Michael Campos

Aprenda o que é SEO e monitoramento de desempenho

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    A palavra-chave para o trabalho de qualidade no posicionamento de sua empresa junto às ferramentas de pesquisa é SEO. A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de elementos importantes para trabalhar esse material.

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    O mundo está atualmente passando por um processo de transformação digital, onde os avanços tecnológicos têm um forte impacto na sociedade e se tornam cada vez mais um ponto comum junto a estruturas empresariais.

    Por conta disso, o mercado digital viu um enorme crescimento, tanto pela facilidade nos processos de abertura de empresas de serviços de seguros de automóveis quanto em ações de impacto direto em relações de mercado com empresas já estabelecidas.

    Com toda essa movimentação, o perfil do cliente sofreu uma mudança muito relevante. O consumidor reativo, que aguardava passivamente receber publicidade e propaganda, e talvez consumisse um produto ou serviço ficou no passado.

    Hoje, o usuário é muito mais exigente, desejando buscar informações relevantes sobre sua necessidade ou problema, o que acaba demandando uma atenção maior na comunicação e no contato entre consumidor e marca, aprimorando esse tipo de relacionamento.

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    Quando um usuário tem qualquer tipo de problema, ele normalmente utiliza uma ferramenta digital para procurar mais informações relevantes sobre o que está buscando.

    Graças aos avanços com a tecnologia móvel, sobretudo com smartphones, esse tipo de ação pode acontecer em qualquer lugar, bastando uma conexão móvel para que o usuário consiga alcançar uma estrutura muito mais adequada de trabalho.

    Dessa forma, ele digitará uma série de palavras-chave que indiquem sua necessidade, fazendo os algoritmos dos motores de busca procurarem por conteúdo relevante em seus bancos de dados sobre controle de estoque e vendas.

    Depois de encontrar os sites mais qualificados, esses algoritmos criam uma lista por ordem de relevância e apresenta para o consumidor, que poderá escolher o link que mais chama a atenção.

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    O fato é que a maioria dos consumidores consegue encontrar o que procura ainda nos primeiros links apresentados. Por conta disso, fazer com que sua página esteja no topo é muito importante para conseguir um retorno maior.

    A maioria das técnicas de SEO é baseada em processos de bom desempenho na internet. Isso acontece porque as empresas de pesquisa não revelam quais são exatamente os fatores que aumentam ou diminuem a relevância de um site.

    Essa restrição é necessária para impedir que pessoas fraudem o sistema e apresentem conteúdo de baixa qualidade para os consumidores, aproveitando-se exclusivamente dos elementos que ajudam no ranqueamento.

    Por conta disso, para identificar se as técnicas de SEO de seu site estão efetivamente gerando resultados interessantes sobre software para industria, o ideal é manter um monitoramento de desempenho.

    Isso significa que você terá uma estrutura orientada para conseguir trabalhar mais efetivamente.

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    Conseguir trabalhar com o SEO é um processo constante, que precisa ser avaliado e suas ações devem ser organizadas para conseguir trabalhar de forma efetiva.

    Essas análises devem englobar todo o processo de trabalho, para que você consiga identificar pontos fortes e fracos. Os pontos fortes devem ser continuados, e identificar maneiras de otimizá-lo.

    Por outro lado, os pontos fracos precisam desse tipo de identificação para que você consiga determinar onde deve trabalhar e o que fazer para tentar reverter esse tipo de quadro e aumentar suas vendas de lençol hospitalar, por exemplo.

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    Os KPIs no processo de SEO

    Para conseguir mais efetividade em seu trabalho enquanto busca resultados junto aos motores de busca, o ideal é manter um monitoramento constante de suas ações, o que é possível com a utilização de KPIs.

    Também conhecidos como Key Performance Indicators, tratam-se de métricas específicas para acompanhar o desempenho de uma determinada ação na internet.

    Com os KPIs, você tem um controle maior sobre sua operação como um todo, e pode selecionar que áreas dar mais atenção, possibilitando assim que você consiga conquistar uma estrutura de atendimento mais adequada.

    Vale ter em mente que existem inúmeros KPIs para diversas atividades da empresa de máquinas para centro automotivo, não limitando-os apenas ao SEO.

    Além disso, é importante ter em mente quais métricas funcionam melhor para seus relatórios e análises.

    Utilizar estas ferramentas com base na sua realidade, é um passo importante para conseguir conquistar uma estrutura mais adequada de trabalho, conseguindo identificar os pontos mais relevantes para sua estratégia.

    Visitas orgânicas

    Este KPI é muito importante para identificar as visitas de seu site que vem desses motores de busca. Quanto mais essa análise tiver retorno, significa que suas ações para surgir com mais frequência em pesquisas estão funcionando.

    A análise conta o tempo de permanência do usuário em sua página também. Ele marca o tempo de utilização, e em caso de ociosidade na plataforma, contará os primeiros 30 minutos e expirará a sessão do usuário como um padrão.

    Além disso, é importante ter em mente que uma sessão não requer um usuário diferente todas as vezes. É possível que o mesmo usuário abra várias sessões em seu site de brindes personalizados para feiras.

    Essa é uma métrica básica para identificar se você está conseguindo atingir seu objetivo.

    O trabalho do SEO tem como meta principal aumentar as visitas de seu site, e através desta ferramenta você consegue avaliar com mais assertividade se está tendo os resultados que gostaria de ter.

    Classificação de palavras-chave

    Outro KPI muito relevante para sua estratégia de utilização de SEO é a classificação de palavras-chave. Estes termos são aqueles que os algoritmos buscarão para colocar sua página na lista, e devem ser bem qualificados para atingir mais resultados.

    Existem algumas palavras-chave que tem muito mais facilidade em classificar, sobretudo termos que envolvam diretamente sua marca ou identidade visual, além de palavras-chave conhecidas como “cauda longa”, que são nichadas e muitas vezes extensas.

    Outras são mais comuns e têm o impacto de gerar esse tipo de conteúdo a longo prazo, conforme as pessoas forem pesquisando mais e mais sobre assuntos relacionados a seu curso de design gráfico EAD.

    Algumas ferramentas na web podem, inclusive, ajudar a determinar quais serão as palavras-chave mais relevantes para seu conteúdo, possibilitando que você faça uma análise mais assertiva dos termos que está usando.

    Quanto melhor classificado estiver seu processo de utilização de palavras-chave, maiores são as chances de você conquistar mais tráfego, que gera a novos leads e potenciais oportunidades de negócios para sua empresa.

    Taxa de rejeição

    A taxa de rejeição é uma métrica muito importante para o seu trabalho como um todo. Conhecida também como bounce rate, ela calcula a porcentagem de clientes que entrou em uma única página de seu site e saiu sem executar nenhuma outra ação.

    Embora esse tipo de métrica seja comumente associado a algo ruim, isso depende muito do tipo de conteúdo que você está oferecendo. 

    Alguns materiais acabam gerando a taxa sem necessidade, como:

    • Blogs;
    • Landing Pages;
    • Sites de conteúdo;
    • Páginas de produtos.

    Este tipo de material normalmente é compartilhado já de forma segmentada, o que acaba fazendo com que o usuário encontre especificamente o que ele precisa no primeiro contato com o site.

    Dessa forma, o bounce rate acaba não sendo tão impactante na estratégia, enquanto em outros casos ele pode acabar sendo um resultado negativo. Por isso, é importante que você identifique o tipo de material que está oferecendo.

    Velocidade de conteúdo

    Um dos elementos mais pensados na internet, a velocidade de conteúdo é um ponto muito importante, que muitas vezes é a definição se um cliente ficará ou não em sua página.

    Esse tipo de item pode impactar profundamente seus resultados de venda de letreiro para fachada de prédio, por exemplo.

    Vivemos em uma era de velocidade. Páginas demoram alguns milissegundos para abrirem, e as que passam disso são descartadas de prontidão. 

    Por isso, é importante que você consiga trabalhar seu site para carregar o mais rápido possível. Evite encher de conteúdo em sua página inicial, optando por um conceito mais minimalista e otimizado para a navegação. 

    Dessa maneira, você acaba aproveitando melhor estes itens e consegue uma velocidade adequada para seu processo.

    Isso é fundamental para que você consiga ter uma movimentação maior em sua página, o que a longo prazo indica que você receberá novas possibilidades de negócios e formará muito mais leads em seu material.

     

    Considerações finais

    O SEO é um processo muito importante para qualquer empresa que deseja se inserir no mundo digital, e é um dos conjuntos de ferramenta mais importante para gerar relevância para sites e blogs.

    Por conta disso, trabalhar com esse tipo de ação é muito importante, enquanto você precisa pensar em formas de aproveitar melhor seus recursos através da análise de desempenho do SEO.

    Essa análise permite que você identifique se as ações escolhidas para trabalhar seu conteúdo estão de fato sendo efetivas ou se é necessário trabalhar de uma maneira diferente, conseguindo estruturar para conseguir melhores resultados.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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