Michael Campos

Otimização de site (SEO) ou Google Ads: qual é o melhor para investir?

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Otimização de site (SEO) ou Google Ads, qual melhor para sua campanha de marketing? De fato, tanto o SEO quanto o Google Ads têm suas vantagens e desvantagens. Ambos exigem investimento e tempo, mas cada um tem diferenças no investimento necessário.

    Continua após a publicidade..

    O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google que usa as pesquisas feitas no buscador da empresa. O SEO, neste caso, foca principalmente na otimização para o Google, já que a maioria das buscas ocorrem nesse mecanismo.

    Outros mecanismos de pesquisa usam as mesmas ideias, portanto isso também pode ser aplicado a outros. 

    Neste artigo vamos falar sobre como o Google Ads e o SEO funcionam, as vantagens e as recomendações do que é melhor para sua empresa, independentemente do segmento. 

    Afinal, desde uma empresa de logística até uma empresa especializada em pintura de fachada necessita entender qual melhor estratégia de marketing para alavancar seu negócio. Então vamos mergulhar e olhar para ambos para descobrir o que é melhor.

    Continua após a publicidade..

    O que é Search Engine Optimization (SEO)?

    Mais conhecida como SEO, a otimização de sites para buscadores é um conjunto de estratégias e táticas mais conhecidas com o propósito de fazer com que as páginas obtenham melhores posições em buscas orgânicas no Google e/ou em outros buscadores.

    No entanto, SEO é mais do que isso. Por ajudar a identificar oportunidades de negócios, pode fortalecer uma empresa de capachos personalizados de porta e até mesmo facilitar a venda online, por exemplo.

    Para citar apenas alguns dos benefícios de investir em um projeto de SEO, afinal os benefícios são vários que citaremos ao longo do artigo.

    Continua após a publicidade..

    Os 4 pilares do SEO

    Existem alguns pilares de SEO que é preciso atentar-se ao implementar essa estratégia no site da sua empresa, seja uma empresa B2B de assessoria contábil para empresas, ou empresa B2C como loja de roupas e restaurantes.

    Ou seja, não importa o segmento, as regras de SEO são as mesmas e são fundamentais para realmente colher os frutos desta estratégia, então vamos conferir agora os 4 principais pilares de SEO para você aplicar no seu site:

    Técnica

    A otimização na página se concentra em melhorar as partes técnicas do site, a arquitetura da informação, etc.

    Em outras palavras, esse pilar trata de qualquer tipo de obstáculo técnico que possa dificultar a leitura e interpretação do código pelos bots ou dificultar a conversão do seu site ou loja virtual, como carregamento lento.

    Afinal, são exatamente esses problemas técnicos que fazem o site diminuir o engajamento e aparições nas primeiras páginas de pesquisa.

    Continua após a publicidade..

    Um site de serviço de segurança para festas, por exemplo, deve se atentar bem a isso, principalmente por se tratar de um negócio local, e as primeiras buscas contam mais que tudo.

    Usabilidade

    Essa é a área que foca na melhor experiência do usuário ao navegar no site. Ele lida com questões como arquitetura, abertura de página e design.

    Conteúdo

    O Google está sempre aprimorando seus algoritmos para fornecer a melhor experiência do usuário para entrega de conteúdo. Por exemplo, o BERT, um algoritmo de aprendizado profundo, permite que você interprete a linguagem natural quase perfeitamente.

    Continua após a publicidade..

    Ou seja, é um grande exemplo da importância desse pilar. Sem contar que o conteúdo otimizado é estratégico, pois ajuda nas conversões e classificações.

    Autoridade

    Independentemente se você tem uma empresa de placas de sinalização de trânsito, uma loja de utensílios domésticos ou uma padaria, a autoridade é a espinha dorsal do seu negócio.

    Ou seja, de fato a autoridade está associada à aquisição de links de qualidade, não apenas para aumentar o tráfego de referência, mas principalmente para aumentar a autoridade da sua marca.

    Logo, para que os usuários, ao pesquisarem determinadas palavras-chave e termos que engajem no anúncio, as estratégias de link building são fundamentais.

    Principais objetivos de SEO

    Existem muitos motivos para você implementar o SEO no site da sua marca, então destacamos os principais objetivos que ele tem a atingir com sua funcionalidade:

    • Posição alta na pesquisa orgânica;
    • Tráfego de leads qualificados;
    • Consciência do público alvo;
    • Aumento das conversões;
    • Expandir a marca;
    • Aumentar vendas a longo prazo;
    • Resultados duradouros.

    São de fato objetivos que todos que possuem um site desejam alcançar, seja no longo ou no curto prazo.

    O que é Google Ads?

    Google Ads é um sistema de publicidade paga desenvolvido pelo Google para ajudar as empresas a alcançarem público-alvo online por meio de sua plataforma de mecanismo de pesquisa e sites parceiros.

    Esses sites parceiros hospedam um anúncio gráfico ou de texto que aparece na página depois que um usuário pesquisa palavras-chave, como “bolsa térmica fitness”, e frases relacionadas a uma empresa e seus produtos ou serviços. Nesse caso, uma empresa de produtos saudáveis.

    Ou seja, os anúncios do Google Ads geralmente aparecem em locais específicos na parte superior e no lado direito de uma página de resultados de pesquisa.

    Você pode escolher palavras-chave relacionadas à sua marca, produtos, serviços e setor para sua conta do AdWords. Quando os clientes pesquisarem frases, o anúncio da sua loja será exibido para eles.

    Você só paga quando um usuário clica em seu anúncio e visita seu website ou liga para sua empresa usando “clique para ligar”.

    O que são palavras-chave do Google Ads?

    Palavras-chave no Google Ads são as palavras e frases nas quais os anunciantes fazem lances com o objetivo de que seus anúncios apareçam na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) quando as pessoas pesquisam esses produtos ou serviços.

    Por exemplo, se você tem uma loja e artesanato online, pode dar lances em palavras-chave como “sacolas personalizadas para eventos” e “bolsas artesanais” para exibir seus anúncios aos usuários.

    Ou seja, a pesquisa de palavras-chave é o processo de usar ferramentas e dados para determinar quais palavras-chave têm maior probabilidade de gerar tráfego relevante para seu site.

    As palavras-chave estabelecidas para as campanhas devem então ser agrupadas em grupos de anúncios específicos.

    Como funciona o leilão do AdWords?

    O sistema do Google AdWords é baseado principalmente em um conceito de leilão. Quando um usuário consulta o Google, o mecanismo de busca processa a solicitação e lança o leilão.

    Esse leilão determinará quais anúncios serão exibidos, as posições dos anúncios e o CPC (custo médio por clique) de cada anunciante.

    Ou seja, a posição real dos anúncios é determinada pela classificação do anúncio, que é uma pontuação atribuída aos anúncios que concorrem com base em diferentes fatores. A fórmula de classificação do anúncio é a seguinte:

    Posição do anúncio = classificação do anúncio = lance de CPC * (Índice de qualidade + extensões de anúncio).

    O anúncio com a classificação mais alta obtém a primeira posição na seção da página de pesquisa onde os anúncios pagos são exibidos. Seu CPC real será determinado pela classificação do anúncio logo abaixo da sua, dividida pelo seu índice de qualidade.

    A única exceção a essa regra é quando você é o único anunciante ou seu lance é o mais baixo no leilão do AdWords. Nesse caso, o valor que você paga pelo clique é o CPC máximo padrão que você definiu.

    O leilão do Google Ads penaliza os anunciantes com baixo índice de qualidade. Por outro lado, os anunciantes com altos índices de qualidade obtêm posicionamentos de anúncios mais altos e CPCs mais baixos.

    O Google Ads realmente funciona?

    Na maioria dos casos, o Google Ads é um canal muito útil e eficaz para se promover online, mas nem sempre trará os resultados desejados se faltarem as condições para obtê-los.

    Dependendo da atividade a ser promovida, da concorrência no Google Ads, das palavras-chave estabelecidas para a promoção e da relevância delas para o seu setor, podem ocorrer diferentes cenários.

    O requisito mínimo para o sucesso com o Google Ads é que suas campanhas estejam configuradas corretamente, que suas palavras-chave estejam de acordo com o que você está promovendo e que seus anúncios sejam bem escritos.

    Consequentemente, ser seguido por um especialista agora é quase essencial, dada a complexidade da plataforma. No entanto, isso pode não ser suficiente em alguns casos.

    Exemplo prático: você possui uma empresa que fornece máquina de gravação a laser em metal online para outras empresas e vende-as por R$ 10 mil cada uma.

    Os seus concorrentes vendem o mesmo produto por R$ 5 mil. Nesse caso, será preciso trabalhar bem o SEO juntamente com o Google Ads para obter resultados melhores.

    Afinal, existem muitas pessoas que só estão em busca de menores preços. No entanto, existem pessoas que procuram por qualidade, empatia por parte da empresa, autoridade, etc. Ou seja, essas duas estratégias andam juntas dentro do marketing.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade