Michael Campos

O que o Google Alerts pode fazer na sua estratégia de marketing de conteúdo

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    O Google Alerts é uma ferramenta muito interessante, que permite que você consiga acompanhar uma série de assuntos gerando alarmes quando uma nova publicação tem alguma frase ou palavra-chave que você selecionou.

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    Do ponto de vista empresarial, essa é uma ferramenta ainda mais precisa para identificar o que estão falando de você e como seu posicionamento está sendo afetado, além de estar sempre de olho no que a concorrência tem trabalhado.

    O mercado está cada vez mais competitivo, em grande parte por conta da quantidade de facilidades para o processo de abertura de empresa, que permitiu que muito mais pessoas iniciaram uma carreira empreendedora em setores como malas personalizadas.

    Neste ponto, ter um bom preço ou um produto de qualidade deixou de ser um grande diferencial, tornando-se uma obrigação para você conseguir se manter em atividade. Para lidar com o público e conseguir melhores resultados, existem algumas ações comuns.

    Uma das principais formas de trabalhar seu material é através do marketing digital, sobretudo com relação às técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de ações estruturadas para você conseguir um posicionamento melhor em sites de busca, como o Google.

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    Quando um usuário tem algum desejo ou necessidade, é muito comum que ele procure mais informações em uma ferramenta de pesquisa, sendo o Google uma das principais no mercado.

    Através da digitação de palavras-chave, o cliente tenta encontrar respostas sobre material promocional de empresas ou outros assuntos.

    Os algoritmos da ferramenta fazem uma varredura nos bancos de dados, procurando por sites com conteúdo relacionado à pesquisa. Estes algoritmos então criam uma lista por ordem de relevância e a apresentam ao consumidor.

    Normalmente, um usuário encontra o que precisa ainda nos primeiros links, o que torna fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar relevante no mercado esse posicionamento, destacando-se da concorrência.

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    Para conseguir lidar com esse tipo de ação, sobretudo com relação à própria marca e a seus competidores, o monitoramento deve ser constante e com muita atenção, para identificar tendências e outros recursos que podem estar engajados nesse tipo de ação.

    Para esse tipo de atividade, surge uma ferramenta importante para o trabalho de suas companhias na forma do Google Alerts.

    O Google Alerts permite que você monitore conteúdos através da escolha de termos específicos que serão buscados pela ferramenta.

    Assim, você consegue detectar uma série de informações relevantes para sua empresa de impressão de adesivos para parede.

    A Google é uma gigante virtual, e todas as suas ferramentas são pensadas para auxiliar os usuários em algum tipo de tarefa, sendo o Google Alerts uma excelente maneira de entender o conteúdo virtual.

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    Vivemos em uma era de informação, e a cada minuto novas publicações surgem com conteúdos diversos, muitas vezes relevantes para seu nicho de atuação. Dar conta de monitorar todos estes recursos de forma manual é muito difícil.

    O Google Alerts é importante porque ele não só verifica as novas publicações que utilizam as palavras-chave determinadas por você, mas também faz uma filtragem, compila as principais informações e envia para sua caixa de entrada no e-mail, o que é mais interessante para sua companhia de serviços de abertura de empresa.

    Este recurso não tem nenhum custo, além de você poder personalizá-lo da forma que quiser, lidando não só com os termos escolhidos mas também com:

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    • Periodicidade de envio;
    • Tipo de conteúdo;
    • Fontes de pesquisa e idiomas;
    • Localização das publicações.

    Dessa forma, você consegue um material muito mais segmentado para conseguir trabalhar em sua empresa, entendendo os detalhes de suas publicações e como você pode melhorar sua produção de conteúdo para torná-la mais competitiva.

    Por que usar o Google Alerts?

    Existem diversas vantagens na utilização da ferramenta, sendo ela uma importante aliada de suas estratégias de marketing digital. Dessa forma, você consegue ter um conhecimento muito melhor elaborado do ambiente em que sua empresa está inserida.

    Ao conseguir informações e novidades de seu nicho de atuação de forma direta, você consegue ter uma visão mais ampla do público e do que realmente pode impactar suas ações, aumentando consideravelmente suas chances de fechar negócios de exportação temporária.

    Se você não é uma empresa de grande porte, e possui uma equipe reduzida, esse tipo de ação é ainda mais importante, uma vez que evita o aumento dos gastos com esse tipo de estrutura de pesquisa, mantendo a empresa dentro do orçamento.

    Ainda assim, é importante ter em mente que cada empresa é única, e você deve pensar em formas de adaptar a ferramenta a sua realidade para conseguir resultados realmente funcionais, garantindo mais qualidade em suas ações.

    Referências para criação de conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas do marketing digital. A ideia é criar um material de qualidade, que atraia o interesse de seu público e consiga fazê-lo se interessar pelo que você tem a dizer.

    Com o Google Alerts, você pode ficar antenado no que as pessoas estão procurando, e quais assuntos podem ser uma boa para suas publicações sobre software gestão de call center. Normalmente, quando você tem um bom público-alvo definido, é mais fácil encontrar esse tipo de resultado.

    Quando você busca referências e inspirações, consegue entrar no assunto do momento, encaixando sua empresa em uma estratégia de qualidade para a elaboração de material com muito mais qualidade.

    Além disso, você não necessariamente precisa da produção de conteúdo em texto, podendo aplicar estas informações em diversas mídias, desde o audiovisual até publicações em redes sociais que gerem o impacto necessário para sua estratégia.

    Entretanto, é preciso ter muito cuidado quando você usar uma referência. O conteúdo que está sendo criado deve ser completamente original. Usar outros materiais de inspiração ou referência é interessante, mas a cópia categoriza plágio.

    Além de ser extremamente antiético copiar conteúdo de outras pessoas, é uma ação criminosa, que pode gerar multas e até mesmo reclusão. Por isso, tenha sempre em mente que o marketing de conteúdo trabalha com a criação de material próprio.

    Definição de conteúdo

    As redes sociais estão cada vez mais em alta no mercado. A maioria das empresas de assessoria em folha de pagamento ativas no mercado estão em pelo menos uma destas redes, se não em todas as mais conhecidas.

    Essas plataformas de engajamento são muito importantes no mercado atual.

    As redes sociais são ferramentas de interação. Ainda que exista uma relação comercial possível dentro delas, o principal elemento para esse tipo de serviço é o contato entre as pessoas, por isso, é interessante que você seja muito aberto para a comunicação.

    Além disso, milhões de usuários utilizam estas redes, tornando o trabalho de monitoramento muito difícil, em alguns casos até  impossível. Por isso, usar a ferramenta do Google Alerts se torna uma excelente ação.

    Você pode aproveitar a ferramenta tanto para conseguir engajar-se com clientes interessados em seu material, interagindo e criando uma relação mais próxima, quanto lidar com críticas e reclamações, evitando uma crise que pode gerar impactos negativos para a companhia.

    Avaliação de concorrência

    A avaliação da concorrência é outro importante ponto da utilização do Google Alerts. Embora o mesmo princípio da criação de conteúdo se aplique, e você deva evitar copiar ou espionar o que seus concorrentes estão fazendo, isso não impede a análise.

    Com a ferramenta, você pode identificar o que seus competidores estão fazendo para ganhar espaço no mercado, suas falhas e acertos, e criar uma estratégia para suprir qualquer ação que eles não estejam conseguindo alcançar com um sistema para dar baixa online de entregas.

    Entender o público é uma das melhores maneiras de aprimorar suas vendas, e com esse tipo de informação em mãos você tem uma capacidade muito maior de trabalhar efetivamente com esse tipo de ação.

    Aumentar o tráfego

    Qualquer ação de marketing digital tem como objetivo aumentar suas oportunidades de vendas, e o primeiro passo para isso é conseguir leads qualificados através de um aumento na quantidade de visualizações que suas páginas têm.

    Com o Google Alerts, você pode estar sempre de olho no tipo de material que as pessoas estão buscando, conseguindo se integrar nesse tipo de atividade e aumentando a qualidade de seu conteúdo, bem como direcionando-o para aumentar sua visibilidade.

    Quanto mais você utiliza estas ferramentas, maiores são as chances de conquistar novos leads, seja através de estratégias orgânicas ou pagas, uma vez que você consegue aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas acompanhando seu material.

    Considerações finais

    O Google Alerts é uma excelente opção para manter sua estratégia de marketing funcional e atualizada. Quanto mais você consegue aplicar suas técnicas na ferramenta, maior é o impacto que esse tipo de atividade gera nos seus resultados.

    Por isso, monitorar as atividades relacionadas a sua companhia acaba se tornando parte fundamental de qualquer estratégia de crescimento de sua companhia, possibilitando muito mais ações a longo prazo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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