O marketing para pequenas empresas é um dos pilares para o funcionamento das estratégias de negócio, desenvolvendo todo um trabalho em cima de como vender e propor novos comércios, negociações, produtos e serviços para os seus clientes.
O texto de hoje irá abordar sobre o marketing para pequenas empresas e como fazer para se destacar frente a esse cenário competitivo e dinâmico que o meio digital trouxe, além de dar dicas e orientações importantes para se manter atualizado.
Diversas pessoas têm vontade de começar a empreender e realizar o sonho de abrir o próprio negócio, oferecendo suas ideias ao mundo em forma de produtos e serviços, mesmo que seja algo simples como estampa em camisa de algodão.
Porém, essa tarefa não é nem um pouco fácil e pode se tornar muito desesperadora quando não se sabe o que está sendo feito, ou pior, por não saber vender para o mercado e ficar anos estagnado no mesmo lugar de onde começou.
Esse tipo de frustração é comum em empresários de pequenas empresas, principalmente pela falta de experiência ou conhecimento específico de como se destacar no mercado atuante frente a outras grandes concorrentes.
Em outras palavras, é necessário muita dedicação e planejamento para avançar diante de tantas adversidades e, mesmo uma empresa que comercializa totens de autoatendimento, certamente passará por diversas situações difíceis.
Seguindo essa linha de raciocínio, os tópicos a seguir irão abordar maneiras de como se destacar e solucionar esses problemas que podem ser rotina no dia a dia de toda empresa, explorando os pontos fortes de seu negócio e conseguindo se tornar relevante no meio.
Como se destacar
O primeiro ponto que deve estar bastante claro na mente do empreendedor, independente se a empresa é voltada para tecnologia ou produtos promocionais para brinde, por exemplo, é que esse trabalho é árduo e demanda tempo.
Um problema que a era atual nos causou é a necessidade de tudo ser muito rápido. Uma empresa grande já pode ter resultados vagarosos dependendo da proporção e da ação tomada, uma pequena pode ser ainda mais devagar.
São diversos os fatores que impactam isso, mas os maiores são o tempo necessário para que outros confiem no seu trabalho e a quantidade de recursos investidos para que o objetivo seja alcançado.
Porém, isso não significa que não é possível ascender no mercado de trabalho e aumentar a relevância, apenas pode demorar um pouco mais para que seu trabalho com etiqueta lacre de segurança seja reconhecido.
Portanto, quando buscamos destaque no meio de atuação, algumas características e ações devem ser exploradas ou buscadas para que o marketing seja efetivo, como:
- Comprometimento com a marca;
- Persistência;
- Estudo constante de mercado;
- Dinamismo.
Através desses quatro elementos, é possível que a sua marca consiga alcançar patamares absurdos, mesmo que seja de pequeno porte, afinal, o que realmente importa é a satisfação do cliente e a maneira como o negócio é desenvolvido.
Com o objetivo em mente de se ter um maior destaque, podem ser mencionados como ideais para alcançar seus objetivos em sua empresa a distribuição de squeezes personalizados para os clientes.
01 – Criação de conteúdo
Sem sombra de dúvidas essa é uma das ferramentas que criam um bom destaque e, quando feito de maneira correta e assertiva, podem causar grandes impactos no dia a dia de qualquer empresa que realmente invista nessa estratégia.
Portanto, sua pequena empresa pode utilizar do modelo de criação de conteúdo e disponibilizar informações relevantes e de qualidade para que as pessoas comecem a confiar mais em suas palavras e possam te entenderem como referência no ramo.
Mesmo que o foco do seu negócio seja decoração de natal para loja, utilize isso a seu favor e mostre coisas interessantes e que podem agregar valor tanto para clientes quanto para seus seguidores. A longo prazo, isso gera novos leads e aumenta sua autoridade no segmento.
02 – Conheça o seu público
Saber quem é o seu público e entender suas vontades, gostos, objetivos e o que mais chama a atenção deles tanto no conteúdo criado pela sua empresa quanto nos serviços e produtos é essencial para o desenrolar de qualquer negócio.
Grandes empresas, normalmente, comercializam mais de um produto ou serviço, já as pequenas, na grande maioria das vezes, é eficaz em produzir ou prestar algo muito específico, até mesmo por causa de seu porte.
Dessa forma, isso deve ser muito bem feito para causar o maior impacto possível, além da satisfação do cliente. Mesmo um serviço de aluguel de tendas precisa se adaptar às necessidades do cliente e explorar ao máximo essa ideia.
O ideal é criar personas, que é uma figura fictícia que representa o cliente ideal para uma empresa. Ela deve ter um perfil psicológico e características próprias que te ajudem a definir com quem e para quem sua empresa deve falar.
Além disso, elas facilitam a sua compreensão dos próximos passos do cliente, estando sempre um passo à frente e criando o destaque que a sua pequena empresa precisa para se estabelecer da melhor forma possível no mercado.
03 – Conheça a concorrência
Tão importante quanto conhecer o cliente e saber todas as limitações e pontos fortes de sua empresa é conhecer a concorrência, afinal, é com ela que seu negócio competirá atenção e qualidade de seus produtos e serviços.
Mesmo que o produto comercializado seja um sacola ecologica, através do marketing e da estratégia proposta pela sua empresa, é necessário convencer o cliente de que aquela que é ofertada por você e sua equipe são melhores do que o produto do adversário.
Dessa forma, ao estudar o seu adversário, é possível entender onde ele está acertando e onde ele está errando, adaptando a sua empresa para melhorar em alguns pontos e atrair os clientes a partir da falha da concorrência.
04 – Utilize as redes sociais
Inicialmente, as redes sociais eram utilizadas com o propósito de interação social e entretenimento e, embora permaneçam ainda com esses critérios, hoje, elas também são vistas como poderosas ferramentas de trabalho, principalmente para a área do marketing.
Elas são responsáveis por expandir os horizontes de uma empresa e fazer com que pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho, conheçam. Isso sem mencionar que é possível criar conteúdo através delas e gerar muito engajamento.
Quando utilizadas de maneira correta, são incríveis catalisadoras e podem trazer novos leads para o seu negócio, cabendo a sua empresa nutrí-los e qualificá-los para uma venda, fidelizando-os e fazendo com que sintam uma experiência única.
Estude o tipo de conteúdo produzido pela equipe responsável pelo marketing da sua empresa e estude cada uma das redes sociais, como o facebook e o Instagram, e adapte o seu conteúdo para elas.
Cada um oferece diversas funcionalidades e, aquela que melhor se adequar ao tipo de trabalho desenvolvido pela sua empresa será a escolhida.
Uma dica é utilizar até, no máximo, três redes sociais e adaptar o mesmo conteúdo produzido em uma para as demais, porém, com um perfil, estilo e linguagem diferente para cada um dos públicos de cada plataforma.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou como o marketing para pequenas empresas é importante e trouxe diversas dicas e orientações de como se destacar no meio digital e no segmento do mercado em que a sua empresa está.
Utilize a tecnologia ao seu favor. O mundo está mais tecnológico e as pessoas buscam mais da tecnologia diariamente, seja através de máquinas super potentes ou de maneiras mais simples e rápidas de realizar uma tarefa diária.
Portanto, procure estabelecer metas e objetivos com os lucros de sua empresa para investir em maneiras de se produzir ainda mais do que é feito dentro dela e, principalmente, aprimorar o trabalho e otimizar o tempo que leva para que o mesmo seja concluído.
Outra orientação bastante valiosa é estudar o mercado no qual o seu negócio está inserido. Muitas empresas permanecem pequenas e com baixíssimo ou nenhum crescimento anual porque não aceitam as mudanças à sua volta.
Assim como a sociedade, o mercado de trabalho evolui e se adapta a tudo que acontece no mundo, desde um novo software que foi criado para desenvolver novos produtos tecnológicos até mesmo estratégias de marketing digital mais eficientes.
Busque sempre estar atento a essas mudanças e criar uma empresa que esteja sempre disposta a mudar em prol dela mesma, se adaptando ao dinamismo que é imposto diariamente a grandes e pequenas organizações.
Explore ao máximo os pontos positivos que podem ser oferecidos pelo seu negócio, mostrando através deles o diferencial da sua empresa, e continue sempre aprimorando também aqueles que ainda não são satisfatórios.
Agora que já ficou muito mais claro como o marketing é essencial para o crescimento de autoridade e relevância de sua empresa, resta sentar e analisar o que deve ser feito para que tudo avance de forma fluida e natural.
Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como orientação e comece agora mesmo a investir na mudança que o seu negócio precisa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.