Michael Campos

Melhores ferramentas para designer gráfico

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Conhecer as melhores ferramentas para designer gráfico é um processo de constante atualização, uma vez que a maioria destas ferramentas acaba sendo atualizada e novos recursos são levados ao mercado constantemente.

    A comunicação digital hoje vai muito além da produção de conteúdo textual. O design e a parte gráfica da produção tem se tornado aspectos cada vez mais relevantes, o que acaba gerando um engajamento maior e mais impactante desse tipo de profissional.

    As estratégias de marketing e de relacionamento com consumidores e leads depende muito da qualidade oferecida por esse tipo de recurso, e por isso, saber trabalhar com as principais ferramentas no mercado é fundamental.

    Isso não exime a necessidade de um profissional qualificado, que saiba utilizar essas ferramentas e possua o pensamento criativo e inovador para criar obras interessantes e únicas dentro do design gráfico para impressão em grandes formatos, por exemplo.

    Esse tipo de recurso normalmente é utilizado em todos os espaços disponíveis na empresa, desde ações diretas em blogs e sites até o impacto nas redes sociais, onde uma imagem de qualidade pode acabar gerando um engajamento muito maior.

    A conversão em vendas é o objetivo de qualquer ação de marketing e engajamento utilizado no campo digital, e por isso, conseguir uma taxa maior desse tipo de ação é muito importante para trabalhar com mais qualidade.

    Nesse ponto, a utilização de imagens consegue se transformar em um catalisador de resultados, atingindo um alcance muito maior do que em conteúdos que possuem apenas textos, muitas vezes que demandam um tempo de foco e atenção para serem absorvidos.

    Por conta disso, o papel do designer gráfico é fundamental em qualquer empresa de malas personalizadas que deseja ter uma campanha sólida de marketing no mercado atualmente, uma vez que estas artes serão implementadas em diversos canais para um engajamento maior.

    Uma imagem feita para divulgação de uma rede social pode ser usada em várias plataformas, e até mesmo em um contato mais direto como os e-mails corporativos ou mensageiros instantâneos, conquistando assim um processo facilitado de produção de conteúdo.

    Os programas utilizados por estes profissionais têm capacidades distintas, em muitos casos pensados para produzir artes diferentes e técnicas únicas, além de programas para edição de imagens e fotos, que são fundamentais nesse tipo de trabalho com uma empresa de letreiro.

    Com estes programas, é possível construir toda a identidade visual de um perfil em uma rede social ou na criação de uma personalidade para a empresa, que terá como principal recurso esse tipo de ação.

    Dentro desse potencial de engajamento, existem diversas peças que podem ser criadas como geração de conteúdo em uma campanha de marketing digital que você está organizando, trabalhando com elementos básicos para criar toda a estrutura negocial de aluguel de impressoras, com elementos como:

    • Arte para o perfil;
    • Imagem de capa;
    • Imagens para redes sociais;
    • Artes para sites e blogs.

    Todos estes elementos se juntam no trabalho do designer gráfico, que deve ser versado em diversas ferramentas para trabalhar com o melhor resultado possível dentre estes recursos à disposição.

    Principais ferramentas para o designer gráfico

    Para conseguir dar conta de todos os recursos necessários para trabalhar, é preciso saber utilizar os principais programas de design no mercado, que possibilitam uma estrutura de qualidade para o trabalho destes profissionais.

    É preciso ter em mente, entretanto, que a tecnologia está em constante movimento, com novas possibilidades sendo criadas a cada instante. 

    Por isso, é importante saber trabalhar com as ferramentas mais robustas e que recebem constante atualização de seus criadores para lidar com rótulos personalizados.

    Além disso, adaptar-se aos programas que você tem mais facilidade e trabalhar de acordo com sua realidade são uma forma muito importante de lidar com esse tipo de recurso de forma efetiva, sem precisar se preocupar com outros elementos.

    O Photoshop é um dos programas mais antigos e famosos para o trabalho de designer gráfico. Entretanto, seu custo muitas vezes está fora do orçamento de profissionais da área, que buscam alternativas potentes e que não deixem a desejar.

    Com isso, saber trabalhar com o máximo possível de recursos é o ideal dentro desse campo, uma vez que você consegue trabalhar de maneira mais adequada com a edição e manipulação de imagens.

    GIMP

    O GIMP é um editor de imagens muito completo, que possui a capacidade de realizar diversas manipulações de imagens. 

    Ele permite a estruturação de suas artes para redes sociais, mockups, composição e muitos outros elementos com mão de obra qualificada e especializada para a realização de conteúdos autênticos.

    Assim como o Photoshop, este programa utiliza camadas em sua composição, o que permite uma manipulação mais detalhada e oferece mais possibilidades de ajuste. 

    Além disso, é possível inserir filtros e pinturas diferenciadas, ampliando ainda mais a capacidade de edição para criar artes para uma empresa de envelopamento de veículos, por exemplo.

    O GIMP está disponível para os principais sistemas operacionais, e é completamente gratuito. Além disso, o programa utiliza o código aberto (open source), uma estrutura que permite que a própria comunidade contribua para otimizar ainda mais o programa.

    Dessa forma, ele se torna uma importante ferramenta para o trabalho de edição de imagens, sendo uma excelente alternativa sem nenhum tipo de custo.

    Inkscape

    Para aqueles que precisam trabalhar com desenho vetorial, o inkscape é uma excelente opção. Ele é utilizado para uma variedade de ferramentas, desde a criação de logotipos e ícones até projetos inteiros para curso de youtuber EAD (Ensino a Distância).

    O Inkscape utiliza um padrão conhecido como SVG (Scalable Vector Graphics), uma aplicação de código aberto como nativa em sua programação. Assim como no caso do GIMP, você pode instalar esta ferramenta nos principais sistemas operacionais do mercado.

    A comunidade do inkscape também é bastante ativa, e está sempre criando novas funcionalidades e ferramentas de facilitação que são publicadas na página oficial do programa, no campo de extensões.

    Canva

    O Canva é um site gratuito onde você pode trabalhar de forma completamente online, sem precisar instalar nenhum programa em seu computador. Além disso, a produção de arte dentro da plataforma é altamente intuitiva e amigável ao usuário.

    Trata-se de uma alternativa muito interessante para pessoas que não sabem utilizar as ferramentas de design mais avançadas, e pode ser um excelente campo de partida para a criação de suas imagens.

    O Canva tem uma comunidade extensa, com mais de 10 milhões de usuários no mundo todo, e com inúmeras opções de design gratuitas para você escolher como plano inicial das imagens que irá trabalhar.

    Estas opções são completamente customizáveis, permitindo que você consiga aplicar uma série de recursos importantes em suas ações de trabalho como um todo.

    Blender

    O Blender é um dos programas mais recomendados para a criação de elementos 3D. Ele suporta todo o processo de modelagem tridimensional, que inclui animação, renderização e até a edição de vídeo.

    Trata-se de um dos programas mais completos do mercado com relação a design 3D, que também é gratuito e de código aberto. O Blender possui uma comunidade muito forte, que mantém todas as suas funcionalidades atualizadas e possui muito conteúdo gratuito.

    Um dos principais destaques do blender é a quantidade de material de estudo disponível gratuitamente, otimizado para que as pessoas possam entrar no universo do 3D sem precisar passar por longas estruturas de conhecimento.

    Com estes materiais, você pode começar a aprender como funciona a ferramenta e como utilizar este recurso com mais sabedoria, aumentando consideravelmente seu potencial para trabalhar com esse tipo de recurso.

    O Blender também está disponível em diversos sistemas operacionais, possibilitando que você o utilize com o equipamento que tiver disponível em suas mãos.

    Grunt

    O Grunt é um programa que executa uma série de tarefas relacionadas ao trabalho de web designer, uma vez que ele utiliza uma série de etapas durante a construção de um site, tornando esse processo mais fácil e rápido.

    Durante a construção de um site, existem uma série de comandos e processos repetitivos que são fundamentais para a estabilidade e operação dessa ferramenta, e o Grunt permite que você consiga lidar com estes processos de forma automatizada.

    Dessa forma, você consegue ter uma produção muito mais rápida e eficiente na construção de seu site.

    Considerações finais

    Para dar conta de todas as ferramentas disponíveis no mercado, é importante que um designer gráfico esteja o tempo todo se atualizando e aprimorando, conhecendo cada uma destas e de outras ferramentas.

    Entretanto, é preciso ter em mente que as ferramentas são apenas a parte técnica do trabalho. Buscar inspirações em arte, livros e até mesmo na natureza é um conceito muito importante para a criatividade, outra etapa fundamental no processo de criação.

    Assim, você tem um profissional muito mais qualificado, que sabe lidar com esse tipo de ferramenta e consegue resultados expressivos para sua empresa.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade