Michael Campos

Melhores bancos de imagens da atualidade

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Atualmente, a opção mais vantajosa aos profissionais que trabalham com montagem de fotos está nos bancos de imagens, que proporcionam um acervo enorme. Inclusive, entre esses bancos, estão plataformas que são totalmente gratuitas. 

    Essa opção é muito bem-vinda para designers e publicitários que não possuem verba para bancar fotografias ou ilustrações pagas. Deste modo, esses profissionais conseguem ter uma margem maior de lucro graças aos bancos de imagens. 

    Afinal, vamos imaginar que o profissional está produzindo estampas para camisetas personalizadas para uniformes, e precisa enviar uma amostra de como ficará o produto para o seu cliente final.

    Desse modo, quando ele conta com uma imagem de camiseta em branco e gratuita, certamente o trabalho será muito facilitado, já que a produção da foto sairia mais caro e demandaria muito mais tempo.

    Claro que as camisetas foram apenas um exemplo, afinal, o trabalho desse profissional pode variar desde a criação de brindes personalizados para empresas, até um flyer ou um banner mais completo. 

    Conheça alguns dos bancos de imagens mais utilizados

    Atualmente, as opções de bancos de imagens são diversas, principalmente quando pensamos que cada vez mais profissionais estão trabalhando na área. Desse modo, entre os mais conhecidos podemos citar:

     

    • Pixabay; 
    • Unsplash;
    • Free Images;
    • Burst; 
    • Morguefile; 
    • Pexels; 
    • ISO Republic.

     

    Para facilitar o entendimento sobre cada um, bem como para que você veja em qual pode encontrar as melhores fotos para, por exemplo, a sua empresa de letreiro, bem como de qualquer outro ramo, explicamos um pouco sobre os bancos:

    1 – Pixabay

    Começamos dizendo que esse site possui mais de 1 milhão de imagens, incluindo fotos e vídeos. Ademais, a maior vantagem do Pixabay é que toda a sua biblioteca de conteúdos possui licenciamento para uso comercial. 

    Sua interface é prática e simples, porém, não deixa de ser completa. O usuário tem a opção de criar uma conta gratuita, que irá possibilitá-lo de salvar suas coleções de fotos e, ainda, subir imagens para a biblioteca do Pixabay.  

    2 – Unsplash 

    Falando sobre a interface desse segundo site, ela possui o mesmo conceito do Pixabay, ou seja, podemos dizer que é bem prática e bastante simples de utilizar, independentemente de qual seja o seu objetivo. 

    O Unsplash também possui a opção de criar uma conta para favoritar imagens, contudo, o site tem uma filtração de imagens mais refinada. Assim, o usuário consegue encontrar imagens de balões para decoração de aniversário, por exemplo, rapidamente. 

    3 – Free Images

    Esse é um dos pioneiros no quesito de sites que oferecem milhares de imagens gratuitas. Ele também é conhecido por alguns nomes antigos, como sxc.hu, e stock.XCHNG, para quem não estiver familiarizado com o atual.

    Inclusive, seguindo a mesma pegada de visual dos outros sites, o Free Images tem o diferencial de já possuir coleções de imagens predefinidas, o que pode ajustar bastante os usuários que buscam, por exemplo, fotos de embalagens de papelão preço.

    4 – Burst

    Ao contrário do Free Imagens, o Burst é um dos sites mais novos no ramo. O que é ótimo, afinal, quanto mais opções, melhor será para os publicitários e designers de plantão, que estão sempre em busca de boas fotos. 

    Lançado em 2018, o site pertence à plataforma de e-commerce Shopify. Por se tratar de um site novo, a biblioteca de imagens possui 1000 opções em alta resolução. Ademais, todas as imagens também estão separadas por categorias. 

    5 – Morguefile

    Diferentemente das anteriores, o Morguefile não possui uma qualidade de imagem tão grande comparado às outras opções, ou seja, pode ser que o profissional fique mais restrito no momento de encontrar uma boa imagem.

    Entretanto, em casos de pesquisas bastante específicas, como imagens sobre stand para eventos, é possível que encontre no Morguefile. Então, para saber se encontrará o que procura, só fazendo uma busca no site.

    6 – Pexels

    Considerado um dos sites que mais possui acesso, o Pexels conta fotografias disponibilizadas pelos próprios fotógrafos, ou seja, são imagens variadas e bastante modernas.

    Ademais, para baixar as imagens do site, não é necessário criar um cadastro ou deixar os créditos à imagem. Entretanto, por questão de senso, é recomendado ao menos deixar os créditos da imagem. 

