Michael Campos

Como descobrir qual o melhor negócio para empreender

Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Muitas pessoas possuem vontade de serem empreendedores, mas se veem sem saber no que investir. Dessa forma, muitas pessoas recorrem a pesquisas sobre o melhor negócio para empreender.

    Entretanto, achar uma boa alternativa para investir e abrir um negócio muitas vezes pode não ser fácil. Isso porque, antes de tomar decisões é necessário levar em consideração diversos quesitos.

    Entre essas considerações, é necessário pensar de forma especial nos clientes que você pode atingir e qual a necessidade destes. 

    Portanto, para iniciar em qualquer empreendimento é muito importante estudar, cursos como gestão de startups e empreendedorismo digital, que podem te ajudar a visualizar o mercado em que estamos inseridos de outras perspectivas.

    Para saber mais sobre os negócios mais lucrativos e dicas de como começar o seu negócio de forma mais segura, confira as informações abaixo!

    Por onde começar?

    Para começar com o pé direito é necessário, antes de mais nada, fazer um bom planejamento.

    Isso porque, para que seu negócio dê certo (seja ele qual for), ele precisa, em primeiro lugar de uma boa estrutura, e isso só é possível tendo em mente que é preciso planejar. 

    Desta forma, um bom planejamento se baseia em alguns pontos. O primeiro deles é saber quais são seus interesses. É importante saber se você deseja abrir uma rede de lojas, onde você quer chegar e o que pretende conquistar. 

    Depois disso, pense quais serão os meios pelos quais você conseguirá chegar nesses objetivos, mesmo que de forma inicial. Isso vai te ajudar a visualizar quais são as fases que o seu futuro negócio precisará passar, além de te ajudar com questões de motivação. 

    Em seguida, avalie quais são os seus pontos fortes e o que você sabe de fato fazer. Vale a pena lembrar que, em muitos negócios iniciais, os empreendedores e donos precisam muitas vezes, literalmente, enfiar a mão na massa. 

    Nesse quesito, o que pode te ajudar a estar preparado e aumentar seus pontos fortes é o estudo. Portanto, pesquise em navegadores coisas como ‘gestão comercial ead melhores faculdades’, porém, sobre cursos e graduações que podem te ajudar nessa caminhada.

    Vale lembrar que ninguém pode ser bom em tudo.

    Caso não consiga cuidar de um dos nichos desse trabalho, por questões técnicas, é possível procurar ajuda de profissionais que lidem bem com essa área. Portanto, é importante ser bem sincero nesse quesito para conseguir enxergar as reais necessidades de seu novo negócio.

    Além de tudo isso, também é importante avaliar questões mais pessoais como a sua personalidade, dentro das principais questões de personalidade, responda às seguintes perguntas: 

    • Você prefere servir qual faixa etária?
    • Você gosta de servir ou prefere evitar as pessoas?
    • Você gosta de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?
    • Pense sobre as pessoas que já conheceu em alguns negócios.
    • Um ingrediente ao fracasso é o isolamento ou comportamento rude;
    • Quem teve vontade de fazer negócios novamente?

    Observe cada uma dessas características e procure mudar o que for necessário, assim assegurando que seu empreendimento será bem sucedido.

    Quais tipos de negócios são lucrativos?

    Depois de ter analisado de perto questões mais pessoas, que envolvem conhecimento, personalidade e planejamento, tá na hora de estudar o mercado. Vale ressaltar que nesse quesito, buscar estudar uma faculdade de vendas e marketing pode ajudar muito. 

    Portanto, é importante estudar qual a tendência de mercado, uma vez que, ninguém quer investir em negócios que já estão com os dias contatos!

    Assim, confira a seguir alguns dos empreendimentos que estão em alta hoje em dia para te ajudar a avaliar e analisar qual é um bom negócio para você investir!

    1. Loja virtual

    Essa tem sido uma boa opção dentro do mercado brasileiro. Isso porque, os dados apontam que, no Brasil, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$161 bilhões em 2021, número que representa um aumento de 26,9% nesse quesito quando comparado ao faturamento do comércio eletrônico em 2020.

    Dessa forma, além de envolver uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, uma vez que esse negócio se mostra rentável, é importante colocar na balança que as pessoas estão cada vez mais preferindo comprar pela internet ou invés de se dirigir a uma loja física. 

    Além disso, com uma loja virtual é possível economizar no que diz respeito aos custos de uma loja física, como aluguel de um ponto comercial, e outras contas que esse tipo de negócio implica. 

    Para abrir a sua loja online, o que pode ajudar é cursar gestão comercial ead.

    1. Consultoria Digital

    Esse tipo de empreendedorismo se volta para a prestação de serviços, como o nome mesmo já diz.

    Dessa forma, consultor de marketing digital nada mais é do que um profissional que tem como objetivo orientar marcas e empresas sobre quais as principais estratégias de marketing na internet.

    Em suma, o papel desse consultou é identificar as melhores oportunidades para as companhias, além de oferecer o suporte necessário para que estas consigam colocar as estratégias selecionadas em ação.

    Além de precisar estudar sobre gestão de marketing e comunicação, esse consultor avalia que seu trabalho é ser um parceiro na definição de investimentos de forma que ele consiga mapear personas e canais mais indicados para garantir a presença online da marca.

    Portanto, vale a pena informar que uma das razões para escolher a consultoria digital é a alta demanda desse mercado, uma vez que, cada vez mais as companhias precisam estar presentes na internet.

    Para saber mais sobre como adentrar na internet e se apropriar desse espaço para crescer o seu negócio, é possível cursar gestão de marketing e branding.

    1. Venda de alimentos

    A última dica está baseada em um tipo de negócio mais tradicional, mas que até hoje se mostra muito importante e atuante no mercado, a venda de alimentos. 

    Isso porque, faça chuva ou faça sol, perante qualquer crise, todos precisam se alimentar. Portanto, esse tipo de comércio tem como principal característica o fato de ser essencial. 

    Dessa forma, caso considere abrir algum empreendimento voltado à venda de alimentos, sejam eles coisas comuns de supermercado, ou um restaurante e até mesmo comidas mais artesanais, saiba que esse tipo de negócio é muito lucrativo. 

    Vale lembrar que é possível vender comida através da internet, de formas facilitadas, usando apps de entregas. Caso queira seguir nesse caminho, vale a pena buscar fazer um curso de gestão comercial e marketing ead.

    Tomada de decisão

    Depois de pensar sobre todas as questões acima, ainda será importante focar e analisar várias outras áreas e pensar em muitas situações. Além disso, é importante pensar na gestão financeira do início de seu negócio. 

    Isso porque, é normal que um negócio recém inaugurado e colocado no mercado não dê lucro e possa demorar alguns meses para dar o retorno investido. 

    Além disso, não esqueça que é muito importante estar na internet. Portanto, tanto ao optar por ações físicas de começo quanto online, invista em boas estratégias e ferramentas de marketing online, além de avaliar a entrada em redes sociais. 

    Para entender um pouco mais sobre esses tipos de estratégias online, você pode fazer uma gestão estratégica de marketing e vendas

    Para isso, confira a seguir algumas dicas de como colocar em prática seu plano de negócio.

    • Fazer o que sabe e o que gosta é otimizar o investimento;
    • Priorize negócios de existência apenas digital;
    • Analise o mercado em busca de uma solução inédita ou inovadora;
    • Procure segmentar seu nicho para reduzir a margem de erro;
    • Faça um plano de negócios;
    • Tenha um planejamento estratégico;
    • Avalie instalar sua empresa na própria casa;
    • Exerça um controle rígido sobre o caixa da empresa;
    • Não misture suas finanças pessoais com as da empresa;
    • Comprometa-se com os seus objetivos de empreendedor;
    • Use sua criatividade e invista em marketing;
    • Faça da qualidade do atendimento o seu diferencial;
    • Construa uma imagem positiva sobre o seu trabalho.

    Em resumo, abrir um empreendimento não é fácil. Entretanto, ao ser cauteloso e buscar boas pessoas para fazer parte do seu time, esse sonho pode se tornar realidade.

    Além disso, lembre-se de sempre estudar, tanto sobre o comércio e o mercado, quanto sobre o ramo específico que decidir levar para frente. 

    Isso porque, o mercado está em constante mudança e aperfeiçoamento. Junto com essas mudanças, é importante mencionar que o consumidor também muda, bem como mudam seus costumes e formas de consumir. 

    Basta olhar para o nosso redor e perceber como a internet e sua dinâmica mudou a realidade de consumo que está cada vez mais acelerada.

    Portanto, quanto mais você conhecer de sua persona e do mercado, melhor será para o retorno do seu investimento de todo o trabalho de empreender um negócio.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade