Michael Campos

O que é Link Juice e qual a sua importância

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    Podemos explicar o significado do Link Juice usando situações que são comuns acontecer na internet. 

    Por exemplo, imagine que você irá iniciar uma leitura de um texto em um blog, onde é possível observar vários links, que são usados principalmente para enriquecer o conteúdo. Porém, a utilidade deles não se limita apenas a isso. 

    Para o Google, o impacto de utilizar esses links é extremamente positivo, isso porque o algoritmo entende que o conteúdo está, de fato, bem desenvolvido e, consequentemente, o ranking do site é melhorado. 

    Assim, o Link Juice é uma das maneiras de otimizar o rankeamento de cada link que transmite o usuário para a página de destino. 

    Pense que, uma página que trabalha com vendas diretas como um site de produtos promocionais personalizados, por exemplo, o Link Juice pode ser de grande utilidade. 

    Se caso você tem um post, e nele há alguns links que direcionam o usuário para outras páginas, uma parte do seu potencial de rankeamento (conhecido como PageRank, ou PR), está sendo distribuída para cada link de direcionamento. 

    Um dos grandes objetivos dos sites é, justamente, buscar autoridade sobre o segmento do site. Ou seja, um site que é focado em rótulos adesivos, por exemplo, busca primeiro a autoridade no segmento para que, só então, tenha uma base de clientes

    Assim, muitos sites usam um recurso conhecido como link building, que nada mais é que a prática de distribuir links nos conteúdos da página. 

    Conforme os conteúdos tenham mais links, os algoritmos  do Google automaticamente tornarão o seu site bem avaliado.

    Com isso, um site que vende produtos como leitora de ticket, por exemplo, estará em um ranking melhor de acordo com os termos do próprio mecanismo de busca.  Entretanto, não pense que é só distribuir links aleatórios no meio do conteúdo. 

    Para que o seu site seja reconhecido pelos algoritmos do Google, é preciso que os links tenham sentido com o contexto do material. Dessa forma, pense em desenvolver conteúdos como posts de temas relacionados. 

    Pense que a sua empresa precisa de otimização para mecanismos de busca e para isso acontecer, basta conseguir links para um site que seja mais popular. 

    Dependendo do site que for utilizado no conteúdo, as vendas ocorrerão facilmente, podendo uma loja virtual de totens de autoatendimento, por exemplo, impulsionar seus números de venda. 

    Para que o aproveitamento dos links parceiros sejam melhores, é necessário que alguns ajustes sejam feitos para que o seu site colha todo o PR de rankeamento qualificado. 

    Como funciona a distribuição do Link Juice

    O processo de funcionamento do Link Juice envolve um fator que, por sua vez, é fundamental para que ocorra corretamente os processos de rankeamento, que é a própria distribuição. 

    Para os analistas de marketing, ou pessoas que atuam com SEO, é preciso entender que cada link utilizado no post, transfere automaticamente uma parte desse ranqueamento. 

    Portanto, deve-se ter muito cuidado com os links utilizados. Se o conteúdo é referente a estilo de vida, por exemplo, não faz sentido falar sobre sistema para pizzaria online

    É natural que ocorra um impacto no site, mas felizmente, isso pode ser controlado. A página que está hospedando os links, no caso, é responsável por uma parcela de rankeamento e também pode limitar o quanto é direcionado para cada conteúdo de destino. 

    Desse modo, controlando a distribuição, ficará mais fácil respeitar as estratégias do site. 

    Na prática, para limitar os direcionamentos, é preciso habilitar o atributo “nofollow” associado a cada link em que o site não deseja aproveitar, enviando PR à página de destino. 

    Resumidamente, quanto mais links utilizados no conteúdo, menor será a PR distribuída entre eles. 

    O processo de funcionamento também acontece pela quantidade de links usados, ou seja, um site bastante valioso pode oferecer um PR muito valioso aos links.

    Porém, se estiver com 10 direcionamentos, o PR terá que ser dividido entre todos. Entretanto, se houver 5 links, o número de PR distribuída entre as 5 será bem maior. 

    O impacto gerado pela distribuição

    Até então, é natural levantar perguntas como “qual é o propósito de limitar que páginas recebam mais PR?”.

    Para isso, a resposta para esse questionamento é simples: nem todos os links usados no conteúdo devem receber necessariamente uma parcela do Link Juice que a página é capaz de oferecer. 

