Michael Campos

Entenda a importante relação entre design gráfico e publicidade

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    O design gráfico e publicidade andam lado a lado para o desenvolvimento do meio digital, e ajudam no impulsionamento para que as mais diversas empresas consigam se estabelecer e se manter em um mercado tão competitivo e dinâmico.

    O texto de hoje irá abordar as diferenças entre design gráfico e publicidade, explorando os pontos fortes de cada um e como se complementam, além de contextualizar como o mercado de trabalho desses ramos se comporta frente aos profissionais da área.

    Desde empresa de terceirização até grandes fábricas de produtos químicos, como a publicidade e o design gráfico, são importantes para a manutenção e desenvolvimento de qualquer tipo de negócio, principalmente nos dias de hoje.

    São diversas as frentes de trabalho que elas abordam e graças às tarefas e demandas desenvolvidos por esses dois estudos diferentes. Cada um dentro de suas funcionalidades, porém, ambos extremamente necessários.

    Diferente do que muitos pensam, independentemente se é um negócio de gravação em aço ou uma empresa de artesanato, design gráfico e publicidade não são a mesma coisa e possuem diferenças pontuais que fazem a diferença em suas classificações.

    Por isso, para saber a diferença entre ambos e conseguir definir o que cada um pode ou não fazer, confira nos tópicos a seguir para que aplique-os no seu próprio negócio.

    Design Gráfico X Publicidade

    Primeiramente, é necessário entender a diferença de ambos os termos para saber exatamente onde aplicar os conceitos da melhor forma possível, sabendo inclusive qual a melhor maneira e local para aplicá-las, mesmo que seja para algo simples como pintura industrial.

    A publicidade, diferente do que muitos utilizam, não é a responsável por convencer os clientes a comprar o seu produto. Esse conceito além de não ser correto é bastante ultrapassado e não se aplica aos dias de hoje.

    O maior objetivo da publicidade nos dias atuais é destacar os maiores atrativos e pontos positivos do seu produto ou serviço. Isso facilita e muito todo o processo, inclusive em como orientar o seu trabalho para que ele seja eficiente.

    Porém, mesmo que o seu serviço de manutenção de cadeiras de escritório seja espetacular, não há publicidade que consiga sustentar um produto ruim, ou seja, é necessário conhecer muito bem o que está sendo vendido.

    Para isso, alguns elementos devem ser destacados, como parte das funções de um profissional publicitário como:

    • Saber o perfil do público-alvo;
    • Elaboração de estratégias de marketing;
    • Definir dias, horários e locais de lançamento de suas estratégias;
    • Saber o que o cliente espera de seu produto.

    Ou seja, como foi possível verificar, são diversas as frentes de trabalho que os profissionais são responsáveis, conseguindo agir em diversos aspectos da empresa e fazer com que o negócio de chapas de acrílico se desenvolva de maneira eficiente.

    Já o design gráfico, é responsável por dar vida às estratégias de marketing e à frente visual da empresa, sendo bastante ligado a um projetista e não a um desenhista.

    Ou seja, ao invés de começar a projetar tudo desde o início das estratégias da empresa, o profissional da área é responsável por utilizar as informações disponibilizadas pela empresa e utilizá-las como força para projetar todo o design que aborda tal planejamento.

    Em outras palavras, ele cria toda a parte visual que tem como objetivo chamar a atenção dos leads e clientes, sendo ideal para trabalhar junto a publicidade e fazer com que um fabricante de etiquetas adesivas, por exemplo, tenha sucesso em seus objetivos.

    Entender qual a função da estratégia, quais objetivos que a empresa tem em mente, qual a intenção com as cores e imagens utilizadas, como pretendem impactar o público são perguntas essenciais para o bom designer gráfico.

    Portanto, a união entre ambos aspectos é extremamente benéfico para a sua empresa, e quando bem executados, são realmente um grande diferencial para o negócio, sendo parte da diferença entre o sucesso de vendas ou o fracasso.

    Confira agora alguns benefícios dessa junção e como aplicá-los na venda de tinta para impressora Inkjet, por exemplo.

    01 – Construa um site que represente a empresa

    Para que as estratégias traçadas pela sua equipe de marketing funcione de maneira eficaz, é necessário estar alinhado com a criação de um site bem construído com a ajuda de um designer gráfico e que reflita a imagem que o seu negócio pretende passar.

    O setor de design gráfico pode ser responsável para atingir os objetivos e chamar a atenção dos clientes, mas sem as informações exatas e que façam jus ao que o cliente representa são fundamentais para que tudo funcione como deve funcionar.

    02 – Utilize a psicologia das cores

    Diferente do que muitas pessoas pensam, as cores são essenciais para que o trabalho do designer gráfico seja eficaz e consiga atingir e impactar o público como a sua empresa deseja, mesmo que seja um negócio de vendas de papel de parede estilo oriental.

    Cada cor tem o poder de trazer um sentimento ou uma reação por parte das pessoas. Enquanto as cores mais frias e claras conseguem trazer calma e concentração, cores mais quentes podem trazer mais animação e alegria para o ambiente.

    Quando aplicado ao seu site, por exemplo, pode ser essencial para trazer essas sensações aos usuários que navegam por ele, e isso é exatamente o planejamento da equipe de publicidade, afinal, eles sabem qual o foco e o que querem extrair dos leads e clientes.

    Essa união é extremamente benéfica para a empresa e para o negócio em si, além de agir de maneira que mexa com o subconsciente das pessoas, ou seja, essas sensações passam por elas mesmo que não percebam ou saibam o motivo.

    Portanto, converse com ambas as equipes e faça o máximo possível para investir nesse tipo de prática.

    03 – Saiba criar um logo chamativo

    Se tem uma coisa que chama muito a atenção dos leads e clientes, é um logo eficiente, que tenha relação com a marca e que, junto de uma estratégia eficaz de psicologia das cores, consiga definir a sua empresa e ser bem marcante no mercado de trabalho.

    Porém, o designer não possui informações o suficiente para criar um logo efetivo e que converse com o que o cliente precisa e quer, ficando então para a equipe de publicidade passar essas informações a eles.

    O mundo corporativo é cada vez mais dinâmico e competitivo, portanto é necessário que ambos os setores estejam alinhados para serem o mais efetivos possíveis ao desenvolver suas estratégias de negócio e consigam atrair mais clientes, que é o objetivo das empresas.

    04 – Utilize imagens de impacto

    A criação de conteúdo é parte de estratégias de desenvolvimento de um negócio e, enquanto a equipe de publicidade colhe as informações sobre o que o cliente quer e gosta de ver, a equipe de design cria imagens interessantes que representam as estratégias da publicidade.

    Isso significa que imagens chamativas e que mostram o que o usuário quer ver são eficazes e, no fim das contas, atraem tanto clientes já fidelizados quanto nutre leads.

    05 – Mercado de trabalho

    O mercado de trabalho é bastante receptivo com ambos os ramos de trabalho, principalmente por diversas empresas estarem constantemente criando novos produtos e serviços que busquem aprimorar suas estratégias ou mudá-las.

    Existem diversas oportunidades para ambos os ramos de trabalho, desde empresas de tecnologia até para trabalhos free lancer que buscam oferecer determinados serviços por tempo, por projeto ou até mesmo como consultores.

    A verdade é que todas as empresas da atualidade, em algum nível, precisam investir em designer gráfico e publicidade para conseguir expandir seus negócios e, de fato, criarem mais autoridade no mercado de trabalho e aumentar a sua relevância no mercado.

    Também é interessante ver o trabalho de ambos os profissionais em feiras de eventos e convenções. Afinal, nesses espaços, é possível ver o melhor de ambos os mundos e, inclusive, encontrar excelentes profissionais caso você seja um empreendedor e busque novos talentos.

    Considerações Finais

    O texto de hoje abordou e se aprofundou na diferença entre design gráfico e publicidade, mostrando como ambos podem impactar o dia a dia de sua empresa, como são importantes para todo e qualquer negócio, além de como é o mercado de trabalho.

    Claro que muito irá depender das ambições, metas, objetivos, formas de negociar e maneiras de gerir a sua empresa que a sua organização tomará, mas busque sempre optar por explorar os pontos fortes da sua marca.

    Com isso, fica muito mais fácil se tornar mais relevante no mercado, aumentar o seu alcance e ter mais autoridade no seu ramo de atuação, fazendo a sua empresa ser destaque e ter um enorme diferencial.

    Os profissionais de designer gráfico e publicidade são partes fundamentais do seu negócio. Sente-se com sua equipe e alinhe as suas estratégias, se tornando uma empresa ainda melhor e que sempre está se renovando e adaptando para o mercado de trabalho.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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