Michael Campos

Mídia Indoor: saiba o que é e como pode ajudar a sua empresa

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    Para que uma mensagem consiga chegar de forma adequada até um público, é preciso pensar em tudo o que envolve a produção desse conteúdo, inclusive sua forma de divulgação. E um dos canais a se considerar é a mídia indoor, com suas oportunidades.

    Sendo importante observar uma série de fatores para que seja possível adotar as melhores estratégias acerca da divulgação de um produto, serviço ou até mesmo uma ideia. Pois, em cada modelo citado pode existir um canal específico a ser utilizado, para bons resultados.

    Uma escolha que deve passar por um número de estudos, observando principalmente o perfil de público ao qual esses conteúdos se destinam, por para cada tipo de audiência é comum que exista um formato mais consumido junto a  um canal de maior acesso.

    Tal como fábrica de lixa para skate, que pode utilizar de dois tipos diferentes de linguagem, quando se trata de uma companhia que fornece seus serviços tanto para uma loja que produz skates como para um público direto, que busca montar o seu próprio.

    Enquanto no primeiro caso se destaca uma comunicação de perfil mais tradicional, ao se falar diretamente com o público jovem, onde se encontra o maior número de usuários dessa peça, é recomendável o uso de uma linguagem mais leve, que se conecte a tal público.

    Junto do estilo de comunicação, é preciso saber também onde transmitir essas mensagens de cunho publicitário, para garantir com que elas cheguem aos olhos e ouvidos do público ao qual tais mensagens foram pensadas durante a sua idealização.

    Como um serviço de alongamento de chassi, que pode encontrar um maior número de indivíduos interessados ao ter seus anúncios sendo veiculadas em portais na internet e canais de mídia de maior consumo pelo público tanto masculino quanto feminino.

    Além dessas opções, é recomendado também o posicionamento de peças de divulgação em ambientes frequentados por essa audiência a ser conquistada, tal como um salão de beleza, no qual a presença desses anúncios pode atrair a atenção do público presente.

    Essa ação específica, de usar de um espaço fechado para a divulgação de algum tipo de produto e serviço, é inclusive algo estabelecido pelo próprio mercado comercial que através de suas estratégias de marketing trabalha com uma opção conhecida como mídia indoor.

    Por dentro das lojas: Funções da mídia indoor

    A principal função por trás de grande parte das ações de marketing é de chegar até um público específico, levando a essa audiência algum tipo de ação comercial em particular, capaz de instigar a intenção de compra de um produto ou contratação de um serviço.

    Para cada estratégia existe um canal adequado a ser adotado, que pode funcionar como um distribuidor otimizado, levando uma mensagem até um público, ajudando em seu processo de conversão, tornando-se então clientes dessa empresa em particular.

    Pois, assim como um distribuidor de seringas descartáveis pode ter sucesso veiculando seus anúncios em uma revista periódica da área de medicina, uma companhia de produtos eletrônicos pode encontrar o seu destaque ao trabalhar com canais de cunho digital.

    Para cada empresa existe um público em especial, assim como um canal a ser adotado, servindo como uma ponte aprimorada entre uma companhia e essa audiência que ela está em busca de trabalhar junto. E muitas vezes podem se tratar de canais internos.

    Quando se pensa em ampliar o alcance de uma mensagem comercial é simples pensar em mídias de amplo alcance, como um anúncio televisivo, um anúncio em um jornal de grande circulação ou até mesmo um outdoor, posicionado em um local de grande movimentação.

    Contudo, além dessas opções óbvias, pode existir um valor, até mesmo superior quando se fala de um propósito em específico, em se trabalhar com um mídia de circuito fechada. Atingindo um público menor, porém de grande importância para essa companhia.

    Como um serviço de rastreamento de veiculos, que para ter sucesso em suas ações publicitárias, é preciso direcionar sua comunicação para um público que de fato possua um automóvel, escolhendo então por canais que estejam direcionados a tal audiência.

    Ao se pensar em uma mídia fechada, um local ideal para essa companhia pode ser em uma loja de produtos automobilísticos, assim como uma concessionária, onde é possível vender um carro e, ao mesmo tempo, divulgar acessórios úteis para tais tipos de veículos.

    Podendo usar de ferramentas como cartazes e banners a serem posicionados dentro desses estabelecimentos, dando-se um destaque maior para os canais de base digital, como uma rede de monitores a serem alinhados, exibindo o mesmo tipo de anúncio.

    Esse tipo de estratégia é o que é chamado por mídia indoor, no qual é usado de um espaço fechado, como uma loja, para se divulgar algo, utilizando para isso principalmente canais digitais e eletrônicos, como monitores de TV, telões ou totens eletrônicos.

    Canal esse que precisa ser considerado com atenção por quem pretende divulgar algum tipo de mensagem de cunho comercial, diante do conjunto de benefícios que podem ser alcançados a partir do momento em que se trabalha o conceito de mídia indoor.

    Vantagens da mídia indoor para o seu negócio

    Ao adotar o conceito de mídia indoor dentro do planejamento de comunicação de um negócio, é possível que esse empreendimento passe a trabalhar com um conjunto maior de possibilidades no mercado. Amplificando assim o alcance de uma mensagem.

    Garantindo com que os mais variados tipos de mercados, até mesmo aqueles de caráter mais específico, como um produtor de esterilizador para laboratório, consiga ampliar o sucesso de suas vendas ao trabalhar em locais visitados por certa audiência.

    Como uma loja de produtos para laboratório, que se destaca como o local ideal para se trabalhar com a divulgação de outros produtos similares a esse, em um estabelecimento comercial a ser visitado pelo público desse tipo de negócio.

    E entre as vantagens de se trabalhar com a mídia indoor é válido destacar:

    Conteúdos dinâmicos e interativos

    Por lidar com uma audiência selecionada, já com um possível interesse nos tipos de produtos e serviços que podem ser comercializados neste local, torna-se mais fácil trabalhar com estratégias voltadas em convencer um público a consumir algo específico.

    Principalmente ao se trabalhar com conteúdos onde é possível interagir, permitindo até mesmo um vislumbre sobre o funcionamento de algo específico. Assim como as televisões distribuídas em uma loja de eletrônicos, mostrando características desses produtos.

    Segmentação e adaptação

    Enquanto a mídia externa depende de variáveis mais difíceis de se medir, como o estilo de público a transitar por uma rua próxima a um outdoor. A mídia indoor permite trabalhar com estratégias mais segmentadas, adaptadas para um estilo específico de audiência.

    Voltando a comunicação de uma marca a ser posicionada em estabelecimentos fechados que recebem a visita de um público alinhado ao que essa empresa procura. Assim como é feito na internet, onde a procura por aluguel de galpão preço leva a sites específicos.

    Nos quais quem aluga tal tipo de espaço pode desenvolver uma melhor estratégia de atenção sobre esse público digital a ser conquistado.

    Atualização constante

    Outro ponto de destaque da mídia indoor, principalmente quando se fala das possibilidades digitais, é a oportunidade de se trabalhar com campanhas de fácil atualização, como na troca de imagens e vídeos a serem exibidos nos telões de uma loja.

    Diferente de uma campanha tradicional, onde o anúncio de uma empresa de limpeza comercial, por exemplo, no qual uma peça comercial será veiculada por um tempo previamente estabelecido, como o tempo de compra de um espaço em um outdoor.

    E se essas vantagens podem ser conquistadas por quem trabalha com esse tipo de mídia, é por causa de certas características associadas a esse tipo de veiculação de uma mensagem comercial. 

    Características da mídia indoor

    Os pontos citados anteriormente já são relevantes o suficiente para se trabalhar com uma estratégia de mídia interna, contudo, existem pontos diretamente associados aos atributos dessa estratégia que explicam o seu sucesso, entre eles:

    • Canal dinâmico;
    • Atrativo;
    • Espontâneo;
    • Atualizado;
    • Criativo;
    • Econômico.

    Uma estrutura que leva também a um alcance de maior público, permitindo assim com que uma empresa consiga definir melhor suas estratégias comerciais, ao se conectar uma audiência no qual se possa trabalhar com um processo de conversão em clientes.

    Para isso, é preciso apenas estudar quais os tipos de canais que podem ser mais favoráveis para o contato com o seu público, como por meio de serviços de call center, ou nesse caso, através de uma estratégia de mídia indoor.

    Destacando-se ramos como supermercados, lojas de eletrônicos entre outros ramos que trabalham também com um número frequente de usuários, como os clientes de uma academia, que entre um exercício e outro podem ser atingidos por uma ação digital.

    Aumentado assim a percepção sobre uma marca através de uma ação focada em um local fechado, o que também não é sinônimo para um canal de oportunidades menores, mas sim de ações mais específicas.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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