    Pense que, se um blog relacionado a temas voltados para o mundo de contabilidade para empresas, desenvolve um texto no qual é usado vários links para enriquecer o conteúdo, porém, esses direcionamentos não precisam receber o Link Juice do site. 

    Outro fato que é importante levantar, é que pode ocorrer desperdícios não propositais. Além disso, é importante também que a companhia tenha o hábito de guardar seus arquivos.

    Portanto, considere contratar serviços que façam backup para empresas, a fim de assegurar todos os dados importantes. 

    Contudo, alguns links não precisam ser ranqueados no Google, sendo assim, não é necessário oferecer PR para os links abaixo:

    • Endereço;
    • Contato;
    • Login;
    • Termos de uso.

    Felizmente, o atributo “nofollow” limita essa distribuição do Link Juice de forma estratégica, otimizando o trabalho de SEO por meio dos links usados no conteúdo. 

    O mesmo ocorre para os direcionamentos que tem um real valor, e precisam desse PR para ser visto positivamente pelos algoritmos do Google. 

    Os sites que trabalham diretamente com produtos, têm um aproveitamento maior e mais aproveitado pelos links inseridos nos conteúdos. Contudo, ainda é possível aproveitar os materiais internos, para isso, basta colocar os links para outras páginas do blog ou do site. 

    Importância do Link Juice

    A tradução do Link Juice, que significa suco de link, consegue nos elucidar melhor como a sua prática é importante para um negócio digital. 

    Pense que o seu site é uma jarra de suco, e que todo o líquido que está nele representa a autoridade que ele conseguiu no decorrer do tempo. 

    Assim, é possível imaginar que ele tem bastante conteúdo e outros atributos que o fazem ter um nível de links, porém, ele está em um lugar onde tem outras jarras com o mesmo suco. 

    Para se destacar das outras jarras, é preciso distribuir esse conteúdo em outros copos, para que o mecanismo do Google se sinta melhor. 

    Podemos considerar esses copos como hiperlinks, que contém uma boa parte do conteúdo que fazem com que o site tenha mais autoridade na internet. 

    Quando os algoritmos do Google percebem esses copos espalhados pelo vasto mundo digital, entendem que a fonte que vem as informações é, de fato, boa. 

    Etapas do Link Juice

    Dessa forma, entender a importância do Link Juice dentro de um site está em alguns pontos, o primeiro deles é a relevância dos links, que significa saber se o link está contextualizando com a página que vai recebê-lo.

    Em outras palavras, é preciso ter sentido com o que o conteúdo tem a oferecer para o usuário. 

    O segundo ponto a ser considerado, é a rastreabilidade dos links, que são páginas bloqueadas para rastreadores por meio do arquivo robot.txt, que tendem a ser ignorados e, consequentemente, não passam autoridade para os usuários. 

    O terceiro ponto, por sua vez, é a posição dos links, que precisam estar no corpo do texto e não em outras partes, como as laterais ou rodapé. 

    Para exemplificar, pense que, se o tema for sobre os melhores escritórios de assessoria contábil, por exemplo, as respectivas empresas devem ter os seus links presentes no corpo do conteúdo. 

    Prestes a terminar, temos o quarto ponto que é a quantidade de links por página. Diferente dos pensamentos iniciais que possam surgir, não há um número ideal de links a ser utilizado em um conteúdo, porém, quanto maior os direcionamentos, mais diluído será o Link Juice

    Por fim, temos o quinto ponto, que são os atributos, como o nofollow, que como sabemos, tem a responsabilidade de limitar a quantidade de PR que será distribuída entre os links usados. 

    Seguindo os passos acima, você estará complementando suas estratégias de SEO, afinal, não adianta ter todo SEO on-page funcionando corretamente, se não há links apontando para o seu site. 

    Melhore seu Link Juice

    Para finalizar, considere as seguintes dicas para que o seu Link Juice possa ser melhorado, e assim, conseguir o alcance almejado:

    • Aumente sua rede ajudando os outros;
    • Escreva um bom conteúdo;
    • Conduza pesquisas e estudos para descobrir características;
    • Promova seu conteúdo;
    • Crie ativos compartilháveis.

    Seguindo as dicas acima, será natural que o seu Link Juice funcione perfeitamente e, em seguida, o fluxo de pessoas em seu site aumente conforme é aplicado. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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