Michael Campos

O que é Pagespeed Insights

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    O Pagespeed Insights é uma ferramenta do Google para auxiliar os sites de empresas de camisetas personalizadas, por exemplo, a identificarem a qualidade de suas operações como um todo. 

    Desse modo, essa ferramenta avalia a velocidade de carregamento de páginas, o que é um dos pontos mais importantes da atualidade.

    Isso porque o mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se tornado mais populares e entrado no dia a dia da população. Um dos pontos mais relevantes é a questão da internet.

    Por conta desse tipo de evolução, a informação começou a ficar muito mais rápida, e a dependência por essa velocidade leva os consumidores a pensarem muito antes de efetivamente optarem por um determinado site.

    Alguns milésimos de segundos já são o suficiente para fazer um usuário voltar ao motor de busca em que estava procurando suas informações e tentar em um outro site, que carregue mais rapidamente o material necessário.

    Isso não significa que você deve priorizar a velocidade em detrimento da qualidade. Na verdade, ambos os elementos devem andar juntos para proporcionar uma experiência satisfatória e impactante a respeito de suas ações com brindes personalizados para comprar, por exemplo.

    Esse é, inclusive, um elemento que pode aumentar seu ranqueamento junto a motores de busca, tornando sua empresa mais fácil de ser alcançada pelos clientes que estão com alguma necessidade ou desejo que você pode suprir.

    Entenda o que é o Pagespeed Insights

    Assim, o Pagespeed Insights é uma ferramenta online de avaliação de carregamento de páginas. Essa ferramenta, conhecida como PSI, é fundamental para a estrutura de qualquer página da atualidade, identificando seu real desempenho na web.

    A avaliação ainda permite que você verifique tanto dispositivos móveis, como smartphones e tablets, quanto dispositivos fixos, como computadores. Dessa maneira, você pode identificar problemas específicos de carregamento e trabalhar para aumentar a velocidade das páginas.

    A ferramenta é muito simples de usar e não gera nenhum custo para o usuário. Entretanto, ela ainda não é tão conhecida e em alguns casos até deixada de lado, tida como pouco relevante.

    Entretanto, no mercado atual, qualquer melhoria na estrutura de layout de sua empresa de etiquetas adesivas pode ser a diferença entre manter o consumidor ativo ou não. O trabalho com sites rápidos e precisos é parte fundamental do processo de otimização.

    Por que as pessoas procuram esse tipo de serviço?

    A navegação em um site ou blog é um ponto muito importante para a avaliação da experiência do usuário. Inclusive, no mercado atual, esse é um dos principais pontos a ser levado em conta em qualquer estratégia de marketing.

    O perfil de consumidor reativo, que esperava publicidade até o momento de decidir comprar algo, ficou no passado. Hoje, o cliente é muito mais ativo e interessado no que você tem a oferecer, por isso trabalhar junto a ele é fundamental.

    Esse tipo de avaliação acaba gerando um interesse especial em garantir que o cliente tenha uma experiência única de consumo com sua empresa de comunicação visual, que será chamada “experiência do usuário”.

    Um cliente que passa por uma boa experiência costuma não só voltar mais vezes, mas em alguns casos até mesmo ajuda a trazer novos consumidores, servindo como um promotor de sua marca.

    No fim, ninguém gosta de esperar. Você mesmo já deve ter passado por situações em que, ao demorar para o carregamento de um site, acabou dando preferência para outro. Pensar nesse tipo de ação tem impacto direto na navegação de suas páginas.

    Uma experiência negativa no carregamento de seu site impacta diversos fatores. O cliente sai prejudicado por não conseguir resolver a situação, enquanto a empresa perde a oportunidade de apresentar seu material e conseguir uma conversão em vendas.

    Até mesmo o motor de busca sai prejudicado. Isso porque ele tenta oferecer sempre o melhor resultado possível, e quando um site demora para carregar isso acaba gerando uma insatisfação no resultado da plataforma de displays personalizados, por exemplo.

    Benefícios de um carregamento rápido

    Para entender melhor a importância de avaliar corretamente a velocidade de carregamento de seu site, e como você pode otimizar seus resultados e garantir uma estrutura adequada para seu atendimento, é muito importante identificar as qualidades que esse elemento traz.

    Entretanto, é preciso ter em mente que nem sempre estes mesmos itens funcionarão para todas as empresas. Isso acontece porque cada companhia é única, e mesmo que você avalie estruturas dentro de um mesmo segmento pode encontrar possibilidades diferentes.

    Por isso, ter uma base de conhecimento é fundamental, e ajuda a entender todas as chances que você possui de crescimento, aproveitando para otimizar seu site de leitora de ticket e garantir uma velocidade muito mais rápida de carregamento.

    Índice de abandono

    Um dos maiores problemas da atualidade para sites, sobretudo aqueles que trabalham com vendas como os e-commerces, é a taxa de abandono. Em grande parte, essa métrica é refletida por conta da lentidão no carregamento das informações.

    A média de paciência dos usuários costuma ficar em torno de três segundos, uma vez que esse período é rápido, mas dá tempo para uma página com conteúdo extenso.

    Quando você toma cuidado para carregar rapidamente suas páginas, as chances de engajamento aumentam consideravelmente. Por isso, um dos principais motivos para reduzir a velocidade de carregamento é garantir que você terá mais oportunidades de vendas.

    Os blogs e produtores de conteúdo também recebem benefícios diminuindo o índice de abandono, uma vez que essa métrica se torna positiva para o site de mão de obra qualificada e especializada e pode apresentar uma série de possibilidades a longo prazo.

    Garantir um acesso rápido e prático pode ser fundamental para qualquer empresa que está buscando um espaço de qualidade na internet.

    Mais conversões

    Para conseguir trabalhar com o marketing digital, a maioria das empresas utiliza o conceito de funil de vendas. Essa estratégia acompanha todo o processo de compra de um usuário comum, e o divide em categorias, que são:

    • Visitante;
    • Lead;
    • Oportunidade;
    • Cliente.

    Para cada uma destas etapas, o consumidor precisa passar por um processo de conversão, um momento em que ele identifica que está pronto para dar o próximo passo nesse relacionamento.

    Uma boa avaliação de seu funil de vendas também é muito importante para garantir a satisfação do consumidor, e identificar a capacidade de ele comprar novamente com a empresa.

    Isso ajuda a identificar uma série de detalhes importantes que ajudam a otimizar suas relações com os consumidores. Em páginas lentas, é comum que o consumidor desista da venda ou, caso necessite muito do produto ou serviço, não volte posteriormente.

    Entretanto, clientes satisfeitos com o trabalho realizado pelo seu site voltarão muitas outras vezes, além de avisarem amigos e familiares da experiência positiva que tiveram, aumentando suas chances de conversões com clientes de empresas que terceirizam serviços de TI.

    Tráfego orgânico

    O tráfego orgânico é um dos principais elementos de qualquer estratégia de marketing digital. Trata-se do engajamento que chega a empresa de forma natural, sem investimento direto como impulsionamentos de publicação.

    Muitos empresários costumam chamar o tráfego orgânico de “gratuito”, mas este é um conceito errôneo, em grande parte porque existem custos para fazer esse tipo de ação acontecer.

    Ainda assim, é importante frisar que não há a necessidade de um investimento direto, ou de aportes financeiros para que esse tipo de ação aconteça. Basta fazer um bom trabalho e apresentar um material de qualidade a longo prazo.

    A velocidade de carregamento tem um papel crucial na montagem do tráfego orgânico, uma vez que ela é responsável por apresentar o conteúdo ao cliente de maneira rápida e efetiva, otimizando assim suas possibilidades.

    O boca a boca ainda é uma ferramenta poderosa de divulgação, e quanto mais você consegue explorar estes recursos, mais otimizada se torna sua estratégia de engajamento, ampliando suas possibilidades de vendas.

    Por outro lado, a lentidão e instabilidade em servidores pode prejudicar a experiência dos clientes, fazendo com que a imagem de seu conteúdo se torne negativa. Nesse caso, as pessoas começarão a evitar comprar produtos em sua empresa.

    Por isso, é muito importante estar sempre atento a esse tipo de recurso para conseguir trabalhar com mais qualidade e ganhar uma estrutura mais adequada para otimizar a velocidade de carregamento de seu site.

    Considerações finais

    Com o Google PageSpeed Insights, você consegue ter muito mais informações acerca de um dos pontos mais relevantes da estrutura de seu site, a velocidade de carregamento.

    É ela que acaba sendo um ponto-chave para estruturar seus recursos e ampliar suas possibilidades, oferecendo um serviço acima da média para garantir esse tipo de resultado com ainda mais qualidade.

    Por isso, estes elementos devem ser levados em conta quando estiver fazendo avaliações e identificando a estrutura de seu site, garantindo que fará o possível para apresentar uma experiência diferenciada para o consumidor.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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