Pois bem, vamos começar o artigo explicando que o termo marketing de varejo descreve um conjunto de comportamentos de comunicação focados em vendas que as empresas de varejo podem aplicar para aumentar os lucros.
Dessa forma, são utilizadas ações e meios para que se tenha esse retorno e essa aproximação com o público, tornando todo o processo de aplicação válido e atraente para as pessoas que vão consumir qualquer item em seu negócio.
Assim, sendo algo viável para diversas empresas e ramos, atendendo desde uma empresa de projetos elétricos até uma de equipamentos esportivos, com isso criando estratégias e movimentos precisos diante da utilização desse recurso.
O varejo possui características específicas que o diferenciam de outros tipos de marketing, por isso a atenção à sua implantação é fundamental e faz com que o negócio se diferencie dos demais no mercado.
Essa diferenciação é demonstrada através de aspectos que são estabelecidos no marketing de varejo, fazendo com que o público conheça e consuma seu negócio com mais frequência e fidelidade.
O marketing como um todo passou, e ainda está passando, por várias mudanças à medida que a tecnologia avança, principalmente com o aumento do uso da internet. E para o varejo, a situação não é exceção.
Essa mudança com a tecnologia faz parte de todos os ramos possíveis, desde uma empresa de balões personalizados às mais diversas que compõem o mercado, por isso estar atento aos recursos e às inovações traz essa diferença para a sua empresa.
Através desse contexto, é importante entender as novidades e inovações para ter as melhores estratégias e ferramentas para garantir a confiança do público. Assim, conseguindo se antecipar ao mercado, tornando-se referência através desses passos.
Entenda melhor o conceito de Marketing de Varejo
O marketing de varejo trabalha com o comportamento do consumidor, e por meio de suas ações busca entender as necessidades e desejos de cada indivíduo para rastrear jornadas de compra que façam sentido para públicos específicos.
Desse modo, conseguindo compreender o que seu público busca, atendendo-o sempre da melhor maneira possível, conhecendo os gostos, as buscas e tudo aquilo que faz parte do dia a dia do seu cliente.
Inclusive, uma empresa ao conhecer o seu cliente em todas as suas características, fideliza e transmite essa preocupação e conexão em todos os processos que compõem a marca como um todo.
Estamos falando de comunicação institucional, cujo objetivo é fazer com que a empresa venda dentro das expectativas ao final do mês, alcançando de fato as suas metas e crescendo diante dessa perspectiva.
Por isso, a preocupação das empresas com a implantação dessa ferramenta é fundamental, transformando todo o contato e experiência do seu público, sendo viável desde uma companhia de higienização de carpetes até uma de produtos eletrônicos no mercado.
O marketing de varejo mais especificamente se preocupa com essa fidelização do público, afinal por meio desse relacionamento todo contato e confiança é estabelecida, resultando em mais vendas e resultados mais positivos.
Diversos recursos e ações devem ser feitas em torno disso, visando justamente atrair os clientes o mais próximo possível ao seu negócio, conseguindo estabelecer essa relação de troca durante todo o processo.
Após entender o que é o marketing de varejo e o quanto sua aplicação faz com que os negócios se tornem referência em seu meio, veja as principais estratégias do marketing de varejo.
Principais estratégias do Marketing de varejo
As experiências positivas do público se dão através do marketing de varejo e todas as suas ferramentas, essas ações fazem com que os consumidores estejam cada vez mais a vontade em seu negócio e se sintam parte de todo o processo.
Dessa forma, a divulgação e toda a propagação dos conteúdos que fazem parte dessas estratégias, cada vez mais ganham espaço no mercado, mostrando para o público e para todos o quanto a empresa se torna essencial com a implementação.
Assim, propagando diversos produtos nesse processo, desde uma etiqueta para balança até uma garrafa térmica, proporcionando uma experiência completa e única para o seu público.
Veja as principais estratégias em todo esse processo que proporcionam uma diferenciação e uma identidade única para a sua empresa.
1 – Atrair o cliente para o seu negócio
Proporcionar uma razão e motivo para o público consumir seu negócio é fundamental, isso faz com que ele veja os esforços e tudo aquilo que chama sua atenção nesse processo de divulgação e atração.
Essa atração pode ser feita através de eventos utilizando, por exemplo, um aluguel de gerador para festas para impressionar, através de divulgações em plataformas digitais, workshops online, entre outros meios.
2 – Foque na forma como você vende
Apostar na experiência e em todo o processo de compra é algo vantajoso para os negócios, fazendo com que o público opte por consumir seu negócio, justamente por esse diferencial em específico.
3 – Estar sempre atualizado
Estar sempre atualizado e por dentro de tudo que surge é fundamental, proporcionando um conhecimento sobre o mercado e sobre os produtos e ferramentas que surgem em cada passo da empresa.
Assim, uma empresa de, por exemplo, equipamentos de proteção individual e coletiva, que tem se destacado no mercado devido a recursos do marketing de varejo, ao observar ensinamentos, acaba gerando mais vendas e maior aproximação com seu público.
4 – Bom atendimento
O bom atendimento conquista e fideliza o seu público da melhor forma possível, através dessa construção de identidade, contato e conexão com o público, o seu cliente opta por seu negócio diante de diversas opções no mercado.
Dessa forma, se preocupar com estratégias para um bom atendimento é algo de extrema importância e que faz total diferença em todo o processo, sendo algo vantajoso para todos os meios, desde um fabricante de grade de piso até um fornecedor de água.
5 – Conte a história do seu negócio.
Uma boa história gera identificação e comove o público a conhecer seu negócio, trazendo essa identificação única para a marca. Ferramentas como storytelling auxiliam e fazem com que essas histórias sejam mais vivas e ganhem a simpatia do público.
Após entender as estratégias e acompanhar a importância de ir além das vendas, e proporcionar algo único para o seu público, veja a seguir quais são os benefícios do marketing de varejo.
Benefícios do marketing de varejo
Uma campanha de varejo bem estruturada pode proporcionar momentos e situações inimagináveis para o seu negócio, mantendo sempre uma estrutura e planejamento concreto, veja a seguir os principais benefícios do marketing de varejo:
- Aumenta as vendas: é preciso definir o seu público durante esse processo;
- Constrói a imagem da marca: pense em como o cliente enxerga sua marca;
- Fideliza clientes: isso traz um crescimento mútuo entre cliente e empresa;
- Clientes mais fiéis: eles fazem a diferença em toda a divulgação e consumo;
- Público-alvo: definir o público a ser alcançado gera um foco e uma estratégia.
Após acompanhar os benefícios que o marketing de varejo proporciona para as empresas, veja como a digitalização das compras afetou o marketing no varejo e como isso também pode se renovar.
A era digital e o marketing de varejo
A digitalização afetou as estruturas das mais diversas empresas que fazem parte de todo o mercado, fatores como o contato com os clientes, áreas internas, vendas e todo o relacionamento da marca foram transformados após a digitalização.
Essa digitalização tem proporcionado uma nova realidade e uma nova maneira de lidar com situações e com toda a rotina das empresas, trazendo um cenário completamente positivo e animador para as empresas.
Através de todo esse cenário cada vez mais lojas estão migrando para os ambientes online, fazendo parte de todo o universo digital, conhecendo e inserindo os seus produtos em seus sites e redes sociais.
Assim, cada vez mais produtos e serviços são divulgados em todo o ambiente online, trazendo cada vez mais amplitude e possibilidades diante de cada inovação, encontrando desde um avental descartável até serviços de degustação de vinho.
Desse modo, é perceptível o quanto a internet e todas as suas ferramentas mudaram todo o ambiente de vendas e a maneira como era feito esse contato com o público, afetando assim também o marketing de varejo.
Através dessas inovações pode ser visto um impulso desse recurso do marketing, possibilitando crescimento e um cenário extremamente vantajoso para o meio varejista.
Esse cenário com infinitas possibilidades, mostra a necessidade e o quanto essas inovações trouxeram para o marketing de varejo um cenário totalmente animado e esperançoso diante de cada etapa.
O marketing de varejo através da era digital, pode crescer em diversos aspectos, como no atendimento ao cliente, aproximação com o consumidor e melhor experiência de compras. Mostrando para todos a sua importância e necessidade em ramos e empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.