Michael Campos

Publicidade e marketing no mercado digital

Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Mesmo que estejam muito próximos, o marketing e a publicidade não são a mesma prática e esses dois conceitos ocupam lugares diferentes no mercado digital.

    Ao contrário do que muitos pensam, os dois não são conceitualmente iguais. Cada método possui características próprias e pode trazer resultados extraordinários para o negócio quando usados corretamente, e até em conjunto.

    Pensando nisso, neste artigo decidimos esclarecer as principais diferenças e semelhanças entre publicidade e marketing. Então, você vai poder entender definitivamente as atribuições de cada área.

    No texto que começa a seguir você vai saber:

    • O que é marketing;
    • O que é publicidade;
    • Vantagens e dificuldades de ambos;
    • Por que juntá-los.

    Você está prestes a ter contato com ideias muito importantes para evoluir como Dedetizadora recreio rj, confira!

    O que é marketing?

    O marketing é um conjunto de estratégias destinadas a ajudar as empresas a alcançar os seus objetivos.

    Essa área é responsável por planejar todas as ações necessárias para que os produtos e serviços tenham a visibilidade necessária para atraírem os consumidores.

    A maioria das empresas visa trazer seus produtos e serviços mais perto dos consumidores. Para isso, o marketing de produto considera os chamados 4 Ps: produto, praça, preço e promoção.

    O produto pode ser um Spray drying ou um perfume, por exemplo. É tudo aquilo que uma empresa deseja oferecer à base de clientes.

    O produto deve ser desenvolvido de acordo com o problema ou a necessidade que ele foi criado para sanar.

    Isso inclui fatores como a embalagem, design, garantia e assistência técnica.

    A praça é o termo que identifica as maneiras pelas quais o produto vai ser distribuído ao público.

    O preço depende dos custos de produção, distribuição e divulgação, além de características subjetivas do cliente. Isso sem falar que um Coworking pequeno precisa ter uma boa margem de lucro.

    A promoção diz respeito aos formatos que vão ser usados para divulgar o produto. O marketing digital possui muitas opções para isso, como anúncios digitais, redes sociais e marketplace.

    O que é publicidade?

    A publicidade é uma das ferramentas que os profissionais de marketing usam para criar suas estratégias. É o ato de espalhar uma mensagem atendendo a diferentes objetivos de marketing.

    Um anúncio pode ter como meta vender um produto, promover uma ideia ou atrair mais visibilidade para a marca de Controle de pedidos delivery.

    Para deixar a diferença entre os dois conceitos mais clara, pense que o marketing é como um quebra-cabeça e a publicidade é uma das peças.

    Ou seja, o primeiro existe sem o segundo, mas a publicidade não existe sem uma estratégia de marketing bem definida.

    Por que unir marketing e publicidade?

    O cenário perfeito é quando as empresas usam esses dois braços da comunicação em sinergia. No entanto, a realidade mostra que muitas organizações ainda não percebem que o marketing e a publicidade juntos são as chaves para o sucesso.

    Principalmente quando se fala no meio digital, a grande quantidade de informações cria um déficit de atenção.

    Por isso, é essencial que os dados de marketing sejam levados em consideração na hora de criar um anúncio eficaz para o Cabeamento estruturado de dados e voz, por exemplo.

    Os usuários da internet deixam rastros. Os profissionais de marketing devem estar atentos a esse fenômeno. Com os dados deixados para trás, você pode planejar e criar estratégias mais inovadoras.

    Os consumidores de hoje não querem ser interrompidos por anúncios como antes. Como resultado, as estratégias devem ser mais capazes de orientar os anunciantes na elaboração de mensagens relevantes entregues no momento certo.

    Um bom relacionamento entre as equipes de publicidade e marketing traz um benefício muito importante: cria vantagem competitiva no mercado de Impressão de catálogos e revistas.

    O mau desempenho em uma área inevitavelmente prejudica a outra. Portanto, a melhor alternativa é usar os conhecimentos de cada uma para alcançar resultados fora de série. 

    Formas de unir marketing e publicidade

    Agora que você está ciente das diferenças entre as duas técnicas e os benefícios de uni-las, vamos mostrar algumas formas bem sucedidas de fazer isso.

    É importante ter em mente que os pontos levantados a seguir valem para uma grande variedade de empresas, como restaurantes, Gerenciador de estacionamento e muitas outras.

    Os tópicos a seguir são separados de acordo com os formatos típicos das campanhas e espaços de marketing digital. 

    1. E-commerce

    Concretizar vendas pela internet não é o mesmo que fazer isso em ambientes presenciais. O e-commerce é o modelo de negócios de vendas e varejo feitas pela web.

    Ou seja, sem uma sede física. A fábrica de Câmara fria industrial preço pode se posicionar no âmbito digital com um site, por exemplo.

    A sintonia entre marketing e publicidade é o que vai dar relevância e notoriedade a ela. Um site corporativo precisa conter os dados básicos da instituição, como:

    • Endereço;
    • Telefone para contato;
    • Descrição dos produtos ou serviços;
    • Depoimento de clientes.

    Nesse contexto, o marketing vem para construir a imagem adequada para a empresa. Por sua vez, a publicidade é usada para espalhar essa imagem pelos canais de comunicação.

    1. Marketplace

    Pode-se dizer que o marketplace é a simulação digital dos ambientes de varejo tradicionais. Nele, pessoas físicas e jurídicas podem anunciar produtos e serviços.

    As ferramentas mais famosas de marketplace são o Google Shopping e o Facebook. Em ambas, os produtos aparecem para os usuários de acordo com os interesses deles.

    Essa é uma opção bastante interessante para marcas que não possuem uma sede física. A plataforma funciona como intermediária entre o produto e os consumidores.

    Apesar dessa facilidade, ainda é preciso saber persuadir as pessoas. Novamente, com técnicas de marketing digital e publicidade, os itens à venda se tornam mais atrativos para um maior número de pessoas.

    1. Redes sociais

    Sites como Facebook, Twitter e Instagram vão muito além da comunicação interpessoal e do entretenimento.

    Com a popularização das estratégias de marketing para o ambiente virtual, elas se transformaram em ferramentas de negócios muito importantes.

    Principalmente em termos de visibilidade e construção de marca, as redes sociais se destacam.

    Isso acontece graças à possibilidade de ter contato mais próximo com a base de clientes e interessados no dia a dia.

    Cada curtida, compartilhamento e comentário é sinal de engajamento. As marcas têm se atentado cada vez mais a essas métricas.

    As estratégias mais populares nas mídias sociais são sorteios, parcerias pagas com influenciadores e anúncios digitais.

    É preciso saber de que maneira falar com o público que marca presença nas redes. O bom plano de marketing leva isso em conta para definir o tom de voz das campanhas, por exemplo.

    1. Campanhas de anúncios

    As campanhas de anúncios talvez sejam as modalidades mais próximas da publicidade tradicional presentes na internet.

    Elas podem ser feitas por meio de:

    • Banners;
    • Propagandas antes e durante vídeos;
    • Links patrocinados;
    • Posts.

    A grande diferença é que elas são desenvolvidas de uma forma mais orgânica. Ou seja, não interrompem a navegação dos usuários. Pelo contrário, integram-se ao site de maneira fluida.

    Outra diferença expressiva é que os anúncios feitos na internet podem ser segmentados com mais especificidade.

    O Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, oferece opções de segmentação que têm a ver com a localidade, o tipo de pesquisas e a idade do público, por exemplo.

    É uma mudança de parâmetro bastante importante. As campanhas de publicidade de outros tempos não possuíam esse grau de especialidade.

    O ideal é estudar as principais redes sociais e plataformas para definir quais combinam mais com o seu negócio.

    Depois, entender como os programadores de anúncios funcionam. Além do Google Ads, há o Facebook Ads, o Instagram Ads (que usam a mesma tecnologia) e o Twitter Ads.

    Marketing e publicidade na pandemia

    A pandemia de COVID-19 mudou o mundo e, junto com ele, o marketing e a publicidade também.

    O que era considerado essencial de repente desapareceu. Todas essas mudanças importantes devem continuar a impulsionar mudanças no nosso modelo de trabalho e na forma como as marcas se comunicam.

    O marketing digital se tornou um aliado ainda mais necessário ao longo desse período. Em 2020 ocorreu um aumento de 47% das negociações feitas pela internet.

    Só no primeiro semestre do ano passado, cerca de 90 milhões de pedidos foram concretizados. Trata-se de um aumento de 39%, se comparado com o primeiro semestre de 2019.

    Ou seja, saber vender online se tornou mais essencial do que nunca. A publicidade e o marketing têm as ferramentas necessárias para isso.

    A presença digital faz parte do presente e do futuro de todos nós. Atente-se às dicas disponibilizadas aqui para se preparar para o novo cenário.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade