Michael Campos

Saiba como captar leads em WordPress

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    Para captar leads em WordPress é importante contar com uma landing page bem estruturada.

    Neste artigo, vamos pontuar as principais formas de usar essa ferramenta para fazer sua captação de leads. Leia até o fim para conferir.

    O que é um landing page?

    As famosas landing pages também são conhecidas por várias possíveis traduções, tais como:

    • Página de aterrissagem;
    • Página de destino;
    • Página estática;
    • Página de captura de leads.

    O objetivo de uma marca que produz caneca para brinde é fazer a captação de público nestas páginas. Para uma campanha de marketing digital, é comum a criação de várias chamadas de anúncios, em diferentes espaços, como em seu blog e nas redes sociais.

    Todos eles podem direcionar seu lead para a mesma página de captura, de forma a centralizar seus esforços em um local.

    Afinal, em uma landing page todos os elementos são focados na conversão de leads, desde seu conteúdo até o estilo visual. Elas contam com um formulário de inscrição, próprio para captar as informações de quem estiver navegando por sua página.

    Além disso, são mais enxutas, somente com as informações necessárias para dar continuidade a ação do usuário.

    Elas podem ser úteis para a segmentação do público, caso você inserir categorias ou filtros no formulário. Com isso você pode identificar diferentes tipos de público, fazendo listas separadas.

    Uma empresa de aluguel de tendas pode criar sua landing page diretamente no WordPress, já permitindo que ela fique vinculada ao seu site. Isso facilita para você cruzar as informações entre as duas páginas.

    Isso aumenta o desempenho de suas campanhas, ajudando a afunilar o público e a direcionar os leads na jornada de compra.

    Afinal, a otimização de sites com foco em conversão e a geração de leads são dois pontos-chave para o crescimento de uma empresa.

    Como captar leads em WordPress?

    Na hora de captar leads vale contar com as vantagens que o WordPress pode oferecer a você.

    Ele é o CMS (Content Management System) mais utilizado em todo mundo, de forma que se estima que 30% das páginas na internet usam esse sistema para gerenciamento de conteúdo.

    Essa é uma plataforma fácil de utilizar e de atualizar, sendo mais estável. E ainda existem várias formas de fazer a captação de leads, seja por plugins ou ferramentas externas.

    Plugins

    Uma empresa de automação comercial pode fazer a captação de leads no WordPress por meio de plugins.

    Trata-se de um software que pode ser instalado na ferramenta, como se fosse um aplicativo. Os plugins trouxeram muita popularidade para o WordPress.

    Como esta é uma aplicação de código aberto, todos os usuários podem construir novas aplicações e agregar à plataforma, adicionando novas funções.

    Após falarmos das ferramentas externas, listamos 7 diferentes plugins que você pode utilizar nas suas estratégias.

    Ferramentas externas

    Uma segunda forma de fazer a captação de leads para sua empresa de serviços de conservação é por meio das ferramentas externas.

    Algumas das mais indicadas, entre gratuitas e pagas, são Sumo Me, Intercom, Get Site Control e Hello Bar.

    Todas essas ferramentas são do estilo pop-up, com um sistema que permite que você faça o gerenciamento de seus recursos.

    A Hello Bar apresenta uma variedade de estilos de pop-ups interessantes, mas tem uma certa limitação quando aplicada aos dispositivos móveis.

    A Get Site Control permite que você escolha com precisão em quais páginas você quer colocar as pop-ups, mas não conta com uma variedade tão interessante.

    E a Sumo Me conta com muitos temas personalizáveis, mas pode dar alguns erros no momento da extração de leads.

    Já a Intercom é uma ferramenta externa premium, e tem um valor diferenciado, oferecendo diversas possibilidades. É indicada para projetos grandes, como para um sistema de gestão para franquias.

    Quais são os melhores plugins para captação?

    Listamos aqui 7 diferentes plugins que você pode adicionar ao WordPress para sua estratégia de captação de leads.

    1. Leadster 

    Com uma metodologia voltada para o Marketing Conversacional, o Leadster é um plugin que se comporta como um chatbot, transformando o formulário estático em um diálogo com o visitante.

    Ele é altamente interativo e personalizável, sendo menos invasivo e auxiliando o visitante durante o processo de decisão de compra.

    Existem planos que são gratuitos, compreendendo até 30 leads, além de planos personalizados conforme os número de leads gerados.

    1. Contact Form 7

    O Contact Form 7 é um plugin específico para geração de formulário de contato em sites feitos no WordPress. Ele permite ainda o envio de e-mails diretamente pela plataforma e é uma ferramenta 100% gratuita.

