Michael Campos

Qual a importância de fazer Teste A/B

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    Você sabe o que é um teste A/B? Como o próprio nome diz, testes A/B são experimentos que visam comparar dois formatos de conteúdos, de estratégias de marketing e demais fins para entender qual deles apresenta o melhor resultado para o seu público.

    Uma empresa que presta serviços de contabilidade, por exemplo, pode fazer a divulgação de seus serviços utilizando e-mails marketing com duas variações de conteúdos, identificar qual deles gerou o melhor resultado e, portanto, aplicá-lo nas próximas campanhas.

    Fazer os testes A/B é uma ótima estratégia para empresas dos mais diversos ramos de atuação. Isso porque permite que as estratégias sejam testadas e analisadas objetivamente e que as decisões sejam tomadas baseadas nos dados obtidos e não em opiniões ou suposições.

    Portanto, essa é uma estratégia de extrema importância para as ações de marketing digital de uma empresa, independentemente do ramo de atuação, pois possibilita que as decisões sejam tomadas de maneira mais assertiva. 

    Sendo assim, os testes A/B podem ser utilizados para as mais diferentes finalidades, nos mais diversos formatos e estratégias, como:

    • Nas landing pages do seu site;
    • Nos anúncios do seu site e nas redes sociais;
    • Nos e-mails marketing esporádicos ou periódicos;
    • Na análise do seu site;
    • Na análise de resultados das suas redes sociais.

    Para facilitar o entendimento, continue a leitura e entenda mais sobre cada uma das aplicações citadas anteriormente.

    Como fazer teste A/B em site ou landing page

    Fazer um teste A/B em um site ou em uma landing page de uma empresa é muito importante para garantir a obtenção do melhor resultado, que pode ser analisado principalmente pela taxa de conversão.

    Na capa do site de uma empresa de gestão empresarial, por exemplo, pode constar um banner indicando uma promoção para empresas de pequeno porte, com a frase “Desconto especial para empresas cadastradas no Simples Nacional”.

    Neste caso, se a palavra “Desconto especial” estiver destacada em negrito pode chamar mais atenção e gerar mais cliques se estivesse em itálico. Porém, essa é apenas uma suposição. Uma forma de certificar qual formato é mais adequado, é com a testagem A/B.

    Para isso, é necessário criar as duas versões do banner e dividir entre o tráfego do seu site, utilizando alguma ferramenta de testes A/B, estipular um período para a obtenção e mensuração de dados e, por fim, analisar qual dos dois formatos testados gerou o melhor resultado.

    A mesma coisa se aplica para uma landing page. Se uma empresa de limpeza empresarial colocar em seu site uma landing page com o intuito de gerar mais leads, pode fazer um teste A/B para mensurar qual será o incentivo para que o formulário seja preenchido.

    Pode-se, desta maneira, fazer duas versões desta landing page, uma oferecendo um e-book sobre cuidados de higiene no combate à covid-19 no meio corporativo e outra oferecendo um webinar gratuito sobre a importância da coleta seletiva de lixo no ambiente de trabalho.

    É importante que esses produtos a serem oferecidos em troca do preenchimento do formulário da landing page tenham relação com os serviços que a sua empresa tem a oferecer, assim a sua empresa já demonstra conhecimento sobre a área que atua.

    Tendo, então, essas duas possibilidades de produtos a serem oferecidos pela sua landing page, é possível testá-las dividindo entre o tráfego do seu site e, posteriormente, analisar qual deles gerou maior conversão, maior taxa de preenchimento do formulário efetivamente.

    Como fazer teste A/B em um e-mail marketing

    Ter um e-mail marketing para uma empresa pode ser uma ótima escolha. Uma agência de conteúdos que oferece tradução de sites entre seus serviços, pode utilizar a estratégia de Inbound Marketing com a produção de conteúdos relevantes sobre o ramo e publicar em um blog e/ou enviar como e-mail marketing.

    Neste e em outros casos, o teste A/B pode seguir a mesma lógica dos tópicos anteriores. Ao planejar a estratégia de e-mail marketing, pode-se chegar a um impasse sobre a cor utilizada na identidade visual do conteúdo e, para solucionar, produzir dois conteúdos e testar qual gera mais engajamento.

    Já uma empresa de Tecnologia da Informação que desenvolve um software de gerenciamento para ativos, por exemplo, pode testar quais assuntos sobre a área despertam maior interesse no público de interesse fazendo o teste A/B.

    Análise de resultados em plataformas de redes sociais

    Nas plataformas de redes sociais já é possível realizar os testes A/B de maneira efetiva. No Facebook, por exemplo, pode-se fazer um texto A/B para decidir sobre uma campanha específica que ainda não possui certeza entre duas estratégias a serem tomadas.

    Para isso, pode-se, por exemplo, fazer uma testagem das possíveis linguagens de conteúdo, na qual uma empresa que monitora o sistema de gerenciamento de transporte de uma companhia rodoviária pode decidir pela linguagem mais formal para um público específico ou informal para outro.

    Uma forma de tomar essa decisão é, novamente, fazendo a testagem A/B, dividindo os conteúdos por meio da plataforma e depois analisando qual linguagem gerou os melhores resultados para a sua página e deve, portanto, ser adotada para o seu negócio.

    As plataformas de redes sociais podem apresentar resultados muito interessantes. São dados que revelam qual foi o público atingido e o comportamento dele diante da sua marca, que deve ser analisado quantitativa e qualitativamente. São eles:

    • Taxa de alcance do conteúdo e da página;
    • Taxa de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos etc);
    • Taxa de rejeição (como na função de ocultar);
    • Taxa de cliques no site.

    Dentre todas essas importantes métricas, se a sua intenção era gerar mais vendas por meio do seu site, a taxa de cliques provavelmente será o dado mais importante a ser analisado pela sua estratégia de teste A/B.

    Se você, além disso, tiver também uma estratégia de aumentar, além das vendas, o posicionamento da sua marca, a proximidade com o público e a relevância do seu site no meio digital, uma estratégia de Inbound Marketing pode ser uma outra boa possibilidade.

    Nas redes sociais, essa estratégia pode ser mensurada também pelo alcance e engajamento, além da rejeição, que medirá o público alcançado e as interações dele com a sua marca, por meio das taxas citadas anteriormente.

    A objetividade nas tomadas de decisões

    Diante das estratégias apresentadas, além de muitas outras possibilidades, a utilização da estratégia do teste A/B permite que determinadas decisões sejam tomadas embasadas por dados, pelas estatísticas tiradas da testagem de estratégias diferentes.

    Isso possibilita que um estrategista de uma empresa de serviços de desenvolvimento de software, por exemplo, decida qual é a melhor solução para sua estratégia de marketing, mas também para resolução de questões internas da rotina de trabalho de uma equipe.

    Como aplicar o teste A/B em uma loja virtual

    Uma loja virtual precisa ser bem estruturada, pensando na usabilidade do usuário, tanto por meio de computadores até por dispositivos móveis, e na disposição de cores que marcam a identidade da marca e demais elementos visuais e tecnológicos pertinentes.

    É necessário, por exemplo, que o site da loja virtual tenha um sistema de controle financeiro e estoque para receber com efetividade todas as demandas do cliente desde o processo de visita ao site até a efetuação da compra, pois assim pode fidelizá-lo.

    Esse é um fator muito importante, pois é a etapa final do seu funil de vendas, onde o cliente já está decidido pela compra e a efetua. É um momento que já não pode mais dar errado e é preciso dar essa confiança ao cliente. 

    Porém, anterior a isso, é importante, principalmente, trabalhar na divulgação do seu produto, no conhecimento da sua marca, por meio de estratégias de marketing digital que se adequem ao seu negócio.

    Para isso, todas as estratégias citadas neste artigo são pertinentes. É possível utilizar desde a produção de conteúdos informativos e relevantes para um blog no seu site, a captação de leads com uma landing page, até o disparo de e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, dentre outras estratégias.

    Enquanto não houver um público muito delineado, você pode utilizar dos testes A/B para entender quais destas estratégias fazem mais sentido com o público, quais fazem mais sentido com a proposta da sua loja e quais geram maior conversão em clientes.

    Portanto, sempre que for começar uma nova estratégia em sua loja virtual, considere fazer testes A/B e tome as melhores decisões para o seu negócio. Acompanhe também algumas estratégias de marketing digital que, alinhadas aos testes A/B, podem contribuir muito para o seu negócio.

    Com tudo isso, você certamente poderá tomar as melhores decisões para o seu negócio de maneira embasada, prática e referenciada em dados que o seu público trouxe para você.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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