Michael Campos

Melhores estratégias para aumentar o ROI da empresa

Guia de Investimento
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    É importante ressaltar que todos os negócios precisam entender como aumentar o ROI da empresa é uma estratégia fundamental para otimizar os resultados e apresentar novas maneiras de impactar positivamente as atividades. 

    Além disso, essa métrica é extremamente relevante para conquistar um posicionamento melhor de sua empresa de curso técnico à distância, bem como de diversos outros ramos de atuação.

    Entenda mais sobre as métricas empresariais

    Qualquer companhia, independentemente de seu segmento, precisa de investimentos para conseguir prosperar. Assim, aplicar recursos em oportunidades e necessidades da empresa é muito importante para trabalhar adequadamente.

    Um destes investimentos é conhecido como o CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente. Trata-se do valor investido pela empresa cujo principal objetivo é garantir a venda. Aqui, são incluídos todos os custos do processo, o que inclui:

    • Publicidade e marketing;
    • Salário da equipe;
    • Infraestrutura da empresa;
    • Gastos adicionais.

    Estes valores são calculados por cliente, sendo gerado o CAC, identificando o quanto custa para uma companhia de, por exemplo, software de gestão financeira garantir uma venda com um determinado consumidor. 

    Além disso, para entender o quanto sua empresa precisa receber de retorno, é feito o cálculo do ROI. A sigla, que significa Return of Investment, ou Retorno sobre Investimento, representa o quanto o consumidor está gerando de lucro para a unidade. 

    Dessa forma, é calculado o valor de ROI através do quanto o cliente efetivamente gasta com a empresa.

    Para entender a lucratividade de sua companhia, basta subtrair o CAC do ROI. É preciso que o retorno do investimento seja sempre maior que o custo para consegui-lo, gerando assim um interesse genuíno na empresa e mais recursos para trabalhar.

    O ROI também é importante para você entender quando está perdendo dinheiro. Nestes casos, é preciso repensar suas estratégias e estabelecer novos rumos de investimento para conseguir reverter a situação.

    Uma empresa de sistema de monitoramento em nuvem, por exemplo, só sobrevive financeiramente enquanto gera lucro, tornando esta uma métrica fundamental para a saúde da companhia, identificando o que está gerando resultados de qualidade e o que está se perdendo no caminho.

    Embora existam diversas maneiras de fazer o cálculo desse retorno sobre o investimento, existe um método considerado comum para a maioria das empresas, e que pode ajudar e fazer com que você entenda melhor como pode trabalhar com esta métrica.

    Neste caso, é preciso subtrair o investimento inicial do ganho obtido com a venda, e então dividir este resultado pelo investimento inicial. Dessa maneira, você consegue entender exatamente qual o valor que está retornando para a empresa em forma de lucro.

    Existem diversas maneiras de trabalhar com essa métrica, mas é importante ter em mente que o ideal é realizar o cálculo para cada produto de sua loja. Isso permite identificar quais elementos estão gerando os melhores resultados, seja no ramo de serviços contábeis ou em qualquer outro.

    Assim, além de permitir que você aumente o investimento nestes produtos, é possível começar a buscar entendimento sobre aqueles com o ROI baixo ou negativo, e que formas você pode trabalhar para conseguir chegar, até mesmo, a reverter o quadro.

    A tomada de decisões de qualquer empresa deve ser realizada com base em informações e dados relevantes, e com o ROI você pode ter uma boa ideia de que rumos a empresa está tomando e o que fazer para conseguir um bom resultado.

    Até mesmo ações de médio a longo prazo, que demandam mais tempo de preparação e planejamento, podem ser afetadas diretamente pela aplicação do ROI. 

    Por isso, é importante entender as bases de sua companhia de soluções audiovisuais, bem como de qualquer outra, para garantir um bom resultado.

    Aumentando o ROI de sua empresa: veja como

    Agora que você entende os conceitos básicos do ROI, é importante entender como aumentar essa métrica e garantir que sua empresa conseguirá reverter esse tipo de ação com mais qualidade, otimizando suas ações e ampliando o potencial de trabalho.

    É importante ter em mente, entretanto, que nem todas as empresas trabalham da mesma forma, e duas companhias distintas podem ter resultados completamente diferentes ao aplicar estas mesmas técnicas, ainda que ambas estejam no mesmo segmento de atuação.

    Por isso, adaptar seu conhecimento e a maneira de explorar seus recursos para otimizar o ROI é muito importante para que sua empresa de backup para empresas consiga se destacar no mercado e se tornar uma das principais referências em seu setor.

    Upselling e Cross selling

    Estas duas técnicas são muito importantes para ajudar o mercado atual a aumentar a lucratividade e garantir resultados mais efetivos, aumentando consideravelmente tanto as oportunidades de venda quanto o ticket médio da empresa.

    A estratégia de Upselling trabalha com a possibilidade de oferecer um produto de valor elevado para o cliente. Normalmente, essa mudança no preço é acompanhada de uma série de benefícios que ele pode aproveitar.

    Em muitos casos, oferecer um upgrade dentro do produto que está sendo escolhido pode atender as necessidades do consumidor com mais efetividade, tornando-o mais próximo desse tipo de ação.

    Já o cross selling trabalha com a ideia de apresentar outros produtos na mesma linha do que o cliente necessita, ampliando as possibilidades de engajamento que ele possui. 

    Dessa maneira, você consegue aumentar as vendas de um serviço de desenvolvimento de software sob medida, por exemplo, consideravelmente. É importante que, em estratégias de cross selling, você pense em itens que conversem entre si.

    Desse modo, é necessário que o consumidor entenda a vantagem de consumir um determinado produto de maneira imediata, para que ele decida aumentar a quantidade de itens consumidos.

    Ações de marketing

    O marketing é uma importante ferramenta para melhorar seu ROI. Sempre que você começa a oferecer seus produtos ou serviços, é importante entender que tipo de consumidor tem o interesse em comprá-los e como chegar até eles.

    Ações de marketing devem ser planejadas com muito cuidado, identificando uma série de fatores que podem impactar diretamente a forma como você está trabalhando. Além disso, é preciso saber como aplicar seu investimento.

    Existem diversas maneiras de usar o marketing, seja em meios tradicionais ou digitais. Cada modelo tem seus próprios benefícios e vantagens, bem como uma estrutura de atendimento adequada para suas ações.

    O marketing ajuda também a melhorar seu posicionamento no mercado, uma vez que aumenta a autoridade da empresa de sistema para gerenciamento de loja e torna-a muito mais reconhecível, com o público identificando a qualidade de uma determinada empresa.

    O investimento de marketing também pode variar muito, principalmente entre as ações de marketing digital. Isso ajuda empresas de todos os portes a conseguirem trabalhar corretamente para ampliar seu ROI.

    Profissionalização

    Uma empresa que deseja aumentar suas vendas e otimizar seu retorno deve ter um perfil profissional. Não existe espaço para o amadorismo quando você está buscando o crescimento de sua companhia.

    Para conseguir trabalhar de forma profissional, principalmente com relação à administração e gestão, é importante pensar em padrões e normas que devem ser seguidos para conseguir uma estrutura de qualidade.

    Separar seus produtos em códigos de registro é uma importante maneira de se adequar ao mercado e aumentar o valor de sua empresa consideravelmente. Uma das principais formas de trabalhar com esse tipo de ação é com o código de barras.

    O código de barras é uma padronização para um determinado produto, que é adquirido em um órgão regulamentador e permite que seus produtos sejam identificados de imediato.

    O uso desse tipo de código permite uma estruturação melhor para seus produtos, desde o momento onde eles são armazenados em estoque, onde é possível identificar quantidade e qualidade, quanto nos mercados e lojas.

    Segmentação

    Aumentar o ROI significa conseguir vender mais e otimizar o retorno sobre seu investimento. Para conseguir esse tipo de resultado, uma ação muito importante é conseguir trabalhar com os clientes certos, sabendo o que oferecer para cada um deles.

    Nesse aspecto, a segmentação é a melhor maneira de entender seu público-alvo, identificando suas principais necessidades e desejos, bem como oferecendo os itens mais adequados para garantir uma chance maior de conversão.

    Com a segmentação, você consegue identificar cada perfil de consumidor que tem interesse em se relacionar com sua marca, o que aumenta seu conhecimento sobre o público e como se comunicar com ele.

    A experiência personalizada da segmentação garante um atendimento com muito mais qualidade, acompanhando as necessidades de seus consumidores e garantindo o interesse no que você tem a oferecer com sua companhia.

    Considerações finais

    O ROI é uma junção de diversos fatores que devem ser constantemente avaliados para oferecer resultados efetivos para sua companhia. Dessa maneira, é possível se estabelecer muito melhor no mercado.

    Embora seja trabalhoso, não é difícil conseguir identificar os principais pontos para aumentar o ROI de sua empresa, entendendo onde você deve investir para ter um retorno de qualidade e garantir muito mais segurança para a estrutura da empresa como um todo.

    Por isso, é fundamental que você consiga identificar as principais estratégias de otimização do ROI, garantindo um posicionamento muito mais adequado dentro do nicho em que sua empresa está inserida.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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