    No entanto, conta com alguns contras, com menos funcionalidades no que tange a análise de dados.

    Dessa forma, dificulta no acompanhamento da evolução de cada um dos leads em seu funil de vendas, assim como na qualificação dos contatos. Também pode ser difícil a recepção de suporte, caso você precise de ajuda.

    1. Mailchimp 

    O site de uma empresa de balão de gás hélio personalizado no WordPress pode usar o MailChimp, uma das plataformas que mais se destacam para o disparo de e-mails e automação de marketing.

    Ele possibilita que você crie e gerencie landing pages, assim como campanhas de e-mails e outros formulários, como as pop-ups. São disponibilizadas várias opções de templates, e sua integração ao WordPress é bem simples.

    No entanto, só existem opções de formulários estáticos, que não contribuem com a experiência do usuário, o que pode acabar reduzindo as possibilidades de conversão.

    1. WPForms

    Outro plugin para a criação de formulários é o WPForms, permitindo alta personalização em um site de adesivo para vitrine com formulários para diferentes funções, como:

    • Inscrições;
    • Contato;
    • Feedback;
    • Pagamentos.

    Além disso, ele permite a criação de fluxos de e-mails. O problema é que os formulários têm uma baixa conversão. Saiba que as pessoas só irão preencher formulários estáticos quando realmente estiverem convencidas que haja um bom benefício.

    1. OptinMonster

    Com o foco em criar e monitorar pop-ups e para garantir a conversão de leads, este é um plugin que pode ser gerenciado pelo dashboard no WordPress.

    No entanto, pode solicitar muitos dados, perdendo informações relevantes sobre a qualificação de cada lead. Além disso, conta com um número de pop-ups limitado e sem muitas opções de personalização na versão gratuita.

    É um plugin interessante para divulgar campanhas específicas e temporárias, como o lançamento de um material ou uma promoção.

    1. Social Chat 

    O Social Chat é um plugin direcionado para colocar um botão do WhatsApp em sua página WordPress. Antigamente era chamado de WhatsApp Chat, sendo excelente para esta funcionalidade em seu site de camisetas promocionais.

    É uma ferramenta que facilita a comunicação, colocando o contato a apenas um clique de distância. Entre seus contras está o fato que pode gerar uma série de leads desqualificados, e demandar trabalho da equipe para fazer a coleta e o armazenamento destes dados.

    1. HubSpot

    Por fim, mas não menos importante, destacamos o plugin da Hubspot, uma das principais ferramentas de automação. Ele possibilita a criação de landing pages, pop-ups, formulários, e-mail marketing, chats e fluxos de automação.

    Além disso, conta com um CRM integrado, oferecendo muitas possibilidades para a análise e o armazenamento de dados.

    No entanto é uma ferramenta que pede um investimento diferenciado se comparado com as demais opções.

    Quais os princípios para uma página de captura de sucesso?

    A criação de uma landing page de sucesso no WordPress conta com alguns princípios que precisam ser seguidos. Listamos a seguir quais são eles.

    Visual limpo

    Fique atento pois o excesso de informação visual pode vir a prejudicar a mensagem central. Coloque o mínimo de informações necessárias, com o objetivo de passar a mensagem com clareza.

    Opte por fontes e cores condizentes com sua identidade visual, mas pensando na experiência do usuário, que deve obter uma leitura simples.

    Informações claras

    No momento de transmitir sua mensagem, pense em como fazê-lo de forma mais eficiente para seu público.

    Pense muito bem no tipo e em qual será a informação que vai disponibilizar em sua landing page no WordPress. Ali você deve ser objetivo, usar o mínimo de texto. O importante é falar da sua oferta, o que está sendo oferecido ao visitante e o que o usuário deve fazer.

    Foco em imagens

    Para compensar a falta de textos, você pode e deve usar imagens com alto poder ilustrativo, que cumpram o papel da comunicação visual. Esse é um recurso interessante para que sua página seja facilmente reconhecida, sem poluição visual.

    Call to Action

    Toda boa landing page precisa ser finalizada com uma Call to Action, ou seja, uma chamada para a ação. Não cometa o erro de deixar de dar direcionamento para os leads ao fim de uma campanha ou conteúdo.

    Ao explicitar que o usuário deve preencher seu formulário ou saber mais você tem suas chances de conversão aumentadas.

    Considerações Finais

    Neste artigo, tratamos de como você pode captar leads em suas páginas WordPress, pontuando uma lista de plugins e algumas ferramentas externas.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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