    7 – ISO Republic

    O site também possui o Creative Commons Zero (CC0), que possibilita aos usuários terem acesso às imagens fins comerciais. O portal também possui uma interface bem simples, prática e funcional, e não é necessário cadastro para realizar o download das imagens.

    Inclusive, dentre as outras opções, pode considerar também dar uma olhada no Kaboompics, e o Nappy, ótimas plataformas que disponibilizam várias imagens em alta resolução. 

    Que tal considerar outras alternativas? 

    Na internet, além dos bancos de imagens, há também os buscadores de imagens que têm a capacidade de achar cerca de 500 milhões de imagens. É o caso da CC Search, que inclusive, possui a licença do Creative Commons. 

    Para realizar a busca, o usuário deve se atentar na filtragem de pesquisa. Por exemplo, em uma busca por displays personalizados, ou qualquer outro item é necessário habilitar a licença CC0. 

    Ademais, existem outros formatos de imagens que podem ser usados para fins comerciais, porém, é obrigatório colocar os créditos. 

    Outro buscador de imagens é o VisualHunt, que possui uma interface um pouco mais refinada comparado ao CC Search, possibilitando ao usuário procurar até por cores específicas e licenças de uso. 

    Passe a ter mais cuidados no processo de busca

    É comum algumas pessoas usarem imagens do Google Imagens, por exemplo, para desenvolverem projetos ou algo do tipo. Nesse caso, as chances de acontecer uma infração com os direitos autorais são grandes. 

    Para você evitar alguns problemas, considere tomar cuidado quando for baixar imagens no Flickr, por exemplo. O Flickr é uma das plataformas mais tradicionais quando se trata de baixar imagens. 

    Formada por grandes fotos tiradas por fotógrafos, o Flickr possui uma filtragem onde o usuário pode optar por exibir todas as imagens que possui licença para determinados usos. Nesse momento, é importante ativar essa filtragem ao começar uma busca por fotos. 

    Quando o usuário estiver na interface principal do Flickr, basta selecionar a “busca avançada”, que logo será direcionado às licenças. 

    Por outro lado temos o Google Imagens, conhecido mundialmente. A plataforma também possui uma busca avançada, basta ir em “Ferramentas” e depois “Direitos de uso”, dentro desta parte o usuário já pode selecionar imagens com licenças Creative Commons. 

    Caso a busca for mais específica: veja as dicas

    Em alguns casos, os profissionais que trabalham com imagens passam por dificuldades na busca por imagens mais específicas. Felizmente há algumas plataformas que podem ser acessadas para resolver esse problema, elas são:

     

    • PNG Pix;
    • Foodiesfeed;
    • Arquigrafia;
    • Banco de Imagens da NASA;
    • Startup Stock Photos.

     

    PNG Pix

    O site é uma opção muito famosa entre os profissionais que estiverem com dificuldade na busca por objetos, animais, ou pessoas em PNG. 

    Foodiesfeed

    Caso a procura for por alimentos, o Foodiesfeed provavelmente resolverá o problema. O site possui várias fotos separadas por tipos de alimentos. Ou seja, há fotografias desde um pedaço de pizza, até um copo de café. 

    Arquigrafia

    A invenção brasileira, desenvolvida em 2008 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, possui várias imagens sobre arquitetura e, inclusive, há a opção de contribuir com a biblioteca subindo fotografias para o site. 

    Banco de imagens da NASA

    É inevitável algumas pessoas não ficarem apaixonadas por fotos que mostram como é o universo e todo o seu sistema. No banco de imagens da NASA há várias fotos que mostram missões históricas e, além disso, em alta resolução. 

    Startup Stock Photos

    Um site voltado totalmente para empresas que estão iniciando sua história no mercado de trabalho. Lá, há várias fotos que podem ser usadas em projetos corporativos. O único ponto negativo do site é a ausência de um campo de busca. No mais, é uma ótima opção. 

    Ambos os sites citados acima possuem imagens gratuitas, com a possibilidade de criar uma conta para ter acesso a uma parte premium das respectivas plataformas. 

    Por fim, ouse com as imagens 

    Diante da dificuldade, você pode aproveitar e ousar na criação de imagens. Para fazer uma montagem de imagem ideal, é necessário seguir alguns pontos importantes, entre eles, as cores. 

    As cores têm a capacidade de transmitir a mensagem da empresa, então, saiba conduzi-las da melhor forma possível, seja em uma arte para uma empresa que faz aluguel de cabine de fotos ou para qualquer outra ideia.

    Ademais, ao criar uma imagem, é importante saber qual será o seu conceito inicial. Dependendo de como for, a junção de imagens e textos pode ser uma ótima opção. O único cuidado a se tomar nessa hora, é não tornar a imagem poluída. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade