As estratégias de marketing tratam-se de ações desenvolvidas para otimizar os resultados a serem alcançados não só por uma empresa de forma individual, mas também pelo mercado ao qual ela se encontra, e uma dessas práticas são as de trade marketing.
Ações válidas para que uma empresa consiga se destacar em sua área após estudar todas as suas possibilidades, algo que é importante para todos os tipos de mercados e de negócios, com as estratégias de marketing sendo definidas para um cenário geral.
E assim como a sociedade passa por frequentes mudanças, o mercado age de forma alinhada em busca de se adequar às novas necessidades do seu público, oferecendo então produtos e serviços que melhor conquistem a atenção de uma audiência específica.
Tal como acontece com uma agência voltada a realização de coberturas de festas e casamentos. Para oferecer um serviço de maior qualidade, é indicado hoje a realização de filmagem com drone profissional, entregando assim um serviço de teor diferenciado.
No que faz necessário com que uma empresa esteja sempre atenta às novas oportunidades que se apresentam em seu setor de negócios, com destaque para as possibilidade de um campo digital por meio do crescimento progressivo das novas tecnologias.
Um cenário que vem abrangendo os mais variados setores comerciais, seja para quem trabalha com a confecção de um produto ou da oferta de um serviço. E assim como o mercado evolui, as estratégias de marketing também se desenvolvem.
O objetivo é de acompanhar tais mudanças associadas tanto ao público como às empresas, como na presença de novas oportunidades e equipamentos a se trabalhar, como um novo modelo de câmera de segurança para empresa.
Mas enquanto alguns tópicos se modificam, outros se mantêm de grande valor, como é o caso das estratégias de trade marketing, um conjunto de práticas que permitem com que uma companhia possa otimizar o seu valor de vendas por meio de ações otimizadas.
Sendo importante, então, observar com atenção o funcionamento de tal estratégia e de como a sua aplicação pode ser responsável por garantir o sucesso dos seus negócios.
Do que se trata o trade marketing?
O trade marketing não se trata apenas de uma uma estratégia isolada, mas sim de um conjunto de práticas que busca otimizar a relação de uma empresa com o seu público, com destaque para o setor empresarial, através de ações que alcançam certa eficácia.
O foco do trade marketing continua sendo o consumidor final, no entanto suas práticas estão focadas em estratégias que lidam diretamente com o ponto de venda, como uma marca de sabão que pode aumentar suas vendas após se comunicar bem com o mercado.
Nesse caso, os supermercados em si ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, como um armazém de atacado, que possa trabalhar com a comercialização de tal produto, sendo esses espaços os que mais trabalham para garantir a realização de uma venda.
Isso ao levar em conta o fato de que muitas vezes o consumidor decide por definir uma compra justamente no ponto de venda, como um indivíduo que visita uma loja de perfumes sem ter uma noção adequada sobre qual será a fragrância que ele irá levar para casa.
Tal decisão será tomada de acordo com as opções disponíveis, além da recomendação dos vendedores em certos casos, algo que pode ser responsável até mesmo por um maior ticket de compra, com tal consumidor levando também um estojo de maquiagem.
Uma situação que é válida para qualquer tipo de empreendimento, desde algo que trabalha com um público mais industrial, como uma empresa de instalação elétrica predial ou então uma companhia de produtos mais amplos, como uma marca de refrigerantes.
A única importância nesse sentido é adotar ações que estejam voltadas ao ponto de venda de um produto ou qualquer que seja o canal adotado para a comercialização de um produto ou serviço, já que hoje as opções são várias com o crescimento do setor digital.
Por meio de uma aplicação adequada das ações de trade marketing torna-se possível alcançar o aumento de uma série de tópicos importantes para uma empresa, tais como:
- Número de vendas;
- Engajamento com o público;
- Destaque da marca;
- Alcance de resultados contínuos.
Pontos esses que costumam ser essenciais para que uma marca consiga se estabelecer no mercado, ampliando também os seus resultados de uma forma geral, permitindo assim com que uma empresa especializada em pintura de fachada torne-se líder em sua área.
Tudo por meio de um foco especial de uma marca com o seu público, usando do trade marketing para fortalecer a sua relação com essa audiência, existindo um conjunto amplo de possibilidades que justificam a adoção de tais tipos de estratégias.
As vantagens do Trade Marketing
As práticas pertencentes ao conjunto de ações do trade marketing se mostram positivas para os mais diversos setores do mercado, com marcas variadas procurando por forma de melhor se relacionar com o seu público, aumentando assim o seu valor em geral.
E de fato as ações associadas ao olhar aprofundado para os seus canais de venda podem fazer com que uma empresa alcance uma melhor performance comercial. Isso através de um complexo de vantagens comerciais que podem ser alcançadas, como:
Fidelização de clientes
É comum que o cliente tome sua decisão de compra diretamente no ponto de vendas, uma relação que permite com que a distribuição de um brinde ou então um preço promocional possa influenciar no tipo de compra que tal indivíduo pode fazer em uma loja.
Uma forma de evitar essa desistência de compra no último momento por causa de uma ação fornecida por seus concorrentes é através do processo de fidelização do público, criando assim uma base de clientes dos quais uma marca pode contar em suas vendas.
Algo que permite até mesmo que uma empresa de levantamento topográfico possa ampliar o seu espaço no mercado, tudo a partir do reconhecimento do público, que pode inclusive recomendar os seus serviços para outros clientes em potencial.
Relevância no mercado
A associação de uma empresa com o seu público é também um item essencial para definir o seu valor de relevância no mercado, ou seja, a forma com que a sociedade e até mesmo os seus concorrentes enxergam tal companhia diante do seu valor comercial.
Quanto maior for o destaque de uma marca em um ponto de venda, maior poderá ser também a sua relevância no mercado de uma forma geral, sendo esse o primeiro passo para que uma companhia possa trabalhar com a sua expansão a longo prazo.
Melhor segmentação
Outra vantagem de olhar com atenção para os canais de venda está na forma com que uma empresa conversa com o seu público, lidando também com os diferentes perfis que podem ser encontrados dentro dessa audiência.
Ao analisar o principal ponto de contato entre uma empresa e os seus clientes, torna-se possível adotar também ações estratégicas melhor definidas que conversem com as características específicas de cada cliente junto aos seus canais de preferência.
Oportunidades digitais
Quando se fala em um ponto de venda, é fácil pensar em um estabelecimento físico por se tratar de um conceito tradicional do mercado. Contudo, o cenário digital cada vez mais apresenta novas oportunidades para uma companhia, incluindo seus canais de venda.
Situação essa que permite com uma loja digital de produtos para academia, de roupas especiais até uma bolsa térmica fitness, possa trabalhar melhor com a sua audiência a partir da relação a ser iniciada através do canais digitais, como seu site ou redes sociais.
Retargeting
Quando se fala especificamente sobre as plataformas digitais de venda, existe uma estratégia em particular que permite com que uma marca possa conquistar uma maior consideração do público, a partir da forma com que ela trabalha com sua visibilidade.
Tal ação é o retargeting, que age com o objetivo de nutrir o interesse de um usuário por um produto ou serviço enquanto ele navega na internet, como no caso de um indivíduo que acessa, por exemplo, o site de um fabricante de alinhamento a laser de máquinas rotativas.
Após se informar melhor sobre tal produto, é comum que diversos anúncios relacionados a tal máquina apareçam entre as redes sociais ou sites terceiros aos quais esse usuário tenha acesso, aumentando assim a sua possibilidade de compra diante tamanha exposição.
Todos esses são benefícios que podem ser facilmente alcançados a partir do momento em que uma empresa passa a trabalhar com o conceito de trade marketing, através da forma com que uma marca se relaciona com o seu público por meio dos canais de venda.
E para que uma empresa de elétrica industrial ou qualquer tipo de entidade comercial possa aplicar essa estratégia comercial, é importante trabalhar ao lado dos seus parceiros comerciais, alinhando os objetivos de uma marca e de quem comercializa seu produto.
Pois é somente a partir dessas ações em conjunto, dando um apoio especial aos seus distribuidores, é que uma empresa poderá alcançar todas as vantagens comerciais citadas, fazendo do trade marketing uma oportunidade de grande valor comercial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.