Michael Campos

Passo a passo de como configurar o Facebook Instant Articles no WordPress

Michael Campos
Michael Campos

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Opa tudo bem com você? Provavelmente você já deve ter visto por aí no aplicativo do Facebook no seu celular alguns posts de páginas com um raiozinho no canto superior esquerdo da imagem e quando você clica nesse post ele abre rapidamente a notícia de uma maneira diferente ao qual estamos acostumados, o nome dessa função é Instant Articles, ou melhor, Artigos Instantâneos, que não precisa carregar a página do site ele carrega um feed fazendo a página carregar 10x mais rápido.
    E se você deseja adicionar os artigos instantâneos do Facebook no seu site WordPress hoje nós vamos aprender nesse pequeno tutorial, explicaremos quais são os prós e contras do Facebook Instant Articles e como é fácil configurar.

    O que é o Facebook Instant Articles?

    Instant Articles é um recurso do Facebook que permite que você carregue seu conteúdo 10 vezes mais rápido do que uma página da web normal usando um formato móvel personalizado, este incrível aumento de velocidade proporciona uma melhor experiência de usuário para usuários móveis. Ele é baseado na mesma tecnologia usada em aplicativos do Facebook para dispositivos móveis.
    Muitos sites de mídia populares como Adoro Cinema, Jornal Extra e tantos outros inúmeros estão usando-o em seus sites. Você pode facilmente localizar artigos instantâneos em seu feed Facebook como falei no início desse post, pelo ícone do raio do lado esquerdo superior da imagem.

    O que você precisa para ativar artigos instantâneos do Facebook no WordPress?

    Existem alguns requisitos para a criação de artigos do Facebook Instant no seu site WordPress.

    • Página do Facebook para o seu site WordPress
    • Aplicativo da página do Facebook
    • Pelo menos 10 ou mais artigos em seu site
    • Artigos instantâneos para o plugin WP

    Dito isto, vamos começar por aplicar para artigos do Facebook Instant, caso nao tenha todos os itens, não se preocupe vamos falar sobre todos mais pra frente.

    Se Inscrever no Facebook Instant Articles

    Primeiro você precisa visitar o site Facebook Instant Articles e clicar no botão de inscrição para começar.

    O Facebook agora pedirá que você selecione uma página. Aqui você precisa selecionar a página que será vinculada com seu site, onde serão ou já estão postados os seus artigos.

    Depois disso, marque a caixa para concordar com os termos dos artigos instantâneos e, em seguida, clique no botão “Acesse as ferramentas dos Instant Articles” .

    Isso levará você para as ferramentas do editor em sua página do Facebook, que agora terá uma seção de artigos instantâneos.
    Primeiramente, você precisa provar a propriedade de seu site reivindicando seu URL.

    Role um pouco a página para baixo até Ferramentas e clique em “Connect Your Site” para expandi-lo. O Facebook mostrará um código.

    Você precisa copiar esse código o código e inseri-lo na seção  <head> do seu site.
    Existem duas formas de adicionar este código ao seu site. Você pode editar o arquivo header.php no seu tema filho e cole o código antes da <head> tag.
    Mas se você não estiver usando um tema filho, então você pode usar o plugin Insert Headers and Footers. Se tiver alguma dúvida de como instalar plugins é só deixar nos comentários que terei o prazer de te ajudar.
    Depois de ativar o plugin, vá para a página Configurações »Inserir cabeçalhos e rodapés e cole o código na seção de cabeçalho (header).

    Clique no botão Salvar para armazenar suas alterações.
    Depois de adicionar o código ao seu site, você precisa voltar para a seção de ferramentas do editor de sua página do Facebook.
    Adicione o URL do seu site abaixo do código copiado anteriormente e, em seguida, clique no botão Reivindicar URL.

    O próximo passo é adicionar um feed RSS para Instant Articles. Basta instalar e ativar o plugin Instant Articles for WP. Após a ativação, o plugin irá gerar um feed de artigos instantâneos para o seu site WordPress.
    Você pode encontrar o feed adicionando /feed/instant-articlesapós o URL do seu site, como este:
    http://portalmidiacriativa.com/feed/instant-articles
    Copie o URL do feed de artigos instantâneos e volte para a seção de ferramentas de publicação da página do Facebook. Role para baixo até a seção Ferramentas e clique em Feed RSS de produção para expandi-lo.

    Cole o URL do feed de artigos instantâneos e clique no botão Salvar. O Facebook mostrará a você uma mensagem de sucesso de que seu feed foi adicionado.

    Configurando plug-ins do Facebook Instant Articles para WordPress

    Na etapa anterior, instalamos artigos instantâneos para o plugin WP para gerar feed RSS para artigos instantâneos. Agora você precisa configurar o restante das configurações do plugin.
    Você notará que, após a ativação, o plugin adicionou um novo item de menu na barra de administração do WordPress denominada “Artigos instantâneos . Clicando nele irá levá-lo para a página de configurações do plug-in.

    Este plugin requer um ID de aplicativo e chaves secretas para ativação. Você precisará criar um aplicativo do Facebook para sua página para obter essas chaves. Vamos dar uma olhada em como você pode fazer isso.
    Criando um aplicativo do Facebook para sua página
    Primeiro, você precisa visitar o Facebook para desenvolvedores website. Clique no menu suspenso ao lado de Meu menu de Aplicativos no canto superior direito da tela ao lado de sua foto de perfil.

    Isso fará surgir um popup na tela. Você precisa clicar no site.

    Isso levará você a um assistente de configuração rápida. Você precisa inserir um nome para seu app do Facebook. Isso pode ser qualquer coisa que o ajude a identificar o aplicativo.
    Clique no botão “Criar novo ID do aplicativo do Facebook” para continuar.

    Um novo pop-up aparecerá solicitando que você forneça um endereço de e-mail de contato e selecione uma categoria para seu aplicativo.
    Insira um endereço de e-mail e selecione Apps for Pages como categoria de aplicativo.

    Clique no botão Criar ID da aplicação para continuar.
    O pop-up desaparecerá e o Facebook criará agora um aplicativo para você. Na página de início rápido, você verá novas informações sobre como usar o aplicativo.
    Você só precisa rolar para baixo um pouco para ‘Conte-nos sobre o seu site’ seção.

    Digite seu endereço do site WordPress aqui e clique no botão seguinte para continuar.
    Mesmo que o Facebook estará mostrando que há mais etapas no assistente de configuração, mas isso é todas as informações necessárias para entrar.
    Agora você pode clicar no botão “Skip Quick Start” no canto superior direito da página.

    Você será redirecionado para o painel do aplicativo recém-criado. Você poderá ver sua ID de aplicativo e para ver sua chave secreta de aplicativo, você precisará clicar no botão “Mostrar”.

    Antes de copiar estas chaves, primeiro você precisa fazer seu app ao vivo e publicamente disponível.
    Clique no link “App Review” no menu à sua esquerda.

    Na próxima tela, você verá que seu aplicativo está em modo de desenvolvimento. Clique no botão alternar para alterá-lo para “Sim” e fazer o seu app ao vivo.
    Agora clique no link do painel na coluna da esquerda para voltar ao painel do aplicativo. Copie suas chaves de ID de aplicativo e segredo.
    Retorne à sua página de configurações de plugins do WP para seu site do WordPress e cole suas chaves de ID de aplicativo e segredo lá.

    Clique no botão seguinte para continuar.
    A página de configurações do plugin agora mostrará um login com botão do Facebook.

    Isso levará você ao Facebook e você será solicitado a dar permissão ao aplicativo para acessar as informações do seu perfil.
    Após dar permissões, você será redirecionado de volta para o site do WordPress. Clique no menu suspenso “Selecionar página” para selecionar sua página no Facebook.

    Seu site WordPress agora está pronto para artigos instantâneos. Há ainda mais dois passos à esquerda.

    Estilo de configuração e branding para seus artigos instantâneos

    Visite sua página do Facebook e da barra de administração e clique em Ferramentas de Publicação. No menu à esquerda, clique em “Configuração” em Artigos instantâneos.

    Role para baixo até a seção Ferramentas e, em seguida, clique na guia Estilo para expandi-la. O Facebook já adicionou um estilo padrão para seu site.
    Clique no estilo padrão para personalizá-lo.
    Isso abrirá um pop-up onde você pode carregar o logotipo do seu site. O Facebook requer imagens com um mínimo de 690 x 132 pixels.

    Depois de carregar o logotipo, clique em Salvar e clique em Concluído.

    Submeta sua alimentação instantânea dos artigos para a revisão

    Antes que você possa submeter seu feed dos artigos imediatos para a revisão, você necessita certificar-se de que você tem pelo menos 10 artigos em seu alimento imediato dos artigos.
    Se você já publicou mais de 10 artigos em seu site, mas o feed não está mostrando todos eles, então você precisa editar seus últimos 10 artigos e simplesmente clique no botão de atualização.
    Depois de ter certeza de que você tem 10 artigos em seu feed de artigos instantâneos, agora você está pronto para enviá-lo para o Facebook para revisão.
    Vá para a sua página do Facebook e clique em Ferramentas de publicação na barra de administração. Depois disso, clique no link “Configuração” em “Artigos instantâneos” no menu à esquerda.
    Procure o “Passo 2: Enviar para revisão” na página de definições de configuração.

    Se não houver erros com seu feed de artigos instantâneos, você verá um botão “Enviar para revisão”. Vá em frente e clique neste botão para enviar seu feed para revisão.
    Isso é tudo, os artigos imediatos ficarão disponíveis para o seu site, uma vez que a equipe do Facebook analisou e aprovou seu feed.

    Dicas de solução de problemas:

    O Facebook exige que seus artigos instantâneos alimentem as especificações descritas no site do desenvolvedor. Instant artigos para WP plugin lida com essa parte para você.
    Contudo, dependendo do tema ou dos plugins que está a utilizar no seu site, poderá ver alguns erros ou avisos. Uma maneira mais fácil de solucionar esses erros é editando uma postagem e desdobrando-se para a caixa de meta do Facebook Instant Articles abaixo do editor de postagem.

    A maioria dos erros é causada por plugins ou tema adicionando conteúdo em suas postagens que não é suportado por regras de transformador usadas pelo Instant Articles for WP plugin.
    Você pode criar suas próprias regras de transformador personalizadas. Consulte a documentação do plugin para saber como adicionar suas regras de transformador personalizadas.
    No entanto, nós sentimos que seria difícil para a maioria dos iniciantes fazer isso por conta própria, então você pode precisar de um desenvolvedor. Você pode tentar configurar seus outros plugins e temas e impedi-los de adicionar blocos de conteúdo em suas postagens.
    URLs incorretos
    Se você estiver continuamente obtendo um erro de feed vazio ao enviar seu feed de artigos instantâneos, verifique o URL que você está tentando adicionar.
    http://www.example.com/feed/instant-articles
    http://example.com/feed/instant-articles
    Estes são dois URLs diferentes e, dependendo da sua configuração do WordPress, inserir o URL incorreto pode resultar em um erro 404.
    Se você ainda está vendo o erro de alimentação vazia, tente atualizar os últimos dez posts em seu site. Isto irá alterar o seu tempo modificado e irá adicioná-los ao feed.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp