações que podem ser confirmadas em outros grandes veículos de informação.

    Nos últimos anos, o marketing de influência tem ganhado muito destaque no mercado. Isso porque o consumidor comum tem uma propensão muito maior de efetivar uma compra de um sistema de gestão de ativos se ele for influenciado a isso.

    A figura dos digital influencers tem se tornado muito relevante para propagar produtos e serviços, e isso em grande parte é por conta do relacionamento entre o influenciador e o público.

    Essa relação vai muito além da divulgação, se tornando uma conexão real entre a figura apresentando o produto e os espectadores daquela mídia. Por isso, é muito importante que a mensagem seja real e impacte de fato as pessoas envolvidas.

    Uma boa ação de marketing com influenciadores pode instigar o público a querer compartilhar a experiência, gerando ainda mais impacto através de propagandas boca a boca, aumentando a relevância da marca e garantindo uma estrutura ainda melhor de trabalho.

    Atualmente, a sociedade está muito polarizada, e as pessoas esperam posicionamentos de influenciadores e de marcas por igual.

    Por isso, é importante que você saiba mais sobre uma determinada ideologia ou causa, e entre de cabeça se concordar com o assunto abordado em seu site de contabilidade para abrir uma empresa.

    Dessa maneira, o público que está alinhado com essa linha de pensamento acaba juntando-se a sua marca por sentir uma identificação muito mais profunda. Esse tipo de ação é importante para a autenticidade de seu conteúdo.

    Isso porque se você oferece uma ação planejada, que pode ser manipulada e não apresenta os mesmos resultados para as pessoas que estão acompanhando, a chance de a mídia negativa tirar os benefícios de fazer a ação é grande.

    É preciso ter em mente que você deve ser o mais autêntico possível para conseguir engajar-se corretamente com as pessoas, que esperam esse tipo de veracidade antes de ampliar o relacionamento entre consumidor e marca.

    Conteúdo próprio

    Seja você um influenciador ou uma marca tentando engajar-se com o público, o mercado digital está cada vez mais interligado com o conceito de autenticidade. O conteúdo produzido deve ser próprio e estar alinhado com seu discurso geral.

    É preciso apresentar material com conhecimento e propriedade, aumentando a qualidade do conteúdo para que seu público consiga aproveitar melhor a experiência de acompanhar esse tipo de material sobre um sistema para controle financeiro.

    A internet tem muitos exemplos de influenciadores e marcas que usam textos rasos e com pouca informação relevante, o que acaba fazendo estas pessoas ficarem deixadas de lado quando alguém procura material mais específico.

    Em um caso ainda pior, algumas pessoas antiéticas copiam trechos ou conteúdos completos, o que não só é um problema para a empresa como um todo como pode ser até uma complicação judicial, caso o autor original decida processar por plágio.

    Por isso, o conteúdo autêntico é muito importante para o trabalho de qualquer profissional de marketing digital, uma vez que o material se torna orgânico e muito mais pessoas sentem-se à vontade para acompanhar esse tipo de conteúdo.

    Criando conteúdo de qualidade

    Para trabalhar com conteúdo autêntico e de qualidade, existem algumas dicas que podem fazer a diferença para influenciadores de tradução de sites que estão buscando sua linguagem e seu espaço no mundo digital.

    Esse tipo de ação vai muito além das métricas numéricas, uma vez que se trata de ser empático com o público e identificar sua necessidade. Por conta disso, muitos influenciadores têm abordagens diferentes para apresentar o mesmo tipo de conteúdo.

    Quanto mais você adaptar seu material a sua realidade, maiores são as chances de engajar-se com um público mais amplo e conseguir um espaço de destaque no mercado em que está inserido.

    Seja você mesmo

    A base de um conteúdo autêntico é focar-se na sua originalidade e no que torna sua empresa ou seu trabalho como influenciador único. Evite apropriar-se de pensamentos que já estão disponíveis na internet.

    Toda vez que você cria um conteúdo autêntico, está criando uma propriedade intelectual. É um espaço para você mostrar seu próprio ponto de vista, sua opinião acerca de um determinado tema como contabilidade e consultoria.

    Esse tipo de honestidade é o que as pessoas buscam quando estão sendo influenciadas, e isso é fundamental para garantir resultados de qualidade em sua companhia como um todo, uma vez que esse tipo de ação vai de encontro com seus valores.

    Conheça seu público

    A melhor maneira de saber como criar um conteúdo autêntico é entender para quem você está escrevendo. Essa é uma das bases do marketing de conteúdo como um todo, e deve ser levado em conta sempre que você pensa em alguma ação.

    A base de pessoas que têm interesse no que você tem a dizer ou oferecer é conhecida como seu público-alvo, um grupo de pessoas com gostos e padrões de consumo em comum. Estas pessoas ajudam a entender melhor para quem você está se comunicando.

    Entretanto, o público-alvo ainda é uma métrica muito genérica, e muitas vezes não lida diretamente com as necessidades que você tem quando está pensando em criar um conteúdo de desenvolvimento de software sob medida com autenticidade.

    Para conseguir mais detalhes em suas estratégias, criar uma persona pode ser a solução. Uma persona nada mais é do que uma figura fictícia criada com base no seu público-alvo e em outras interações que você já teve.

    O grande diferencial de uma persona é que ela vai muito além dos dados comuns de clientes, como nome, endereço e renda. 

    Para ter mais efetividade ao usar esse tipo de prática, é fundamental que você consiga trabalhar com um perfil psicológico, com detalhes como:

    • Medos;
    • Desejos;
    • Gostos;
    • Padrões.

    Dessa maneira, você tem uma figura muito mais específica para testar seu conteúdo e avaliar se as ações estão de fato gerando respostas positivas ou não, identificando o que pode ser realizado para melhorar ainda mais sua produção.

    A autenticidade depende diretamente desse tipo de material, e é muito importante se comunicar com o maior grupo possível de pessoas dentro de seu público-alvo para gerar o engajamento necessário para trabalhar com influência.

    Plataforma de publicação

    Outro ponto importante para ter um conteúdo autêntico é conhecer a plataforma em que ele será publicado. Cada rede social tem suas peculiaridades e formato de mídia favorito, bem como a questão de publicações em sites e blogs.

    Entender estes detalhes ajuda a identificar o que precisa ser feito no material sobre software de gestão financeira para torná-lo mais acessível, entrando de acordo com os padrões da plataforma e garantindo uma relevância maior dentro da estratégia que será utilizada.

    A utilização de palavras-chave pode ser importante para alguns destes serviços, mas a produção audiovisual é mais importante para outros. O fato é que conhecer onde você publica dá acesso a uma interação muito mais orgânica.

    Frequência de conteúdo

    É preciso ter muito cuidado para identificar a frequência correta de publicação de conteúdo. Isso varia muito de plataforma para plataforma, e até mesmo dentro do segmento em que você atua.

    A verdade é que publicar conteúdos muito espaçados pode fazer com que as pessoas lentamente percam o interesse no seu material, o que acaba sendo um problema a longo prazo.

    Por outro lado, publicar em excesso pode ser considerado spam, e isso afasta também o público de seu material como um todo. Encontrar o equilíbrio de publicações é ideal para você conseguir trabalhar com qualidade.

    Considerações finais

    A autenticidade é um dos elementos que mais atrai o público na produção de conteúdo. Isso porque relatos reais fazem uma diferença muito maior para as pessoas do que matérias calculadas e montadas especificamente para um objetivo.

    As conexões humanas são uma parte muito importante do marketing de influência, e em um ambiente digital, afastar-se de uma interação robótica e automatizada para algo mais real é muito importante, o que faz estas ações terem um significado ainda maior.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

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