O marketing viral é um conceito que tem tomado uma grande proporção dentro do mercado devido ao grande alcance e influência que ele trouxe para as empresas, marcas, produtos, serviços e até mesmo grandes nomes e referências do mercado.
Vivemos numa geração onde tudo se torna viral quando menos esperamos, até mesmo uma simples música, foto, áudio ou vídeo que nem damos tanta importância pode tomar uma proporção inimaginável no universo que é a internet.
Não é à toa que diversos influenciadores digitais e nomes famosos do universo da internet nasceram através de algo viral na internet e começaram a crescer de maneira acelerada, se tornando grandes estrelas desse mercado.
Afinal de contas, seja uma empresa de instalação de ar condicionado comercial ou até mesmo um profissional autônomo, todos desejam crescer dentro do seu segmento e se tornar uma referência conhecida no mercado.
E o marketing viral tem ajudado diversas pessoas e empresas a fazerem isso ser mais do que possível e acessível para todos que possuem um celular em mãos, perfis nas redes sociais e acesso à internet.
Se você der uma olhada em seu feed no Instagram, provavelmente encontrará fotos, vídeos, músicas e áudios que estão em alta no mundo e sendo utilizados por milhares de pessoas em todo o mundo.
Foi o que vimos recentemente com a trilha sonora de grande sucesso da série americana ‘Stranger Things’, que emplacou seus hits nas primeiras posições de plataformas de áudio e músicas em todo o mundo.
E acredite, é mais do que possível fazer isso com uma loja de móveis para jardim ou qualquer outro negócio que queira crescer dentro do mercado, basta entender como aplicar esse conceito de maneira assertiva no seu negócio.
Sendo assim, hoje iremos entender a fundo o conceito do marketing viral, o porquê dele ter se tornado uma estratégia tão importante, suas principais vantagens e como aplicá-lo da maneira correta em seu negócio.
Conheça o conceito do marketing viral
Quando falamos de algo viral, nos referimos a uma coisa que seja compartilhável e que gere engajamento no público, ou seja, aquilo que quando eles virem, não pensaram duas vezes antes de compartilhar com outra pessoa.
Um bom exemplo disso são os vídeos e músicas da internet, que quando alcançam o público certo, explodem nas plataformas e recebem milhões e milhões de acessos em pouquíssimo tempo, após isso ele se caracteriza como algo viral.
Por isso, o marketing, sendo uma área que está por dentro de todas as novidades no mundo, não poderia deixar isso de lado e trouxe um conceito de marketing viral que pode ser aplicado tanto em uma empresa de administração de obras residenciais quanto em qualquer outra.
Sendo assim, entendemos que o marketing viral possui o mesmo objetivo de um conteúdo que se torna viral na internet, ele busca o compartilhamento e engajamento do público com a ação de marketing realizada pela empresa.
Afinal de contas, de nada adianta investir milhões em uma campanha de marketing se o público não interagir para comprar o seu produto ou serviço, por isso, o marketing viral surge para mudar esse cenário.
Seu conceito defende a produção de um conteúdo que chame a atenção das pessoas e faça com que elas compartilhem o que viram com outras pessoas, o que acaba trazendo mais clientes para o seu negócio.
Seja uma fábrica de luminárias sp ou qualquer outro negócio, o marketing viral é versátil e serve para todo e qualquer tipo de negócio que deseja crescer e demonstrar o seu valor através de conteúdos que gerem compartilhamento entre o público.
Vantagens do marketing viral
E não foi à toa que o marketing viral se tornou tão importante e utilizado até mesmo por grandes empresas no mercado nacional e internacional, ele traz consigo diversos benefícios e vantagens para as empresas que o aplica.
O primeiro deles é o baixo custo de investimento, afinal de contas, não tem quem não goste de economizar dinheiro, não é mesmo? Pois bem, o marketing viral pode ser aplicado sem que seja necessário gastar um real sequer para isso.
Sem contar, é claro, com o enorme alcance da estratégia, afinal de contas, se é algo viral, significa que irá chamar a atenção de milhares de pessoas que, consequentemente, se tornarão clientes do seu negócio.
A boa reputação de uma empresa de paisagismo de jardim, por exemplo, também é essencial para que o negócio se mantenha de pé no mercado, e o marketing viral também ajuda nisso e garante uma reputação boa para a marca no mercado.
Isso também em deixar de lado a simples aplicação da estratégia, que pode ser usada em diversos formatos de conteúdo e adequadas aos mais diversos segmentos de negócio, ou seja, independente de qual seja o seu nicho, o marketing viral irá ajudá-la.
E longe de ser menos importante, também precisamos comentar sobre o fácil monitoramento dos resultados que ele traz, podendo ser acessados através das redes sociais por um simples celular ou até mesmo o computador.
Isso tudo significa que o marketing viral tem muito a oferecer a qualquer negócio que entende o seu potencial e aposta em seu poder para garantir maiores resultados e a construção de uma marca de sucesso no mercado.
6 técnicas de marketing viral
Partindo para a arte prática, selecionamos algumas técnicas do marketing viral que você pode aplicar no seu negócio, seja ele o vendedor de produtos físicos ou prestador de serviço de pintura de fachadas, elas servem para todos os tipos de negócios. Confira:
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Segmentar o público
Segmentar o seu público é justamente separá-los com o objetivo de entender o que cada um deles mais gosta de consumir, isso porque, por mais que seu público seja bem definido, cada um deles possui um gosto e preferência para determinados tipos e assuntos.
Por isso, segmentá-los é uma forma de entender o que eles gostam de consumir e produzir conteúdos que vão de acordo com isso e que você sabe, que quando postar algo relacionado, eles irão compartilhar e engajar imediatamente.
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Canais apropriados
Os canais são as plataformas e os meios pelos quais você irá produzir e publicar os seus conteúdos para que eles realmente viralizem dentro da internet e chamem a atenção de milhares de pessoas.
Seja uma marca que vende caixa de papelão para bebidas ou qualquer outro tipo de produto, definir esses canais e saber em qual deles o seu público mais se encontra, é fundamental para garantir o sucesso da estratégia.
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Criar apelo emocional
O apelo emocional está ligado a transmissão de alguma sensação através desse conteúdo, que fará com que o usuário se sinta ainda mais atraído pelo seu conteúdo e as chances dele compartilhar e engajar com o conteúdo sejam ainda maiores.
Por isso, pense em qual sensação e sentimento você deseja que o conteúdo transmita e invista em palavras, músicas e construções que geram esse apelo e façam os usuários se identificarem cada vez mais com o seu negócio.
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Fazer algo imprevisível
A imprevisibilidade é algo que cativa as pessoas, faz com que elas se surpreendam em ver algo que, talvez, jamais tenha pensado em ver você fazendo, por isso, é válido pensar em coisas inovadoras, criativas e fora da caixa.
Talvez uma fábrica de camisetas promocionais possa surpreender ao produzir um conteúdo com uma música famosa, isso é uma prova de algo imprevisível mas que pode gerar grande aprovação por parte do público.
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Habilitar o compartilhamento
Muitas vezes, algumas empresas e perfis nas redes sociais acabam cometendo pequenos e banais erros, mas que fazem toda a diferença nos resultados, principalmente quando se decide investir no marketing viral.
E um deles é habilitar a opção de compartilhamento dos seus conteúdos para que os usuários possam enviá-los para seus amigos e familiares, sendo assim, certifique se nas configurações de seu perfil se essa importante habilitação está sendo autorizada.
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Usar gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são muito usados no universo do marketing digital e trazem ótimos benefícios, eles costumam despertar determinadas sensações e desejos dos usuários, fazendo com que eles tomem algo como a compra de algo, por exemplo.
Sendo assim, buscar entender mais sobre os gatilhos que existem e aplicá-los em seus conteúdos é uma ótima maneira de torná-los virais, fazendo com que as pessoas fiquem ainda mais hipnotizadas por ele.
Cases de sucesso do marketing viral
E para finalizar com chave de ouro, selecionamos uma lista com algumas marcas, pessoas, produtos, serviços e ações que se tornaram virais em nível nacional e internacional ao aplicarem o marketing viral. Confira:
- A bruxa de Blair;
- Desafio do balde de gelo;
- #LikeAGirl;
- Eduardo e Mônica;
- A última selfie;
- Selfie da Ellen no Oscars;
- Lu do Magazineluiza, entre outros.
Esses são apenas alguns dos exemplos de marcas e ações que se tornaram virais quando entenderam as dicas e étnicas que apontamos acima e as utilizaram para que o conteúdo chamasse a atenção de milhares de pessoas.
No mundo em que vivemos, não é difícil se tornar viral ou transformar um conteúdo em algo que chame a atenção de milhares de pessoas, desde que você entenda a importância disso e saiba realizá-lo da maneira certa.
Dessa maneira, você terá ótimos resultados e ainda poderá contar com a internet, as redes sociais e seus clientes como fiéis aliados para te ajudar em todos os momentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.